TORNANDO FÁCIL O QUE COMEÇOU DIFÍCIL

Veja as análises técnica e tática de todos os profissionais do Palmeiras que, após “acordar” no segundo tempo, praticamente selou sua classificação às quartas-de-final da Copa do Brasil.

EM SÍNTESE - Costumo definir o futebol com várias teses, e uma delas é bastante explicativa: se você o encarar com seriedade, ele se tornará uma brincadeira; mas se você o encarar como uma brincadeira, ele se tornará algo muito sério. Nesta noite, o Palmeiras comprovou esta minha forma de ver o jogo: começou a partida contra o pequeno (porém corajoso) Botafogo/PB achando que iria brincar em campo, e por pouco não viu sua estreia na Copa do Brasil de 2016 se transformar em tragédia. Ciente da bobagem que cometera, voltou à etapa final com espírito de competição e, poucos minutos mais tarde, já havia transformado o jogo em uma gostosa brincadeira. E com os 3 a 0 que aplicou sobre o time paraibano, só perderá a vaga à próxima etapa do torneio se, na capital da Paraíba, em vez de jogar optar por brincar.

JAÍLSON – 6
BOM

Para sorte do amigo aí de cima a pontaria não é o ponto forte do Botafogo/PB, pois se fosse ele teria buscado pelo menos uma bola dentro de suas redes. Em relação às que chegaram à sua meta, as defendeu sem maiores dificuldades. O destaque, assim, ficou para um defesa arrojada que fez no fim do primeiro tempo, atirando-se com os pés à frente do atacante adversário e impedindo, assim, sua conclusão. 

JEAN – 6
BOM

Ao contrário do que vimos diante do Fluminense/RJ, hoje esteve mais contido à marcação, sendo figura raríssima em nosso campo de apoio. Mas, como marcou mais um gol de pênalti, mesmo sem o ter cobrado muito bem, recebe a nota e a avaliação acima.  

MINA – 6,5
MUITO BOM

De fato a velocidade não é o seu forte, mas ele consegue compensar parcialmente tal dificuldade com um excelente senso de posicionamento e a já conhecida perfeita impulsão. Nesta noite, ensaiou até mesmo algumas arrancadas ao ataque quando o placar ainda não havia sido aberto

VÍTOR HUGO – 6
BOM

Com a dificuldade que o time teve no primeiro tempo para iniciar as jogadas ofensivas, foi mais um a ajudar neste sentido, pois em várias oportunidades teve a bola nos pés na saída de jogo. Mas vacilou um pouco na marcação a Rodrigo Silva.

ZÉ ROBERTO – 7
ÓTIMO

No começo, deu a impressão de que seria apenas o marcador do bom Carlinhos, mas rapidamente virou o jogo e fez do atacante do time paraibano sua principal vítima em nosso campo de ataque. Participou efetivamente de várias jogadas ofensivas e, na marcação, foi mais uma vez impecável. 

TCHÊ TCHÊ – 7,5
ÓTIMO

Mais uma ótima atuação deste rapaz, que sabe jogar em várias posições mas que a cada dia prova com maior eficácia que rende bem e bem mais quando atua como segundo volante. Hoje, paradoxalmente a saída de Moisés e a entrada de Gabriel o ajudaram, pois ficou mais livre para carregar a bola ao nosso campo de ataque em diversas oportunidades. Acabou premiado com um belo gol, o seu primeiro pelo Verdão. Só precisa entender que, às vezes, tem de tocar a bola com mais rapidez. 

MOISÉS – 6
BOM

Vinha jogando bem, interceptando a bola em nossa intermediária defensiva e saindo rápido para o ataque tanto com a bola nos pés quanto com passes. Infelizmente, porém, parece ter uma enorme facilidade para se machucar, sobretudo em lances em que nem falta sofre. Daí ter sido substituído ais aos 25 minutos do primeiro tempo.

