MAIS DO MESMO

Confira as análises tática e técnica dos profissionais do Palmeiras que, com 9 reservas, continuou apresentando os mesmos defeitos vistos há muito tempo.

EM SÍNTESE - Existem duas maneiras de se analisar o empate que o Palmeiras obteve há instantes na Arena Palestra Itália, e ambas são corretas. Por um lado, foi evidente que o time reserva – apenas Prass e Arouca começaram o jogo – apresentou os mesmos defeitos do time titular – nenhuma inspiração, nada de jogadas trabalhadas, pouquíssima ou quase nula posse de bola e baixa qualidade nas finalizações. Por outro, deve-se levar em conta que, se a equipe principal já não arranca suspiros, não seria os suplentes que conseguiriam tal façanha – assim, por esta ótica, o  1 a 1 no placar pode ser considerado um bom resultado, já que a partida nada valia em termos de classificação. Como se vê, a decisão é sua, amigo palmeirense.

FERNANDO PRASS  – 6,5
MUITO BOM

Duas arrojadas e precisas saídas do gol nos pés dos atacantes, uma em cada tempo, impediram que o Verdão perdesse mais um jogo neste Brasileirão. Além disos, não teve culpa alguma no gol que sofreu.

 JOÃO PEDRO – 3
 PÉSSIMO

Talvez a pior partida desde que foi promovido ao time principal do Verdão. Conseguiu falhar duas vezes seguidas no lance do gol do Cruzeiro/MG e, já no fim do jogo, errou exatamente da mesma forma, ou seja, errando o tempo de bola e furando de forma ridícula. No apoio, inexistiu.

NATHAN – 6
BOM

Em alguns momentos pode ter sido um pouco afobado, mas teve importantes participações no jogo aéreo e também nas coberturas. Sua substituição foi uma precipitação de Marcelo Oliveira. 

LEANDRO ALMEIDA – 4,5
RUIM

No início da jogada do gol mineiro, levou uma bola no meio das pernas. Mas não foi só isso: Marcos Vinícius deitou e rolou em cima de sua frágil marcação. Só existe uma explicação para que o Palmeiras o tenha contratado: um acordo entre seus empresários e quem decidiu por sua contratação.

EGÍDIO – 5,5
SATISFATÓRIO

Os mesmos erros defensivos que sempre comete voltaram a aparecer nesta noite de sábado. Porém, ofensivamente até que o amigo aí de cima não foi tão mal, tanto que cruzou com perfeição para o gol de Lucas Barrios.

THIAGO SANTOS – 5,5
SATISFATÓRIO 

Pareceu entrar dormindo em campo, tanto que Arrascaeta fez o que quis durante todo o primeiro tempo. Na etapa final melhorou muito, ocupando os espaços à frente da nossa zaga e até iniciando algumas jogadas ofensivas. Valeu também pelo esforço por ter jogado contundido durante quase 15 minutos.

AROUCA – 6
BOM

Jogou mais solto do que de costume, talvez por se sentir seguro ao ver Thiago Santos logo atrás. Com isso, teve uma participação mais ativa durante todo o jogo e foi uma importante peça para o time. Porém, o que mais valeu foi ver que está pronto para as finais da Copa do Brasil.

ALLIONE – 3,5
PÉSSIMO 

Uma das mais desastrosas atuações deste rapaz, no qual já apostei como sucessor de Valdivia mas começo a repensar minha posição. Errou passes de 2 metros, não fez uma única jogada inteligente e deveria ter sido sacada já no intervalo.

MOUCHE – 5
REGULAR

Como sabemos, é o mais fraco dentre os quatro argentinos contratados no ano passado. Hoje, mais uma vez esteve longe, bem longe de se destacar, mas pelo menos lutou o tempo todo e ajudou a equipe inclusive recompondo na marcação.

CRISTALDO – 4
MUITO RUIM

Já fora mal demais contra o Atlético/PR, e hoje repetiu a dose. Perdido no meio dos zagueiros, não buscou o jogo e nem se deslocou pelos lados do campo, tornando-se uma figura decorativa.

