PONTE “ASA” PRETA

Veja as análises técnica e tática de todos os profissionais do Palmeiras que, mesmo jogando bem, não conseguem vencer a equipe de Campinas/SP na Arena Palestra Itália. E pela terceira vez.

EM SÍNTESE - Parque Antártica, 10 de agosto de 2002, por volta das 18h20. O Palmeiras acaba de empatar com o Grêmio/RS por 1 a 1, na estreia do Brasileirão, e o time gaúcho conseguiu o seu gol já aos 39 minutos do segundo tempo. Irritado, entro nos vestiários palmeirenses com a cara fechada e sem ânimo algum apara organizar a entrevista coletiva do então técnico Wanderley Luxemburgo (que, dias depois, se demitiria e acertaria com o Cruzeiro/MG). Percebendo minha insatisfação, o diretor de futebol Sebastião Lapola se dirige a mim e, taxativo, afirma em tom de advertência: “Levanta a cabeça, Trevisan. Brasileirão é isso aí!”. Eu me lembrei deste episódio logo após o empate com a Ponte Preta/SP nesta gelada tarde de domingo paulistano. Afinal, exatamente como aconteceu há pouco mais de 14 anos, também tivemos a vitória nas mãos e a deixamos escapar. Menos mal que alguns resultados nos favoreceram e pudemos, ainda assim, manter a liderança isolada em mais uma rodada – aliás, pela 12ª vez em 21 rodadas. Só espero que aqueles dois pontos que deixamos escapar no torneio de 2002, e que acabaram por nos rebaixar, não se repitam agora e nos impeçam de faturar o título.

JAÍLSON – 6
BOM

Fez três boas defesas em momentos importantes do jogo, e mais uma vez passou segurança à equipe. Porém, no segundo gol, mesmo levando em conta que a bola desviou em Egídio, acabou vacilando por não estar tão bem colocado. Não foi um frango”, longe disso até, mas era uma bola defensável. 

JEAN – 6,5
MUITO BOM

Aproveitando-se da nula presença ponte-pretana pelo seu setor, apoiou como gosta e foi muito importante à equipe. Aliás, foi de seus pés que saiu o cruzamento que terminou no gol de Thiago Martins.

THIAGO MARTINS – 7
ÓTIMO

Acertadamente mantido na equipe mesmo com a volta de Edu Dracena, foi competente na marcação a Wellignton Paulista e também no ataque, onde com qualidade marcou mais um gol. Se continuar assim, Mina terá dificuldades para voltar à equipe titular, pois ao lado de Moisés foi o melhor do Palmeiras neste jogo.

VÍTOR HUGO – 5,5
SATISFATÓRIO

A verdade é que vacilou feio no lance do primeiro gol, pois demorou demais para dar um chutão e, quando viu, o adversário já lhe tinha roubado a bola e tocado para WP. Mas, no fim do jogo, conseguiu evitar aquele que poderia ter sido o terceiro gol da Macaca ao recuperar uma bola quase perdida. Também esteve bem na cobertura a Zé Roberto.

ZÉ ROBERTO – 6
BOM

Teve um trabalhão nesta tarde, pois de forma inteligente Eduardo Baptista colocou Willian Pottker em seu setor e liberou Nino Paraíba a apoiar sempre que possível. Mesmo assim, e contando com a ajuda de Vítor Hugo, não permitiu que ambos deitassem e rolassem em campo. Pena que sentiu um problema muscular e teve de ser substituído no intervalo. 

TCHÊ TCHÊ – 6,5
MUITO BOM

Mesmo sendo o principal responsável pela marcação, apenas vez ou outra sendo substituído nesta função por Moisés, conseguiu se destacar também na saída de bola. Sobretudo no segundo tempo, foi uma importante arma ofensiva do Verdão, e quase marcou um golaço logo nos primeiros minutos da etapa final.   

MOISÉS – 7
ÓTIMO

Mais uma atuação elogiável deste rapaz, um meio-campista moderno porque consegue, hoje e como quase sempre, realizar as três funções inerentes  um atleta de sua posição: marca, arma e conclui. Neste domingo, destacou-se também nos bons lançamento que fez. Ao lado de Thiago Martins, o melhor do time desta vez.

