EM CASA QUE FALTA PÃO…

Quando um time vai mal, surgem sempre os mesmos rumores. E quase nunca são verdadeiros.

“Em casa que falta pão, todo mundo grita e ninguém tem razão”. Este ditado, antiquíssimo por sinal, é parte inerente ao futebol. Basta uma equipe entrar em má fase para que uma série de “experts” comecem a despejar no ouvido do torcedor um sem-número de razões que explicam os motivos que fazem seu time jogar mal.

É o que acontece com o Palmeiras neste fim de 2015. É óbvio que a equipe está devendo – como não estaria, se perdeu seis das últimas 10 partidas, levou 19 gols e marcou apenas 12? –, mas daí aos arautos do apocalipse começarem a desenterrar sapos ou criarem situações inexistes existe uma gigantesca distância. Por sinal, muitos destes “craques” da palavra podem, muito bem, ter como real objetivo desestabilizar ainda mais o Verdão – afinal, todos têm o seu time de coração, mas nem todos colocam a razão acima disso.

O que mais tenho lido e ouvido dos internautas é que Marcelo Oliveira perdeu o comando do grupo. Interessante: por que isso acontece somente agora, e não quando ele assumiu o lugar de Oswaldo de Oliveira, a quem quase todo o time ama de paixão? Justamente agora, quando chegamos – com todos os méritos, diga-se de passagem – à segunda decisão do ano (algo que, relembro mais uma vez, não acontecia desde 2001), os jogadores resolveram se rebelar?

Barrios teria “rachado” o elenco. Com a bola que vem jogando?

Amigos, sei que a paixão é cega, mas basta um pouco de serenidade para perceber o quão absurda é esta questão. Se faturarem o tri da Copa do Brasil, todos eles – incluindo os que irão embora no mês que vem – encherão o bolso. E, como estou cansado de dizer, vocês sabem muito bem do que jogadores de futebol mais gostam.

Outro absurdo que chegou ao meu conhecimento é que o grupo “está rachado”. Esta, por sinal, é outra lorota que surge toda vez que derrotas se sobrepõem a vitórias. É claro que, em um grupo de 35 jogadores, uns serão mais amigos e outros nem tanto, e que se somente 11 podem começar um jogo os outros 24 não vão gostar nem um pouco de ficar de fora. Mas daí a dizer que a contratação de Lucas Barrios causou ciúmes no atleta X ou Y é encarar o futebol profissional como se ele fosse aqueles “contras” entre os moleques da rua de cima contra os da rua de baixo, dos quais alguns de nós tiveram a sorte de participar.

Ah, sim, claro: tem também o Departamento Médico, que não recupera ninguém, a preparação física, que não consegue fazer os caras correrem. E em meus tempos de assessoria de Imprensa, falava-se que até mesmo o responsável pela função tinha sua parcela de culpa (aliás, não à toa recebi duas ameaças de morte logo após o rebaixamento de 2002…).

Amigo palmeirense: o que objetivei com este texto foi abrir seus olhos. Cobre, sim. Exija sempre um grande time, claro. Proteste se achar que deve. Mas, acima de tudo, não permita que outros moldem definitivamente a sua opinião.

Até porque, acredite: quem dá muita bola a terceiros jamais chega em primeiro. 

19 Responses to EM CASA QUE FALTA PÃO…

  1. José Parecido - Mogi das Cruzes

    Márcio, com relação a condição física do elenco, visivelmente está péssima, os caras já na primeira metade do 2 tempo estão mortos. E também o rendimento na CB15 caiu bastante. Contra o Inter, fomos para o intervalo com 2×0, no 2 tempo, aquele sufoco. Contra o Flu a mesma coisa, e com o Fred “aleijado”deu aquele sufoco. Espero q contra as sereias seja diferente….ganharem os se tomar sufoco.

    • Márcio Trevisan

      Pois é, Zé: também vejo esta queda física no time.

      É um ponto a ser verificado para estas finais.

      Abs.

  2. Márcio os cartóes amarelos foram zerados? se não foram será que esses burrões sabem que o Lucas Lima está pendurado? abraços.

  3. Falta brio e vergonha na cara. Contra o Vasco foram 38 mil pessoas no estádio pagando ingresso caríssimo. Só isso já deveria ser motivo para esses sem vergonhas correrem. Pelo menos correrem. Não importa se o jogo vale 30 pontos ou nenhum, se é final ou amistoso, esses vagagundos são muito bem pagos ( e em dia ) para jogarem futebol. É a mesma coisa que o Roberto Carlos cantar bem num show e no outro com casa lotada cantar desafinado porque acha que aquele show não tem importância. Não tem lógica o que esses caras fazem. Mas isso só acontece porque o Palmeiras é um time de bunda moles desde o Presidente até o treinador.

    Abraços.

