FAZENDO A LIÇÃO “DE FORA” DE CASA

Veja as análises técnica e tática de todos os profissionais do Palmeiras que, pela 5ª vez, venceu como visitante neste Brasileirão.

EM SÍNTESE - Para se sagrar campeão de qualquer campeonato de futebol no mundo a conta é muito simples: deve-se vencer em casa e empatar fora. Se algum tropeço acontece diante de sua torcida, é preciso buscar longe de seus domínios, e o quanto antes, os pontos que escaparam. E é exatamente isso o que o Palmeiras tem feito neste Campeonato Brasileiro: após tropeçar na Arena Palestra Itália diante da Ponte Preta/SP, disputou hoje sua 11ª partida como visitante e obteve sua 5ª vitória. E como também já havia conseguido outros dois empates longe de casa, somou até agora 17 dos 33 pontos, ou 51.5%. Os números podem, como afirmam muitos, ser frios, mas também são exatos. E pelo menos por enquanto, indicam com exatidão qual a equipe mais próxima do título.

JAÍLSON – 7
ÓTIMO

Para se destacar em uma partida um goleiro não precisa, necessariamente, fazer defesas espetaculares e/ou espalhafatosas. E o nosso goleiro parece saber bem isso, pois mais uma vez teve uma ótima atuação sem se tornar o principal personagem do jogo. Hoje, praticou três ótimas defesas, foi perfeito nas saídas da meta e, novamente, cumpriu a principal missão de um jogador de sua posição: passou confiança à equipe. 

JEAN – 7
ÓTIMO

Teve um primeiro tempo brilhante, apoiando muito sem se descuidar da marcação ao ex-palmeirense William Matheus e também e Wellington, quando este apareceu em seu setor. O prêmio foi a ótima cobrança de falta que originou o gol de Dudu e principalmente o que ele mesmo marcou, aliás um golaço. Na etapa final, sobretudo após a entrada de Marquinho, postou-se mais defensivamente e só apoiou “na boa”. 

MINA – 5,5
SATISFATÓRIO

Seu retorno ao time me surpreendeu, pois Thiago Martins vivia seu melhor momento desde que chegou ao time. Enquanto precisou cuidar do horrendo Henrique Dourado (socorro!!! Não gosto nem de me lembrar deste cara!!!), não lhe deu espaços e foi a principal causa da saída do centroavante. Na etapa final, já sem um adversário fixo a marcar, poderia ter se aventurado mais ao ataque, pois tem uma reconhecida boa saída de jogo.

VÍTOR HUGO – 5,5
SATISFATÓRIO

Outro que teve vida mais mansa nesta tarde, já que o Fluminense pouco ou quase nada conseguiu chegar à nossa defesa. errou um passe ridículo ainda no primeiro tempo, mas se recuperou na etapa final co duas boas coberturas.

ZÉ ROBERTO – 5,5
SATISFATÓRIO

É o tal negócio: quando sabe que terá um atacante rápido para marcar, fica mais na dele, só na defesa. Daí que o sempre perigoso Marcos Jr. não conseguiu grande coisa enquanto jogou em seu setor. Na etapa final, quando o jovem atacate tricolor passou a ser, por vezes, o comandante do ataque de sua equipe, apoiou um pouco mais. 

GABRIEL – 6,5
MUITO BOM

Para quem não disputava uma partida havia mais de quatro meses – seu último jogo fora em 24/04, na semifinal diante do Santos/SP, pelo Paulistão – foi bem demais. Além de anular por completo o mais habilidoso jogador adversário, o bom meia Gustavo Scarpa, ainda deu total proteção à nossa defesa e quase marcou um belo gol de fora da área – caprichosa, a bola se chocou à trave direita de Diego Cavalieri. 

TCHÊ TCHÊ – 7
ÓTIMO

Após algumas atuações apenas boas ou, no máximo, muito boas, hoje destacou-se bem mais. Tanto nas roubadas de bola quanto na saída de jogo e até na armação de jogadas, foi um dos nossos melhores jogadores. Deve parte disso ao amigo aí de baixo, que muitas vezes trocou de posição com ele e foi o nosso segundo volante.   

