É SÓ REPETIR A DOSE…

Veja as análises técnica e tática de todos os profissionais do Palmeiras que, caso repita no returno a campanha que fez no turno, provavelmente será campeão brasileira pela 9ª vez.

EM SÍNTESE - Ser campeão do 1º turno não significa muita coisa, se bem que, quase sempre, o time que fatura o turno acaba ganhando também o Brasileirão. Ser campeão do 1º turno não significa muita coisa, mas é inegável que uma equipe que vence 11 dos 19 jogos que disputou merece, no mínimo, ser respeitada. Ser campeão do 1º turno não significa muita coisa, ma se tal fato é obtido com 36 dos 57 pontos possíveis, o que representa 63.1% de aproveitamento, torna-se um fato a ser ressaltado. Ser campeão do 1º turno não significa muita coisa, mas se tal título simbólico vem após um grupo liderar 11 das 19 rodadas ele, claro, ganha um peso muito maior. E é exatamente este o ponto mais importante: uma simbólica conquista como esta com certeza devolverá à equipe a confiança que ela esbanjou em grande parte do torneio e, como todos sabemos, uma equipe confiante tem chances muito maiores de atingir os seus objetivos. Assim, nem é preciso melhorar muito daqui pra frente: na verdade, se repetirmos a dose, as chances de sorrimos em dezembro serão muito grandes.

JAÍLSON – 8,5
EXCELENTE

Vou ser direto: o Palmeiras só conseguiu vencer o Vitória/BA nesta tarde graças ao amigo aí de cima. Além de praticar três grandes defesas, uma delas quando o placar ainda estava 0 a 0 e outra no finalzinho, esta quase um milagre e que evitou o gol de empate, mostrou personalidade ao diversas vezes orientar e até esbravejar com seus zagueiros. Mas o mais importante não foi nem isso, e sim a confiança que passou a toda a equipe e também à torcida, que merecidamente gritou seu nome ao fim do jogo. Não é e nem será o melhor goleiro do Palmeiras, mas mostrou que tem chances de ser, pelo menos, um goleiro em nível de Palmeiras. 

JEAN – 4,5
RUIM

Se Ademir da Guia já perdeu pênalti, por que Jean não pode perder? É claro que pode. O que um jogador não pode é cobrar o pênalti de forma displicente, meio que à “la Alexandre Pato”. Daí a minha irritação comeste rapaz que, a bem da verdade, já quase desperdiçara lance idêntico diante da Chapecoense/SC. Graças a Deus tal erro acabou não nos causando tantos problemas, mas isso não diminui o tamanho do erro que cometeu. É fato que, quando passou a atuar no meio-campo melhorou um pouco, mas se espera muito mais de alguém que é titular absoluto do time.

THIAGO MARTINS – 6
BOM

Quem acompanha meu trabalho neste site sabe que eu não levo as análises para o campo pessoal e nem transfiro para uma partida uma avaliação feita em outro jogo. Daí que, mais uma vez, com alegria elogio a atuação deste rapaz, que é tecnicamente limitado, como sabemos, mas que de novo fez uma boa partida. Marcou muitíssimo bem o centroavante Kieza e ainda ajudou Jean pelo lado direito. Foi bem, também, pelo alto.

VÍTOR HUGO – 5,5
SATISFATÓRIO

Como jogou na sobra, só teve mais trabalho após os 25 minutos da etapa final, quando o Vitória/BA mudou o esquema tático e passou a chegar com três e, às vezes, quatro jogares. A partir de então, mostrou raça quando foi necessário e técnica quando foi possível. 

ZÉ ROBERTO – 6,5
MUITO BOM

Confesso que temi pelo fato de ficar sob sua responsabilidade a marcação a Marinho, o mais perigoso atacante do Vitória/BA e também um dos destaques deste Brasileirão. Mas o que vi me surpreendeu positivamente, pois na maior parte do jogo foi o adversário quem teve de marcá-lo. Experiente,  no fim do jogo passou a jogar como um terceiro zagueiro e, com isso, aumentou a marcação no setor.

