A VITÓRIA OU A RUA

Qualquer outro resultado que não a soma dos três pontos diante do Rosário Central acarretará a demissão de Marcelo Oliveira.

“Olha, vou te ser sincero: se a gente não conseguir ganhar na quinta, ele vai dançar. O Nobre não quer demitir, de jeito nenhum, muito menos o Alexandre Mattos, só que a pressão é enorme – vem dos conselheiros, vem da torcida, vem até da Imprensa”.

As palavras acima me foram ditas por importante figura ligada ao Palmeiras, no começo da noite de terça-feira, 01/03. Homem bastante rodado dentro do clube e, por isso mesmo, repleto de informações, tal fonte assegurou a demissão do técnico Marcelo Oliveira caso o Palmeiras não ganhe do Rosário Central/ARG. “Os jogadores e o próprio treinador já sabem disso. Ninguém da diretoria chegou e falou claramente, mas não há nenhum ingênuo no grupo. O tom da reunião da segunda-feira à tarde foi forte, quase tenso, mas todos ouviram do próprio treinador que esta é a situação”, afirmou.

Exatamente por isso, todos no Verdão acreditam não só na vitória, mas também em uma ótima exibição no jogo de amanhã, pois não há nenhum sério problema entre o elenco e o técnico. “Esta história de que ele perdeu o vestiário é bobagem. O que existe é que um ou outro jogador fica mais aborrecido, ou porque não está jogando ou porque está sendo escalado em uma função de que não gosta muito. E em todo grupo de trabalho sempre acontecem rusgas, discussões, como a  que tiveram o Dudu e o Cristaldo, isso é normal. Mas ninguém está fazendo corpo mole pra derrubar o cara, não”, garantiu.

De qualquer forma, este site confirmou que as críticas públicas feitas pelo treinador ao zagueiro Leandro Almeida após o erro no jogo contra o São Bento/SP causaram um grande incômodo no grupo. “É que o jogador pensa assim: ‘Pô, se eu errar ele vai fazer a mesma coisa’. E aí fica uma situação chata, mesmo”, admitiu o entrevistado. Da mesma forma, quando disse a um jornalista, depois da derrota no domingo, que não tinha uma resposta que explicasse o mau futebol do time neste começo de ano, Marcelo só fez crescer a insatisfação. “Se ele não sabe responder, quem é que vai saber?”, comentou a fonte.

Conforme já adiantara este jornalista, o maior problema é que o esquema tático adotado por Marcelo Oliveira não está surtindo efeito no Palmeiras da mesma forma que surtiu no Cruzeiro/MG. Lá, nosso treinador não tinha, talvez, um elenco de nível tão bom, mas contou com a sorte de ter no time três ou quatro jogadores que viviam as melhores fases de suas carreiras, como Éverton Ribeiro, Ricardo Goulart, Willian e, acreditem, até mesmo Egídio.

Dentre as tantas críticas a Marcelo Oliveira as mais fortes e, na opinião deste jornalista, também as mais merecidas são as seguintes, segundo a fonte deste site:

1º – Gabriel Jesus, uma das maiores revelações do futebol nos últimos tempos, é obrigado a marcar o lateral adversário durante todo o jogo, o que resulta na queda de seu rendimento em vários jogos.

2º – Jean está perdido taticamente e por isso desaparece em campo.

3º – Alecsandro, Lucas Barrios e Cristaldo estão deixando a desejar no comando do nosso ataque, mas a culpa maior é do esquema tático de Marcelo Oliveira, que “mata” qualquer que seja o centroavante.

4º – O Palmeiras continua usando e abusando da ligação direta, e o treinador não consegue resolver o problema.

5º – A diretoria reforçou um elenco que já era bom com jogadores de ótimo nível, dando desta forma totais condições para se formar, pelo menos, um time e meio. Porém, o técnico não consegue transformar um grupo em uma equipe.