MOISÉS – 6
BOM

Hoje, deveria ser o cara da nossa armação. E o foi, mas não tanto quanto se esperava, pois como dissemos acima várias vezes trocou de função com Tchê Tchê. Acabou, desta forma, tendo uma atuação mais tática do que técnica.

ERIK – 6,5
MUITO BOM

Elogiável a aplicação tática deste rapaz, que fez boas jogadas – e quase um gol – no campo de ataque mas que voltou várias e várias vezes para auxiliar Jean na marcação a Wellington Silva e até mesmo a Cícero. Pena não ter tido “pernas” suficientes para chegar ao fim do jogo.

GABRIEL JESUS – 7
ÓTIMO

Se alguém esperava que ele fugiria do pau – dentre estes, admito, este jornalista que ora tem a honra de ter seu texto lido por você -, quebrou a cara. Desde o início e até o fim do jogo caçado em campo e vítima de várias faltas, algumas delas inclusive violentas, não se intimidou e partiu pra cima dos zagueiros adversários. Deu um trabalho infernal a Douglas e aos experientes zagueiros Henrique e Gum, puxou  jogadas pelos lados do campo e até fez um gol, que foi corretamente anulado pelo assistente. Tomara continue assim até o fim de sua passagem pelo Palmeiras, em  04/12 próximo.

DUDU – 7
ÓTIMO

Não resta dúvida:  a tarja de capitão lhe fez um bem danado. Hoje, mais uma vez, foi essencial à nossa vitória, não só por marcar o primeiro gol em lance cuja bola estava quase perdida, mas por tudo o que produziu durante os 90 minutos. E tudo isso sem perder a calma, como quase sempre acontecia antes de Cuca lhe confiar o posto de líder do time.

CUCA – 6,5
MUITO BOM

Nosso treinador me surpreendeu com a escalação inicial em duas posições. Primeiro, não esperava o retorno de Mina à equipe titular. Não porque o colombiano é fraco, longe disso; mas sim porque Thiago Martins vinha de ótimas atuações e vivia o melhor momento desde que retornou ao Verdão – ou seja: por justiça, mereceria permanecer entre os 11. Depois, acreditei que escolheria Arouca e não Gabriel como cabeça-de-área, pois parecia não maiores simpatias pelo ex-jogador do Botafogo/RJ. De qualquer forma, ambas as opções se mostraram corretas, pois o zagueiro com certeza seria, mais cedo ou mais tarde, escolhido como companheiro de Vítor Hugo em nosso miolo de zaga, e Gabriel marca melhor do que Arouca. E justamente por ter escolhido um meio-campo mai marcador para um jogo fora de casa, pôde manter os três atacantes de que tanto gosta, orientando Erik a ajudar na marcação e na recomposição da equipe, algo fundamental à nossa vitória. Nas alterações, acertou em todas, muito embora nenhum dos três que entraram tenha se destacado muito. Mas o que mais me chamou a atenção e também mais me agradou foram as palavras que disse pós-jogo, já que derrubou por terra qualquer chance de “salto alto” do grupo ao lembrar que a diferença para os demais times que lutam pelo título é ainda muito pequena e que, por isso, ainda há um longo caminho até o título. Ao agir desta forma, Cuca mantém o grupo com os pés no chão, sem os quais acaba-se voando alto e, quase sempre, caindo feio.   

CLEITON XAVIER – 5
REGULAR 

Deveria ter entrado em campo para armar nossas jogadas de contra-ataque, mas acabou mesmo foi ajudando na marcação, como se um volante fosse. 

RÓGER GUEDES – 5,5
SATISFATÓRIO

Não rendeu, nem de longe, o mesmo que Erik, mas pelo menos tentou duas finalizações, uma delas com perigo. Pareceu um pouco ansioso para marcar um gol e espantar, de vez, a má fase que o fez perder algo que parecia garantido: o lugar de titular na equipe.

AROUCA – 5
REGULAR

Outro que não jogava havia um tempo – desde 12/07, mais especificamente. Mas ao contrário de Gabriel, a quem substituiu aos 29 da etapa final, sentiu mais a falta de ritmo. Não chegou, entretanto, a atrapalhar o time.