TCHÊ TCHÊ – 4
MUITO RUIM

Infelizmente foi muito mal. Recuado à cabeça-de-área, foi o grande responsável pelo gol que sofremos, já que errou o tempo de bola e permitiu que ela o encobrisse, logo depois saiu jogando errado, perdeu o lance e obrigou Jaílson a brilhar. Sem dúvida alguma, a pior partida deste que chegou ao Palmeiras.  

MOISÉS – 6
BOM

É verdade que tecnicamente não foi bem, errando alguns lances fáceis, sobretudo de passes, e também protagonizando dois chutes ridículos de fora da área. Mas taticamente foi importante, realizando a função de segundo volante em grande parte do jogo e, com isso, sendo responsável pelo início de nossas jogadas ofensivas. No fim da partida, cansou-se e só não foi substituído porque Cuca já havia realizado as três alterações.

CLEITON XAVIER – 7
ÓTIMO 

Por que ele não joga sempre assim? Hoje, foi ótimo nos passes, nos lançamentos e até no gol que marcou, penetrando na área como se um centroavante fosse. Enquanto teve pernas, comandou o time que, logo após a sua saída, perdeu espaço e se deixou dominar pelo adversário.

DUDU – 8,5
EXCELENTE

Enfim uma atuação daquelas as quais estamos acostumados a ver. Participou efetivamente dos nossos dois gols, deu passes precisos para pelo menos outros dois (desperdiçados por seus companheiros), chamou a responsabilidade das nossas principais jogadas ofensivas. Em síntese: foi muito, mas muito melhor do que fora nos últimos jogos. O que uma tarja de capitão não é capaz de fazer, não é mesmo?

LEANDRO PEREIRA – 4,5
RUIM

Durante os 26 minutos em que esteve em campo até participou mais do jogo do que nas partidas anteriores, mas a verdade é que mais errou do que acertou – inclusive um lance de frente para o gol, que acabou chutando em cima de Fernando Miguel. Sua contusão acabou ajudando o Palmeiras.

ERIK – 5,5
SATISFATÓRIO

Jogou aberto todo o tempo, ora pela direita, ora pela esquerda, e procurou ajudar naquilo que lhe foi possível. Mas é um jogador que só rende o que pode quando entra pela diagonal em situação de finalizar, como aconteceu duas vezes no primeiro tempo. Pena que em ambas não conseguiu balançar as redes..

CUCA – 5,5
SATISFATÓRIO

“Poxa, Márcio Trevisan, a gente ganha, volta à liderança e você faz uma análise apenas razoável do técnico?”. Sei bem que alguns de vocês podem estar pensando desta forma e creditando a mim a pecha de “corneteiro”, mas vou explicar o porquê da nota e da avaliação acima. Nosso treinador acertou e errou na escalação inicial, pois Vágner não tinha a menor condição de continuar na equipe após as três partidas que fez e os erros que cometeu, mas insistir com Leandro Pereira no comando do ataque tendo à disposição Lucas Barrios e até Róger Guedes é de uma teimosia ímpar. Já em relação à escalação de um meio-campo mais leve, sem Thiago Santos e com Tchê Tchê recuado, Cuca acabou acertando, mas não sem correr um risco muito grande – já imaginaram se Mancini tivesse iniciado com Vânder e, assim, ter feito o Vitória/BA jogar toda a partida da mesma forma como jogou após os 25 minutos do segundo tempo? Em relação às substituições, nada a declarar: ele perdeu, por sorte, Leandro Pereira, e a entrada de Lucas Barrios melhorou muito o Verdão. Depois, com a substituição do paraguaio por prevenção, optou por outro jogador com características de comando de ataque – mas todos nós sabemos que Rafael Marques já perdeu, há tempos, o jeito para jogar nesta posição. Talvez o melhor fosse por um fim à “geladeira” que impôs a Róger Guedes e fazer com que ele se alternasse na função com Erik. No que diz respeito a Allione, não culpo o técnico, pois em Chapecó/SC o argentino entrou muito bem – o que não aconteceu hoje. Mas, até porque já havia feito duas alterações por contusão, Cuca poderia ter sido mais precavido e optado por Thiago Santos que, além de liberar Tchê Tchê para ir ao ataque, também impediria o domínio adversário após os 25 da etapa final. Por falar no cabeça-de-área, espero que ele retorne à equipe diante do Atlético/PR, pois se jogarmos abertos em Curitiba/PR as chances de derrota serão enormes. 

