JAÍL”SÃO”

Veja as análises técnica e tática de todos os profissionais do Palmeiras que, graças a mais uma excelente atuação de seu goleiro, trouxe um importante ponto de Porto Alegre/RS.

EM SÍNTESE - Imagine você vestir a camisa de um time grande pela primeira vez apenas aos 34 anos, e estrear em uma partida válida pela elite do Campeonato Brasileiro já aos 35 anos. Além disso, ter de entrar em campo com a terrível missão de substituir o melhor goleiro do País que, por motivos óbvios, é um dos maiores ídolos da sua torcida. Pois é: Jaílson conseguiu vencer tudo isso, e já começa a se tornar um dos principais destaques do Palmeiras. Hoje, diante do Grêmio/RS, ele brilhou outra vez, e se continuar assim rapidinho será mais um a ser canonizado.

JAÍLSON – 8
EXCELENTE

Se conseguimos um pontinho neste domingo, meus amigos, devemos ao cara da foto acima. Com duas grandes defesas e dois milagres, ele foi o principal responsável por não termos perdido o jogo. Com personalidade e muito talento, tem feito algo que nem em sonho imaginávamos que seria capaz de fazer: esquecermo-nos de Fernando Prass. 

GABRIEL – 6
BOM

Não gostei de sua improvisação na lateral direita, mas reconheço que defensivamente ele não complicou. Aliás, ao contrário: foi bem e impediu que o Grêmio/RS realizasse muitas jogadas pelo setor. Ofensivamente, claro, foi uma nulidade, mas querer algo diferente seria pedir demais.  

EDU DRACENA – 7
ÓTIMO

Usou de sua experiência para não levar a campo a falta de ritmo de um jogador que não atuava havia seis partidas. Marcou Miller Bolãnos tão bem que, muitas vezes, o ótimo atacante equatoriano foi tentar jogar na ponta esquerda. Além disso, foi ótimo no jogo aéreo e ainda deu uma enorme força ao improvisado Gabriel. 

VÍTOR HUGO – 6,5
MUITO BOM

Além de ser um zagueiro de muita qualidade, o amigo aí da foto é também um cara de sorte. Afinal, foi após um erro grotesco seu (tentou uma bicicleta no meio-campo e criou um contra-ataque gremista) que Jaílson fez um de seus milagres e impediu que sofrêssemos um gol. Contudo, com exceção desta pisada na bola, ele se destacou pela ótima marcação a Luan e também pelas perfeitas coberturas a Zé Roberto.

ZÉ ROBERTO – 6,5
MUITO BOM

Teve um trabalho danado para conter os avanços gremistas em seu setor, protagonizados por Luan e também por Edílson. Mas soube impor sua qualidade técnica e sua experiência, impedindo desta forma que ambos os jogadores – e outros que também atuaram pelo lado esquerdo da nossa defesa – causassem mais problemas.

THIAGO SANTOS – 6,5
MUITO BOM

É o que se pode chamar de jogador confiável, pois sempre que vai a campo cumpre com o que lhe é solicitado. Desta vez, marcou Pedro Rocha muito bem e ainda mostrou habilidade (!) em alguns lances.

TCHÊ TCHÊ – 5,5
SATISFATÓRIO

Recuou tão mal uma bola no primeiro tempo que apenas por sorte não levamos o gol. Mas depois se recuperou, sendo um ótimo “ladrão” no restante da partida. Poderia, apenas, ter prendido um pouco menos a bola.

MOISÉS – 5,5
SATISFATÓRIO

Ok: não vinha tendo uma partida de encher os olhos, mas também não estava mal. Fazia bem a função que eu chamo de pêndulo (ou seja: pega a bola no campo de defesa e a leva para o ataque, geralmente de forma oblíqua ou até mesmo verticalmente) até ser substituído – erroneamente, em minha opinião – por Cuca. Após sua saída, perdemos ainda mais o meio-campo.

RÓGER GUEDES – 5,5
SATISFATÓRIO

Voltou ao time titular com méritos, pois enquanto foi titular teve grandes atuações. Mas hoje acabou prejudicado pelo intenso volume de jogo do Grêmio/RS, que praticamente o impediu de realizar as grandes arrancadas ao ataque que lhe são características. Assim, destacou-se mais no apoio na marcação que deu a Gabriel.

