CREFISA’S HÁ MUITAS. MAS PALMEIRAS SÓ EXISTE UM.

Polêmica entre Palmeiras e Crefisa só mostra o quão amadores são os dirigentes do nosso futebol. E das nossas empresas também. 

Vira e mexe, ocupo este espaço para dizer a vocês, que tanto me honram com seus acessos, que uma das mais valiosas experiências que já tive nestes meus 47 anos e meio de idade foi vivida durante minha passagem pela assessoria de Imprensa do Palmeiras. E pior: com exceção do amor incondicional que o torcedor, sobretudo os de mais longe, tem pelo time, todas as outras lições que aprendi foram negativas – a imensurável vaidade dos dirigentes, a falta de respeito em relação à torcida, a covardia em assumir seus erros e a quase insana ganância pelo dinheiro por parte de atletas, o despreparo de treinadores, alguns destes tidos como “tops” até hoje, e por aí vai.

 Nos últimos dias, mais uma vez alguns destes tópicos citados acima voltaram à tona. A estúpida ideia lançada pela adidas e, este é o detalhe, inicialmente vista com bons olhos pela presidência do clube, poderia ter colocado em risco uma parceria extremamente benéfica a ambos os lados. Aliás, durante os oito anos que existiu a cogestão com a Parmalat (sem culpa alguma pivô desta polêmica), isso foi visto quase que diariamente na Academia de Futebol – brigar com seus amigos é algo inerente à personalidade italiana, e olha quem lhes garante isso é um digno Trevisan.

Como todos sabem, tenho nojo de ver o Palmeiras entrar em campo com uma camisa que não seja verde ou branca. Odiava ver o time de verde-piscina, reprovei de forma veemente a camisa azul, me indignei ao ver o Verdão virar “amarelão” e sinto vontade de cuspir na camisa cinza que, apenas para enganar os torcedores e aumentar suas vendas, qualificam de “prata”. Temo que um dia possa ver o nosso time entrar em campo de preto e branco, e pior: haverá os imbecis que comprarão a camisa, podem apostar.

Que a camisa com o logo da Crefisa seja ainda mais vitoriosa do que esta

Se eu sei disso, é claro que a adidas também sabe. Assim, se nossa diretoria já aceitou camisa de tudo quanto é cor, por que não relançar uma que foi tão vitoriosa? A marca da Crefisa, que paga mais de 40 milhões ao clube, que se dane – o que importa é vender mais esta porcaria a quem tem estômago suficiente para comprá-la, aumentando desta forma os lucros do clube e, claro, também da fornecedora do material. Só o fato de ter admitido esta possibilidade já prova o quão Carlos Miguel Aidar, mesmo com todas as suas insanidades, estava correto ao classificar Paulo Nobre como “juvenil” no mundo do futebol.

Só que há o outro lado desta história. Leila Pereira, presidente da Crefisa, está corretíssima em esbravejar, em reclamar e em criticar a postura adotada por Palmeiras e adidas, mas não em ter ameaçado com a rescisão contratual e muito menos com a possibilidade de trocar de clube. Ao agir desta forma, ela desrespeitou o contratante e seus quase 17 milhões de torcedores, além de ter colocado o Verdão em um estágio inferior ao do Flamengo/RJ, clube que, segundo ela, “gera muito mais visibilidade”.

Nosso clube tem uma infinidade de problemas, mas é um dos maiores do mundo em todos os sentidos – esportivo, patrimonial, histórico, em número de simpatizantes, etc. Ou seja: se quiser rescindir o contrato, a Crefisa está em seu direito – mas que prove ter sido vítima de perniciosa ação do alviverde ou, então, que arque com todas as consequências do seu ato.

Em síntese: neste lamentável episódio, todo mundo errou. Mas há algo que precisa ficar bem claro à nossa patrocinadora master: Crefisa’s há por todos os cantos, mas Palmeiras só existe um.

27 Responses to CREFISA’S HÁ MUITAS. MAS PALMEIRAS SÓ EXISTE UM.

  1. emilio maranga

    Mas como pode um presidente ser tão amador juvenil e tão despreparado? Leila Pereira falou alguma mentira? sobre visibilidade ? ta certo que foi num momento de muita raiva ! Mas quem tem a preferencia, é sempre quem investiu 100 milhões !!!

    • Márcio Trevisan

      Maranga: ela não mentiu quando disse que o Flamengo gera mais visibilidade, mas a forma como colocou as palavras foi totalmente infeliz.

      Quanto ao nosso presidente, vc já disse tudo.

      Abs.

  2. Marcio
    Concordo plenamente com você com relação a ter nojo quando o Palmeiras entra de amarelo, azul, cinza, verde piscina, etc. É revoltante!! Eu sinceramente não entendo o desejo do torcedor por obter essas camisas que NADA tem a ver com a tradição do clube. Mas, esse é o mundo atual. Muitos jovens desconhecem a história do clube e acabam embarcando nesse marketing. Acredito que na década de 40, muitos paletrinos tradicionais torceram o nariz quando o Palestra Italia se tornou Palmeiras.
    Com relação a Crefisa, infelizmente o clube é refém de patrocinadores e fornecedores de material. Bom era o tempo em que nossa camisa era toda verde com somente o símbolo estampado. E confesso que só uso essa camisa, adquirida na loja Ponto Verde a alguns anos atrás. É a melhor réplica.