LUCAS BARRIOS – 7
ÓTIMO

Ele entrou e mudou o jogo. Além do gol que fez, deu novo ritmo ao nosso ataque e gerou uma presença ofensiva elogiável. Pena que sentiu um incômodo na virilha e Cuca, acertadamente, optou por sua substituição. Sei que não é o centroavante dos nossos sonhos, mas é de longe o mais técnico que temos à disposição no grupo. Portanto, se nenhuma lesão for detectada, merece permanecer na equipe.

RAFAEL MARQUES – 5
REGULAR

Entrou para jogar como centroavante, função que não gosta de cumprir. Daí sua atuação ter sido apenas razoável, mesclada de alguns acertos e outros erros individuais.

ALLIONE – 4,5
RUIM

Depois da boa partida que fez contra a Chapecoense/SC, esperava-se que repetisse o futebol neste domingo. Mas entrou com um nível de atenção inferior ao dos demais jogadores e, com exceção de um única boa jogada individual, mas errou do que acertou.

FOTOS DA CAPA: César Greco/Agência Palmeiras

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

 10 – DIVINO
9,5 – PERFEITO
09 – QUASE PERFEITO

8,5 – EXCELENTE
08 – EXCELENTE
7,5 – ÓTIMO
07 – ÓTIMO
6,5 – MUITO BOM
06 – BOM
5,5 – SATISFATÓRIO
05 – REGULAR
4,5 – RUIM
04 – MUITO RUIM
3,5 – PÉSSIMO
03 – PÉSSIMO
2,5 – VERGONHOSO
02 – VERGONHOSO
1,5 – MEDONHO
1,0 – MEDONHO
0,5 – ENOJANTE
00 – ENOJANTE

27 Responses to É SÓ REPETIR A DOSE…

  1. emilio maramga

    Olá Marcio ,eu só queria entender como vc explica reservas do Palmeiras que em jogo treino contra o Nacional da capital,em 2 jogos treinos, não conseguem ganhar !!Pra mim apenas mostra que não temos o tão chamado grande elenco !! Vc comcorda ? abs.

    • Márcio Trevisan

      Olá, Maranga.

      Não posso falar sobre o que aconteceu neste treinamento porque não o assisti.

      De qualquer forma, o resultado neste tipo de trabalho não importa e nem diz se o elenco e ou não é de bom nível porque o próprio nome diz: trata-se de um jogo-treino.

      Abs.

  2. Gostei muito do goleiro, mostrou personalidade e coragem, qualidades essenciais para um goleiro. Goleiro com medo a perna trava, o braço não estica e aí a merda tá feita. Concordo que não é o melhor goleiro do Palmeiras mas pode ser sim um dia por que não ?? Goleiro é assim, quando bate a empatia com a torcida tudo dá certo. Quanto ao jogo gostei da luta porém o time ainda peca pelo nervosismo, principalmente quando leva um gol. Dessa vez já tinhamos feito dois gols e portanto deu pra segurar, mas o Cuca tem que trabalhar isso pois vai acontecer de tomarmos um gol primeiro e o time não pode agir como se fosse o fim do jogo. Abraços.

    • Márcio Trevisan

      Então, Ed, tudo poderia ter sido muito mais fácil se…

      … Jean tivesse cobrado o pênalti como um jogador de futebol, e não como Alexandre Pato.

      … o árbitro tivesse marcado o pênalti sobre Erik quando vencíamos por 2 a 0.

      Fazendo as contas, quando o Vitória/BA marcasse o seu (se é que marcaria) já estaríamos vencendo por 4 a 0.

      Abs.

  3. Ótima vitoria. Bem vindo mais 3 pontos
    O Cuca demonstrou que é muito mais inteligente que o Ricardo Gareca, o ex-técnico argentino que passou pelo Palmeiras em 2014.
    O Gareca deu ouvido pro tal do Fernando (amigo do Presidente do Cof do Palmeiras), não sacou o Frangueiro Fabio do gol e viu o cara falhar numas 10 partidas consecutivas, cometendo erros absurdos de toda especie no gol, pulverizando a passagem do Gareca no Palmeiras, e afundando o time na tabela de classifiação do campeonato brasileiro de 2014.
    O Cuca é inteligente, não deu ouvido pra INCOMPETENTES e agiu rápido !

