TROCA-TROCA: EU NUNCA GOSTEI DESTA HISTÓRIA…

Negócios com Cruzeiro/MG surpreendem e deixam uma pergunta: será que foi, mesmo, uma boa para o Verdão?

Assim como todos vocês, fui surpreendido com o troca-troca anunciado pelo Palmeiras, sobretudo devido à inclusão de Robinho no negócio. É óbvio que o meia não vinha repetindo em 2016 o futebol que tanto agradou a todos em 2015, mas também é óbvio que esta má fase uma hora iria acabar.

Justamente por isso, assim que tomei conhecimento do fato iniciei meus contatos para saber o que levou a diretoria a atender aos pedidos do técnico Cuca, e as informações que obtive foram as seguintes:

1 – Robinho já sabia que a partir do início do Brasileirão seria o reserva de Cleiton Xavier, meia que o treinador aposta ter todas as condições de ser o tão sonhado camisa 10 de que o time tanto precisa, e do qual não dispõe desde que Valdivia foi dispensado, no meio do ano passado.

2 – Justamente por isso, fez questão de deixar bem claro que não concordava com esta decisão de Cuca, com o qual inclusive teve uma conversa logo após a eliminação da Libertadores.

Será que ele não nos fará falta?

3 – Como se sabe, o técnico do Verdão não admite ter em seu elenco nenhum jogador que esteja descontente, pois teme que isso gere as famosas “igrejinhas”.

4 – Inicialmente, a troca seria apenas de Robinho por Fabrício até o fim de 2017, mas aproveitando a ocasião Alexandre Mattos atendeu a outra solicitação de Cuca e sugeriu que os laterais-direitos Lucas e Fabiano fossem envolvidos na negociação. Como o agora palmeirense é mais jovem, o time mineiro só aceitaria se o negócio acontecesse também por empréstimo e apenas até o fim deste ano.

Bem, o fato é que o negócio se deu e agora cabe analisar qual dois dos clubes saiu ganhando mais. Obviamente, uma resposta definitiva só a teremos daqui a alguns meses, mas inicialmente um detalhe me preocupa muito: Fabrício é um bom jogador, que atua tanto na lateral esquerda quanto na meia, mas tem em seu currículo alguns episódios de indisciplina.

Quando jogava pelo Inter/RS, brigou com Wesley ao final de uma partida contra o Verdão e só não invadiu nossos vestiários porque foi contido pelos policiais militares; também vestindo a camisa colorada, fez gestos obscenos à torcida e teve seu contrato rescindido pela diretoria do clube gaúcho, do qual se transferiu justamente para a Raposa. Ou seja: sua fama de “bad boy” não é por acaso, e neste caso ele se torna totalmente o oposto de Robinho.

Já em relação à troca Lucas por Fabiano, sinceramente me parece, pelo menos por ora, um “seis por meia dúzia”. Nunca morri de amores pelo nosso, agora, ex-lateral-direito, que com toda a justiça perdeu a posição para o improvisado Jean. Mas também nunca ouvi grandes elogios ao jovem jogador revelado em Santa Catarina, que me parece mais uma aposta do que uma certeza de Cuca.

Por fim, fica a pergunta: se os negócios foram tão bons assim para o Palmeiras, por que o Cruzeiro/MG os topou tão facilmente?

23 Responses to TROCA-TROCA: EU NUNCA GOSTEI DESTA HISTÓRIA…

  1. AMADORISMO X PROFISSIONALISMO

    Diretoria de AMADORES
    - Não manda uma mala branca pro Nacional ganhar do Rosário Central, e ajudar na classificação do Palmeiras pra 2ª fase da Copa Libertadores da América.
    - Instigado pela IMPRENSA ESPORTIVA CANALHA DE SÃO PAULO, manda vídeo de 1 (hum) torcedor imbecil fazendo gestos racistas pro Gabriel Jesus.
    - Nacional punido com multa de 10.000,00 dólares pela conmebol.
    - Resumo da Ópera = Nacional põe 10 (dez) jogadores reservas pra enfrentar o Rosário Central, o Palmeiras é eliminado na 1ª fase, e os jogadores com 20 dias de férias pra cuidar dos seus negócios particulares !