CLEITON XAVIER – 6
BOM 

Esteve longe de brilhar, mas foi importante à equipe no início de algumas jogadas ofensivas e também ajudou defensivamente, nos lances de escanteio. Mas foi corretamente substituído por Cuca. 

RÓGER GUEDES – 6
BOM

Começou muito bem, com rápidas jogadas pela direita e lances individuais que deixaram tonto o lateral-esquerdo Reinaldo – numa delas, por sinal, deu o passe para o gol de Rafael Marques. Porém, aos poucos foi caindo de rendimento e na etapa final, sumiu, sendo também corretamente substituído pelo treinador.

RAFAEL MARQUES – 6,5
MUITO BOM

Ele não gosta de jogar como centroavante, mas hoje foi obrigado e acabou se saindo bem. Afinal, fez um gol típico de comandante de ataque e deu, de cabeça e de forma muito inteligente, o passe para o outro gol do Palmeiras. Se jogasse sempre assim, é certo que teria mais oportunidades.

DUDU – 6
BOM

Hoje não foi tão bem quanto poderia e até esperaríamos, mas também não se pode dizer que jogou mal. Aberto pela esquerda até a entrada de Allione e depois deslocado para a direita, buscou tocar a bola com rapidez e com isso deixar os demais atacantes em condições de finalizar. Foi bem, também, nas cobranças de escanteio.

CUCA – 6,5
MUITO BOM

Nosso treinador não tem culpa alguma neste tropeço do Palmeiras. Para começar, acertou na escalação inicial, pois manteve Thiago Martins – que fora ótimo em Curitiba/PR – mesmo podendo promover, se quisesse, a volta de Edu Dracena. Além disso, jogando em casa e diante de uma equipe apenas mediana, também corretamente sacou Thiago Santos e montou um meio-campo bem mais leve, com Tchê Tchê na função de primeiro volante e Cleiton Xavier liberado para armar. No ataque, sem poder contar com dois centroavantes – Alecsandro e Lucas Barrios – e dois atacantes que desempenham tal função – Erik e Gabriel Jesus -, fez o que deveria e escalou Rafael Marques. Para sua sorte ou não, o grandalhão foi muito bem, marcou um gol e deu o passe, de cabeça, para o outro. Nas alterações, poderia ter dado uma oportunidade a Fabrício quando precisou sacar Zé Roberto, mas em sua cabeça o lateral-esquerdo é meia e é desta forma que ele prefere utilizá-lo. Nas duas outras mudanças que promoveu Cuca foi correto: Allione, aberto pela esquerda, tornou-se uma muito boa opção de jogadas à nossa equipe, dando muito mais volume do que vinha fazendo Cleiton Xavier. E a entrada de Thiago Santos também foi acertadíssima, pois sua função seria “colar” em Thiago Galhardo e, com isso, liberar Moisés somente para a criação. O problema é que, segundos depois do cabeça-de-área substituir Róger Guedes, todo o nosso sistema de marcação no meio e na defesa falhou e a Macaca empatou de novo, o que tornou a troca nula. De qualquer forma, mais uma vez Cuca mostrou que conhece o elenco e também futebol. 

EGÍDIO – 5,5
SATISFATÓRIO

Com sempre, teve alguns problemas de marcação, mas nada que pudesse complicar nossa equipe. Não pode ser responsabilizado pelo segundo gol pois nem era ele quem deveria estar marcado Pottker.

ALLIONE – 6,5
MUITO BOM

Entrou muito bem, aberto pela esquerda, e acabou com a festa de Nino Paraíba, que a partir de então não deu mais as caras no ataque. Protagonizou várias boas jogadas. 

THIAGO SANTOS –  5
REGULAR

Como disse acima, sua missão seria marcar Thiago Galhardo mas, como levamos o empate alguns segundos mais tarde, acabou ficando sem função em campo. Mas teve tempo, claro, para ser advertido com mais um cartão amarelo (o 6º neste Brasileirão), que o impedirá de jogar contra o Fluminense/RJ, em Brasília/DF, domingo que vem.

