COM OS PÉS AQUI. MAS A CABEÇA LÁ.

Veja as análises tática e técnica de todos os profissionais do Palmeiras que, muito mais preocupados com a Libertadores, parecem deixar claro que estão “andando” para o Paulistão.

EM SÍNTESE - Vou ser bem sincero com todos vocês: não estou muito preocupado com o Campeonato Paulista deste ano. Nada contra o torneio – muito pelo contrário, até -, mas é óbvio que nosso principal objetivo neste começo de 2016 é a Libertadores, e embora tenhamos elenco para lutar por ambos os títulos, talvez não tenhamos time para tanto. Obviamente, se eu sei disso, é claro que nossos jogadores também sabem – e como já me cansei de dizer a vocês, jogador só corre quando é preciso. Daí que este fraco começo no torneio regional (o qual, vale lembrar, não vencemos já há sete anos edições…) era mais do que esperado. O problema é que a soma de apenas 5 pontos em 9 disputados pode até não nos complicar em termos de classificação à próxima etapa da competição, mas poderá fazer com que, a partir semifinais (se a estas chegarmos, claro), sejamos obrigados a decidir fora de casa, e todo mundo viu a importância que teve a finalíssima da Copa do Brasil de 2015 ter sido disputada no Palestra Itália. Este Paulistão, meus amigos, é uma faca de dois gumes para o Verdão: se o vencermos, não teremos feito mais do que a nossa obrigação; se o perdermos, nos imputarão mais um vexame. 

FERNANDO PRASS – 7,5
ÓTIMO 

Grandes goleiros o são sempre que se fazem necessários, e é isso o que acontece com o dono da nossa meta. Hoje, Prass fez pelo menos três grandes defesas e outras duas muito importantes, garantindo pelo menos a soma de um pontinho dora de casa.  

LUCAS – 5
REGULAR 

Até apareceu mais vezes no apoio, conseguindo vez ou outra bons cruzamentos. Mas falhou bastante na marcação, sobretudo quando o ex-palmeirense Fernandinho resolveu dar as caras pelo seu setor. 

VÍTOR HUGO – 5
REGULAR 

Foi bem nas coberturas, mas no fim do jogo cometeu um erro gravíssimo, que só não resultou no gol do Oeste/SP devido à ruindade do tal do Renan Mota.

RÓGER CARVALHO – 6,5
MUITO BOM 

Gostei bastante de sua atuação. Pelo alto foi absolutamente perfeito, não perdendo uma única bola. E ainda por cima quase fez, de cabeça, um golaço – pena a bola ter se chocado ao travessão. 

ZÉ ROBERTO – 6,5
MUITO BOM 

Voltou muito bem ao time, sobretudo quando fez com Gabriel Jesus boas jogadas ofensivas pelo lado esquerdo. De suas cobranças de escanteio surgiram as melhores jogadas do Palmeiras.

AROUCA – 6
BOM 

Formou a dupla com Jean, para muitos a melhor dentre todas as possibilidades que temos (se bem que eu ainda prefira o Gabriel…), e por isso atuou um pouco mais recuado. Mesmo assim, apareceu várias vezes pelos lados do campo, sendo uma boa opção para a saída de jogo.

JEAN – 6
BOM 

É visível que ainda não aguenta os 90 minutos, já que não realizou a pré-temporada com os demais jogadores. Contudo, mostrou aplicação no desarme e também qualidade no início de algumas jogadas ofensivas. Quase fez um golaço, ainda no primeiro tempo.

ROBINHO – 4
MUITO RUIM 

Aquele que vinha sendo o melhor jogador do time neste começo de ano teve uma atuação decepcionante. Não acertou um só lançamento, errou passes fáceis e até cartão amarelo por uma fata feia mereceu receber. Foi corretamente substituído já no intervalo.

DUDU – 5
REGULAR

Teve dois tempos distintos: no primeiro, buscou o jogo e tentou várias jogadas individuais, sempre em direção ao gol; no segundo, largou mão dr tudo e só fez número em campo.