CLEITON XAVIER – 4
MUITO RUIM 

Em sua primeira passagem pelo Verdão, este rapaz se destacou pela regularidade – tanto que chegou a ser convocado para a Seleção Brasileira. Desta vez, porém, está bem longe dela – ou joga muito bem, garantindo vitórias, ou vai mal demais, atrapalhando o time. Nesta noite, foi o pior não só do time, mas de todo o jogo, não realizando uma única jogada que prestasse. Sua substituição já no intervalo foi corretíssima.

ERIK – 6
BOM

Mais uma atuação elogiável do ponto de vista tático, pois flutuou em todos os setores do nosso ataque e ainda deu uma força à marcação quando isso se fez necessário. E se perdeu (mais por falta de sorte do que de competência, é verdade) um gol, dois minutos mais tarde foi dele a assistência final ao marcado por Rafael Marques.

RAFAEL MARQUES – 8
EXCELENTE

Vou dizer algo que certamente causará surpresa em todos vocês: nesta noite, ele substituiu Gabriel Jesus e ninguém sentiu falta da nossa joia. O grandalhão aí de cima foi excelente durante todo o jogo, pois mesmo na etapa final, quando não jogamos nada bem, ele já fora nosso principal atacante. Mesmo sem gostar de ser escalado no comando do ataque, aceitou a decisão de Cuca, finalizou várias vezes e ainda marcou um bonito gol. A pergunta que fica é: por que ele não joga sempre assim?

DUDU – 7,5
ÓTIMO

Se ele continuar a jogar o futebol que vem jogando desde que assumiu a tarja de capitão da equipe, sugiro que ela se torne mais uma das inúmeras tatuagens que ele tem. Nesta quarta-feira, ele foi o protagonistas de muitas jogadas individuais de rara habilidade, cobrou muito bem faltas e escanteios e ainda provocou diversas faltas laterais e centrais. Merece elogios também por jogar aberto pela esquerda, quando preciso também pela direita e também por, sempre que necessário, ser o nosso armador pelo meio. Que assim permaneça!

CUCA – 7
ÓTIMO

Disse na crônica pós-jogo de domingo que, se estivesse no lugar do nosso treinador, escalaria uma equipe quase totalmente suplente na partida desta noite. Mas é meu dever profissional esclarecer ao amigo internauta que ora me honra com sua leitura os motivos que fizeram Cuca mandar a campo praticamente nosso time titular (a única exceção foi Gabriel Jesus): nossa próxima partida será somente na próxima quarta-feira, o que daria aos jogadores tempo suficiente par descanso, recuperação e treinamento; e se um bom resultado surgisse, a tal equipe mesclada ou até mesmo suplente poderia ser escalada na partida de volta, que será disputada entre jogos decisivos do Campeonato Brasileirão. Como sabemos, sua estratégia deu certo e, por isso, não merece ser criticada, ainda que eu mantenha o mesmo pensamento pelas razões que já disse a todos vocês. Em relação à sua atuação neste jogo, nada a retocar: quando perdeu Moisés por contusão ainda no primeiro tempo, teve a sensibilidade de optar por um jogador com características mais defensivas – Gabriel – pois, então, o Botafogo/PB se sentia à vontade demais em campo. Também acertou em cheio ao não dar nem um minuto a mais do que os 45 de todo o primeiro tempo a Cleiton Xavier, mandando a campo Allione desta forma, tornando a equipe mais leve, rápida e presente no campo de ataque. Por fim, deu nova oportunidade a Vitinho quando o placar já nos estava bem favorável – o menino não foi nenhuma brastemp, é verdade, mas pelo menos ganhou um pouco mais de experiência. Além disso, a chamada que deu em todo o grupo no intervalo foi a injeção de adrenalina que levou o Palmeiras a obter mais uma ótima vitória. 

GABRIEL – 6
BOM

Entrou um pouco frio no jogo e demorou um tempo até conseguir diminuir os espaços do time paraibano, mas assim que se aclimatou à partida acabou a festa adversária à frente de nossa defesa. 