FOTOS DA CAPA: Fábio Menotti/Agência Palmeiras

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

 10 – DIVINO
9,5 – PERFEITO
09 – QUASE PERFEITO

8,5 – EXCELENTE
08 – EXCELENTE
7,5 – ÓTIMO
07 – ÓTIMO
6,5 – MUITO BOM
06 – BOM
5,5 – SATISFATÓRIO
05 – REGULAR
4,5 – RUIM
04 – MUITO RUIM
3,5 – PÉSSIMO
03 – PÉSSIMO
2,5 – VERGONHOSO
02 – VERGONHOSO
1,5 – MEDONHO
1,0 – MEDONHO
0,5 – ENOJANTE
00 – ENOJANTE

31 Responses to PONTE “ASA” PRETA

  1. Boa noite Marcio e amigos palestrinos, não quero ser cético, mas acho que o Palmeiras irá brigar mais uma vez talvez pelea quarta posição da libertadores em 2017.
    Um time que quer ser campeão não pode perder quatro pontos para esse time da ” macaca ” e ainda tomar gols de Welington Paulista e William potkner ( que alias já é o terceiro gol que faz contra nós no Allianz Parque ).
    Não entendo o Cuca, em não dar chance para o Gabriel na cabeça da área e ainda insistir com esse Tiago Santos, atleta que faz falta para cartão vermelho na lateral do campo em uma bola já perdida para fora.O cartão amarelo foi um…cartão amigo que o Eber aplicou.

    Abraços Marcio e à todos os amigos

    • Márcio Trevisan

      Oi, Birochi.

      Quando ganhamos 3 pontos do Inter/RS no Beira Rio e 6 pontos do Atlético/PR (três aqui, três lá), você também achava que iríamos lutar apenas pela quarta vaga à Libertadores?

      Muita calma nesta hora, meu amigo, pois ainda faltam 17 jogos.

      Abração.

  2. José Aparecido - Mogi das Cruzes

    Boa tarde Márcio e saudações a todos Palmeirenses. Como sempre vc muito bondoso com as notas.Como pode um time que anseia ser campeão do BR16 e jogar desta maneira e perder pontos preciosos?? Nem o time sub12 do meu filho tomaria aqueles gols. O VH e o ameba do Egídio tão de brincadeira. No segundo gol da horrorosa da pp era pra dar uma voadora naquele idiota do poker. E também a entrada do TS não surtiu efeito nenhum, ale de não ter combatido no lance do gol ele ainda errou um passe de 1 metrô perdeu a bola e depois fez falta perigosa que podia ter sido gol dos caras.Temos uma sequência difícil é não podemos jogar desta forma.

    • Márcio Trevisan

      Como eu disse, Aparecido, o Thiago Santos ficou sem função, pois entrou para marcar quando vencíamos por 2 a 1 e, menos de um minuto depois, já não vencíamos.

      Quanto à minha bondade, acredite: há controvérsias. Para muitos, sou rígido demais.

      Abs.

  3. Saudaçoes alviverdes a todos,

    PQP, como pode perder cinco pontos pra esse lixo de time que nunca ganhou nem um torneio inicio (quem lembra?)que vacilo !!!!!agora esperar domingo com ansiedade e atropelar o Tapetense em Brasilia, vai ser como jogar em casa !!!

  4. Saudaçoes alviverdes a todos,

    PQP, como pode perder cinco pontos pra esse lixo de time que nunca ganhou nem um torneio inicio (quem lembra?)que vacilo !!!!!agora esperar domingo com ansiedade e atropelar o Tapetense em Brasilia, vai ser como jogar em casa

    • Márcio Trevisan

      Oi, Enrico.

      Também acredito nisso: se contra o Flamengo/RJ dividimos o estádio, contra o Fluminense/RJ tenho certeza de que teremos uma torcida bem maior.

      Abs.

