É CLARO QUE DÁ. MAS SERÁ QUE VALE A PENA?

Veja as análises tática e técnica de todos os profissionais do  Palmeiras que, ao marcar um gol em Porto Alegre/RS, manteve-se vivo na Copa do Brasil. Só resta saber a que preço.

EM SÍNTESE - Jamais, sob hipótese alguma, torcerei para o Palmeiras perder uma partida ou ser eliminado de um torneio. Mesmo porque, ainda que assim desejasse, não conseguiria – é mais forte do que eu. Por outro lado, há um antigo ditado que afirma: “Não se pode ter tudo na vida”. Então, às vezes é necessário entender que certas derrotas – ou mesmo certas eliminações – são, pelo menos, aceitáveis – e aí me lembro de outro adágio: “Há males que vêm para o bem”. Disse tudo isso para trazer à baila a seguinte discussão: como se sabe, para eliminar o Grêmio/RS, bastará uma vitória simples, por 1 a 0 (resultado que o Verdão tem amplas condições de obter), no próximo dia 19 – mas será que vale realmente a pena?  Teoricamente, a resposta é óbvia: claro que sim. Afinal, se isso acontecer estaremos a apenas dois jogos de mais uma final e a quatro de mais um título em nível nacional. Mas será que tanta pressão, tantos jogos decisivos, não poderão também desgastar física e emocionalmente o grupo? Será que não seria melhor concentrar todas as atenções na luta por uma taça a qual não conquistamos já há 22 anos e que, claro, é muito mais importante do que o troféu que faturamos há menos de um ano? Afinal, e me perdoem por mais um dito popular, dizem que “Quem tudo quer nada tem”. A resposta a esta questão dependerá em muito, creio eu, de como o Palmeiras estiver à época do segundo jogo contra os gaúchos (até lá, nosso time já terá disputado mais quatro partidas do Brasileirão e faltarão, então, apenas 7 para o fim do torneio), mas ainda assim fica a pergunta a você, palmeirense: será que temos, mesmo, elenco para faturar as duas competições? 

JAÍLSON – 5
REGULAR

Sem culpa alguma nas duas bolas que entraram em sua meta, ainda fez uma boa defesa no primeiro tempo. Porém, bobeou em uma bola recuada por Róger Guedes e, em vez de chutá-la, a segurou e cometeu uma infração que poderia ter gerado mais um gol gremista. 

FABIANO – 5
REGULAR

Até entendi a escalação deste rapaz em uma partida tão importante, pois Jean estava estafado e João Pedro, machucado. Mas é claro que sua presença em campo resulta em ausência total de jogadas ofensivas pelo setor. De qualquer forma, defensivamente não foi mal – até porque não teve muito a quem marcar. 

MINA – 6
BOM

É, sem dúvida, um bom zagueiro e um jogador muito importante nas bolas aéreas, tanto defensivas quanto ofensivas. Hoje, destacou-se também nas coberturas, mas infelizmente vacilou no lance do segundo gol, pois não saiu do chão e, assim, nem tentou cortar a bola que acabou na cabeça de Pedro Rocha.  

VÍTOR HUGO – 6,5
MUITO BOM

Como o Grêmio/RS não jogou com um centroavante fixo, talvez esperasse vida mais tranquila. Mas a presença de Luan e de Pedro Rocha revezando-se no setor acabou, isso sim, por lhe dar mais trabalho. Sorte que esteve atento e, principalmente nas antecipações, foi muito bem. 

ZÉ ROBERTO – 5,5
SATISFATÓRIO

Com Edílson apoiando sempre que pôde e os constantes deslocamentos de Ramiro pela direita, sua presença no apoio foi praticamente nula em todo o jogo. Justamente por isso, deveria ter ficado mais atento à marcação e, assim como já acontecera na derrota para o Botafogo/PB, de novo vacilou na marcação e tomamos um gol em seu setor. Só leva a nota e a avaliação acima porque honrou a condição de líder e mais experiente jogador do time, pegou a bola cobrou o pênalti – não muito bem, é verdade, mas que pelo menos diminuiu nossa derrota. 

GABRIEL – 4,5
RUIM

Desta vez não foi bem. Deveria “colar” em Douglas e eliminar qualquer chance do meia criar alguma coisa, e o que vimos foi justamente o camisa 10 iniciar não só a jogada do primeiro gol, mas muitas outras no primeiro tempo. Foi corretamente substituído por Cuca.