“Mas e se ganharmos na quinta e voltarmos a tropeçar no domingo, contra o Capivariano/SP, ou na outra semana, diante do Nacional/URU? Como ficará a situação dele?”, perguntei. A resposta do personagem não foi tão firme quanto as outras, mas ele deixou transparecer que a pressão voltará. “Trevisan, a situação do Marcelo é tão complicada que o único jeito de melhorar é se o time conseguir umas três ou quatro vitórias seguidas”.

Como sei que tudo o que é escrito neste site chega ao conhecimento da diretoria do Palmeiras (embora ela nunca admitam isso), termino esta matéria com uma importante dica culinária: quase todos adoram cuca. Portanto, é melhor agir rapidamente, antes que ela acabe sendo servida não sobre uma toalha verde e branca, mas sim sobre uma toalha verde, branca… E grená.

36 Responses to A VITÓRIA OU A RUA

  1. Marcio,

    Concordo que o desempenho do Marcelo Oliveira no Palmeiras é muito abaixo do esperado, mas não creio que a melhor solução seja a troca do treinador.Já tivemos os melhores treinadores do Brasil e mesmo com eles nosso desempenho sempre foi bem abaixo da expectativa. Há vários fatores que contribuem para isso, e como sabemos no Palmeiras um dos mais latentes é o político. Acho que o melhor para o time é a continuidade do treinador, mas que seja acompanhada de uma profunda avaliação dos motivos de tão pífio desempenho que não atribuo só ao treinador, mas aos jogadores ao DM e à comissão técnica e à direção que falha em detectar possíveis focos de insatisfação no elenco e reprimi-los. É notória a má vontade de alguns atletas em campo em cumprir o que foi treinado. Finalmente o fato de o M.O. dizer em entrevista que não sabe i motivo do baixo desempenho não significa que ele não saiba, pois se expor publicamente algum atleta poderá perder de vez o grupo, como no caso do Leandro Almeida que parece ter sido contornado, mas caso não tenha sido a direção tem que intervir (função do gerente Cícero).

    • Márcio Trevisan

      Hélio: tudo o que vc disse é válido e respeitável.

      Mas, garanto: vc está com uma visão muito romântica do futebol.

      Cara, vc nem tem ideia do que acontece dentro de um vestiário. Aliás, eu também não tinha, até assumir a assessoria de Imprensa do Palmeiras.

      O que eu vi daria pra escrever um livro. De terror.

      Abs.

      • Desculpe Marcio!

        Mas creio que não seja uma visão romântica do futebol e sim uma visão profissional. Já que há tantos recursos investidos nesse esporte acredito que não haja lugar pra mínimo de jogador. A instituição PALMEIRAS esta acima de qualquer

        • continuando qualquer jogador.O clube deve ser tratado como o uma empresa e ter profissionais em cada função pra que a engrenagem funcione conforme o objetivo traçado, inclusive pra resolver problemas de vestiário.

          Abraços,!

          • Márcio Trevisan

            Hélio: volto a dizer que concordo com tudo o que vc escreveu.

            Contudo, infelizmente, as coisas não são assim, e para mudá-las serão necessárias décadas.

            É uma questão cultural do nosso futebol.

            Abs.

  2. Marcio:
    Discordo quando afirmam que a culpa é do tecnico. No meu modo de ver, a culpa é unica e exclusiva, dos jogadores que estão claramente boicotando o seu trabalho.Pra quem assistiu o jogo contra a ferroviaria via claramente que os jogadores erravam o tempo da bola. Pra voce ter uma ideia quantos treinadores por aqui passaram nesses últimos anos? Todos eles eram culpados? Acontece que a imprensa cria uma onda e a torcida do palmeiras vai no embalo. O são paulo, pela libertadores, perdeu de forma bisonha para o time boliviano, que não ganhava fora de casa a mais de 30 anos, e o tecnico ficou balançando? A imprensa fez oba-oba? Não puro silencio. Se fosse no Palmeiras o tecnico tinha sido demitido sumariamente. O que eu acho é que precisamos cobrar mais empenho dos jogadores que fingem que se esforçam e outros ficam longos tempos no departamento médico. Por fim, acho que a torcida deveria apoiar o tecnico e cobrar os jogadores, que recebem em dia e não demonstram amor a camisa.