  5. Roberto Alfano

    Boa tarde, teve toda a chance da vitória e desperdiçou, vamos ter que buscar os pontos perdidos fora.

    Não sei por que o Cuca não da chance ao Gabriel, o Palmeiras se abre de mais no meio campo, tem que corrigir .

    De agora em diante só vai ter pauleira, não pode perder pontos como este jogo!!!

    Abraço.

    • Márcio Trevisan

      Boa pergunta, Alfano.

      Gosto muito do Thiago Santos, mas Gabriel é melhor do que ele. E o cara não tem ficado nem no banco…

      Abs.

  6. Eu já falei aqui várias vezes que não pode ser elogiado senão ele já começa a achar que é o Puyol. Ouvi comentários de jogadores dizendo que a torcida tem que entender, que a Ponte Preta é um time muito bom. Pelo amor né, a Ponte perdeu de 3 os dois ultimos jogos. Sempre o Palmeiras pra reabilitar alguém. Mas enfim, sigamos em frente.

    Abraços.

    • Obs: No comentário acima estou me referindo ao Vitor Hugo.

    • Márcio Trevisan

      Ed: jogador é assim mesmo.

      Quando não consegue um bom resultado, começa enaltecer o adversário, ainda que ele não seja, assim, tão bom.

      Abs.

  7. Jorge Farani

    Todo jogo é esse futebol de “toquinho improdutivo”, próprio de quem quer dar espetáculo antes de golear. Desse jeito o Palmeiras vai terminar “quebrando a cara” e perdendo muitos pontos que no final do campeonato vão terminar fazendo muita falta. A nossa sorte é que os adversários não estão fazendo os gols ao “apagar das luzes” e com isso ainda estamos tendo tempo de recuperar dentro do jogo.
    Acho que, se o técnico Cuca pensa que pode fazer do Palmeiras um Barcelona com Moises, Tche Tche e Clayton Xavier, ele está totalmente enganado pois lá tem craques em todos os setores do time.
    Se não voltar a jogar com “cabeça de área”, vai ficar expondo os zagueiros aos atacantes adversários como aconteceu no jogo de hoje. Afinal, eu pergunto: para que ter tantos “cabeças de área” no time? O campeonato cada vez mais vai afunilar e esses pontos perdidos não podem acontecer por erros infantis.
    Desse jeito eu não vejo qualquer diferença ao que aconteceu em 2009 e vou terminar orientando que se alguém quiser saber como complicar um jogo é só estagiar no Palmeiras que rapidinho vai aprender.

  8. Jorge Faranbi

    Todo jogo é esse futebol de “toquinho improdutivo”, próprio de quem quer dar espetáculo antes de golear. Desse jeito o Palmeiras vai terminar “quebrando a cara” e perdendo muitos pontos que no final do campeonato vão terminar fazendo muita falta. A nosso sorte é que os adversários não estão fazendo os gols ao “apagar das luzes” e com isso ainda estamos tendo tempo de recuperar dentro do jogo.
    Acho também que, se o técnico Cuca pensa que pode fazer do Palmeiras um Barcelona com Moises, Tche Tche e Clayton Xavier, ele está totalmente enganado pois lá tem craques em todos os setores do time.
    Outra coisa: o campeonato vai afunilar e se não voltar a jogar com “cabeça de área”, vai ficar expondo os zagueiros aos atacantes adversários como aconteceu no jogo de hoje. Afinal, eu pergunto: para que ter tantos “cabeças de área” no time?
    Assim só posso pensar que se alguém quiser saber como complicar um jogo é só estagiar no Palmeiras que rapidinho vai aprender.
    Desse jeito eu não vejo qualquer diferença ao que aconteceu em 2009.

    • Márcio Trevisan

      Farani: só saberemos se será igual ao não a 2009 no fim de 2016.

      Antes disso, é exercício de futurologia.

      Abs.

  9. bom dia marcio, o resultado do jogo foi pessimo, victor hugo presta mais desserviços do que serviço, empatarcom este time da ponte ésinal que para ganhar o titulo será muito dificil, mas não impossivel um abraço canuso

    • Márcio Trevisan

      Concordo com a segunda afirmativa sua, Canuso: ganhar este Brasileirão será muito difícil, mas não impossível.