TCHÊ TCHÊ – 5
REGULAR

Sei que cumpre importante função tática, aparecendo sempre em várias faixas do gramado. Só questiono sua condição de titular absoluto da equipe. Hoje, como sempre, apareceu bem em algumas jogadas, foi mal em outras e teve, desta forma, outra atuação apenas mediana. Deveria, em minha opinião, ter jogado como lateral-direito.

MOISÉS – 4,5
RUIM

Mais um que fugiu à regra e nesta noite esteve bem abaixo do que vinha apresentando. No primeiro tempo, não conseguiu ser o meia de ligação de que o Palmeiras tanto precisa, e na etapa final, já recuado à função de primeiro volante, até melhorou a marcação em Douglas, mas para tanto abusou das faltas, escapando de ser advertido graças à fragilidade do árbitro.

RÓGER GUEDES – 6,5
MUITO BOM 

Ao lado de Vítor Hugo, o melhor do Palmeiras. No ataque, todas as nossas melhores jogadas passaram, no início ou no fim, por seus pés. E ciente da enorme fragilidade de Fabiano, ainda lhe deu uma força na marcação.

GABRIEL JESUS – 6
BOM 

Vou dizer sobre nossa joia o que sempre digo em relação a qualquer jogador de sua posição: a principal função de um centroavante é balançar as redes e, para tanto, é preciso que ele chute a gol – e isso ele, nesta noite, não fez. Então, por que ele recebe nota e avaliação até que positivas? Porque buscou o jogo, porque iniciou várias boas jogadas, porque voltou para ajudar na marcação e, sobretudo, porque sofreu o pênalti. Pode render mais? Sem dúvida alguma. Mas ainda é o principal atacante do time. 

DUDU – 5
REGULAR

Depois de brilhar em vários jogos seguidos, hoje não foi nada além do que “mais ou menos”, justamente na partida em que comemorou 100 apresentações com a nossa camisa. Cobrou muito bem uma falta no primeiro tempo, colocando a bola na cabeça de Gabriel Jesus, feito que retou no último lance do jogo e que, é fato, quase culminou no nosso gol de empate. Mas faltaram os lances individuais de habilidade e, sobretudo, o futebol insinuante. Faz parte: nenhum jogador do mundo joga bem todo dia. 

CUCA – 6
BOM

Eu entendi bem qual foi a proposta do nosso treinador para este jogo: aguardar o Grêmio/RS, que não tinha outra opção senão atacar, e se aproveitar de algum lance de contra-ataque para chegar ao gol, algo importantíssimo em jogos fora de casa válidos pela Copa do Brasil. E creio que ele acertou em apostar nesta tática, ainda que ela seja arriscada justamente porque, em um único lance, pode cair por terra. E foi o que vimos: tomamos um gol por erro de posicionamento e outro por falha individual e, depois de dar apenas um chute a gol durante todo o primeiro tempo, foi para os vestiários com o perigoso 2 a 0 nas costas. Para sua sorte – e nossa também, claro – logo no início da etapa final conseguimos diminuir o placar, e então o 2 a 1 contra passou a ser um resultado pra lá de aceitável, dado o regulamento do torneio. A partir de então, mandou a equipe apenas administrar a derrota totalmente reversível e se preocupar muito mais em não sofrer o terceiro do que em marcar o segundo. Em relação à escalação do time, por conhecer a limitação técnica de Fabiano, teria escalado Tchê Tchê no setor e Arouca no meio-campo. Desta forma, no meu ponto de vista, não perderíamos na marcação e ainda teríamos uma saída de jogo pelo lado direito, algo impossível com o fraco jogador cedido pelo Cruzeiro/MG (para onde retornará, graças a Deus, a partir de 01/01/2017). Já no primeiro tempo, Cuca pensou em sacar o lateral após este ser advertido com o cartão e colocar Thiago Martins. Desta forma, jogaríamos no 3-5-2, com Tchê Tchê passando a ser, então, o ala que brilhou em seus tempos de Audax/SP. Mas, infelizmente, o técnico mudou de ideia e manteve o 4-3-3 do qual muito dificilmente abre mão.  Já Lucas Barrios e Rafael Marques só entraram, mesmo, para que a equipe ganhasse tempo no finzinho da partida.  

LEANDRO PEREIRA – 6
BOM

No sábado, entrou e fez o gol. Hoje, entrou e deu o sensacional toque para Gabriel Jesus, que sofreu o pênalti. Não fez mais absolutamente nada em nenhum dos jogos, mas é inegável que ajudou bastante em ambos. 

LUCAS BARRIOS – SEM NOTA
SEM AVALIAÇÃO

Jogou apenas 9 minutos, sem tempo para ser analisado.