GABRIEL JESUS – 7
ÓTIMO

Reconheço que, desta vez, não fez o que um comandante de ataque mais precisa fazer: chutar a gol. Mas, ainda assim, teve uma atuação elogiável, pois buscou o jogo, desempenhou com perfeição a função de pivô, teve lindos lances individuais e cavou várias faltas. Sua saída por contusão preocupa muito, pois se de fato sofreu algo grave será uma perda inestimável para a equipe.  

DUDU – 6
BOM

Mais um jogador que acabou prejudicado pela superioridade gremista durante todo o jogo. Sem ter condições para puxar os contra-ataques, acabou aparecendo mais num lance em que chutou ao travessão e nas bolas paradas. Porém, até mesmo nelas não conseguiu, neste domingo, se destacar como em outras partidas.

CUCA – 5
REGULAR

Não gostei do nosso treinador desta vez. Para começar, resolveu dar uma de professor Pardal e inventar Gabriel como lateral-direito. Sei que o jogador, vez ou outra, já quebrou o galho na posição, mas se havia Tchê Tchê para jogar por ali por que não o escalou “com a 2″? Sei que a resposta é que o atleta é importante em nosso meio-campo, mas logo nos primeiros minutos de jogo todos vimos que sua principal função, que é roubar bolas e iniciar jogadas ofensivas, não acontecia, simplesmente porque o Grêmio/RS não permitia. Então, o mais lúcido seria simplesmente inverter ambos os jogadores mas, teimoso como são todos os técnicos “top’s’ (e alguns nem tão “top’s” assim), ele não o fez. Nem mesmo o aumento da pressão gremista e as seguidas chances de gol criadas pelo time gaúcho fizeram com que Cuca aceitasse o erro tático que cometera – tanto que mesmo após o intervalo ele manteve o mesmo modo de o Palmeiras jogar. Resultado: no segundo tempo o adversário cresceu ainda mais e só não nos venceu porque seus jogadores erraram várias conclusões e o nosso goleiro brilhou outra vez. Nas substituições Cuca também não me convenceu. Sei que sempre pensa o time no ataque, sempre mexe visando à vitória, e mesmo que ela quase tenha vindo nesta noite (Dudu e Rafael Marques quase marcaram), hoje o mais correto teria sido reforçar o meio-campo e o nosso setor de marcação, para garantir a soma do ponto. Sempre digo que qualquer treinador entende mais de futebol do que qualquer um de nós, mas é meu dever levar até vocês a minha opinião, seja quando concordo, seja quando discordo. 

CLEITON XAVIER – 5
REGULAR 

A ideia era que ele arrumasse o setor de criação do time, mas quando entrou o domínio do Grêmio/RS já era tão intenso que ele mais foi um volante de marcação do que um meia de armação.

LUCAS BARRIOS – 5,5
SATISFATÓRIO 

Deveria ser o cara para brigar com os zagueiros gremistas e prender a bola em nosso campo de ataque o máximo de tempo possível. Mas, pelos motivos acima já explicados, acabou tendo de voltar ao meio-campo e brigar lá pela posse da bola. Valeu pelo seu esforço em ajudar o time do jeito que foi possível. 

RAFAEL MARQUES – 5,5
SATISFATÓRIO

Entrou no lugar de Gabriel Jesus mas foi desempenhar a função que vinha sendo de Róger Guedes – ou seja, aberto pela direita e com responsabilidades defensivas. Pois bem: cumpriu o que lhe foi proposto e quase mercou o gol da nossa vitória, o que só não aconteceu graças à única grande defesa de Marcelo Grohe em toda a partida.