KELVIN – 5,5
SATISFATÓRIO

Nesta que, com certeza, foi uma das últimas partidas que fez pelo Palmeiras, o amigo aí de cima foi relativamente bem. Seu ponto mais forte foi ter prendido a bola e, consequentemente, a marcação tanto nos momentos em que jogou pelo lado direito como quando atuou na ponta oposta. É esforçado, nada mais do que isso.

MARCELO OLIVEIRA – 6
BOM

Nosso treinador só não foi perfeito na escalação inicial porque poderia ter sacado Fernando Prass e dado uma oportunidade a Fábio – afinal, devido às contusões de Aranha e Jaílson, provavelmente será nosso quarto goleiro o reserva nas partidas finais da Copa do Brasil, e já faz mais de 14 meses que ele não joga (seu último jogo foi em 13/09/2014, nua derrota por 3 a 0 para o Fluminense/RJ). Assim, a decisão de mandar a campo um time praticamente reserva foi acertada, pois nossas chances de classificação no Campeonato Brasileiro já eram mínimas e, claro, temos uma final de Copa do Brasil dentro de poucos dias. No tocante às alterações, acertou em cheio ao mandar a campo Gabriel Jesus (e, melhor ainda, no lugar de Allione, que irritava em campo) e Lucas Barrios, já que Cristaldo era figura ausente. Apenas poderia ter mexido no time já no intervalo, e não esperar que desse certo em 14 minutos algo que não funcionou em 45. No caso da substituição de Nathan, foi precipitado porque o próprio zagueiro, que vinha bem, garantiu ter condições de continuar em campo.

GABRIEL JESUS – 5,5
SATISFATÓRIO

A torcida esperava que sua entrada faria o Verdão mandar no jogo, mas jogando fora de sua posição – no meio – acabou rendendo pouco. Mesmo assim, colocou Lucas Barrios na cara do gol.

LUCAS BARRIOS – 6
BOM

Entrou com vontade, dando mais força ofensiva ao time, e tece como prêmio o golaço de cabeça que marcou. Mas, se fosse mais rápido, poderia ter nos dado a vitória no fim do jogo, após receber de Jesus e demorar para concluir.

VÍTOR HUGO – 4,5
RUIM

Entrou no lugar de Nathan e, talvez por estar alheio ao que acontecia em campo, piorou nosso sistema defensivo. Teve uma saída de bola errada que por pouco não culminou no gol da vitória do Cruzeiro/MG. 

FOTOS NA CAPA: CÉSAR GRECCO/DIVULGAÇÃO PALMEIRAS

32 Responses to MAIS DO MESMO

  1. Irineu Curtulo - Araras - SP

    Torçamos para que o jogo na Vila tenha um placar reversível no Allianz, pois acredito apenas na força da nossa torcida para conquistarmos esse título. Não acredito no poder de motivação usado pelo MO, que não é técnico do estilo do Palmeiras. Sei que sofreremos muito nos pés desses nossos jogadores, mas como sempre acreditamos, acreditaremos.

    • Márcio Trevisan

      Irineu: não é Marcelo Oliveira quem irá motivar os jogadores – será a grana que eles ganharão em caso de título.

      Abs.

  2. Vitor Massari

    Olá Márcio, olá colegas do site!

    Acompanho o site, mas é a primeira vez que comento algo aqui pois espero passar o calor do momento.

    A meu ver a grande decepção do Palmeiras no ano chama-se: MARCELO OLIVEIRA.

    Existem equipes que sabem o que devem fazer dentro de campo, tornando o treinador um mero coadjuvante. Foi o caso do Muricy no SPFC e chego a conclusão que foi o caso de M.O. no Cruzeiro.

    Em compensação existem equipes que necessitam de alguém os orientando o tempo todo, sendo técnico e também um líder. E neste aspecto vejo M.O falhar feio, pois até agora não conseguiu dar um padrão tático ao time e, é visível nas entrevistas, que o grupo não está fechado com ele e nem ele fechado com o grupo.

    Alías, este foi o grande problema do ano. Trouxeram bons jogadores (não craques como muito palmeirense achava), mas que só funcionam através de voz de comando, de liderança. E nenhum dos técnicos que passarem pelo Palmeiras este ano tinham este perfil.

