A VOLTA DO PALMEIRAS “B”. E, TALVEZ, TAMBÉM DO “C”.

Elenco será fundamental ao Verdão, que terá maratona de jogos decisivos nos primeiros meses do ano

“O sistema de som da Arena Palestra Itália informa a escalação do Palmeiras: Fernando Prass; Lucas, Edu Dracena, Vítor Hugo e Zé Roberto; Gabriel, Arouca, Robinho e Dudu; Lucas Barrios e Gabriel Jesus”.

Mas, dependendo da partida, o time anunciado poderá ser este: Vágner; João Pedro, Nathan, Róger Carvalho e Egídio; Matheus Sales, Rodrigo, Moisés e Cleiton Xavier; Erik e Cristaldo (ou Rafael Marques, se ficar).

Ou, de repente, talvez até mesmo este: Jaílson; Lucas Taylor, Leandro Almeida, Thiago Martins e Victor Luís; Thiago Santos, Fellype Gabriel, Régis e Allione; Alecsandro e Luan (ou Mouche, se ficar).

Sobretudo no primeiro semestre, o torcedor palmeirense terá de se acostumar a constantes mudança na escalação do time titular, muitas vezes até mesmo de um jogo para outro e em outras oportunidades mesclando atletas das três equipes acima. Afinal, as seis partidas da Segunda Fase da Copa Libertadores da América serão disputadas em meio ao Campeonato Paulista (no qual, vale lembrar, apenas 25 jogadores poderão ser inscritos), e embora seja inegável que o torneio continental é infinitamente mais importante do que o estadual, a verdade é que o Verdão não poderá simplesmente entrar em campo para perder nas partidas contra os times interioranos.

O zagueiro Edu Dracena é a principal contratação para 2016

Para se ter uma ideia da maratona que nosso time terá de enfrentar, basta verificarmos as tabelas de ambas as competições e, também, os dois jogos que abrirão a temporada de 2016, ambos em Montevidéu/URU. Se em janeiro serão apenas três compromissos (nos dias 20, 23 e 31), em fevereiro o “bicho” começa a pegar, com exatas sete partidas em menos de 30 dias (03, 10, 13, 16, 21, 24 e 28).

Complicada? Sem dúvida, mas melzinho na chupeta se comparada à maratona palmeirense em março: serão nada menos do que nove – isso mesmo: nove! – jogos, nos dias 02, 06, 09, 13, 17, 20, 23, 27 e 30). Detalhe: teremos um clássico contra o São Paulo/SP, no Morumbi, entre dois jogos importantíssimos diante do Nacional/URU – o primeiro na Arena Palestra Itália e o segundo no Estádio Centenário. De quebra, o primeiro jogo de abril será o derby contra “eles”, em nosso estádio, e nesse mês teremos também a última partida válida pela fase de classificação do Paulistão e os dois últimos jogos da segunda fase da Libertadores. Em outras palavras: apenas partidas decisivas.

Por isso, meus amigos, foi corretíssima a estratégia da diretoria não apenas nas contratações, já que todos os que chegaram são superiores ou no mínimo, estão no mesmo nível dos que saíram, mas também na manutenção de mais de 80% do elenco, inclusive de atletas que preferiam deixar o clube.

Afinal, está mais do que claro: neste ano, o Palmeiras vai precisar de todo mundo.

15 Responses to A VOLTA DO PALMEIRAS “B”. E, TALVEZ, TAMBÉM DO “C”.

  1. Mauricio Mahfud

    Olá Marcio! Essa regra da FPF de 28 inscritos (3 goleiros) é um crime e infelizmente, inviabiliza em parte a tua proposta de elenco grande.

    O problema é que muita gente (reserva) terá de ficar fora da lista do Paulista, praticamente sem jogar no primeiro semestre (já que se tem um lugar pra reserva jogar seria em alguns jogos do Paulista). Ai o que acontece? Como você vai motivar um jogador não inscrito a ficar 5 meses em poder jogar? Ele vai querer ir embora, ou vai ficar de bico, contaminando o ambiente. Infelizmente, temos que ter uma lista enxuta pra não perder o ambiente no elenco (veja que na Liberta são 30 inscritos, 2 caras da Liberta não poderão ser inscritos no Paulista).