    • Márcio Trevisan

      Cassiano: pelo que estudei da história do nosso clube, em 1942 houve muitos palestrinos que deixaram de sê-lo quando o nome do time mudou.

      Abs.

  3. Marcelo Guizze

    Uma situação delicada!!

    Tenho observado um grande número de camisas da Parmalat, em especial réplicas “piratas” que tem sido fabricadas, no Mercado Livre é possível encontrar tais camisas na faixa de R$ 80,00 cada!!! Camisas bem feitas é válido ressaltar!!!

    Creio que a Adidas vendo que há um nicho para esse modelo, resolveu investir, fato que tbm não é totalmente execrável, porém há de ser respeitado o patrocinador atual e creio que isso causou esse imbróglio entre Palmeiras x Crefisa!!!

    Achei o posicionamento da Crefisa em relação a situação descabido, embora legítimo!!!

    É preciso ter diplomacia, principalmente em uma relação como essa!!

    Para o bem do Palmeiras espero que ambas as partes venham a se acertar e que possam retomar o foco principal, que ;e fazer o Palmeiras cada vez maior!!!

    • Márcio Trevisan

      Olá, Marcelo.

      Tudo já está acertado, pelo menos até a próxima polêmica – Rs.

      Agradeço seu post e lhe dou as boas-vindas a esta seção.

      Abs.

  4. Márcio,
    boa tarde.
    Tão difícil conseguir uma parceira e quando a temos, destratamos?
    Está certa a parceira em esbravejar como você mesmo disse, não precisava ser em público.
    PN tem sido o nosso melhor melhor presidente dos últimos tempos mas escorrega em muitas coisas ainda. Talvez pelo fato de ser mais torcedor do que presidente.
    Gostei muito do seu texto e, como disse o nosso amigo Jair, seria de muita utilidade, caso você dispusesse de tempo pra escrever mais sobre os bastidores do nosso amado clube.
    E, a parte disto, vamos nos preparando pra grande decisão. Qual é o seu palpite??
    O meu é de vamos ser campeão mas sofrido e nos penaltis ( pra devolver o paulista ).
    Abs

    • Márcio Trevisan

      Olá, Edson.

      Agradeço os elogios.

      Em relação ao meu palpite para as finais, creio que o Santos é tão favorito, mas tão favorito, que o Palmeiras será o campeão.

      Abs.

  5. Paulo Eduardo Michelotto

    Se pra uns faltam miolos, para outros faltam o cérebro inteiro.

  6. Marcio que alegria que é ler um texto seu sobre o Palmeiras, além das matérias pós jogo.
    Que pena que você tem seus inúmeros compromissos profissionais, familiares, sociais, etc., e não tenha tempo disponível ou mesmo PACIÊNCIA pra lançar matérias sobre a reforma estatutária, divisão do clube em social e futebol, voto do sócio torcedor, etc.
    Isto porque, dentro da Mídia Palestrina, sem dúvida nenhuma, você não só é o MELHOR, mas o mais honesto, sincero, integro e principalmente todas as suas matérias são visando unica e exclusivamente o BEM do Palmeiras !
    Dos 4 melhores e maiores sites da mídia, 1 é totalmente favorável a situação, o outro apesar do líder principal ser pessoa honesta e capacitada, o site é 100 % Oposição Irracional, e o 4º que na realidade parece que é o mais antigo e mais acessado, o líder do site é também tão honesto como você, só faz matérias em prol do Palmeiras, mas ele não tem o dom da consistência e análise que você tem.
    Isto posto, gostaria de dizer 3 coisas:-
    1º) Sendo de descendência ITALIANA, acho que minha reação seria PIOR do que a da dona da Crefisa.
    2º) Considero que ela só errou quando disse que o Flamengo tem mais visibilidade do que o Palmeiras.
    3º) Que tragédia é o marketing do Palmeiras! Eles ERRAM em tudo ! Como conseguem ser absolutamente INCOMPETENTES ?
    Abs.

    • Márcio Trevisan

      Oi, Jair.

      Muito obrigado pelas palavras de carinho e os elogios que me fez.

      Sempre digo que não Oposição e nem Situação, tanto que em épocas de eleição jamais divulgo minhas preferências justamente porque posso influenciar alguns associado no momento de votar. O que eu sou, Jair, é sempre Palmeiras, mesmo que muitas vezes me sinta na obrigação de brigar com ele.

      Acho que, para mim, o Palmeiras é como o meu filho: às vezes tenho de ser duro, tenho de colocar de castigo, e até mesmo dar uns tapinhas para corrigir alguma postura errada.

      Mas jamais deixo de amá-lo.

      Abs.

  7. Bom dia Márcio e Colegas,

    Por quanto tempo o Palmeiras ficou sem patrocínio master na camisa? Me corrija por favor mas, se não me engano, foram quase dois anos.

    Há quanto tempo o SPFC e outros times do Brasil estão sem patrocinador master fixo na camisa?