FOTOS DA CAPA: César Greco/Agência Palmeiras

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

 10 – DIVINO
9,5 – PERFEITO
09 – QUASE PERFEITO

8,5 – EXCELENTE
08 – EXCELENTE
7,5 – ÓTIMO
07 – ÓTIMO
6,5 – MUITO BOM
06 – BOM
5,5 – SATISFATÓRIO
05 – REGULAR
4,5 – RUIM
04 – MUITO RUIM
3,5 – PÉSSIMO
03 – PÉSSIMO
2,5 – VERGONHOSO
02 – VERGONHOSO
1,5 – MEDONHO
1,0 – MEDONHO
0,5 – ENOJANTE
00 – ENOJANTE

34 Responses to FAZENDO A LIÇÃO “DE FORA” DE CASA

  1. Júnior Colletti

    Bom dia!

    Futebolisticamente, venho dizendo que meus temores são o CAM e o Grêmio, desde o meio do primeiro turno. Eles têm elenco, técnico, padrão, entrosamento já há um bom tempo. Será uma disputa muito bonita até o final. Mas o caneco será nosso!

    Quanto aos bastidores, não tenho medo, tenho é pavor!!! A mídia Palestrina é a corrente individual mais forte entre todos os clubes do país. No entanto, o alcance desta penso que fica muito restrito aos torcedores do clube. Seria a hora de grandes nomes do jornalismo “privado” (essa foi boa!!!) soltar preocupações quanto aos inevitáveis beneficiamentos que começarão a acontecer a favor do framengo! E, anotem, eles acontecerão!!!

    A pressão terá de ser forte. Poderemos ter uma sequência de meia dúzia de jogos por goleada e espetáculo, tal qual o time de 96… mas, se houver algum fato que aponte vantagens a esses caras, deveremos por a boca no trombone. Afinal, o que conta são os pontos!!!

    Quanto ao jogo, nada a acrescentar, Palmeiras sendo Palmeiras! E florminense sendo florminense. Simples assim!

    Abraços!

    • Márcio Trevisan

      Então, Colletti, o que eu não entendo é por que a punição ao Palmeiras ser maior do que ao Flamengo, já que o clube carioca era o mandante da partida e marginas de ambas as torcidas brigaram.

      É o famoso caso de “dois pesos e duas medidas”.

      Abs.

  2. Olá Márcio,

    Quero fazer uma sugestão, ou melhor, um pedido: escreva nessa semana algo sobre o STJD ter colocado em julgamento, agora, o caso ocorrido em Brasília, na partida com MANDO DO FLAMENGO, contra o Palmeiras.
    No primeiro julgamento, o time carioca foi “punido” com uma partida a ser disputada com portões abertos, fora de Brasília, ou seja, não recebeu punição.
    Já o Palmeiras, que não era o mandante do jogo, foi punido com uma perda de mando, devendo jogar com portões fechados. O “tribunal”, órgão que jamais poderia ser chamado de tribunal deixou o caso na gaveta e coloca em julgamento justamente para que uma punição ao Palmeiras seja aplicada na partida contra um dos dois times oficiais da rgt, da cbf e do próprio tribunal.

    ==========

    Destaco também essa campanha de incentivo nunca antes vista para outro clube, até mesmo para o time da marginal, iniciada pelo sistema rgt, a favor do urubu carioca. Tecnicamente, nosso concorrente mais forte ao título é o Atlético MG, mas o time que traz mais perigo, devido a seus aliados influentes, é o flamengo. É nítido que o Palmeiras vai enfrentar um jogo cada vez mais sujo até o final deste campeonato. Sempre enfrentou, mas sendo o principal concorrente ao título, vão pegar muito mais pesado ainda.

    ==========

    Em relação ao time do Palmeiras, cito a importância do Roger Guedes voltar a ser aquele jogador do início do primeiro turno, quando era decisivo atuando a favor da equipe. Hoje, ele parece mais preocupado em fazer gols para colocar no seu DVD. Quer aparecer sozinho e se esqueceu de que era o mestre das assistências. O garoto precisa de um puxão de orelhas e ser bem orientado para voltar a ser uma grande arma para o nosso time. Será que ficou abalado por não ter sido vendido e está fazendo de tudo para aparecer? Caso seja isso, escolheu a estratégia errada.