    • Márcio Trevisan

      Como eu previa, Jair, já sentia que Vágner perderia o lugar no time.

      Mas, repito: é um ótimo goleiro e será ele quem substituirá Prass quando este encerrar a carreira.

      Abs.

  4. Roberto Alfano

    Bom dia, a se não fosse o Jaílson!!!!!

    Muito boa a sua análise do jogo, caro Trevisan, só precisa deixar a Teimosia do Técnico de lado, não me conforme em deixar o Barrios no banco.

    Só depende de nós, para atingir o Campeonato 2016, temos que buscar vitórias fora,e jogar sério.

    Abraço.

    • Márcio Trevisan

      Agradeço o elogio, Alfano.

      Em relação à nossa futura performance no returno, aguarde matéria que irá ao ar no comecinho da quarta-feira, 10/08.

      Abs.

      • Roberto Alfano

        OK caro Trevisan, vamos aguardar com certeza será muito boa.

        Só lembrando, depende apenas do Palmeiras para levantar este Título,não cometendo os erros do Primeiro Turno.

        Abraço.

  5. S.E.PRESIDENTE PRUDENTE

    Marcio … rapaz, se não dermos uma derrapada no segundo turno, ninguem tira esse titulo. Quando digo que estou com saudades de gritar: “É CAMPEÃO”, digo isso com relação ao Brasileirão e não a outros titulos. Esse campeonato tem sabor diferente até na hora de zoarmos “eles”.

    • Márcio Trevisan

      É verdade, meu amigo: do Brasileirão já estamos na fila há 22 anos…

      Tá na hora de por um fim à ela.

      Abs.

      • É o que sempre falo, chega de ganhar só Copa do Brasil, não que não seja importante mas precisamos de um título do Campeonato Brasileiro. Aliás, nesse momento se me mandarem escolher Libertadores ou Brasileiro, eu respondo sem nem pensar: Brasileiro.

        • Só explicando que fiz essa comparação com a Libertadores pois é o sonho de consumo dos torcedores brasileiros. Também acho importante mas desde que junto venha um título do principal campeonato do país.

        • Márcio Trevisan

          Até porque, Ed, estamos há mais tempo “na fila” dele do que na dela, certo?

          Abs.

  6. Júnior Colletti

    Bom dia!

    Estou p. da vida! Ontem, por conta do Léo Júnior – que é um comentarista que admiro pela visão de jogo e, no meu ponto de vista, ser imparcial quando o hoje não é do “Framengo”, rs – resolvi assistir ao jogo da Seleção Olímpica na RGT. O “principal” narrador da emissora me sai com essa, após o GJ 33 errar uma conclusão: “é amigo… o Brasileirão não é parâmetro para dizer que nossos jogadores são de grande nível… quando pegam, até mesmo uma seleção sem expressão, tremem e a bola parece que fica quente nos pés destes jogadores”!!! GJ 33 era quem mais se movimentava… quem mais rachava com os soldados… ops… jogadores iraquianos… quem mais tentava… quando se pensou em uma alteração, quem foi o primeiro (e de novo) a sair? O próprio. Vou assistir na Record…

    Esse cara (o narrador) sempre é tido com um poder muito grande na CBF. Ontem pra mim ficou claro. Parece que a opinião dele é lei e não precisamos dizer aqui da má vontade do cara com o Palmeiras. Menos mau que o moleque já foi vendido e rendeu uma bela grana. Porém, como ficará seu emocional? E o futebol apresentado melhorou após a saída do mesmo? Quantos gols a seleção fez?

    Enfim, como corre pelas páginas e redes sociais Palestrinas “Minha Seleção é o PALMEIRAS”!!!

    Bora pro 9º título Brasileiro!

    Abraço!