    Está muito difícil de se encontrar empresas que queiram estampar sua marca da forma como a Crefisa se propos a fazer. O Palmeiras é gigante, mas precisa aprender que uma relação comercial precisa ser respeitada, principalmente quando se trata de cerca de MR$ 50 por ano. Não é um dinheiro qualquer e que ajuda muito o clube. Sem ele, nossa situação estaria muito mais difícil.

    Logo, não existem tantas Crefisa’s que queiram fazer pelo Palmeiras ou por qualquer outro clube o que esta Crefisa se propôs a fazer. A diretoria foi amadora e se mostrou inconsequente. O mundo do futebol também é de negócios, e negócio não é democracia.

    Um abraço.

    Valter

    • Concordo 100 % com você Valter.

    • Márcio Trevisan

      Oi, Valter.

      Concordo que a Crefisa é essencial ao Palmeiras, mas isso não dá o direito à sua presidente de diminuir a importância do nosso clube.

      É aquele tal negócio: uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa.

      Abs.

      • Oi Márcio,

        Você não acha que, em certo ponto, o Palmeiras também diminui ou até mesmo menosprezou a importância da Crefisa? Não concordo com a postura da presidente do grupo, mas entendo a atitude agressiva.

        Além disso, para ela ter dito o que disse da forma que disse, tenho minhas dúvidas se o retorno esperado pelo investimento realizado está realmente acontecendo.

        Um abraço.

        Valter

        • Márcio Trevisan

          Valter: uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa.

          Se há roupa suja para ser lavada, que seja em casa e não por meio da Imprensa.

          O Palmeiras errou porque nosso presidente ainda engatinha no mundo futebol, e a dona da Crefisa errou porque diminuiu um dos maiores clubes do mundo.

          A empresa está contratando jogadores, remodelando a Academia, construindo um hotel. Será que faz tudo isso mesmo qu o retorno não venha sendo o esperado?

          aBS.

  8. É por isso que há muito tempo não compro uma camisa do time. A ultima que comprei foi a do Paulista de 2008. Não caio mais no conto de nova camisa. Nova camisa uma pipoca, usam dois jogos e deixam de lado. Vc nem terminou de pagar a camisa e eles já lançaram outra. Tenho diversas que compro nas lojas do Palmeiras mas são as retrôs que tem vários modelos lindos e aquelas polos que dá inclusive pra usar pra trabalhar. São lindas, não custam uma fortuna e não perdem a validade. Recomendo.

    Abraços.

    • P.S. : Também abomino essas de outras cores. Aquela azul foi o ápice da imbecilidade.

      • Márcio Trevisan

        Ed: toda vez que o Palmeiras entra em campo vestindo uma camisa que não seja verde e branca ou, pelo menos, branca e verde, é uma afronta à nossa história e um desrespeito ao nosso torcedor.

        Até admito tons de verde que não sejam o esmeralda, desde que não sejam muito claros, mas qualquer cor diferente destas eu não aceito.

        Abs.

    • Márcio Trevisan

      A linha de ação é esta mesmo, Ed: os caras lançam 10 camisas por ano e faturam com as vendas.

      Só que não com a sua grana. E nem com a minha.

      Abs.

  9. Miguel Campos Filho

    Eu até acho interessante a ideia de uma camisa comemorativa ao anos noventa, retrô,seria interessante. Não acho que os dirigentes da CREFISA tenham sido desrespeitados pela ideia.

    • Márcio Trevisan

      Miguel: se a camisa em questão contivesse a marca “Parmalat” em vez da marca “Crefisa”, seria uma quebra de contrato e, consequentemente, uma falta de respeito aos atuais patrocinadores.

      Fico feliz de tê-lo de novo por aqui. Agora que retornou, não saia mais.

      Abs.

  10. Donizete Rivera

    Acho difícil de entender como um empresário de sucesso pode demonstrar tanto amadorismo a frente de um time de futebol, me impressiona também o fato da Adidas sugerir uma camisa com outro patrocinador, será que ela aceitaria uma camisa comemorativa fabricada pela Rhumell?? Vamos lançar a ideia!

    • Márcio Trevisan

      Olá, Rivera.

      Sensacional sua ideia em relação a uma camisa da Rhummell – Rs…

      Agradeço seu post e lhe dou as boas-vindas a esta seção.

      Abs.

  11. Marcio,

    Só tenho dois comentários:

    1 – Que o PN é juvenil e amador, todo mundo sabe. Mas não tem lá agora um diretor de marketing de mercado, profissional? Esse cara tem que rodar, necessariamente.

    2 – Se ela acha que o Flamengo dá mais visibilidade, então por que fechou com o Palmeiras? Ela que vá pra lá, cazzo!

    Abraço, Hudson

    • Márcio Trevisan

      Hudson: vc está correto em ambas as assertivas.

      Mas, conhecendo o Palmeiras como conheço, não seria surpresa nenhuma se toda esta celeuma da camisa com o logo da Parmalat tenha sido discutida sem que os responsáveis pelo marketing do clube fossem comunicados.

      Abs.

Deixe uma resposta para Ed Sousa Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>