Crédito das fotos: César Greco/Ag. Palmeiras

 10 – DIVINO
9,5 – PERFEITO
09 – QUASE PERFEITO

8,5 – EXCELENTE
08 – EXCELENTE
7,5 – ÓTIMO
07 – ÓTIMO
6,5 – MUITO BOM
06 – BOM
5,5 – SATISFATÓRIO
05 – REGULAR
4,5 – RUIM
04 – MUITO RUIM
3,5 – PÉSSIMO
03 – PÉSSIMO
2,5 – VERGONHOSO
02 – VERGONHOSO
1,5 – MEDONHO
1,0 – MEDONHO
0,5 – ENOJANTE
00 – ENOJANTE

25 Responses to JAÍL”SÃO”

  1. emilio maranga

    Márcio a vaca agora com 4 jogos sem Jesus,foi pro brejo até o chifre !! Quem poderá nos salvar ?? ERIK ? R Marques ? o MORTO XAVIER ?OU o outro defunto Lucas Barrios ? Ah tá. !!

    • Márcio Trevisan

      Meu Deus! E agora, Maranga? O que iremos fazer da vida? Rs…

      Se não tivermos o Gabriel Jesus por quatro ou mais jogos, acho melhor até nem entrar em campo – Rs…

      Calma, amigo: ele ficará, no máximo, um ou dois jogos fora. E já ganhamos sem ele, certo?

      Abs.

  2. Antonio Carlos Moraes

    Boa noite
    o Cuca escalou o gabriel na direita justamente pra marcar o melhor jogador do gremio, nesse caso, o Luan
    que nem parece que jogou.

    • Márcio Trevisan

      Pois é, Antônio Carlos, só que o Luan atuou pelo lado direito, em cima do Zé Roberto.

      E foi lá que, para nossa sorte, perdeu uma chance clara, chutando par fora.

      Abs.

  3. José Aparecido - Mogi das Cruzes

    Jogo difícil ontem, mas suportamos com competência e sorte a pressão gremista. Oque eu não entendo está insistência com RM, pois acho ele um jogador muito lento e o jogo de ontem tava a mil/hora.
    E também oque acontece com CX10… desaprendeu???

    • Márcio Trevisan

      Zé: o RM é mesmo lento, mas Cuca sempre lhe dá chances porque ele é um bom finalizador.

      Quanto ao CX10, de fato não sei explicar. Ele não vem jogando 10% do que jogou em sua primeira passagem pelo Verdão.

      Abs.

  4. Márcio não assisti a partida, mas o resultado foi muito bom, agora não pode deixar escapar essa chance de abrir 4 pontos do time urubu.
    O que não pode é querer inventar e ficar escalando jogador sem sangue na veia igual um certo Allione.Abraços.

    • Márcio Trevisan

      Maciel: acho que esta quarta não teremos o Professor Pardal.

      A equipe deve ser esta: Jaílson; Jean, Mina, Vítor Hugo e Zé Roberto; Gabriel, Tchê Tchê e Moisés; Róger Guedes, Lucas Barrios e Dudu.

      No máximo, sai o Róger Guedes e entra o Cleiton Xavier, mas não acredito.

      Abs.

  5. S.E.PRESIDENTE PRUDENTE

    Marcio … duas partidas seguidas de vitorias, é o que precisamos agora. Vc entendeu né? Vai nos dar força e moral e ainda colocara mais medo nos outros times quando encararem o verdão pela frente. O plano do cuca é conseguir 2 pontos a cada 3, ou seja, estamos bem proximos.

    • Márcio Trevisan

      Então, fera, o cálculo do Cuca nestes últimos e próximos jogos era o seguinte: ganhar 11 dos 15 pontos que disputaríamos (ou disputaremos) com Flu, SP, Grêmio, Flamengo e Corinthians.

      Destes, já obtivemos 7, faltando assim apenas 4. O detalhe é que se três destes vierem nesta quarta será muito melhor, pois nos afastaremos um pouco do vice-líder (que, aliás, em breve terá de volta o Maracanã). E se de repente vencermos “eles” no sábado (é difícil, pois será no campo dos caras e apenas com torcedores deles), aí ficará show de bola, como vc mesmo adiantou.

      De qualquer forma, se nada disso acontecer, também não teremos perdido o título, pois ainda faltarão vários jogos.

      Abs.

  6. Roberto Alfano

    Boa tarde, um bom resultado por tratar-se de jogar fora e um candidato forte, porém para quarta feira temos de jogar melhor.

    Vamos com a força da nossa torcida e muita garra para cima do Flamengo.

