JESUS NÃO É PROSTITUTA

Saiba por que o mesmo Marcelo Oliveira que lançou Gabriel Jesus no time principal pode acabar com o futuro do garoto.

Uma das frases que Wanderley Luxemburgo mais gostava de usar quando vivia seus tempos de glória era a seguinte: “Não podemos prostituir as características do jogador”. Embora criticada por alguns, tais palavras eram corretas – afinal, quando se vê obrigado a desempenhar uma função à qual não está acostumado, quase sempre o atleta perde aquilo que tem de melhor.

Jesus tem de marcar gols, não adversários

Tenho notado isso em Gabriel Jesus. O diamante que surgiu no Palmeiras e que encantou a todos nas categorias de base não repete no time de cima o mesmo brilhantismo. Só para se ter uma ideia, vale comparar alguns números de Jesus antes de ser lançado no time principal do Verdão: em 2013, logo em seu primeiro campeonato pelo time (Paulistão Sub-17 de 2013), ele marcou 16 gols, mesmo tendo começado o torneio como reserva. Naquela temporada, fechou com 54 gols em 48 partidas. No ano seguinte, repetiu a dose e de novo foi artilheiro da competição, marcando 37 vezes em 22 jogos. Em 2015, durante a Copa São Paulo de Juniores, balanço as redes somente cinco vezes – só que entrou em campo apenas em seis oportunidade…

Assim, os 7 gols que marcou nas 40 partidas em que já defendeu nossa equipe principal acabam se tornando um dado preocupante, e nos levam também à pergunta que não quer calar: por quê? Obviamente, entre profissionais o grau de dificuldade é infinitamente maior do que entre infantis, juvenis e até mesmo juniores, mas a queda no rendimento ofensivo do garoto extrapola qualquer limite.

Parece-me, porém, que há, sim, a principal razão que explica tal fato: Marcelo Oliveira obriga o menino a voltar para ajudar na marcação, sobretudo quando o lateral-esquerdo em campo é Zé Roberto. Com fôlego de sobra, Jesus vai e volta infinitas vezes durante uma partida, o que o faz se cansar muito mais e, na hora da conclusão, não ter a mesma qualidade de antes. É claro que no futebol de hoje em dia todos devem marcar, mas há que se saber dosar tal exigência, a fim de, como diria Luxemburgo, “não prostituir as características do jogador”.

Pois é: desta vez, parece que o “pofexô” tinha razão.

26 Responses to JESUS NÃO É PROSTITUTA

  1. Marcio:

    Sobre o Gabriel Jesus, concordo com todos os aspectos mencionados, e adiciono mais dois: 1º – ele não deveria ter mudado seu nome, nada contra o Jesus, o Cristo, nem com o pronome pessoal Jesus, mas totalmente a favor do nome anterior, entendo que “Jesus”, no caso, pesa muito, portanto, Gabriel Fernando estava de bom tamanho;
    2º – se é que é verdade, o Palmeiras detém apenas 10% (dez por cento) dos valores relativos ao seu “passe”, e em sendo assim imagine como foram as negociações com seu empresário, e naquele momento do Palmeiras, a pressão na diretoria foi muito grande para a renovação do contrato. Em resumo, seus empresários não deveriam ter agido como agiram mais ou menos como enfiando uma faca no pescoço do nosso amado Palmeiras.
    Quando me lembro desse fato, torço pelo Palmeiras mas não necessariamente para ele.

    • Márcio Trevisan

      Olá, Roberto.

      Agradeço muito o seu post e, como este foi o primeiro, dou-lhe as boas-vindas a esta seção.

      Apenas uma correção: o Palmeiras detém 30% (trinta por cento) dos direitos econômicos de Gabriel Jesus.

      Escreva sempre, ok?

  2. Olá Marcio me tire essa duvida, se ele jogasse na mesma função do Barrios não seria melhor pra ele e pro Palmeiras, ou vc não vê ele com essa caracteristica?

    • Márcio Trevisan

      Olha, Odair, GJ até já atuou como centroavante nas categorias de base e nesta função fez também muitos gols – mas não é a dele.