    • Márcio Trevisan

      Oi, Marco.

      Infelizmente parece que perderemos o mando (ou teremos de jogar com portões fechados, o que é muito, mas muito pior) justamente no jogo contra o Flamengo.

      Coincidência? Acredito que não. Mas mesmo longe da Arena Palestra Itália ou sem a presença de torcedores, nosso time é melhor e poderá vencer. Mas que tem coisa estranha aí, tem.

      Em relação ao Róger Guedes, para mim está claro que ele sonhou com uma convocação às Olimpíadas e uma transferência à Europa, e como isso não aconteceu seu rendimento caiu. Mas creio que rapidamente ele voltará a jogar bem.

      Ótimo tê-lo por aqui outra vez.

      Abs.

  3. Espero não ver se repetir a historinha de 2009. Agora virá o grande teste contra rivais diretos e a desesperada do morumbi…se nos sairmos bem, olha…melhor aguardar, meu pessimismo as vezes me irrita. Culpa do meu palmeiras que nos últimos anos tem deixado de jogar antes de acabar os campeonatos, mas esse ano está sendo muito interessante. Não me decepcione.

    • Márcio Trevisan

      Vou dar uma dica, Osni: em vez de se lembrar do Palmeiras dos anos 2000, lembre-se do Palmeiras dos anos 60, 70 ou 90.

      Vc ficará muito mais confiante e espantará este pessimismo.

      Abs.

  4. Ótimo resultado Márcio, por isso que eu sempre digo é só não servir feijoada que a coisa anda.Abraços.

    • Márcio Trevisan

      É, Maciel, esse negócio de feijoada para time que tem o porco como mascote não costuma, mesmo, certo – Rs…

      Abs.

  5. emilio maranga

    Márcioeu concordo com vc ,a´respeito de Gremio e Atlético , mas tenho mêdo dos bambis e gambá…… Para quem perdeu 5 pontos pra Ponte, podemos perder 6 para os bambis.Afinal, quem costuma reabilitar defuntos não é ??

    • Márcio Trevisan

      De fato, Maranga, ultimamente o Palmeiras tem tido este papel.

      Mas se eu tiver de optar entre vencer Grêmio e Galo ou vencer SP e Corinthians, escolhos os dois primeiros.

      É uma questão matemática.

      Abs.

  6. Roberto Alfano

    Boa tarde, muito bom jogo, tem que jogar com raça e determinação para atingirmos o Título, só depende de nós.

    Gostei da entrada do Gabriel pois melhorou bastante nosso meio campo.

    Valeu Palmeiras.

    Abraço.

    • Márcio Trevisan

      Então, Alfano, ele bem que poderia continuar no time.

      Tomara que o Cuca também pense assim.

      Abs.

  7. Márcio. Uma ótima vitória dessa e a média geral foi 6,2: entre bom e muito bom. Achei você um pouco rigoroso, poderia ter ficado entre 7 e 8, ou seja, de ótimo a excelente. E o Cuca: 6,5. Eu achei que seria uns 8,5 mas a nota é sua Márcio. E eu analiso com o coração que fica mais bondoso nas vitórias. Rsssss. Abraços.

    • Márcio Trevisan

      Oi, Tadeu.

      Vc não é o único: sempre me disseram que sou rigoroso demais nas minhas avaliações.

      Faz parte da minha formação profissional.

      Abs.

  8. Que fim de semana inesquecível!
    Começou no sábado com o time da av . marginal sem numero, tendo pela 1ª vez na história uma arbitragem honesta, que expulsou aos 18 minutos de jogo um integrante da “turma dos doidos”, fato que causou a surra que eles levaram da Ponte Preta.
    Continuou no domingo de manhã com os arrastadores de sandálias das praias levando um cacete do Figueirense.
    Continuou com o Palmeiras dando uma surra no time dos engravatados do tapetão do famigerado STJD.
    Continuou com o empate do Gremio com o Atlético Mineiro.
    Mas o ápice do fim de semana já tinha acontecido no sábado com ………….a SURRA que a torcida do São Paulo deu no Wesley.
    ASSIM É DEMAIS NÃO HÁ CORAÇÃO QUE AGUENTE !