    Esse problema da motivação e contaminação do grupo acontece em qualquer ramo de atividade, ainda mais no meio de jogadores, que sabemos são um caso muito a parte pelo baixo preparo intelectual médio.

    Eu tentaria reduzir rápido: Cristado (ta vendido, então define logo), Mouche (não quer ficar, ótimo, ruim), Kelvin (tao dizendo que querem tentar, pra quê? ruim demais), Nathan (creio que seria bom pra ele sair por emprestimo pra jogar, se ficar não será inscrito no Paulista e talvez nem no Liberta, já que estão fazendo muito lobby pro Thiago Martins), Phelyppe Gabriel (sai…) e provavelmente terá de escolher entre cortar o Thiago Santos, o Rodrigo e o Matheus Sales, Lucas Tailor ou João Padro… É só por num papel os nomes e verá que não fecha 28… Sem contar falta de espaço pra subir gente da base pra jogar no Paulista.

    FPF criminosa!

    Abraços, Mauricio

  2. Que o treinador não queira inventar a lâmpada e defina o mais rápido possível um time titular. Não tem mais desculpas. Hora de mostrar se realmente é um grande treinador.

    Abraços.

  3. ainda queria o mago de volta, e um centro avante com fome de gol e que metesse medo no adversário, tipo um Romário da vida. Só não sei quem.

  4. Marcio,

    O time titular é muito bom. Acho que o Erick vai disputar posição com Jesus.

    Espero que o Allione jogue o paulistão. Ainda boto fé nele.

    E esperamos que o Cleiton Xaiver seja o jogador que dele se espera. Se for, joga o Robinho ou Jesus pro banco.

    Abraço, Hudson

    • Márcio Trevisan

      Hudson: se CX10 for titular, de fato a tendência é que Robinho deixe a equipe principal.

      Quanto ao Erik, embora muito bom, só será titular caso Jesus ou Dudu se contundam.

      Abs.

  5. Márcio a leitura que eu faço em relação a Libertadores é que somos favoritos e os nossos principais adversários são Grêmio e Galo, além dos argentinos e Mexicanos, apesar de não descartar o Santa Fé também.

    No mais, não temo nenhum time, penso que temos time e camisa para bater todos.

    No Paulista acho que vamos novamente duelar com o Santos para ver quem manda no terreiro local. Se não surgir alguma surpresa do interior.

    O que você pensa? Minha leitura está muito equivocada!

    • Minha leitura está muito equivocada?*

    • Márcio Trevisan

      Tiago: não sei se sua leitura está muito equivocada – aliás, espero que não. Quero mais é que você esteja coberto de razão.

      Mas que sua leitura está otimista, isso ninguém pode negar.

      Abração!

  6. Roberto Alfano

    Boa tarde caro Trevisan, feliz 2016, muito boa sua matéria, como sempre, não vai ser fácil.

    Mais temos Elenco para mesclar e fazer todos jogarem para se adaptar o mais rápido.

    Boa sorte Verdão, mostre a sua força, pois a torcida com certeza irá apoiar.

    Abraço.

    • Márcio Trevisan

      Oi, Alfano.

      Retribuo os votos.

      Vc disse bem: temos elenco. E neste ano não vão poder dizer que a equipe está em formação, certo?

      Abs. e obrigado pelo elogio.

  7. Ótima matéria como sempre, mas…
    Não dá pra escalar um jogador sub-15 no lugar do Leandro Almeida ?
    Abs.

    • Leonardo Madureira

      Coloca um cone com a foto do Roque Jr. no lugar do Leandro Almeida. Se posiciona melhor e não faz lambança hehe.

    • Márcio Trevisan

      Jair: ainda tenho esperança de que a gente se livre dele no decorrer deste ano.

      Jogador muito fraco, típico de time pequeno ou, no máximo, médio – como o Coritiba/PR.

      Agradeço os elogios.

      Abs.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>