      O cara é segundo atacante pela esquerda, exatamente onde e como vem atuando. O problema é que está sendo obrigado a voltar muito para ajudar na marcação, o que também vem atrapalhando seu desempenho.

      Abs.

  3. Talvez um esquema bom para os jogadores que temos hoje a disposição seria o 4,4,2 onde os 4 do meio formariam um losango com um volante centralizado na frente da zaga hoje o Thiago Santos e quando o Gabriel se recuperar seria ele, dois meias, um na direita e outro na esquerda, onde o segredo é quando o adversário tiver a bola eles passarão a ser segundos volantes e com a bola seriam meias.
    Também farão dupla com laterais tanto na ofensiva como na defensiva, esses caras seriam o Jean pela direita e o Arouca pela esquerda e teriam substitutos o Moisés e o Matheus Salles e alguns casos até o Robinho que fazem esta função.
    O quarto homem seria um meia mais avançado pelo meio para armar e encostar nos dois de frente, poderia ser o próprio Robinho, Regis, Allione e em alguns caso até o Dudu, mas o melhor seria o C.Xavier.
    Na frente um mais de área como o Barrios e um segundo atacante pelos lados que poderia ser o Dudu, Erick ou G.Jesus.
    Acho que este esquema terá bastante gente armando e chegando para munir os atacantes e ao mesmo tempo compactado e fechado protegendo a defesa, e fortalecendo os laterais tanto na defesa como no ataque. Mas o segredo é a dupla função destes dois meias e segundo volantes ao mesmo tempo, pois temos muitos jogadores que fazem isso.

    • Márcio Trevisan

      Marcos: o melhor deste seu esquema, aliás bastante eficaz, é que no Palmeiras de hoje ele se torna viável, pois são vários os jogadores que podem desempenhar duas funções táticas.

      É uma questão de visão de jogo, que é dada a toda equipe pelo seu treinador.

      Abs.

  4. Sem querer ser prepotente, ou mesmo o dono da verdade, tenho algumas considerações a fazer sobre este tema:-
    1º) Sobre esquema tático:- segundo a maioria esmagadora dos analistas de futebol mundial o técnico com esquema mais moderno, e no momento revolucionário, é o Guardiola que adota o 3 x 4 x 3.
    2º) Não sou adepto desse esquema, pois na minha opinião o sucesso de Guardiola se deve que ele tinha uma verdadeira Seleção no Barcelona, o mesmo acontecendo no Bayer de Munich, não sei se terá no Manchester City.
    3º) Pra mim os melhores esquemas já inventados são o 4 X 3 X 3 (até hoje utilizado pela seleção da Holanda por exemplo), e o nosso querido 4 x 4 x 2.
    4°) Sobre o SENHOR Gabriel Jesus, isto mesmo chega de dizer menino Jesus, este cara já é um HOMEM, ele esta pipocando e fazendo FIRULAS desde o jogo contra o Santos no 1º Turno do Campeonato Brasileiro.
    5º) Nesta partida, após o jogo contra o Sport que o João Pedro foi um IRRESPONSÁVEL e ao invés de fazer o 2ºgol contra o Sport ele fez firulas com as pernas sobre a bola e perdeu o gol e tomamos o empate contra o Sport lá em Recife que nos custou 2 preciosos pontos, o SENHOR Gabriel Jesus contra o Santos no 1º Turno fez a mesma coisa ao invés de passar a bola pro Lucas Barrios que estava livre ao seu lado e sem goleiro, o que fez o SENHOR Gabriel Jesus, transou as pernas do mesmo jeito que o João Pedro e perdeu o gol contra o Santos.
    6º) Felizmente o Santos não fez gol no final da partida, e conseguimos uma vitória de 1 x 0 suada contra o Santos.
    7°) SENHOR Gabriel Jesus estou de olho em você !

    • Márcio Trevisan

      Jair: concordo com todas as críticas que vc fez, mas lembro: Jesus tem apenas 18 anos.