    • Bom dia Eduardo,

      O que você escreveu faz sentido na minha opinião, e também acho que o jogador é bem pago para fazer um trabalho bem feito. O problema é que os jogadores de futebol, em sua grande maioria, são “cabeças de bagre”.

      O que eu não entendo é o seguinte: por que os jogadores estariam fazendo isso com o MO? Ele me parece ser uma boa pessoa e não tem aquele estilo do Luxa, que mandava os jogadores a PQP quando a coisa não saía como ele queria. Insatisfação eventualmente alguém sempre sente, mas o “professor” tem que saber contornar isso.

      De qualquer forma, se isto estiver acontecendo, mais uma prova de que o MO não tem domínio sobre o grupo e que, portanto, não pode continuar ali. É mais fácil encontrar um técnico que se ajuste ao elenco, do que trocar todo o elenco para atender o técnico.

      Um abraço.

      Valter

      • Se for assim, então é melhor reunir o elenco e perguntar por quem eles querem ser dirigidos. É muito mínimo de jogador. Eles só são profissionais na hora de assinar os polpudos contratos. A direção do clube deve detectar quem está fazendo corpo mole e afasta-los.Um técnico que decidiu 4 CDBnos últimos 5 anos e tem um bicampeonato Brasileiro não pode ser tão ruim Não acha?

        • Helio,

          Acho, mas o fato de você ter sucesso em um clube, não significa necessariamente que você vai ter sucesso em outro.

          O MO foi bem no Cruzeiro não apenas pela competência dele, mas porque tinha jogadores em uma fase muito boa e um elenco – na minha opinião – melhor do que o Palmeiras tem hoje.

          E cá entre nós, o time não tem esquema tático e ele tem outras opções no banco. Descubra quem são os “maus elementos”, tire do time e entre com outras opções. Não é possível que todos querem queimar o técnico.

          Além do mais, você não me respondeu. Por que querem fazer isso?

          • Valter,
            Não concordo que o time do Cruzeiro era melhor que o nosso atual,pode-se dizer talvez que tivessem jogadores em grande fase na época, mas Everton Ribeiro e Ricardo Goulart tinham menos expectativas de sucesso que termos hoje em jogadores como Arouca,Jean Dudu, Barrios Gabriel Jesus, Ze Roberto, Prass e ate o próprio Egídio que lá jogou bem mais do que joga aqui. A em disso ele também levou o Coritiba a duas finais de CDB,e neste caso com um time nitidamente inferior ao nosso. O fato de não ter conseguido ainda o desempenho esperado no Palmeiras deve ser avaliado detalhadamente o motivo, antes de se tomar a medida imediatista de simples troca de técnico, o que por si só não nos garante que corrigiremos todos os nossos problemas. Já tivemos os melhores técnicos do Brasil e nem por isso apresentamos um futebol digno de nossas tradições.O que quero dizer é que acho melhor fazer uma análise do motivo do baixo desempenho em campo e dar continuidade ao planejamento do que simplesmente trocar o treinador e começar tudo novamente.Acho que incompetente nosso treinador não é.Vide o seu Curriculum.Mas respeito opiniões contrarias

            Abraços!

        • Márcio Trevisan

          Hélio: não considero o MO ruim.

          Mas ele não consegue fazer este time jogar bola. Isso é fato.

          Abs.

      • Valter:

        Essa consciencia de tecnico ter dominio sobre o grupo que temos que acabar. Jogador de futebol tem que exercer a sua profissão da melhor maneira possivel, alias são muito bem pagos para isso.O tecnico não tem que se ajustar ao elenco, senão como bem disse o Helio, para se contratar um tecnico teriamos que consultar o plantel. O jogador de futebol precisa sim ter a consciencia de cumprir da melhor maneira possivel o seu contrato de traba, mesmo porquê o Palmeira paga-lhes em dia, oferece as melhores instalações de treinamento, tem nutricionista, fisiologista etc etc…O que mais querem. O tecnico não tem como apontar em um grupo de 33 jogadores, que existe este ou aquele que estão fazendo corpo mole. Ele estaria depreciando o produto jogador e isso ficaria complicado perante a propria instituição, mesmo por que ele não tem carta branca. Viu que oba-oba deu quando ele afastou leandro almeida. Quem teria que cobrar o elenco é sim a diretoria, mas infelizmente fica mais facil mandar o tecnico embora. E esse circulo vicioso será sempre assim. Amanhã, por exemplo, contrata abel braga ou cuca, no inicio tudo é novo está ajustado ao elenco. Acontece algumas mudanças e alguma ala do plantel não aceita, começa tudo de novo. Ai vem aquela historia do Paulo Nobre sobre “perder o vestiario”. Isso é um absurdo. No profissionalismo que existe hoje no futebol, os jogadores ainda estão agindo com muito amadorismo. É lamentável

        • Sempre foi assim e sempre vai ser. Achar que nós é que vamos mudar isso é utopia. Futebol é resultados. Que venha um novo técnico.

          Abraços.

    • Márcio Trevisan

      Olá, Eduardo.

      Respeito sua opinião, aliás bastante abalizada.

      Apenas um detalhe: a pressão sobre Paton Bauza foi menor porque ele acabou de chagar ao SPFC, enquanto MO tem mais de 10 meses no comando do nosso time.

      Abs e escreva sempre.

  3. 1. Não é o 1ª técnico que recentemente falou “EU NÃO SEI MAIS O QUE FAZER COM ESTE TIM’, frases que já foram ditas por Murtosa em 2002 e Felipão na 2º passagem.
    2. Não gosto do esquema do Marcelo, com centroavante isolado na frente.
    3. Eu só aceito o 4 4 2 ou o saudoso 4 3 3 (jogado até hoje pela Seleção da Holanda)
    4. Técnico que coloca em campo o Rafael Marques (anti jogador moderno, pois não tem força física, nem velocidade), TEM MESMO QUE SER DEMITIDO !
    5. Quanto a bola rolando o que mais me irrita é o Palmeiras atacando, ou ultimamente tentando atacar, e os 2 zagueiros posicionados na intermediaria, deixando um buraco enorme no meio de campo.

  4. Se a derrota é garantia de demissão então que perca logo amanhã pois esse treinador já deu. Ganhar amanhã só vai prorrogar nosso sofrimento pois o futebol vai continuar sendo sofrível e novas derrotas ridículas virão.

    Prefiro o técnico da Ferroviária. Acho que seria algo inovador. Chega de Cuca, Abel Braga e outras mesmices da vida.

    • Márcio Trevisan

      Ed: já disse.

      Sérgio Vieira não pode assumir o Palmeiras pois “pertence” ao Atlético/PR.

      A menos, claro, que ele rompa seu contrato com o Furacão.

      Abs.

  5. Olà Màrcio,
    O que vc acha do técnico da Ferroviaria? nao seria uma boa inovar? eu andei lendo que o Cuca ta com problemas familiares, serà que ele iria ter cabeça nesse momento pra treinar o Palmeiras…Arrigo Sacchi antes de treinar o Milan era treinador do Parma e uma vez Berlusconi falou…”se ele consegue fazer o Parma jogar esse futebol bonito , imaginem o que ele nao faria com o Milan” e o resultado todos nòs sabemos, sem falar que Luxemburgo veio do Bragantino. Abraços

    • Márcio Trevisan

      Olá, Enrico.

      Sérgio Vieira está apenas emprestado à Ferroviária. No Brasileirão, ele voltará ao Atlético/PR.

      Cuca é o primeiro nome da lista caso Marcelo seja demitido.

      Abs.