RAFAEL MARQUES – SEM NOTA
SEM AVALIAÇÃO

Jogou apenas 6 minutos, sem tempo para ser analisado.

Crédito das fotos: César Greco/Ag. Palmeiras

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

10 – DIVINO
9,5 – PERFEITO
09 – QUASE PERFEITO

8,5 – EXCELENTE
08 – EXCELENTE
7,5 – ÓTIMO
07 – ÓTIMO
6,5 – MUITO BOM
06 – BOM
5,5 – SATISFATÓRIO
05 – REGULAR
4,5 – RUIM
04 – MUITO RUIM
03 e 3,5 – PÉSSIMO
00 a 2,5 – VERGONHOSO

30 Responses to É CLARO QUE DÁ. MAS SERÁ QUE VALE A PENA?

  1. Jorge Farani

    Caro Márcio,

    Mesmo com certo atraso, eu concordo com seu comentário a respeito de ser ou não ser vantagem continuar disputando a Copa Brasil, até porque voce já leu alguns comentários meus criticando o plantel do nosso querido Palmeiras. Alias devo dizer que isso não é só problema do Palmeiras e sim de todos os clubes brasileiros. Outro fato que devemos considerar é que, com a eliminação do Flamengo da Sulamericana eles vão concentrar as forças no Brasileirão e acho que se o Palmeiras der uma derrapada, as coisas ficarão facilitadas para eles.

    • Márcio Trevisan

      Farani: preocupo-me muito mais com o Atlético/MG do que com o Flamengo/RJ.

      É que a gente ainda irájogar em BH contra o Galo, e desde já posso garantir pelo menos uma coisa: não poderemos perder.

      Abs.

  2. Alexandre Fragoso

    Guardada as devidas proporções, mas na Europa o Barcelona ganha no mínimo 2 títulos por temporada, quando não ganha 3 (Espanhol, Liga dos campeões, Mundial e Copa do Rei). Por quê não? Por quê não entrar para a história? Claro, se precisar escolher um campeonato, fico bom o Brasileirão.

    • Márcio Trevisan

      Oi, Alexandre.

      De fato, isso acontece. Mas, como vc mesmo disse, existe a necessidade de guardar as devidas proporções…

      Abs.

  3. Boa noite Márcio e colegas:
    Não vou cornetar o time pela derrota de ontem, mesmo porque não assisti a partida porque aquela porcaria de canal só passa o time fedorento, mas tem que tentar vencer as duas competições sim senhor, muito palmeirense diz que temos dois times ou será que só temos quantidade e não qualidade???????Abraços.

    • Márcio Trevisan

      Então, Maciel, também fiquei irritado coa decisão de a emissora optar pela transmissão de um jogo do Corinthians/SP, em Sampa e contra uma equipe que está na ZR, do que exibir uma partida do atual líder do Brasileirão fora de casa.

      Sei que eles têm o direito de transmitir o que desejarem, pois pagaram por isso, mas é por atitudes como esta que, ao final do ano que vem, muito provavelmente o Palmeiras cederá seus direitos de transmissão a outra emissora.

      Abs.

  4. Marcelo Camargo

    Como Palmeirense creio que temos que disputar tudo que for possível e ganhar. Talvez este seja o melhor grupo dos últimos seis anos. Pela quantidade, qualidade e mescla de perfis – muitos jovens, muito em meio de carreira e alguns muito experientes e que conta muito em um grupo como o atual.
    Imaginemos que no dia 19/10 o título do Brasileirão estará praticamente garantido. Tudo estará caminhando a nosso favor. O clima interno é ótimo. Resultado. Com um intervalo de poucas semanas ganhamos dois campeonatos!!!
    Espero muito que seja assim. Qualidade técnica nós temos.

    • Márcio Trevisan

      Olá, Marcelo.

      Vou mais além: este elenco é o melhor montado pelo Palmeiras desde a conquista da Libertadores de 1999, pois nem o grupo que faturou o Paulistão de 2008 tinha tantas opções.

      É quase impossível que em 19/10 o título do Brasileirão já esteja garantido, mas tomara que suas previsões estejam certas.

      Aproveito para lhe dar as boas-vindas a esta seção.

      Abs.

      • S.E.PRESIDENTE PRUDENTE

        ahhhhhhhhhh marcio, eu te disse em um dos meus posts que dia 20/11 contra o bota-rj já sairiamos como campeões antecipados e vejo que vc concorda …. ufa !!! fico contente que vc tenha a mesma opinião que eu.

  5. Júnior Colletti

    Boa tarde!

    Sim, temos elenco para lutar pelas duas competições.