      Abs.

  5. emilio maranga

    Olá Marcio. também acho que Marcelo por ser turrão e pensar que somos um Coritiba, vai cavar sua sepultura ainda no primeiro semestre de 2016 !! Nem sua grife,vai salva-lo .

    • Márcio Trevisan

      Maranga: o cara, agora, tem pelo menos duas boas opções para cada posição.

      Podem não ser dois craques, mas também não são dois perebas.

      E há posições, como a de primeiro ou de segundo volante ou a meia de armação, que as boas opções chegam a três.

      Em resumo: ou o cara faz este time jogar bola ou, então, você estará certo em sua previsão.

      Abs.

  6. Marcio, queria fugir um pouco desse tema para registrar algo interessante que vem acontecendo com o time da vila leonor. Ultimamente, notamos, uma necessidade enorme daquele time, querer contratar jogadores que estão ou passaram pelo Verdão. Foi assim com Alan Kardec, depois com Wesley e agora surpreendentemente com o Kelvin, aquele. Quando aquele presidente pitoresco do time da vila leonor, disse que o Verdão estava se apequenando a cada dia, podemos notar que o mesmo tinha, isso sim, um flagrante complexo de inferioridade. Nota-se, inclusive, na questão do técnico. O Palmeiras, foi buscar o Gareca, e o tricolino, depois disso já trouxe dois tecnicos estrangeiros. Voce concorda Marcio?

    • Márcio Trevisan

      Olha, Eduardo, se o presidente fosse o anterior, concordaria plenamente com você.

      Mas como já outro em sue lugar, creio que a possível contratação do Kelvin seja mais uma coincidência.

      Só não entendi este interesse do time “delas”, pois o atacante é apenas um jogador para compor o elenco, nada além disso.

      Abs.

  7. Wilian Domingues

    Faz todo sentido o seu ponto, mas o gol que ele perdeu foi no primeiro minuto do jogo e tenho percebido intranquilidade na hora de finalizar.

    Ele simplesmente chutou reto em cima do goleiro, jogador profissional não pode perder um gol daquele. E na final da CdB ano passado foi a mesma coisa.

    Pra mim, falta melhorar a finalização, basta o Maikon Leite que nunca acertava o gol!

    • Márcio Trevisan

      Willian: não me refiro somente aos gols que ele tem perdido, alguns deles logo no começo dos jogos.

      Apenas gostaria de vê-lo jogando mais ou menos como jogava nas categorias de base, pois assim acredito que ele renderia mais.

      Aproveito para lhe dar as boas-vindas a esta seção. Escreva sempre, ok?

      Abs.

  8. Marcio, bom dia.

    Concordo com sua avaliação sobre o GJ,mas ainda acho que o faro de gol dele ficou lá nas categorias de base. Mesmo sendo uma jóia, precisamos lembrar que ele barrou o Rafael Marques, que não estava num bom momento, será que não é a hora do Rafael Marques ou outro atacante barrá-lo. Acho ele um excelente jogador mas não penso nele como um titular indiscutível no Palmeiras de hoje.
    Outro ponto é o Zé Roberto, está cansando rápido demais. No começo do jogo já era possível vê-lo ofegante. Talvez devido ao nosso elenco, o MO deverá pensar seriamente no esquema com três zagueiros, pois nossa lateral esquerda comprometerá o time.

    Rodrigo

    • Márcio Trevisan

      Rodrigo: nada tenho contra o esquema com três zagueiros, até porque temos dois laterais que apoiam bem – Zé Roberto e Lucas.

      O problema é que a entrada de mais um defensor obrigará a saída de um meio-campista ou, o que é ainda pior, de um atacante, setores nos quais nos sobram boas opções.

      É preciso pensar bem sobre isso.

      Abs.

  9. Bom dia Márcio e Colegas,

    Também notei a queda de desempenho do jesus, mas sinceramente não tinha associado isso à forma de jogar proposta pelo MO.