  6. Paulo Eduardo Michelotto

    Olá Senhor Palmeiras! Com relação ao que o Palmeiras vem jogando, acho que o principal problema é a falta de compactação, um jogador fica muito longe um do outro. Então o chutão é a solução. Quando o adversário está com a bola, há buracos entre o ataque e o meio de campo e entre este e a defesa. A defesa marca muito atrás, os laterais não sobem para marcar, o meio de campo fica completamente perdido e o ataque isolado. Quando ao jogo de quinta, acredito que o Palmeiras voltará a ser Palmeiras, porque jogo importante os jogadores dão tudo e o nosso elenco é bom. Quanto aos jogos do paulistão, embora os times do interior estejam com condicionamento físico melhor e com mais tempo de treino, o Palmeiras tinha que ter feito muito mais. Não dá para comparar o nível e os salários. Abraços, e aguardamos uma grande atuação contra o Rosário.

    • Márcio Trevisan

      Olá, Paulo Roberto.

      Tudo o que vc escreveu está correto. Então, lhe pergunto: de quem é a culpa?

      Abs.

  7. BOM DIA MARCIO, ACHO QUE O MARCELO OLIVEIRA NÃO TEMMAIS CONDIÇÕES DE SER TREINADOR, PELO EXPOSTO. cOLOCARIA O VALENTIM, QUE CONHECE O GRUPO E FARIA UMA TRANSIÇÃO SEMTRAUMAS UMABRAÇO CANUSO.

    • Márcio Trevisan

      Canuso: se o treinador for demitido, será isso mesmo que acontecerá até que um novo nome seja contratado.

      Abs.

  8. Leonardo Madureira

    Marcio, estava acompanhando uma discussão em outro site palestrino, e chegaram a ideia de que a polêmica com o Valdívia foi tão grande na época, que aboliram a função do meia de criação do Palmeiras, como se para provar que não necessitamos de meia de criação. Você acha que esta poderia ser a razão para que não sejam escalados meia de criação em sua função, insistindo-se em jogadores improvisados em detrimento de outros, como o Régis por exemplo?

    • Márcio Trevisan

      Olá, Leonardo.

      É óbvio que não.

      Não temos um meia de ligação porque Valdivia foi embora, Xavier vive encostado no DM e Régis ainda não provou que pode sê-lo.

      Abs.

  9. Marcio,

    Estou de acordo. Infelizmente não funcionou. Não há nenhum sinal de que o time vá engrenar ou de alguma evolução. Aliás, muito pelo contrário…

    E realmente o fato dele ter dito ‘não sei o que fazer, se soubesse corrigiria rapidamente’, foi o pedido de demissão. Oras… se algum de nós chegasse para o patrão e dissesse ‘desculpe, mas não sei como fazer meu trabalho’, o que aconteceria?

    Ficar adiando o divórcio de um casamento que não deu certo é bobagem e perda de tempo.

    O sonho seria Sampaoli ou Bielsa, mas dos nomes possíveis concordo que Cuca é o melhor.

    Abraço!!! Hudson

  10. Marcos Vinicius

    Prezado Marcio, observe que o erro numero 1 é o Gabriel Jesus precisar marcar, tal fato ocorre em funçao de termos um horroroso Egidio e um “quase no fim” Ze Roberto, ou seja o problema é que insistiu-se em Egidio e Ze Roberto quando desde 2015 tivemos os mesmíssimos problemas, ora !!! é culpa logico do MO mas total do Alexandre e do Paulo Nobre, ou são todos cegos ???
    Abraços

    • Márcio Trevisan

      Marcos: acho que um fato não está ligado a outro.

      Hoje, quase todos os atacantes são obrigados a voltar para marcar. O problema é que, no Palmeiras, isso atinge o nosso melhor atacante.

      Ou seja: dever-se-ia priorizar o talento, e não a marcação.

      Abs.

  11. Bom dia Márcio e Colegas,

    Muito legal essa sua matéria, Márcio. Acho que está muito alinhada com o que a grande maioria de nós, apaixonados pelo Verdão, pensa.

    Da mesma forma, a dúvida da grande maioria é: quem vem?

    Vi hoje uma notícia de que o Cuca desistiu das negociações que vinha fazendo com o Fluminense. Segundo ele, em função da entrada do Levir Culpi como opção, ele estaria “abrindo caminho para o Levir”.

    Será que isso reflete alguma conversa com o Palmeiras?

    Um abraço.

    Valter

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>