BRASILEIRÃO: VAMOS FAZER AS CONTAS PARA FATURAR DE NOVO

Mescla entre matemática e futebol é o caminho para levar Verdão a seu 9º Campeonato Brasileiro

O técnico Cuca tem alardeado aos quatro ventos que o Palmeiras será o campeão brasileiro de 2016. Mas ainda não deixou bem claro quais as metas que o time precisará ir atingindo para que, em dezembro, a festa de fato seja verde e branca outra vez.

Daí ter decidido dar uma força ao nosso treinador. Para tanto, dividi os 20 clubes que disputarão o torneio em quatro categorias, a saber:

Quem lutará pelo título? – Por coerência, inseri neste item os cinco times que disputam ou disputaram a Libertadores/2016 (Palmeiras, Corinthians, São Paulo, Grêmio/RS e Atlético/MG), o campeão gaúcho (Inter) e o campeão paulista (Santos).

Quem disputará uma vaga à Libertadores/2017? – São equipes que não foram tão bem nos campeonatos regionais, mas que têm camisa e torcida para sonhar com uma vaga no torneio continental (Flamengo, Fluminense, Cruzeiro, Sport e Atlético/PR).

Quem ficará no meio da tabela? – Times que não têm tradição ou elenco para sonharem alto mas que, devido ao que fizeram nos regionais, também não deverão correr grandes riscos de queda (América/MG, Botafogo, Ponte Preta e Chapecoense).

Quem lutará para não cair? – Clubes que sempre “namoram” a ZR e que deverão outra vez repetir a dose (Figueirense e Coritiba) ou que recém foram promovidos à elite (Santa Cruz e Vitória).

Feita tal divisão, calculei a porcentagem de pontos que o Palmeiras precisa obter de cada um destes grupos para que possa conquistar a taça. Para tanto, fiz um levantamento dos últimos 10 Brasileirões e vi que, ao contrário do que aconteceu em boa parte deles, neste ano o camepeão não deverá chegar a casa dos 80 pontos, pois o equilíbrio entre os clubes é evidentemente maior.

Assim, creio que o número mínimo para garantir a festa será de 74 pontos. E como obtê-los? Obviamente, ganhando mais pontos dos que são mais fracos e menos dos que são mais fortes. Confira na tabela abaixo:

 

  • Temos de obter ao menos 55% dos 36 pontos que disputaremos com os outros 6 favoritos ao título – ou seja, algo em torno de 20 pontos (ou 5 vitórias e 5 empates em 12 partidas);
  • Temos de obter ao menos 60% dos 30 pontos que disputaremos com os 5 times que lutarão por uma vaga na próxima Libertadores – ou seja, algo em torno de 18 pontos (ou 5 vitórias e 3 empates em 10 partidas);
  • Temos de obter ao menos 65% dos 24 pontos que disputaremos com os 4 cubes que ficarão no meio da tabela – ou seja, algo em torno de 17 pontos (ou 5 vitórias e 2 empates em 8 partidas); e, por fim,
  • Temos de obter ao menos 80% dos pontos que disputaremos com as 4 equipes que brigarão para não cair – ou seja, algo em torno de 19 pontos (ou 6 vitórias e 1 empate em 8 partidas).

Sabemos, claro, que ao contrário da Matemática o futebol não é uma ciência exata, e que de repente um time que, hoje, é candidato ao título, poderá não confirmar tal condição após algumas rodadas, da mesma forma que uma equipe fadada à queda pode surpreender e brilhar muito mais do que inicialmente dela se espera.

Mas há quem diga que os números não mentem e, por isso, se o Palmeiras atingir as metas acima informadas podem estar certos de que em dezembro nos isolaremos ainda mais na condição de maior campeão do futebol brasileiro.

14 Responses to BRASILEIRÃO: VAMOS FAZER AS CONTAS PARA FATURAR DE NOVO

  1. Caro Márcio, analiso seu prognóstico demais de otimista. Vc quer dizer que iremos ser campeões invictos? Em um campeonato tão difícil, longo e nivelado mesmo que seja por baixo. Perde em casa nunca… Isso é o mínimo que vejo para um clube ser considerado aspirante ao título. Fator casa é fundamental. Aliado a isso, vitórias fora contra os considerados mais tb é obrigatório.

    • Márcio Trevisan

      Olá, Valter.

      De onde vc tirou que eu disse que seremos campões invictos?

      Fiz apenas a projeção de pontos necessários – 74 – para chegarmos ao título e quanto destes pontos devem ser obtidos de cada grupo em que dividi os clubes.

      Agradeço seu post e lhe dou as boas-vindas a esta seção.

      Abs.

  2. Márcio, esse é prognóstico mais coerente que li até o momento.

    Nem otimista, nem pessimista. Apenas realista.

    Parabéns!