ALLIONE – 6
BOM

Poderia ter se fixado mais pelo lado direito e, com isso, dado a Jean a possibilidade de ter alguém com quem trocar bolas pelo setor. Aliás, foi justamente neste lado do campo que participou efetivamente do lance do terceiro gol, dando um drible seco e tocando a bola para Tchê Tchê marcar. Porém, mesmo quando congestionou nosso meio-campo, foi muito mais efetivo do que Cleiton Xavier.

VITINHO – 5
REGULAR

Ainda dá mostras de que está cru para jogar no time principal, mas nem por isso podemos dizer que foi mal nesta partida. De qualquer forma, com o tempo certamente será uma boa opção e, talvez, até mesmo um destaque do Palmeiras.

ATENÇÃO: AS FOTOS DA CAPA SÃO MERAMENTE ILUSTRATIVAS. ESTE SITE JAMAIS INSERIRÁ IMAGENS DE PARTIDAS NAS QUAIS O PALMEIRAS NÃO JOGAR COM CAMISAS QUE SEJAM TOTALMENTE OU, AO MENOS, PARCIALMENTE VERDES OU BRANCAS.

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

 10 – DIVINO
9,5 – PERFEITO
09 – QUASE PERFEITO

8,5 – EXCELENTE
08 – EXCELENTE
7,5 – ÓTIMO
07 – ÓTIMO
6,5 – MUITO BOM
06 – BOM
5,5 – SATISFATÓRIO
05 – REGULAR
4,5 – RUIM
04 – MUITO RUIM
3,5 – PÉSSIMO
03 – PÉSSIMO
2,5 – VERGONHOSO
02 – VERGONHOSO
1,5 – MEDONHO
1,0 – MEDONHO
0,5 – ENOJANTE
00 – ENOJANTE

29 Responses to TORNANDO FÁCIL O QUE COMEÇOU DIFÍCIL

  1. Gustavo Cantieri

    Márcio, tradicionalmente, o uniforme do goleiro do Palmeiras é azul?

    • Márcio Trevisan

      Sim, Gustavo.

      Logo que mudou seu nome para Palmeiras, o clube adotou a camisa azul para o goleiro justamente para lembrar a origem italiana.

      A cor da camisa do goleiro palmeirense só era outra quando o adversário também jogava de camisas azuis.

      Com o tempo, infelizmente, isso acabou sendo deixado de lado.

      Abs.

  2. Marcelo Guizze

    Devido a correria, só consegui vir comentar hoje, mas antes tarde do que nunca…

    O primeiro ponto que quero frisar, é que me irrito profundamente quando dirigentes de clubes menores começam a falar que eliminarão o Palmeiras e começam a citar ASA de Arapiraca etc…O Palmeiras é um dos maiores clubes do futebol mundial, não admito que o presidente de um clube como o Botafogo da PB venha com essas bravatas! A propósito, já “exorcisamos” esse “fantasma” do ASA, não há mais o que ser dito sobre isso! Tem que respeitar a história do Campeão do Século e pronto!!

    O segundo ponto é que após o primeiro tempo, realmente fiquei receoso,porém, guardadas as devidas proporções, o Palmeiras no segundo tempo, me lembrou aquelas equipes dos anos 90, quando o jogo parecia estar se encaminhando para um resultado insatisfatório, os talentos individuais faziam toda a diferença!

    O terceiro ponto, e esse é um destaque negativo, foi o time ter entrado em campo com a sobra do estoque de uniformes de goleiro do ano passado, e o pior, no dia seguinte ter recebido um e mail me informando sobre a “pré venda exclusiva para sócios da terceira camisa”…Vai entender…

    Saudações Palestrinas!

    • Márcio Trevisan

      Olá, Marcelo.