    Agora, resta saber se o elenco quer as duas competições. Não adianta nós querermos, pois, como o Márcio, o Antonio O Verdão, eu também comecei assistindo brincando com meu moleque. Tomou o primeiro gol, pronto, coloquei o garoto pra dormir!!! Torcedor é claro que vai querer os dois títulos!!!

    Tem muitos remanescentes da temporada passada, ou seja, até o GJ 33 com 19 anos já tem o caneco da CB. O Brasileiro ainda não. Como muitos outros atletas do elenco.

    Dito isso, não ficarei surpreso em sermos eliminados nestas quartas de final.

    Também quero deixar uma impressão aqui: neste século não me lembro de equipes tão fortes e tradicionais, temerem tanto o Palmeiras como do ano passado pra cá. O medo que o Grêmio demonstrou me assustou, parecia, no inicio da peleja até o primeiro gol, que jogávamos no Allianz. E não é a primeira vez que vejo isso. “Eles” que o digam!!! O problema que nossos jogadores já perceberam isso e Cuca tem que tomar cuidado com a soberba. Ontem eles deram a sensação de que “vamos ganhar essa partidinha a hora que quisermos”!!

    Abraço!

    • Márcio Trevisan

      Colletti: era exatamente isso o que acontecia até o fim dos anos 70 e depois nos anos 90.

      As fases que passamos entre estes dois períodos e no começo dos anos 2000 é que foram exceções.

      Abs.

  6. Roberto Alfano

    Boa tarde, concordo contigo caro Trevisan, vai depender das próximas rodadas do Brasileirão, na minha opinião é bem melhor, serão 12 pontos na disputa.

    Temos elenco para disputa da próxima partida e decisiva da Copa do Brasil, não é impossível.

    Abraço.

  7. Olá, Márcio.
    Na minha opinião, o Cuca poderia ter começado com os reservas no jogo de ontem e conseguido um bom resultado. A prioridade é o Brasileirão, mas acho que o Verdão tem elenco de qualidade para fazer um bom papel na Copa do Brasil.

  8. emilio maranga

    O´la Márcio, Nem bem o coronel São Marinho assumiu a famigerada arbitragem da cbf,o Palmeiras começou cair !E pelo jeito vem mais por aí …..

    • Márcio Trevisan

      Acho que não, Maranga.

      O Marinho, de fato, cansou de fazer bobagem na FPF (até escalou um árbitro que era seu afilhado de casamento enquanto ele estava suspenso, fato que causou sua demissão) e agora foi atrapalhar na CBF.

      Mas creio que nosso time está blindado a este tipo de situação e, se os erros forem flagrantes, chamarão demais a atenção.

      Abs.

  9. emilio maranga

    Olá Márcio.Nem bem o coronel São-Marinho assume e o ver

  10. ANTONIO O VERDÃO

    Márcio,
    Existe um fator muito importante pra esta questão: TABELA.
    Qual será o time que enfrentaremos ante e depois da segunda partida contra o Grêmio, caso seja o Atl. Min ou o Santos acho que seria prioridades o time titular contra eles e os reservas contra o Grêmio, claro que com alguns titulares.
    Concordo planamente em priorizar o Brasileirão, por mesmo a Copa Br ser nacional, o Brasileirão é mais gostoso mais notável, além de termos mais de 20 anos que não ganhamos o mesmo.
    E assim como voce, eu comecei assistindo um jogo como se fosse um amistoso, tranquilamente, sem nada a perder, mas bastou o grêmio fazer um gol, que fiquei louco, torci pra ganhar como se fosse o primeiro jogo da final. Não suporto ver o Palmeiras perder nem em jogo de TóTó.

    • Márcio Trevisan

      Verdão, salve.

      Respondendo à sua pergunta: antes do jogo contra o Grêmio/RS teremos o Figueirense/SC em Floripa e, logo depois da partida decisiva da Copa do Brasil, receberemos o Sport do Recife/PE.

      Ou seja: pelo seu raciocínio, acho que dá para escalarmos os titulares contra os gaúchos e times mesclados contra os outros dois. Mas dependerá de como estivermos no Brasileirão.

      Abs.

  11. Leonardo Madureira

    Bom dia Marcio. Pode ganhar as duas competições SIM. Inclusive acho que as vitórias na Copa do Brasil elevariam a moral para o Brasileiro e vice-versa. Agora permita-me discordar em alguns pontos. Não achei que o Zé falhou no primeiro gol. Ele tava no lugar certo, e o Ramiro acertou um chute que ele não acerta mais nesta vida. Acho que o Fabiano merece nota melhor, principalmente porque não esperávamos nada dele, hehe. E por fim, o Juizão matou a gente. Amarelou nossa zaga toda, toda vez que o L. Pereira fazia parede ele dava falta (os caras do grêmio já se jogavam pra trás toda hora), e naquele lance no finzinho, teve uns três pênaltis mais a falta no Jesus, e ele não deu nada. Muito fraco.