  3. Roberto Alfano

    Bom dia, muito bom caro Trevisan a sua Matemática, vai ser um campeonato bastante equilibrado, o grande segredo em pontos corridos são os 3 pontos, nem que seja de 1 X 0, dentro de casa e também fora.

    Temos que começar bem as primeiras rodadas e somar pontos, pois o campeonato é longo,e temos elenco para tal.

    Faltam alguns jogadores para não sobrecarregar, o Cuca deve estar observando.

    Boa sorte Palmeiras, acredita vamos conquistar esse Título.

    Abraço.

  4. Valter Oliveira

    Bom dia Márcio… vejo muitos palmeirenses reclamando do time. Não vejo nosso time ruim, não é um supertime, mas também não existe nenhum no país. Temos bons jogadores para todas as posições, e vejo sim o Palmeiras como um dos candidatos ao título. Até o Atlético/MG, que julgam o melhor time do país, coisa que não acredito, entendo estar abaixo do Palmeiras, ainda mais depois do jogo horrendo contra as meninas do jardim Leonor. Junior Urso, Leandro Donizete, Leonardo Silva (embora esteja jogando bem), Patric.. como diria Avalone “Meu Deus”… Concordo com você, será o brasileirão mais equilibrado, não porque temos muitos times bons, mas porque temos muitos times de razoável para baixo. Espero chegar em dezembro com a comemoração de mais títulos.. se possível os dois Copa do Brasil e Brasileirão.. abraços…

    • Márcio Trevisan

      Oi, Valter.

      Nós, os palmeirenses, somos muito exigentes. Lembro-me do Paulistão de 1996, no qual goleávamos todo mundo: bastou uma derrota para o Guarani, por 1 a 0 e fora de casa, para tentarem criar uma crise.

      O que eu penso é que iremos brigar pelo título. Se dermos a sorte de nenhum jogador importante se machucar, ficarei ainda mais otimista.

      Quanto a ganhar os dois títulos, como se sabe é muito, mas muito difícil, pois sempre se acaba privilegiando um ou outro torneio. Mas, de repente, por que não?

      Abs.

  5. emilio maranga

    Pela avliação da RGT, somos um elenco apenas equilibrado mas longe de brigar pelo título !ou seja mais um ano, apenas participando !!!Como discordar tendo uma diretoria que só pensa em participar e não cair ??

    • Márcio Trevisan

      Olá, Maranga.

      Não baseie sua opinião apenas sob o ponto de vista de uma emissora ou mesmo um jornalista – o melhor é fazer um apanhado maior, até para ter acesso a mais argumentos e poder, assim, formar de forma mais concreta a sua própeia opinião.

      Quanto ao fato de nossa diretoria só pensar em disputar e não cair, se for a sua opinião, ok, a respeito, mas não sei com base em que vc chegou a esta conclusão.

      Abs.

  6. Para ser campeão Brasileiro o Palmeiras precisa urgentemente:-
    1º) Contratar 1 dupla de zagueiros pra chegar no Clube, NÃO TREINAR, e imediatamente vestir a camisa de titulares.
    2º) Ter 1 jogador no elenco pra alternar ou mesmo jogar junto com Clayton Xavier pra pensarem e executarem a criação do time, pois temos bons atacantes, Gabriel Jesus, Dudu, Roger Guedes e até mesmo o Professor de Harvard e Oxford que é o Sr. Lucas Barrios.
    3º) Diminuir o inchado elenco, Leandro Almeida ( o pior jogador disparado do elenco continua lá), João Pedro, Regis, Edu Dracena (mais 1 vez este ex-jogador de futebol ainda em atividade se machucou !), Rafael Marques, Rodrigo, tem que ser vendidos, trocados, DOADOS, qualquer coisa, mas o Palmeiras não pode contar com estas tralhas, porque na hora que os titulares se machucarem, forem suspensos, etc., estes jogadores citados não tem a mínima condição de resolverem a parada, por motivos diversos, ou seja, mediocridade de alguns, idade de outros, etc.

    • Márcio Trevisan

      Jair: permita-me discordar de apenas um nome.

      Rodrigo sequer estreou no Palmeiras e não pode ser considerado inútil.

      Abs.

  7. Pra conseguirmos estas metas, precisamos de 1 dupla de zaga confiável, e o Clayton Xavier ou outro cidadão que pense um pouco na criação do time.
    Com 1 dupla de zaga e 1 meia criativo eu ACREDITO, senão vamos ficar entre a 6ª e a 9ª colocação no campeonato Brasileiro.

    • Márcio Trevisan

      Olha, Jair, concordo contigo.

      Pena que o tal do Mina “teus cabelos é da hora” vai demorar muito para jogar, pois talvez ele consiga ser o que o Dracena não conseguiu: o líder da nossa defesa.

      Em relação ao meia criativo, Cleiton Xavier poderá sê-lo, mas um só é muitopouco – precisamos de pelo menos mais um, nem que este seja Zé Roberto.

      Abs.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>