LUCAS BARRIOS – 4,5
RUIM 

Outro que caiu demais em relação à partida contra o São Bento/SP. É certo que não lhe chegaram muitas bolas, mas as poucas que teve em seus pés acabou desperdiçando. Demorou demais para ser sacado por Marcelo Oliveira.

GABRIEL JESUS – 5
REGULAR 

É fato que foi o atacante mais perigoso do Palmeiras, mas isso não quer dizer que tenha jogado bem. Na verdade, destacou-se mais por alguns lances de habilidade individual do que pelo jogo coletivo ou por grandes chances criadas. 

MARCELO OLIVEIRA – 4,5
RUIM

Não quero passar a impressão que pego no pé do nosso treinador, mas às vezes o amigo aí de cima parece gostar de ser criticado. Se acertou ao mandar a São José do Rio Preto/SP a escalação inicial da estreia na Libertadores, terça-feira que vem (talvez, apenas, com a presença de Edu Dracena no lugar de Róger Carvalho), errou demais na forma como montou taticamente a equipe. A presença de dois volantes que saem para o jogo, Arouca e Jean, se explica devido à fragilidade do adversário desta noite, mas por outro lado deveria alertá-lo de que, se Robinho não vivia noite nada inspirada, jamais poderia ser substituído por outro jogador que não um meia. Ou seja: mesmo quando acertou ao tirar de campo o meio-campista, Marcelo Oliveira errou feio ao escolher Rafael Marques para o seu lugar, principalmente porque em vez de colocar o atacante para revezar com Dudu na função de ponta-de-lança, o mandou jogar aberto pela direita e, pior ainda, o obrigou a voltar para ajudar Lucas na marcação. Com isso, o Palmeiras perdeu toda a pouca criação que tinha no setor de meio-campo. Naquele momento, a melhor opção seria Régis, um jogador que conduz mais a bola em direção ao gol, ou mesmo Allione… Só que Allione nem sequer relacionado foi. Aliás, não entendi porque no banco de reservas havia dois zagueiros – Thiago Martins e Leandro Almeida – e só apenas um jogador de armação. Outro erro do técnico nesta noite foi quando decidiu colocar Erik – não pela entrada do atacante, mas sim por aquele que ele decidiu sacar do time. Gabriel Jesus não vinha brilhando, é verdade, mas estava bem melhor do que Barrios, este sim quem deveria ter cedido seu lugar. E melhor: neste caso, teríamos o ex-jogador do Goiás/GO atuando mais centralizado, como o fez várias vezes em sua ex-equipe, e também formando com Jesus uma hiper veloz dupla ofensiva. Quando escolhe trocar GJ por Erik ou Barrios por Cristaldo, nosso treinador promove o famoso “seis por meia dúzia”, algo muito pobre para alguém tido e havido como um dos “tops” do nosso futebol. 

ERIK – 5,5
SATISFATÓRIO

Entrou parecendo que iria por fogo no jogo, já que em sua primeira jogada quase sofreu um pênalti. Mas parou por aí: depois disso, mais preencheu os lados do campo e até a nossa intermediária ofensiva do que partiu pra cima dos adversários.

RAFAEL MARQUES – 4
MUITO RUIM

O pior do time, ao lado de Robinho. Entrou e não fez uma única jogada que prestasse. Ficou perdido na ponta direita, tornando-se uma figura nula e atrapalhando o time.

CRISTALDO – 5,5
SATISFATÓRIO

É limitado tecnicamente, mas pelo menos tem a conhecida garra argentina e a utiliza para se destacar. Brigou bastante pela posse de bola e, após cruzamento de Zé Roberto, quase fez um lindo gol de cabeça.