    Creio ser possível conquistar a Copa do Brasil, embora as chances sejam mínimas. Mas, conquistando ou não, o Palmeiras deve repensar seu técnico p/ 2016 se quiser dar voos mais altos. Meu nome: Cuca!

    Abraços

    • Márcio Trevisan

      Olá, Vítor.

      Legal que vc tenha estreado nesta seção.

      Agora que já conhece o caminho, seja sempre bem-vindo.

      Abs.

  3. Roberto Alfano

    Bom dia, é melhor olharmos o que temos pela frente que é a grande decisão da Copa Brasil.

    Vamos armar o que temos de melhor e com muita Raça e Garra jogarmos este primeiro jogo com muita determinaçao e vontade, para fazer o resultado para a grande Final.

    Força Verdão vamos conseguir, tenha o nosso apoio.
    Abraço.

  4. Anotem aí:

    Santos 2 x 1 Palmeiras
    Palmeiras 2 (5) x 1 (4) Santos – com o Prass pegando o ultimo penalti, batido pelo pastor.

    Abraço!!!

  5. Márcio,
    bom dia.
    Sei que não é hora mas já podemos colocar na lista de dispensa os seguintes jogadores: Aranha ( nunca jogou ), João Pedro, Leandro Almeida, Victor Ramos, João Paulo, Jackson, Amaral, Girotto, Cristaldo, Kelvin, Mouche, Alecsandro e mais alguns.
    Agora torcer pra ganharmos bem do Santos na vila.
    Abs e boa semana!

    Edson

    • Márcio Trevisan

      Édson: alguns destes que vc citou de fato irão embora, mas outros nem em sonho sairão.

      Ganhar na Vila? É improvável. Mas o improvável não é impossível, certo?

      Abs.

  6. Marcelo Guizze

    Eu sinceramente não sei oque posso esperar nas finais da Copa do Brasil!!!

    Não é novidade que nossa equipe parece ter desaprendido a jogar (não que fosse um time encantador, mas era consistente) no returno do Brasileiro fizemos uma campanha de rebaixado!!!

    Porém nesse mesmo período tivemos duas classificações épicas na Copa do Brasil!!!

    Resta saber se o time vai entrar com aquela mentalidade de que são dois jogos que podem nos dar um título importantíssimo, esquecendo as péssimas atuações no Campeonato Brasileiro, ou se entrará apático e entregue, sendo preza fácil para o Santos!!!

    Precisamos de muito mais do que as ligações diretas e chutões que o time vem apresentando, o meio de campo precisa criar, Robinho precisa recuperar o futebol do início do ano, Dudu tem sido nosso melhor jogador nos últimos jogos e pode desequilibrar!!! Mas nossa maior preocupação é com a defesa, caso continuemos com as falhas bisonhas que temos cometido, corremos o sério risco de perdermos o título dentro da Vila!!!

    • Márcio Trevisan

      Marcelo: vc tocou no ponto exato.

      Até podemos perder na Vila, mas desde que não seja por mais de um gol de diferença.

      Se a derrota for por 2 ou mais gols, será quase impossível reverter no Palestra, pois o Santos tem um time jovem e rápido.

      Abs.

  7. Marcio, creio que termos que gastar mais ou menos uma centena de velas nas próximas duas quarta feiras, não é possível vermos um time tão ruim, trajando a camisa da SOCIEDADE ESPORTIVA PALMEIRAS, espero sim que DEUS ilumine o “elenco´´, pois se não ganharem a Copa do Brasil, o atual “presidente´´ “delicado´´ do PALMEIRAS, terá que acelerar seu mandato , para não sofrer as represarias já armadas!

  8. emilio maranga

    Márcio vc que é um historiador da SEP, conhece algum mineiro que tenha sido campeão pelo Palmeiras ? Eu falo como técnico ……

    • Márcio Trevisan

      Oi, Maranga.

      Ifigênio de Freitas Bahiense, o Geninho, faturou o título paulista de 1963.