      Vamos às respostas às suas colocações:

      1 – Até entendo o seu ponto de vista, mas o presidente do Botafogo/PB não poderia ter outra postura. Ou vc acha que ele deveria dizer que o Palmeiras eliminaria o seu time?

      2 – Nosso primeiro tempo foi muito complicado porque o Palmeiras achou que iria ter muito mais facilidade do que poderia. Na etapa final, após a bronca de Cuca, a substituição de Cleiton Xavier por Allione e, também, o pênalti que os favoreceu), tudo entrou nos seus “conformes”.

      3 – Também recebi vários e-mail’s sobre a terceira camisa. O mais triste, amigo, é que muitos palmeirenses a comprarão. Se compraram até aberrações como a cinza e a amarela, por que não comprariam a azul?

  3. Leonardo Madureira

    Boa tarde Márcio. Pode apostar que nos próximos dez jogos as câmeras da RGT estarão apontadas com o zoom no máximo com o fim de descobrir QUALQUER apetrecho de organizada. Espero profundamente que nossas organizadas sejam coerentes e não tentem “contrabandear” utensílios para os estádios.

    • Márcio Trevisan

      Com certeza, Leonardo, todas as atenções estarão voltadas a esses caras.

      Por isso mesmo, não creio que eles aprontem nada.

      Abs.

  4. além dessas cores de uniformes horríveis o apelido do time também deveria ser abolido.
    para mim sempre será o periquito. abraços.

  5. emilio maranga

    Olá Márcio, se jogar um primeiro tempo tão mal contra um dos 4 grande que vai emfrentar nos proximos jogos,Não teremos essa chance de enfiar 3 no segundo tempo isto com certeza !!

    • Márcio Trevisan

      Perfeito, Maranga.

      Mas há um detalhe: um time grande, por pior que seja o momento pelo qual passe, não ficará tão fechado quanto o BFPB ficou ontem.

      De qualquer forma, que esta dificuldade nos sirva de alerta.

      Abs.

  6. Boa tarde Márcio e Colegas,

    Gostaria de aproveitar esse espaço para lhe fazer uma pergunta, Márcio.

    Saiu recentemente a punição para Flamengo e Palmeiras depois da confusão do jogo de 5 de Junho em Brasília (veja abaixo). Por que, na sua opinião, a punição para o Palmeiras foi diferente da do Flamengo?

    Flamengo: três jogos sem direito a torcida visitante; três jogos sem torcida organizada e 20% do estádio fechado como mandante; 10 jogos sem qualquer representação de torcidas organizadas (faixas, camisas, bandeiras etc); multa de R$ 30 mil.

    Palmeiras: cinco jogos sem direito a torcida visitante; cinco jogos sem vender ingressos para o setor Gol Norte, habitualmente onde ficam as torcidas organizadas; 10 jogos sem qualquer representação de torcidas organizadas (faixas, camisas, bandeiras etc); multa de R$ 60 mil.

    • Márcio Trevisan

      Oi, Valter.

      Fiquei até feliz com a punição, pois esperava algo bem pior.

      A punição foi maior ao Palmeiras porque as imagens provaram que quem começou a briga foram os vândalos e marginais palmeirenses. Os vândalos e marginais flameguistas apenas aproveitaram o momento para também brigarem.

      Abs.

  7. Parabéns por vc não inserir fotos com cores estranhas ao Palmeiras. Sugiro que vc aconselhe a todos os palmeirenses não adquirirem camisas que não sejam verdes ou brancas. Isto acabaria com essa aberração. Parabéns tb ao Júnior Colletti por suas bem colocadas observações.

    • Márcio Trevisan

      Muito obrigado, Moacyr.

      Minha forma de não incentivar a compra de camisas do Palmeiras que não sejam verdes ou brancas é justamente não as divulgando.

      Muitos me chamam de arcaico, mas não me importo: não aceito e nunca aceitarei que o Palmeiras utilize outras cores.

      Aproveito para lhe dar as boas-vindas a esta seção. Escreva sempre!