    Diretoria de Profissionais
    -São Paulo com campanha mais pífia que o Palmeiras manda uma super mala branca pro absolutamente medíocre Trujillanos da Venezuela.
    - Os 11 LEÕES (digo) jogadores do Trujillanos arrancam 3 pontos do The Strongest na Venezuela, resultado que complicou demais a classificação do The Strongest.
    - Os 11 LEÕES (digo) jogadores do Trujillanos foram pra Buenos Aires e obrigaram o River Plate a suar sangue pra conseguir a vitória.
    - Resumo da Ópera = São Paulo classificado, vai pras oitavas e vence o Toluca do México por 4 x 0, abrindo uma ótima perspectiva de ir pras 4ª de final da Copa Libertadores da América.

    Esta é a discrepância entre uma DIRETORIA DE AMADORES X DIRETORIA DE PROFISSIONAIS !

    Mas, mas e mas……… uma torcida que num determinado site da mídia Palmeirense considera o Vitor Hugo CRAQUE com 98 % de aprovação…….. MERECE ESSA DIRETORIA DE AMADORES !

    • Se vc acha mala branca ser sinônimo de profissionalismo de uma direção em minha opinião seus conceitos!

      Ser profissional não é pagar mala branca, mas escolher muito bem um treinador e dar tempo de trabalho para ele e não mudar de técnico conforme humor da torcida. Ser profissional é ter bons jogadores para todas as posições e um time e não ficar dependendo de uma ou duas peças. Ser profissional é ganhar títulos e ter superávit no mesmo ano. O PN não entende nada de futebol e o Mattos é o melhor diretor de futebol que temos na última década. Estar satisfeito com isso é demasiada pequenez, mas ficar xingando sem olhar o contexto todo é miopia!!!!

      Que o próximo presidente seja um bom administrador como PN e entenda um pouco mais de futebol do que ele também!!!!

      • Colega Palmeirense.
        Eu li varias vezes o 1º paragrafo do seu texto, e tentei de todas as formas entender o que você tentou escrever, mas não consigo entender nada!

        • Desculpe. Faltou palavras mesmo, pensei e não digitei.

          Eu queria dizer que tu precisa rever seus conceitos.

  2. emilio maranga

    Mais 3 m… que chegam !!! Fabricio–Fabiano e tche-tche Alexandre Mattos, ja deu no saco !!

  3. Na hora que fiquei sabendo imediatamente me veio a cabeça o áudio de watzap que recebi no começo do ano onde uma pessoa que diz ter trânsito dentro do Palmeiras, afirmava categoricamente que o grupo estava rachado por 3 jogadores que não se davam bem: Prass, Robinho e Zé Roberto.
    Prass não tem a menor possibilidade de sair, Zé Roberto está perto de se aposentar e Robinho tem mercado. Posso estar enganado mas o áudio fez todo sentido depois dessa negociação. Cuca não é trouxa. Ele não iria se desfazer de um jogador a toa em troca uma promessa.

    Abraços.

    • Inclusive na época eu comentei esse assunto aqui com vc.

      • Márcio Trevisan

        Ed: continuo afirmando que aquela história era furada, tanto que nem se confirmou.

        Robinho saiu porque seria reserva e não aceitaria, podendo com isso criar um clima ruim.

        Mas o problema não é a saída dele, e sim a vinda de um jogador quem no máximo, comporá o elenco. Se era pra fazer uma troca com o Cruzeiro, poderíamos ter pedido Manoel.

        Abs.

  4. JORGE FARANI

    Voltamos ao velho vicio de time que só participa das competições e não conquista titulos, ou seja: reformulação que não dá em nada e termina complicando ainda mais o plantel.
    Acho que dos 39 jogadores que o Palmeiras tem no elenco, deveria separar 16 e trocar por 4 bons jogadores e com isso ficar com 27 jogadores para as competições do 2º semestre.
    Um dia ainda vamos saber o que está por traz dessas transações feitas pelo diretor de futebol do clube.

  5. Márcio,

    não considero que o Palmeiras tenha sido prejudicado no troca-troca. Apenas acho que a negociação deveria ter sido melhor conduzida e jogadores que realmente pudessem fazer a diferença terem chegado (Dedé, Manoel, Mayke, De Arrascaeta…).