FOTOS DA CAPA: CÉSAR GRECCO/AG. PALMEIRAS

 

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

10 – DIVINO
09 – PERFEITO
08 – EXCELENTE
7,5 – ÓTIMO
07 – ÓTIMO
6,5 – MUITO BOM
06 – BOM
5,5 – SATISFATÓRIO
05 – REGULAR
4,5 – RUIM
04 – MUITO RUIM
3,5 – PÉSSIMO
03 – PÉSSIMO
2,5 – VERGONHOSO
02 – VERGONHOSO
1,5 – MEDONHO
1,0 – MEDONHO
0,5 – ENOJANTE
00 – ENOJANTE 

27 Responses to COM OS PÉS AQUI. MAS A CABEÇA LÁ.

  1. O Palmeiras não tem padrão de jogo nenhum, é um bando perdido em campo.
    Treinador que ja deixa dúvidas em relação a sua competência, escala mal e mexe pior ainda.
    Não entendo o porque do Nathan nunca jogar, e o Mateus Sales, estão queimando o garoto ?
    Quanto ao Leandro Almeida ( o queridinho do M.O.) e o Anderson bem que poderiam ir para…a portuguesa carioca por exemplo.

  2. Vitor Massari

    Olá Márcio,

    O que fica evidente a cada jogo é que MO não é um dos “tops”.

    É um daqueles novos “gênios” que surgem de tempos em tempos. Como Celso Roth, Caio Jr., Dorival, Muricy, Paulo Autuori. Em breve vai se exilar na China,Turquia ou Arábia.

    Pergunta: Cuca não seria um bom nome?

  3. emilio maranga

    Márcio M.O ja deu no saco !! 9 meses sem dar padrão ao time ta dando nojo ver tanta bola ser rifada !!! Não consigo acreditar que esse treineiro foi bi campeão palas MARIAS.

    • Márcio Trevisan

      Pois é, Maranga: e além desses títulos, faturou também uma Copa do Brasil, certo?

      Mas nem assim ele me convence totalmente.

      Abs.

  4. Marcio,

    Estou totalmente de acordo com as avaliações individuais.

    Agora o que me preocupou mesmo foi a atuação coletiva. E quanto a isso preciso agradecer seu post. Alguns jogadores (Rafael Marques, por exemplo) estavam me dando nos nervos porque estavam literalmente andando em campo. Esqueci de que eles estão pouco se lixando pra este campeonato, diferente de nós que queremos ver o Palmeiras sempre ganhar e jogar bem.

    Alguns detalhes:

    - Boa estréia do Roger Carvalho, fora a trombada bizarra

    - Sei não, acho que vão jogar Gabriel e Jean

    - Pra mim Dudu é atacante, não meia

    - Já passou da hora do MO mexer no esquema tático

    Abraço! Hudson

    • Márcio Trevisan

      Hudson: nosso elenco permite muitas variáveis.

      Mas é preciso de alguém que saiba promovê-las.

      Abs.

  5. Precisamos de um treinador urgente antes que seja tarde.

    Abraços !!!

  6. Bom Dia Márcio e torcida palmeirense!

    Pelo futebol que o Palmeiras jogou ontem me dá a impressão que os jogadores já começaram a fritura do Marcelo Oliveira devido ao episódio do Leandro Almeida (expor o jogador para a imprensa) ou então esta história que saiu em alguns jornais que o premio pelo título da Copa do Brasil ainda não foi pago.

    Abraços

  7. Bom Dia Márcio e torcida palmeirense!

    Pelo futebol que o Palmeiras jogou ontem me dá a impressão que os jogadores já começaram a fritura do Marcelo Oliveira devido ao episódio do Leandro Almeida (expor o jogador para a imprensa) ou então esta história que saiu em alguns jornais que o premio pelo título da Copa do Brasil ainda não foi pago.

    Abraços

  8. Marcelo Guizze

    Um feliz 2016 (ainda que atrasado) aos irmãos Palestrinos e em especial ao Grande Márcio Trevisan!!!

    Após festas de final de ano, férias, carnaval…Aqui estou novamente!!!

    E o Palmeiras começa o ano dentro do esperado, realmente não me surpreendem os resultados da equipe!!!