    • S.E.PRESIDENTE PRUDENTE

      Amigo Palestrino, senti a mesma coisa que vc. O menino Jesus esta dando seu maximo e assim que fizer o primeiro gol (se tiver tempo) vai deslanchar. Aquele Neymar, não tem vontade alguma de jogar na seleção Olimpica. O tal do Gabigol, só fica olhando para o telão. Na minha opinião e com imparcialidade, o Jesus esta sendo o “melhorzinho” no ataque.

    • Márcio Trevisan

      Olá, Colletti.

      Jesus foi sacado pelo Micale porque é o mais novo do grupo e, portanto, é bem mais fácil tirá-lo, certo?

      Mas o mais justo é quem deixasse a partida fosse Neymar, que está jogando com “aquela” vontade.

      Por fim, vale para Micale o que vale para todos os treinadores: de nada adianta ogar com três ou quatro atacantes se no time não há meias que façam a bola lhes chegar aos pés.

      Abs.

  7. Márcio não assisti a partida, mas fiquei feliz com o resultado.
    Essa questão do Jean cobrar todos os pênaltis eu não concordo pois o cara fica muito manjado pelos goleiros e como você bem disse e todos nós vimos ele quase perdeu contra a Chapecoense, poderia revezar com o Clayton Xavier que na minha opinião é o melhor cobrador do time.Abraços.

    • Márcio Trevisan

      Então, Maciel, acho que Jean cobrou os dois pênaltis porque foi justamente Cleiton Xavier quem os sofreu e, por isso, não se sentiu em condições de cobrar.

      Abs.

  8. Boa noite Márcio e Colegas,

    O Palmeiras jogou muito bem hoje. Apenas nos minutos finais do segundo tempo levamos um pouco de pressão do Vitória. No resto, mandamos no jogo.

    Na semana passada, falei que o Jean era um jogador insosso, que não sabia fazer nada. Adicione-se que ele não sabe bater penalti. Sinceramente, pelo futebol que joga, não merece ser titular do Verdão.

    Um abraço.

    Valter

    • Márcio Trevisan

      Olá, Valter.

      O problema é que os dois reservas de Jean são no mesmo nível – caso de João Pedro – ou ainda pior – o tal do Fabiano, que o Cuca inventou.

      Então, é o cara ou… O cara.

      Abs.

  9. Fábio P. R.

    Gozado, vi o Moisés acertar um belo tiro de fora da área. E não foi gol contra do Tiago Martins?

    • Márcio Trevisan

      Fábio: Moisés acertou um chute de fora da área, mas errou outros três – daí eu comentário.

      Quanto ao gol contra do Thiago Martins, nada comentei porque não foi culpa dele.

      Abs.

  10. Marcio, Venho criticando o Cuca nos últimos 3 jogos pelas suas teimosias, e hoje apesar de não ser diferente, a culpa também não é dele se os jogadores que tem as chances não conseguem corresponder.
    O Allione por exemplo não é titular pela sua inconstância, ele entra muito bm num jogo e no outro vai muito mal. o Banana todos nós ja conhecemos e sabemos que não podemos esperar muito, o Barrios apesar de toda a boa vontade e experiencia está com uma falta de sorte tremenda, pois quando chega sua hora ele se machuca, e o Rafael Marques também vem fazendo uma exibição pior que a outra. Mas o Cuca tem horas que tem que ser mais humilde e e saber que não é proibido fechar o time em determinados momentos, como você disse o Joilson salvou no final porque quando estava 2 X 0, nós não tínhamos nenhum primeiro volante em campo e o Vitoria apertando.

    • Márcio Trevisan

      Então, Marcos, é o que eu sempre digo: o que acontece com o Cuca acontece com todos os técnicos considerados “top’s”: o cara cria um esquema, dá certo por alguns ogos e depois ele muda nem a pau.

      Abs.

  11. Opa, ó eu de novo aqui sendo o primeiro a comentar. Não pude assistir o jogo, estava embarcando em Viracopos as 16 hs e cheguando em casa as 19 hs. Agradeço Márcio pela excelente análise, que me deu noção geral de como o jogo. Abraços.

    • Márcio Trevisan

      Legal ter você sempre aqui, Tadeu.

      Agradeço as palavras e fico feliz por ter ajudado.

      Abs.

      P.S.: Se você for o primeiro a comentar pela terceira vez, poderá pedir música no Fantástico – Rs…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>