      Ele começou a campanha e, no fim do torneio, após um empate com o Comercial de Rib. Preto/SP fora de casa, foi substituído por Sylvio Pirillo (que era gaúcho).

      Abs.

  9. emilio maranga

    Márcio gostei de ve-lo no Famiglia Palestra, e cheguei a conclusãode que a SEP precisa muito de vc !!! Márcio vc poderia dar umas dicas ao M O pra entrar de meias-brancas no dia 25 e dia 02———-Tudo é válido Mas………..

    • Márcio Trevisan

      Oi, Maranga.

      Agradeço a audiência e os elogios.

      Olha só: no primeiro jogo não vai dar, porque as meias do Santos também são brancas.

      Mas na finalíssima pode apostar que jogaremos de meias brancas – faz parte da tradição em jogos decisivos.

      Abs.

  10. O time do Palmeiras, no geral titulares ou reservas, sofre por ter uma marcação frouxa. Enquanto todos os outros times se aplicam na marcação, o Palmeiras não. Por isso que toma muitos gols. Outra coisa, o ataque é estático não se movimenta, por isso não sai jogadas trabalhadas e o meio não se apresenta para receber a bola o que obriga a defesa dar chutão. Viver somente de cruzamentos não faz mais efeito, ja está manjado pelos adversários. Infelizmente, to começando a achar que o MO esta deixando muito a desejar. Alguma coisa está acontecendo, pois o time piora a cada jogo.

    • Márcio Trevisan

      Então, Marcos, e aí sou obrigado a ver o time “deles” dar um show de futebol atuando co 8 suplentes.

      Não há outra explicação: é uma questão de técnico.

      Abs.

  11. Não assisti o jogo. Sou totalmente solidário aos heróis que tiveram esse profundo AMOR pelo Palmeiras.
    É a 1ª vez que eu vejo você assumir uma posição RADICAL como você assumiu na análise do TÉTRICO Leandro Almeida !
    Marcelo Oliveira = 3 volantes + Robinho contra o Santos na Vila !

    • Márcio Trevisan

      Olá, Jair.

      Não sou radical. Como já disse, analiso os jogadores partida a partida, sem me deixar levar pelas atuações anteriores.

      Só que Leandro Almeida sempre vai mal.

      Abs.

  12. Tá na hora de vc repensar sobre o Vitor Hugo também. Não é essa bola toda. Abçs.

    • Concordo. Alem de tudo pode reparar que quando a bola vem pra ele parece que queima nos pés, ele ou passa para o outro zagueiro ou lateral quando não da chutão. Mas o pior de tudo é que está sempre mal colocado, ese seu forte são as bolas aéreas no ataque, na defesa é seu ponto fraco.

    • Márcio Trevisan

      Ed: creio que seja apenas uma má fase, pois ele foi muito bem na esmagadora maioria dos jogos.

      Tomara que volte ao normal a partir de quarta-feira.

      Abs.

  13. Apesar dos últimos jogos não serem nada bons, eu acredito na força do meu palmeiras, o gol do título será feito por nós, TORCIDA QUE CANTA E VIBRA !!! Avanti Palestra

    • Márcio Trevisan

      Olá, Régis.

      Será muito difícil, mas também acredito que poderemos terminar 2015 como campeões (e olha que duvidava muito disso até o meio deste ano).

      Agradeço seu depoimento e lhe dou as boas-vindas a esta seção.

      Abs.

      • Obrigado companheiro !!! Como palmeirense fanático que sou é uma honra participar deste site, sou daqui do estado do ESPIRITO SANTO , cidade de CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM, aqui tem muitosssss palmeirenses … abc

  14. Fernando Tadeu

    Eu fiquei feliz com o resultado. Não ter perdido, mesmo jogando com o time reserva, foi importante para o que vem pela frente na quarta-feira. Mas o tal do Leandro Almeida hem? e que joelhada nas costas do adversário, aquilo foi um crime.

    • Márcio Trevisan

      Tadeu: o futebol tem seus meandros e suas malandragens.

      É mais do que óbvio que a contratação de Leandro Almeida (que nem em sonho é melhor do que Nathan ou mesmo Victor Ramos) gerou dividendos a alguns.

      Abs.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>