    Apesar de bons, Robinho e Lucas viviam péssima fase há muito tempo! O camisa 27 sempre foi irregular desde que chegou. Já o nosso ex-lateral não joga absolutamente nada desde a demissão do Oswaldo. Portanto, nada contra a saída de ambos.

    O problema é quem chega. Dois jogadores que não acrescentam em nada ao time. Jean tende a continuar como titular pela direita. É melhor que o Fabiano. Já o Fabrício, a exemplo do Robinho, é um atleta bastante irregular, apesar de bom tecnicamente.

    Talvez Robinho e Lucas tenham pedido para sair. Talvez a diretoria precisasse baixar a folha salarial. Talvez fossem “laranjas podres”. Talvez houvessem problemas de relacionamento entre ambos e Cuca. Não sei…

    Portanto, a troca pode até ter sido benéfica nestes ou outros aspectos. Mas, em termos de qualidade, não houve vantagem alguma. O nível do time permanece o mesmo.

    • Márcio Trevisan

      É exatamente desta forma que penso, Mauro.

      E com o agravante do Fabrício ser miolo mole.

      Abs.

  6. PALESTRINO NATO

    Marcio, lendo palpites de outros analistas, dizem que saimos perdendo em varios quesitos. Sei la, a torcida ja não suportava mais Robinho e Lucas. Oro, rezo, bato tambor para que tenhamos um Palmeiras melhor no restante do ano.

    • Márcio Trevisan

      Acho que teremos, Bibanco.

      Quanto às trocas, também acho que começamos perdendo. Mas me lembro de outras duas trocas envolvendo o Palmeiras que acabaram tendo o efeito contrário do que se esperava:

      1 – Em 1989, mandamos o ponta-esquerda Mauro para o Corinthians e recebemos Paulinho Carioca. Todo mundo apostou que dávamos um chapéu “neles”, mas PC fracassou no Verdão e Mauro foi campeão brasileiro por “eles” no ano seguinte.

      2 – Em 1992, trouxemos César Sampaio do Santos, mas tivemos de liberar Serginho Fraldinha, então a maior revelação do futebol brasileiro. Nem preciso dizer quem se deu melhor, certo?

      Abs.

  7. Prometo que esta é a ultima deste post.
    O Caso desta troca é tão emblemático, que o Palmeiras em toda administração do Sr. Paulo Nobre, só dá os negócios como fechados na assinatura dos contratos. Não houve nenhum caso até agora em que a atual administração se manifestou antes dos contratos assinados.
    Pois bem, no site do Palmeiras, de hoje, já foi publicado a troca com o Cruzeiro, sem sequer os jogadores terem passado pelos exames médicos de praxe.
    Por que esta PRESSA AVASSALADORA.
    Simplesmente o retorno do elenco será hoje a tarde e a Diretoria do Palmeiras e o Cuca, com certeza não querem mais nem o contato dos 2 jogadores com o elenco.
    Como eu gostaria de ter presenciado o “dialogo amigável” do Sr. Robinho com o Cuca.

  8. Mandando outra mensagem pra não ficar mais longa a mensagem anterior.
    Pergunta que não quer calar:-
    Porque a Diretoria do Palmeiras prolongou o contrato do Robinho, e imediatamente EXTIRPOU ele do elenco, antes mesmo até do que o absolutamente medíocre, catastrófico e surreal Leandro Almeida ?
    Resposta óbvia, prolongou o contrato porque já tinham analisado suas atitudes, resolvido que iriam extirpar ele do elenco, empresta-lo, mas resolveram esticar o contrato pois o cara ficaria um longo período fora do Palmeiras, correndo um risco de no final do empréstimo ele assinar com outra equipe.
    Isto eu não faria. Se esse cara é uma laranja podre pro Palmeiras, que desapareça !
    E não prorrogaria seu contrato visando uma improvável negociação no futuro !
    No caso da prorrogação do contrato o Sr. Nobre errou.

    • Márcio Trevisan

      É uma questão de estratégia, Jair.

      Caso um proposta do exterior surja até o fim de 2017, o Palmeiras faturará uma grana.

      Esqueça a história de Robinho voltar a jogar no Verdão. Sua passagem pelo clube acabou no ultimo domingo.

      Abs.