    • Márcio Trevisan

      Oi, Jair.

      Entendo sua posição de torcedor, mas me permito discordar.

      O que aconteceu no CT do SPFC é um absurdo. Torcedor nenhum tem o direito de invadir o local de trabalho de alguém para ofender, agredir e roubar.

      Não é por aí que se resolvem as coisas, e a prova é que no dia seguinte o time não venceu outra vez.

      Abs.

  9. bom dia
    Dudu precisa caprichar mais no ultimo passe, pois ontem tivemos duas ou tres chances nos seus pés e ele passou mal…Roger Guedes desaprendeu e está fominha….

    • Márcio Trevisan

      Antônio: nós somos, mesmo, impossíveis.

      Criticamos até quando vencemos e nos mantemos na liderança.

      E o pior é que suas críticas estão certas…

      Abs.

  10. Bom dia literalmente, vitória, mais três pontos e mais uma rodada na liderança.
    O melhor de tudo isso foi ver o bom futebol apresentado, não dando chance ao adversário. Ver jogadores que nem relacionados eram jogar e mandar bem (Gabriel Girotto), será que vão deixar ele ir embora mesmo Márcio?

    O único adendo é algo que comentamos sempre, as chances desperdiçadas e ontem aconteceu isso também. Outra coisa são minhas críticas ao Érick, ontem não tem o que reclamar jogou para o time e deu gosto de ver.
    O Menino Jesus atormentou a zagueirada, eles ficaram tão bravos que só reclamaram e esqueceram de jogar e como o time se comporta diferente com ele em campo.

    Entrando no comentário do amigo Ed Sousa, se o Palmeiras mantiver o padrão seremos o campeão natural, porém tenho medo dos bastidores, pois o Flamengo assim como os gambás tem privilégios. E ontem no Fantástico o comentário de cheiro de hepta em alusão a conquista de mais um titulo deles deixa qualquer torcedor com a pulga atrás da orelha.
    Mesmo assim Márcio e amigos palestrinos tenho sentido mais o cheiro de Enea isso sim.
    Abraços.

    • Márcio Trevisan

      Olá, Fagner.

      Realmente foi, no mínimo, infeliz a brincadeira com o cavalinho do Flamengo no programa. Isso nunca tinha acontecido antes com clube algum e o Palmeiras devem sim, ficar atento.

      Em relação ao Gabriel, não creio em sua saída. Acredito que mesmo que ele não recupere a condição de titular neste ano terá seu vínculo federativo renovado e, talvez, a´te mesmo seus direitos econômico adquiridos pelo Palmeiras.
      Por fim, apenas uma correção: não é mais “uma” rodada na liderança, mas sim são “duas” rodadas na liderança. Afinal, só perdemos a ponta se levarmos uma goleada de 6 a 0 do São Paulo e o Flamengo golear por 7 a 0 a Ponte Preta.

      Cá entre nós, é impossível.

      Abs.

  11. Jorge Farani

    No ultimo comentário postado a respeito do jogo da Ponte Preta, critiquei o fato de não entender o Palmeiras ter tantos “cabeças de área” e jogar sem nenhum e desprotegendo a nossa defesa. Critiquei também o “toquinho improdutivo” que vinha sendo aplicado nos jogos da equipe antes de matar o jogo.
    Ontem, vi o meu Palmeiras como sempre quis ver; jogando com o nosso “Anjo Gabriel” protetor da nossa defesa voltando ao time titular e, mesmo não estando na melhor condição física, ainda assim nos deu mais esperança com ele no time.
    Outro ponto que destaco no jogo de ontem foi a fome do time marcando todos os espaços e o que é mais importante correndo para “matar” o adversário não dando oportunidade de ceder o resultado do jogo, dando sinal de que entrou no jogo sabendo o que queria.
    Penso eu, que se o Cuca não encontrar problemas com contusão e/ou suspensão, vai manter a formação do jogo de ontem, principalmente porque que temos pela frente quatro clássicos importantes para a sequencia na liderança do campeonato.
    Esse é o Palmeiras que gosto e que me dá ânimo!