    • Márcio Trevisan

      Leo: árbitros Fifa não puderam ser escalados nesta rodada da Copa do Brasil porque participavam de testes físicos (coisas da CBF…).

      Daí a presença deste senhor de Sergipe que, de fato, é muito fraco técnica e disciplinarmente.

      Abs.

  12. Desta vez foi você que fez a pergunta e nós que vamos responder.
    Tem que tentar ganhar as 2 competições SIMMMMMMMMMMMMMMMMMM !
    De que forma se dará a tentativa:-
    Colocando os titulares na Copa do Brasil nos jogos no Allianz Parque ( principalmente no próximo jogo contra o Grêmio).
    Nos jogos fora, se passar pelo Grêmio, ou seja Cruzeiro ou o time da av. marginal sem Nº, time mesclado com alguns reservas.
    Só que tem uma coisa.
    Tem que OBRIGAR esses sanguessugas desses reservas, Lorde Lucas Barrios, Rafael Marques, Allione, Cleiton Chavier, Arouca, etc… a comerem a grama como se fosse um prato de comida.
    Eu tenho um sonho.
    Ver no final de alguma partida a camisa do Professor de Oxford e Harvard, Sr. Lucas Barrios, com SUOR !

    • Márcio Trevisan

      Jair: Barrios é, tecnicamente, superior até mesmo a Gabriel Jesus.

      O problema dele são as constantes contusões e, também, um estilo de jogo que não se adapta ao atual esquema de Cuca.

      Talvez seja negociado ao final deste ano.

      Abs.

  13. Bom dia, Márcio e Colegas.

    Jogamos bem abaixo do que podemos. O Grêmio entrou bem mais disposto do que o Palmeiras para disputar um mata-mata.

    Concordo plenamente com seu comentário sobre o Tchê-Tchê. Não sei o que faz o Cuca pensar que ninguém mais pode atuar em sua posição. Além do mais, esse rapaz precisa urgentemente ganhar corpo de atleta. É tão franzino que qualquer jogador rouba a bola dele facilmente.

    Para mim, devemos defender ambos os títulos. Não foi para isso que formamos o elenco atual, para brigar por títulos? Agora é a hora de ver se o planejamento e as contratações foram certas ou não.

    Um abraço.

    Valter

  14. Bom dia Márcio e amigos!
    Como você disse no início, nunca é bom perder. Mas… Cuca tem uma boa visão do jogo e dos esquemas, porém, como já comentou por aqui é muito teimoso acredito mal de todo treinador, principalmente do Palmeiras. Aquele Fabiano não existe, muito fraco. Se você tem na equipe jogador que pode fazer essa função, no caso Tchê Tchê pra que inventar.
    Tenho lido alguns torcedores palmeirenses reclamando do Gabriel Jesus, não acredito em corpo mole porque tem apanhado bastante nos jogos e não foge do contato. Concordo com você sobre o título da postagem e concordo com o Ed Sousa de que temos que brigar até o fim, vai que rola dois troféus, assim abrindo mais ainda a vantagem em títulos Nacionais… Grande abraço.

    • Márcio Trevisan

      Vai que rola, né, Fágner?

      Mas e se ao tentar ambos não rolar nenhum. Valerá apenas pela luta?

      Pode anotar: Deus nos livre disso acontecer, mas se acontecer vai ter muito palmeirense dizendo: “Por que não priorizou o Brasileirão???”.

      Assim é a vida e por isso levantei esta questão.

      Abs.

  15. Acho que vale a pena e tomo como exemplo o time do Santos o ano passado que resolveu escolher um dos dois e no fim ficou sem nada. Eu no lugar do Cuca iria montando o melhor que pudesse e embutiria na cabeça dos jogadores que a Copa do Brasil seria um bônus, um tira gosto do título maior que viria no fim do ano. Se mesmo assim perder a Copa do Brasil tudo bem, paciência, mas jamais abrir mão do título sem lutar por ele. Essa é minha humilde opinião Márcio. Abraços.

    • Márcio Trevisan

      Oi, Ed.

      Também penso como você: desistir sem lutar, jamais.

      Apenas quis levantar o tema, pois existe a chance de perdermos os dois.

      Abs.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>