    Em 2009 o time estava extremamente bem no Paulistão e sofreu para passar da primeira fase da Libertadores, creio que esteja bem claro para o elenco que o torneio no qual a equipe deve dar sangue e a competição continental!

    Porém há um fator que pode ou não influenciar, já vi situações nas quais o time tira o pé em um torneio e isso reflete em outro, exemplo daquele time lá da baixada que era campeão por antecipação da Copa do Brasil de 2015!!

    Óbvio que não quero fazer comparações, mas o time de 99 ganhou a Libertadores jogando, sem exageros, quarta, sexta, domingo e chegou as finais de todas as competições, aliás, caiu na semi da Copa do Brasil graças a influência do árbitro no jogo contra o Botafogo no Maracanã!!! Enfim, o time entrava em campo com sangue nos olhos todos os jogos, fosse contra a União Barbarense fosse contra o River Plate, em um determinado momento foi necessário priorizar e aí pesou o aquele que era o objetivo maior, a Libertadores que acabou sendo conquistada!!!

    Já vi matérias dizendo que o Palmeiras tem o melhor elenco do Brasil, mas mais importante do que ter um elenco qualificado é necessário ter um time competitivo!!!

  9. Luis Renato Maggio

    Olá Márcio e Irmãos Palmeirenses,

    Não sei quanto a vocês, mas para mim o Marcelo Oliveira não passa a menor confiança.
    Pelo que vem sendo apresentado, está difícil acreditar que ele saiba o que está fazendo e que teremos um time bem montado para disputarmos o Paulista e a Libertadores.
    É normal termos oscilações no início da temporada, já que os jogadores ainda não alcançaram o melhor de suas formas física e técnica.
    O que estou cobrando é a distribuição em campo, um esboço, a ideia de um time.
    Somos um bando e não um time.
    Como no ano passado, as linhas continuam distantes uma da outra, criando dificuldade para que possamos trocar passes, manter a posse de bola e criar jogadas. Em consequência, quem consegue fazer isso são os nossos adversários, até os mais fracos, que tem um espaço imenso para trabalhar a bola e ameaçar a nossa defesa várias vezes durante as partidas.
    Com exceção do primeiro tempo da semifinal da Copa do Brasil 2015 contra o Fluminense-RJ e do segundo jogo da final contra o Santos-SP, não lembro qual foi a última boa partida do Palmeiras. Eu sei que a motivação era outra, mas o que quero dizer é que nesses jogos nós vimos um time e não um bando.
    É muito pouco, o Marcelo Oliveira está devendo algo bem melhor do que vem mostrando.
    Além disso, acho que ele faz algumas escolhas erradas na escalação. Já há jogadores reservas merecendo um lugar no time titular.
    Ele precisa ser direto com elenco e deixar claro que irá jogar quem estiver rendendo melhor nos treinos e nos jogos, independente do nome. Caso ele não faça isso, os que estão de fora perderão a confiança e a motivação e ele perderá o vestiário.
    A verdade é que não acredito mais que o Marcelo Oliveira tenha capacidade de acertar o time.
    Seria loucura mudar agora? Ou seria melhor mudar agora antes que seja tarde? Quais opções temos no mercado para trabalhar com o bom elenco que temos e que faria-nos jogar um bom futebol como um time de verdade?
    Não sei responder nenhuma dessas perguntas.
    Por isso vou fazer a parte que me cabe: torcer e torcer e torcer muito!

    Abraços.

  10. Paulo Eduardo Michelotto

    Salve, Márcio!
    Acho até que dos dois volantes para trás, o técnico melhorou bem o time. Mas do meio para frente, deixou a desejar. Pouco criou e pouco concluiu e ninguém encostou na ponta direita, para ajudar o Lucas. Uma hora até o Roger tentou ajudar. O Dudu e o Robinho teriam que cair alternadamente pelo setor.
    Ab.