    • Márcio Trevisan

      Farani: justamente por isso acho que ele deveria escalar uma equipe quase toda reserva diante do Botafogo/PB, levando os principais jogadores apenas para o banco.

      Afinal, mesmo que não consigamos goelar, dificilmente deixaremos de vencer e, ainda que isso aconteça, teremos a partida de volta na qual, se preciso for, poderemos escalar os titulares.

      Desta fora, que tal uma escalação como esta: Vinícius; João Pedro, Mina, Edu Dracena e Fabrício; Gabriel, Rodrigo, Arouca e Allione; Rafael Marques e Leandro Pereira?

      Abs.

      • banana e rmarques no ataque não… poria o roger guedes. e esse rodrigo nunca jogou neh? se jogar, boa sorte a ele.

        • Márcio Trevisan

          Justamente, Osni: vamos dar chances aos caras pra ver o que eles fazem.

          Poxa, o jogo é contra um time da Paraíba…

          Abs.

      • Jorge Farani

        Marcio,

        Quem sabe ele não faz isso e assim coloca tambem em atividade os reservas e vai testando para na hora da necessidade contar com eles.

        • Márcio Trevisan

          Essa é a minha ideia, Farani.

          Mas acredito que ele mesclará a equipe titular e, dependendo do desenrolar do jogo, poderá sacar outros titulares e dar chances a mais reservas.

          Abs.

  12. Bom dia Márcio e Colegas,

    Vitória inconteste do Verdão, que simplesmente engoliu o Fluminense. Critico muito o Jean, mas ontem o rapaz fez um golaço e jogou muito bem.

    O Cuca tem feito um excelente trabalho e deverá agora – como você mesmo disse, Márcio – trabalhar o elenco para que essa vitória não “suba para a cabeça” dos jogadores. Se conseguir isso e ainda manter o espírito de luta que vi ontem, temos grandes chances de conquistar o título.

    Um abraço.

    Valter

    • Márcio Trevisan

      É o que ele vem fazendo, Valter, e muito bem, por sinal.

      Também estou, como vc bem sabe, bastante otimista, mas há dois jogos-chave para nós: Grêmio e Galo, ambos fora.

      Se pelo menos empatarmos os dois, ficaremos ainda mais próximos da taça.

      Abs.

  13. Excelente vitória e ainda contamos com a sorte de Atlético MG e Grêmio terem empatado e o rival ter perdido. Pena o Flamengo ter vencido e me preocupa um pouco eles estarem encostando. Você acha que o Flamengo tem força pra lutar pelo título Márcio? Não tem como não lembrar de 2009.

    Abraços.

    • Márcio Trevisan

      Oi, Ed.

      Não, não acredito nem um pouco no Flamengo. E acho até que eles estão muito melhores do que deveriam, talvez até pela fragilidade técnica de todos os demais clubes.

      Também não coloco fé nenhuma no Corinthians e no Santos em termos de busca de título.

      Minha preocupação está, sim, no Grêmio e principalmente no Atlético/MG. Ouso dizer, até, que se perdermos os jogos que faremos no Olímpico e em BH nosso título correrá sérios riscos.

      Abs.

      • meu medo é o galo e o flamengo, aliás a arbitragem que sempre favorecem eles e os gambás…

        • Márcio Trevisan

          Osni: o Flamengo não terá time para chegar brigando.

          Só se a arbitragem ajudar muito.

          Abs.

          • trevisan, nos dois jogos contra a chapecoense que assisti do flamengo, eles foram favorecidos com penais pró, e nao marcados contra. Só falo contra a chape que assisti…fora outros jogos muito possivemente

          • Márcio Trevisan

            Pois é, Osni, mas também foram prejudicados contra o Santos – pênalti claro, e no fim do jogo, não marcado pela arbitragem.

            Abs.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>