COINCIDÊNCIA. SÓ QUE NÃO.

Sorteio na CBF coloca árbitro Fifa para comandar derby. Parabéns, torcida palmeirense. 

Como é do conhecimento de todos vocês, durante mais de 5 anos respondi pela Assessoria de Imprensa do Sindicato dos Árbitros paulista, o SAFESP. Durante aquele período, conheci de perto a rotina de todos os homens da arbitragem do Estado, bem como o funcionamento dos sorteios e das escalas, as raras punições e o total corporativismo com que trabalha a entidade.

Por analogia, creio ser da mesma forma que age a Comissão de Arbitragem da CBF. Por isso, mesmo não podendo provar tenho certeza de que o nome de Raphael Claus como o árbitro do derby deste domingo não foi sorteado por acaso. Explico: embora o apitador paulista tenha disputado a vaga com outro colega, cujo nome a CA-CBF não divulga, é lógico que a presença de um árbitro Fifa sem nenhuma grande polêmica em seu histórico não foi por acaso.

Como sabemos, nas seis partidas que disputou até agora neste Brasileirão, o Palmeiras foi prejudicado em pelo menos quatro delas: nas derrotas para Ponte Preta/SP e São Paulo/SP e nas vitórias sobre Grêmio/RS e Flamengo/RJ, estas duas de forma acintosa e quase inexplicável, com lances que nem mesmo discutíveis puderam ser considerados. Mesmo com meus colegas dando pouca importância a tais fatos, a verdade e que a chiadeira dos torcedores na redes sociais e nos sites alviverdes, inclusive no nosso, chamaram a atenção dos dirigentes do apito nacional.

Raphael Claus tem 35 anos e apita desde 2002. Até hoje, já esteve à frente de 13 partidas do Verdão, e destas vencemos 5 (a mais recente no último Paulistão: 2 a 0 sobre o São Paulo/SP), empatamos 4 e perdemos outras 4. Destes jogos, três foram contra o Corinthians/SP, com dois empates e uma derrota (num destes, expulsou o goleiro corintiano Cássio por “fazer cera”). Disciplinarmente, jamais expulsou um jogador do Palmeiras. Ou seja: nada há em seu currículo que possa ser considerado prejudicial ao nossos clube, mas também ninguém pode afirmar que erros seus já garantiram vitórias nossas. Exatamente o que se espera de um árbitro.

É claro que não se pode garantir uma perfeita atuação de Raphael Claus no próximo domingo, mas sua escolha, ao meu ver, é pelo menos um indício de que a torcida do Palmeiras consegue, sim, chamar a atenção na CBF.

9 Responses to COINCIDÊNCIA. SÓ QUE NÃO.

  1. S.E.PRESIDENTE PRUDENTE

    Dentro da Arena mais bonita do mundo, será inaceitável sermos roubados mais uma vez. Eu confio nesse arbitro e mais, acho que sera 2 ou 3 a 1 prá nós.

  2. Márcio me desculpe, mas eu vejo por outro lado, ter um árbitro mais cascudo vai favorecer quem joga fora de seus domínios no caso os gambás, jogando em casa seria melhor um banana apitando pois a nossa torcida vai estar em peso pressionando e sendo um cara mais experiente não vai na onda da torcida. abraços.

    • Márcio Trevisan

      Maciel: tudo é uma questão de ponto de vista.

      Eu não quero que o árbitro ajude o Palmeiras, pois neste caso meus colegas, você bem sabe, não perdoariam – quero um árbitro que não interfira no resultado.

      Tomara que o Claus possa, mais uma vez, ser este árbitro.

      Abs.

  3. Marcio até mesmo contra o Atlético Paranaense, quase fomos prejudicados de forma absurda, quando o Lucas Barrios levou uma tesoura voadora por trás e o soprador de apito absurdamente deu o 2º amarelo pro Lucas alegando simulação no lance.
    Por sorte o auxiliar viu o tamanha GIGANTESCO do absurdo que o soprador ia fazer, chamou sua atenção, e corretamente ouve a inversão de interpretação do lance a favor do Palmeiras.
    C H E G A !
    B A S T A !

    Não vamos ficar quietos vendo esta quadrilha prejudicar deliberadamente o Palmeiras em todos os jogos !

  4. Leonardo Madureira

    Sempre achei tranquilas as atuações desse senhor. Ouvi alguns mimimis das torcidas do flu e inter em relação a copa do brasil do ano passado (acho q ele atuou em dois jogos do palmeiras se não me engano), mas foi choro de perdedor.

    • Márcio Trevisan

      Olá, Leonardo.

      Raphael Claus não apitou nenhuma partida do Palmeiras pela Copa do Brasil de 2015.

      As reclamações das torcidas de Inter e Flu se referem, respectivamente, a Ânderson Daronco e Leandro Pedro Vuaden.

      Abs.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>