    O Ed Souza já comentou acima a perda do gol no primeiro minuto de jogo contra o Santos e voltou a perder um outro gol cara a cara com o goleiro no primeiro minuto contra o Botafogo/SP. o Dudu foi lançado aos 42 do segundo tempo e marcou. Será mesmo que é cansaçõ? Ou falta qualidade e técnica?

    O Jesus é bom jogador e foi indicado como uma das 50 revelações mais promissoras do futebol mundial, porém, precisa ser mais “matador”. Atacante está em campo para decidir e não pode perder os gols que perde. Ele mesmo já disse em entrevistas que perde gols que não deveria perder.

    Precisa ser trabalhado. Está longe de ser um craque hoje, mas pode vir a ser no futuro.

    Um grande abraço.

    Valter

    • Márcio Trevisan

      Válter: não me refiro somente aos gols que ele tem perdido, alguns deles logo no começo dos jogos.

      Apenas gostaria de vê-lo jogando mais ou menos como jogava nas categorias de base, pois assim acredito que ele renderia mais.

      Abs.

  10. Irineu Curtulo - Araras - SP

    Bom dia! Além disso, ele engessou o Gabriel Jesus apenas numa faixa restrita do campo.

    • Márcio Trevisan

      É fato, Irineu.

      Justamente por ter de ajudar na marcação, ele atua apenas pela ponta-esquerda, o que limita ainda mais a suas ações.

      Abs.

  11. Marcio, Concordo que não pode tirar as características dos jogadores e sim aprimora-las cada vez mais, e sou da tese que o esquema deva ser feito privilegiando as características dos jogadores e não ao contrario, onde técnico, jogador e time viram reféns do esquema de jogo.
    Por outro lado os jogadores também tem que se adaptar ao futebol moderno onde todos marcam. Mas o MO infelizmente parece que começou a cavar sua saída do Palmeiras, justamente por ser refém do esquema 4,2,3 1 e está irritando a torcida. Definitivamente este esquema é totalmente contrário as características do futebol brasileiro, assim como 4,1,4,1. Mas como os técnicos brasileiros ficaram estagnados e acomodados a muitos anos, acharam que é “moderno” copiar estes sistemas europeus que é muito bom pra eles, porém péssimo pra nós.
    O Brasil tradicionalmente sempre jogou no 4,4,2 onde se adaptou e aprimorou suas diversas vertentes, e os jogadores com mais talentos tinham liberdade para colocar a criatividade em prática, mas hoje estão cada vez mais engessados. Acho que o problema passa por ai.

    • Márcio Trevisan

      Pois é, Marcos, e este “engessamento” não se dá apenas no Palmeiras, mas sim em todos os grandes clubes brasileiros.

      Depois, a Seleção leva de 7 e tem neguinho que diz não saber por quê.

      Abs.

  12. Pode ser que vc esteja certo Márcio, mas lembrando, o gol feito que ele perdeu contra o Santos na final foi no primeiro minuto de jogo, logo, essa tese de cansaço eu não concordo. Mas sim, concordo com tudo que vc falou em relação ao treinador o estar utilizando de forma errada e que isso possa estar influindo em seu futebol, mas repito, não acho esse garoto nada demais. Mas como já errei com Prass e Dudu, vai que estou errado de novo….rs. Abçs.

    • Aliás, vou lhe falar, esse treinador já está me irritando. Não quero ser corneta mas tem coisas que não dá pra aguentar. Vai fazer um ano de Palmeiras, treina, treina, treina e não consegue acertar o time. Como eu lhe disse em outra matéria, parece que os jogadores estão acorrentados no campo, não se soltam.

      • Márcio Trevisan

        Só que a partir de agora, Ed, ele tem um grande elenco e várias boas opções.

        Ou seja: vai ter de fazer o time jogar bola, caso contrário virá outro que o fará.

        Abs.

    • Márcio Trevisan

      Ed: não me refiro somente aos gols que ele tem perdido, alguns deles logo no começo dos jogos.

      Apenas gostaria de vê-lo jogando mais ou menos como jogava nas categorias de base, pois assim acredito que ele renderia mais.

      Abs.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>