      Abs.

  10. Leonardo Madureira

    Bom dia Márcio. Esses volantes têm que entrar mais instruídos e ligados. Se não me engano, o gol do Atl. Mineiro foi logo depois de colocarmos um volante em jogo também.

    • Márcio Trevisan

      Leonardo: Thiago Santos não tem culpa de nada.

      Ele não teve tempo nem de tocar na bola antes do segundo gol da Macaca.

      O mesmo se dera com Matheus Sales no jogo contra o Galo.

      Abs.

      • Leonardo Madureira

        Não digo nem culpa dos volantes em si. Mas do sistema como um todo que “comeram barriga” em duas situações muito parecidas. Tinha que treinar essa situação para que não se repita.

  11. Bom dia Márcio e Colegas,

    O que mata o Palmeiras, é essa instabilidade. De que adianta ganhar jogos fora, se quando joga em casa pisa na bola desse jeito? Sem dúvida nenhuma, esse era um jogo para abrir vantagem nesse campeonato em que os outros times não desgrudam do Verdão.

    O negócio agora é jogar para vencer o Fluminense em Brasília no próximo domingo.

    Um abraço.

    Valter

    • Márcio Trevisan

      Não só isso, Valter: teremos de vencer também o SPFC em nossa Arena.

      Agora, virou obrigação se quisermos continuar bem na luta pelo título.

      Abs.

  12. S.E.PRESIDENTE PRUDENTE

    marcio … sou otimista ao extremo com relação ao nosso amado palestra, mas ontem eu não sei porque, estava com amigos e previ o nosso empate e a derrota do santos. Essa tal de Ponte Preta é muito chata e isso, não importa se o jogo é no Moisés ou na Arena mais linda do mundo.

  13. Olá Márcio e amigos!
    Hoje o que vi foi mais uma vez perder chances claras de gol, isso vem arrebentando nosso time.
    Tem cinco chances para definir e faz dois, para atletas profissionais não é admissível! Esperamos que domingo isso mude, pois graças à Deus

  14. Olá Márcio e amigos!
    Hoje o que vi foi mais uma vez perder chances claras de gol, isso vem arrebentando nosso time.
    Tem cinco chances para definir e faz dois, para atletas profissionais não é admissível! Esperamos que domingo isso mude, pois graças à Deus

  15. Lendo as notas do Vitor Hugo (falhou nos 2 gols, no 1º estava dormindo, no 2º mal posicionado deu condições de jogo pro cara finalizar) em todas as analises da mídia palestrina, só me resta DESISTIR !

    • Márcio Trevisan

      Jair: em minha opinião ele falhou no primeiro gol. No segundo, o erro foi geral e, principalmente, do meio-campo, como aliás atestou Cuca na coletiva de Imprensa.

      E ele também evitou um terceiro gol, como eu frisei.

      Daí a nota e a avaliação aplicadas.

      Abs.

  16. Márcio esse resultado foi lamentável, não quero saber se jogou bem ou mal, não fez a lição de casa, onde já se viu o time vencendo a partida levar gol em contra ataque, quando o William Bostkker dominou a bola da uma sarrafiada no cidadão caramba!
    Caramba os caras treinam a semana inteira para empatar em casa contra um time medíocre igual esse da Ponte, não adianta dizer que está 12 das 21 rodadas na liderança, está perdendo a chance de abrir vantagem e acumular uma gordura.
    Vou continuar torcendo como sempre faço, mas tem hora que a paciência da gente acaba, deixa eu parar por aqui antes que eu comece a xingar esses comedores de feijoada.
    Boa semana. abraços.

    • Márcio Trevisan

      Maciel: de fato, pontos contra equipes medianas dentro de casa têm de ser obtidos.

      Agora, não tem jeito: vamos ter de ganhar do Fluminense e do São Paulo, se não correremos o risco de sermos alcançados ou até mesmo ultrapassados.

      Abs.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>