  11. Bom dia Márcio e Colegas,

    Pode até ser, mas não considero que jogamos mal porque priorizamos uma competição. Jogamos mal porque, aparentemente, o elenco não rende nas mãos do MO.

    Tivemos seis atacantes de ofício em campo – Gabriel Jesus, Barrios, Dudu, Rafael Marques, Cristaldo e Erik – e ninguém consegue marcar um gol no time do Oeste?

    É aquela velha máxima, quando o melhor jogador do time é o goleiro, alguma coisa não vai bem.

    Eu não quero ser exigente demais, mas o Palmeiras deveria estar “voando”, e está “rastejando”. Espero estar enganado, mas o MO não consegue acertar o time e tenho receio de que seja por falta de competência.

    Um abraço.

    Valter

    • Márcio Trevisan

      Valter: o problema é que temos um grande elenco, mas não um grande time.

      E ai vc sabe de quem é a responsabilidade.

      Abs.

  12. Roberto Alfano

    Bom dia, está na cara que o time se prepara para a Libertadores, assim espero, porém volto a dizer falta um camisa 10 e muito tempo não temos, só improvisar chega uma hora não dá mais.

    Temos que fazer uma boa partida fora na terça – feira e buscar somar pontos para classificarmos na Libertadores.

    Abraço.

  13. Bom dia, Marcio e a todos os colegas!

    Fiquei com a mesma impressão que você, que o time não estava interessado e confio que a estréia na Libertadores terá uma performance similar à finalíssima da Copa do Brasil.

    Gostei muito da estréia da partida do Jean e ainda acho que ele será o titular da lateral, com o Lucas jogando deste jeito. Ansioso para que o Marcelo Oliveira tenha logo o Moisés e o Gabriel a disposição para poder trabalhar o meio campo e também que dê mais chances ao Erik e ao Régis.

    Alias, um detalhe da transmissão na tv aberta. Muito engraçado ver o Neto o dia inteiro ontem tentando se redimir após a carta de repúdio a ele e ao programa, publicada pelo Palmeiras. Até o Tevez ele especulou no Verdão, além de defender ferozmente um pênalti no Erik!

    Abração!

    • Márcio Trevisan

      Luigi: perdoe-me, mas nem comento qualquer tipo de declaração de ex-jogadores travestidos de jornalistas.

      Abs.

  14. Quando o Marcelo tirou o Robinho e colocou o Raphael Marques eu desisti !

  15. Marcio, Vou continuar na tecla do esquema tático, que funciona bem na Europa ou em alguns pouquíssimos times do Brasil quando é compactado. O Palmeiras não é assim, e podem falar o centro-avante que quiser que vai ser peça nula, sacrificado e isolado na frente. Não é o Barrios, Cristaldo, Alecssandro e Leandros, é o sistema e a falta de compactação.
    Ontem não saímos com uma derrota por sorte e excesso de ruindade do cara que entrou livre de frente para o Prass, e por culpa do Vitor Hugo que mal colocado como sempre marcou atras do atacante que escorou no peto para o cara chutar.
    O Vitor Hugo é um capitulo a parte, ele é queridinho da torcida mas não sabe sair jogando, só da chutões, se coloca mal e o principal não sobe para cabecear, perde todas, só faz isso no ataque. Todos os gols que tomamos em 2015 pelo alto ele estava presente, seja com Victor Ramos, Jackson, L. Almeida. Só o Edu Dracena não corrige isso, precisamos urgente de outro zagueiro, talvez o Rever do Inter.
    Outro que também passa como bom jogador maas sacrifica os volantes e o ataque é o Robinho que não marca e se acha um quarterback de futebol americano, que ele diz que gosta, quer bola no pé para lançar, não sabe tocar, rodar o jogo, abrir espaço. Não serve para titular.

    • Márcio Trevisan

      Oi, Marcos.

      Respeito todas as suas opiniões a respeito dos jogadores que citou, mas sinceramente acho que você está muito… Palmeirense! Rs…

      Acho que vc me entendeu.

      Abração.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>