      Abs.

    • Júnior Colletti

      Prezado Moacyr, boa tarde!

      Obrigado pelas palavras e também te dou as boas vindas a este espaço tão democrático e alviverde que o Márcio nos disponibiliza.

      Grande Abraço.

  8. ANTONIO O VERDÃO

    As notas ficam para o Márcio, porém digo uma coisa.
    1 – o Rafa Marques, deve tirar umas horas para ensinar ao Erick como ter calma e serenidade para empurrar uma bola para as redes.
    2 – O T. Tchê, ontem tava merecendo relamente fazer o golaço que fez, pois ele roubou umas tres bolas na defesa e avançou ate a area adversária umas tres vezes, numa delas perdeu uma boa chance de tocar e gerar uma oportunidade de gol, mas voltando atrás e dando pitaco nas notas, eu daria a ele um 8 tbm, pelo gol e pelo jogo todo.
    3 – Allione é muita melhor que o Cleiton Xavier, ele as vezes entrar ruim, porque também é igual ao Dudu(um pouquinho fominha) mais muito mais arrojado que o CX.

  9. Júnior Colletti

    Bom dia!

    Pra mim, fica o destaque do Jailson em sair jogando com a bola, tanto com as mãos, quanto com os pés. Fora a segurança que vem demonstrando jogo a jogo. Tal qual a equipe não sentir a falta de GJ 33 no jogo de ontem, PARECE não sentir a de Prass em todos os demais.

    Menciona o fato de Rafa Marques não ser constante. Eu também aplico essa avaliação ao Allione. O passe que ele deu ao Audi TT é coisa que me fez lembrar do Mago, do Alex Cabeção… cabeça erguida e a assistência tal qual uma tacada de sinuca. Maravilhoso!

    Abraço.

    • ANTONIO O VERDÃO

      Perfeito, concordo totalmente. parabéns pelas palavras.

      • Márcio Trevisan

        Obrigado, Verdão.

        Abs.

      • Júnior Colletti

        Prezado Verdão, boa tarde!

        Muito obrigado, pois, embora eu não lhe escreva, mas, saiba que gosto muito de suas avaliações e colocações neste espaço.

        Grande abraço.

    • Márcio Trevisan

      Oi, Colletti.

      Vou te falar uma coisa: com os pés, o Jaílson é 100 vezes melhor do que o Prass.

      Quanto ao Allione, na hora em que ele parar de se machucar e assim tiver uma sequência, será aquilo que sempre esperamos que fosse: o sucessor de Valdivia.

      Abs.

  10. Ótima vitoria , começamos com o pé direito a Copa do Brasil.
    Pena que o time mambembe da marginal sem numero conseguiu empatar com gols fora, contra o time dos engravatados do famigerado STJD, aliás, hoje tem circo novamente!

    • Márcio Trevisan

      Jair: não quero que o time “deles” vá muito mal.

      Se isso acontecer, eles chutarão o Cristóvão e contratarão o Luxemburgo, e aí pode ter certeza de que irão melhorar.

      Então, o ideal é que ganhem um joguinho aqui, percam dois, empatem dois, depois ganhem outro…

      Abs.

  11. Só discordo de uma coisa, o Vitinho em todos os jogos que entrou não fez absolutamente nada, se com o placar em 3×0 ele não consegue uma única jogas sequer, imagina se tivesse 0×0. Pelo jeito esse aí não vai virar nada!

    • Márcio Trevisan

      Oi, Guilherme.

      É que não é fácil para um garoto encarar uma camisa como a nossa (não a que usamos ontem, claro, mas aquela, verde e campeã).

      Então, é preciso dar um tempo para o moleque, e não o julgar por apenas duas ou três partidas.

      Se após uma sequências de jogos ou mesmo de tempo ele não disser a que veio, aí infelizmente não haverá outra saída senão a sua… saída.

      Abs.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>