  9. Marcio
    1. Você me venceu com relação ao calendário do post anterior, sobre as 5 conquistas dos títulos do Campeonato Paulista pelo Palmeiras nos últimos 40 anos. Parabéns.
    2. Provando mais uma vez que você é o “cara” já postou esta ótima matéria sobre mais uma troca “nebulosa” do Palmeiras (idem o caso Barcos), aparentemente prejudicial a Sociedade Esportiva Palmeiras, ocorrida na calada desta noite de 3ª feira.
    3. Mas, vou ser o advogado do diabo dos Srs. Paulo Nobre, Alexandre Mattos e Cuca neste episódio, pois nós não podemos analisar somente a situação dentro de campo, vejamos:-
    3.1. Sr. Robinho, volante reserva no Coritiba, veio pro Palmeiras e se julga titular absoluto do time e pasmem…. como meia articulador de jogadas….cérebro do time…
    3.2. Numa entrevista meses atrás perguntaram a ele sobre o Palmeiras não ter um meia e estar procurando no mercado. Sua resposta num sorriso EXTREMAMENTE IRÔNICO, dizendo que a diretoria tinha todo o direito de fazer o que bem entendesse. Repito seu sorriso foi EXTREMAMENTE IRÔNICO…
    3.2. Houve uma denuncia pouco tempo atrás que o elenco estava rachado, que existiam 3 lideres e o Sr. Robinho foi mencionado como líder de uma ala.
    3.3. No episódio do afastamento do CATASTRÓFICO Leandro Almeida, o 1º jogador que veio a público dizer que o Marcelo Oliveira tinha errado, foi simplesmente….. O Sr. Robinho !
    3.4. Pro Cuca fazer questão de EXTIRPAR imediatamente do elenco esta “laranja podre”, somente você que repito é o “CARA”, e com tempo poderá obter novas informações com as várias fontes importantíssimas que você tem no Palmeiras, principalmente aquela do 1ª escalão que eu já afirmei anteriormente que você tem
    3.5. Com relação ao Lucas, este cara só jogou bola com o seu padrinho Sr. Osvaldo de Oliveira. Vamos ver se no Cruzeiro ele volta a jogar uma coisa chamada futebol. Não posso afirmar que o Lucas seja paneleiro igual o Robinho, pois no caso do Robinho, esta escrito na testa dele “PANELEIRO”.

    • Márcio Trevisan

      Jair: agradeço os elogios.

      Por ora, a informação que tenho é que Robinho deixou o clube porque não aceitaria a reserva de CX10 e começaria a criar caso.

      Mas o que me preocupa é que este Fabrício é um bom jogador, mas quando sentir a pressão de jogar no Palmeiras é capaz de sair na porrada com toda a Arena Palestra Itália.

      Há rumores, também (e por ser rumores ainda não afirmo), que um outro meia de peso pode ser contratado.

      Esperemos.

      Abs.

  10. Bom dia Márcio,

    Eu estava prestes a lhe enviar uma pergunta sobre este assunto. Que bom que escreveu sobre isso.

    Acho que todo Palmeirense foi surpreendido com esse negócio, principalmente considerando que o contrato do Robinho foi renovado na semana passada. Sinceramente, não entendi essa troca.

    Tenho a mesma opinião sobre os jogadores do Cruzeiro e na verdade, acho que saímos perdendo, e muito. Parece que tem algo podre no reino da Dinamarca.

    Um abraço.

    Valter

    • Márcio Trevisan

      Talvez sim, Valter, talvez não.

      Inicialmente, também acho que saímos perdendo, mas a verdade é que só o tempo poderá dizer.

      Lembro-me de duas trocas envolvendo o Palmeiras que acabaram tendo o efeito contrário do que se esperava:

      1 – Em 1989, mandamos o ponta-esquerda Mauro para o Corinthians e recebemos Paulinho Carioca. Todo mundo apostou que dávamos um chapéu “neles”, mas PC fracassou no Verdão e Mauro foi campeão brasileiro por “eles” no ano seguinte.

      2 – Em 1992, trouxemos César Sampaio do Santos, mas tivemos de liberar Serginho Fraldinha, então a maior revelação do futebol brasileiro. Nem preciso dizer quem se deu melhor, certo?

      Abs.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>