    Abraço;

    • Márcio Trevisan

      É verdade, Alfano: por ter sido fora de casa, e diante da pressão que sofremos, acabou sendo um bom resultado.

      Mas na quarta temos de ganhar, até para seguirmos na ponta.

      Abs.

  7. Marcio,

    Mais importante que termos conquistado 1 ponto esta noite, foi não ressuscitar o Gremio, pois trata-se de forte concorrente.
    Concordo que nosso técnico não foi bem, mas foi incrível a quantidade de passe que os jogadores erraram, sobretudo no primeiro tempo.
    Agora, é ganhar do Flamengo e mostrar que este 0 x 0 com o grêmio foi um bom resultado.

    Abs

    • Márcio Trevisan

      Rodrigo: os erros de passe se explicam pela pressão gremista e pelo fato de o gramado ter sido molhado antes do jogo.

      E vc lembrou bem: deixamos o Grêmio, a meu ver um fortíssimo candidato, bem longe.

      Abs.

  8. Bom dia irmãos Palmeirenses. Então, por mais que o Cuca foi Professor Pardal teria sido pior ainda se colocasse o Alline. Agora vamos acabar com a graça do Menguinho.

    • Márcio Trevisan

      Será ótimo, Tadeu, se de fato o vencermos.

      Vamos calar a boca de muita gente, inclusive alguns colegas.

      Abs.

  9. Bom dia Márcio e Amigos.
    Apesar do Grêmio ter ditado o ritmo nosso time não foi presa fácil, pelo menos em minha visão.
    O resultado foi bom pra nós! Agora é partir com tudo pra cima do time que está atrás e boa parte da imprensa os colocam como campeão! A hora de fazer a diferença e subir para quatro pontos é agora, ainda mais com o mando de campo.
    Tomara que o Cuca não nos pregue outra peça… rs. Abraços.

    • Márcio Trevisan

      Oi, Fagner.

      Sou obrigado a concordar: o que parte da mídia, sobretudo uma certa emissora carioca, está torcendo pelo Flamengo é uma coisa impressionante. Os caras nem disfarçam mais.

      Hoje, uma outra emissora, fechada, saiu-se com esta: o Flamengo é mais disciplinado do que o Barcelona/ESP e por isso está mais perto do título.

      É mole?

  10. Bom dia, Márcio e Colegas.

    Dizem que para ser campeão, é preciso ter um pouco de sorte. Se isso for verdade, acho que o Palmeiras será campeão.

    Sinceramente, não perdemos o jogo ontem por pura sorte, e a competência do Jailson. O Grêmio teve, no mínimo, três boas chances de marcar e não o fez por incompetência de alguns de seus jogadores – que aqui chamo de “sorte” – e em outros lances pela competência de Jaílson.

    Também não gostei do que o Cuca inventou ontem. Descaracterizou completamente o time, deixando o Palmeiras bem abaixo daquilo que normalmente é.

    Agora, só a vitória nos interessa na quarta.

    Um abraço.

    Valter

    • Márcio Trevisan

      Valter: se ganharmos na quarta não seremos campeões, assim como não perderemos o título se não vencermos.

      Mas uma coisa é certa: se abrirmos quatro pontos do vice-líder faltando 13 jogos, será um bom passo.

      Abs.

  11. Marcos Vinicius de Souza Alvim

    Prezado Marcio, ontem o Cleiton Xavier foi péssimo , o time perdeu muitas bolas e lamentável a teimosia do Cuca, ainda bem que desta vez ele nao escalou Allione… abraços

    • Márcio Trevisan

      Oi, Marcos.

      Como eu disse, o CX10 foi prejudicado pela pressão gremista, e ele teve de se adaptar às condições do jogo.

      Mas digo uma coisa: ele não é, nem de longe, o mesmo da primeira passagem pelo Palmeiras.

      Abs.

  12. Fábio P. R.

    Lembrando que o Jailsão da massa é parmerense!

    • Márcio Trevisan

      Verdade, Fábio.

      É difícil um jogador provar por qual clube torcia na infância, mas ele conseguiu.

      E olha que a mãe do cara é corintiana, prova indiscutível da evolução das espécies.

      Abs.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>