  4. emilio maranga

    Márcio me permita discordar de voce, mas o maior cego, é aquele que não quer ver !O time no segundo turno ta fazendo campanha pior que o segundo turno de 2014 !! E o páu-mandado da diretoria ainda vem dizer que o ano foi bom ? mas com certeza não para o Palmeiras !!Márcio o Vasco cansou de ser VICE da Gama !! Ta na cara que o páu -mandado da diretoria não sabe NADA de nossa torcida !! Para isso recebeu um livro sobre a ERA Parmalat. Será que leu ? Ou não sabe ler?

    • Márcio Trevisan

      Olá, Maranga.

      Vc pode discordar de mim o quanto quiser.

      E pode concordar também – Rs…

      Abs.

  5. Boa tarde Márcio e Colegas,

    O MO pode até não ter perdido o controle do grupo, mas não tem conseguido fazer o time jogar bola, e isso é visível para todos que acompanham os jogos. Logo, como treinador e sendo bem pago para isso, tem que encontrar a melhor formação e colocar um time competitivo em campo.

    Permita-me discordar Márcio, mas não vejo o Barrios jogando essa “bola toda” que você mencionou. Jogou bem os dois jogos contra o Fluminense. Além disso, não fez muita coisa com a nossa camisa até o momento. Isso é suficiente para rachar o elenco? Não sei.

    Por fim, a pergunta que não quer calar é a seguinte: se tudo está bem, qual é a razão de tamanha queda de produção no Brasileiro?

    Um abraço.

    Valter

    • Márcio Trevisan

      Oi, Válter.

      Vc não entendeu a ironia que utilizei em relação ao Barrios. É óbvio que ele só fez duas grandes partidas, ambas contra o Flu. Nas demais foi, no máximo, regular.

      Já a resposta para a queda no Brasileirão é simples: os jogadores jogaram a toalha. Não deveriam, mas o fizeram, e é claro que Marcelo Oliveira tem responsabilidade nisso.

      Abs.

  6. Paulo Eduardo Michelotto

    Posso falar besteira, porque eu vejo as coisas de longe: jogos, entrevistas dos jogadores e técnico e imprensa, não acompanho o dia-a dia dos jogadores. Tenho certeza que a final da Copa do Brasil o Palmeiras vai jogar muito bem e dar trabalho, ainda que não vença, embora eu acredite que vá ganhar. Mas para mim é claro que os titulares já estão se poupando para final, que estava muito longe no jogo contra o Vasco (mas jogador é jogador) e entrarem inteiro na decisão, enquanto o Santos já está mais desgastado, lutando pelo G4 e com os principais jogadores convocados para a seleção. Um exemplo do que eu digo, foi em 2008, quando na decisão do paulista, já havia ganho da Ponte 1×0 em Campinas, não se esforçaram contra o Sport, num jogo decisivo da Copa do brasil e perdeu 4×1 do Sport. A solução é colocar quem tenha vontade de mostrar alguma coisa e ser titular, como no jogo do Avaí, porque muitos dos titulares não vão colocar as pernas para se lesionar. É apenas isso.

  7. É verdade, Marcio!

    Mas você faz ideia do que está acontecendo ou só estando lá dentro mesmo pra saber?

    Pergunto porque acho que neste momento, não só os resultados, mas o futebol que o Palmeiras está jogando está tranquilamente entre os piores do campeonato.

    E inclusive está diferente de 2012, que estávamos com este mesmo futebol no brasileiro, mas na copa do brasil o time incrivelmente jogava bem. Já este time me parece jogando mal os dois campeonatos.

    Abraço, Hudson

    • Márcio Trevisan

      Hudson: eu sei o que está acontecendo e já lhes contei.

      Os caras estão andando para o Brasileirão. É errado, claro, mas jogador de futebol é assim mesmo.

      Em relação a 2012, você fez uma certa confusão: fomos campeões em julho, já que a competição terminava no meio do ano.

      Abs.

  8. Márcio. Um dos maiores problemas que eu vejo e é o meu temor, é o time chegar em baixa nos dois jogos das finais. Será que teria um botãozinho de liga nesses jogadores e eles vão resolver jogar bola? Pq se entrar nas finais nesse ritmo que estão indo vamos ficar em segundo. Tomara que estejam só se poupando para as finais, mas nesse caso penso que deveríamos entrar com os reservas para não queimar o time titular.

    • Márcio Trevisan

      Tadeu: o botãozinho existe, sim, e tem nome: dinheiro.

      O time titular jogará sua última partida contra o Furacão. Depois, os jogos contra Cruzeiro e Coritiba, que serão realizados entre as duas finais, a equipe será a reserva, com certeza.

      Aí, dependendo de nossa situação, podem voltar os titulares na despedida do ano, contra o Flamengo/RJ (mas tomara que isso não seja preciso, pois neste caso já estaremos na Libertadores de 2016).

      Abs.

  9. Qual seria então a razão pros jogadores do Palmeiras não obrigar o goleiro do Vasco a fazer 1 (uma) BENDITA defesa no último jogo?
    Se eu fosse o treineiro (isto mesmo treineiro, não treinador)do Palmeiras a partir daquele jogo trágico com o Vasco, eu só treinaria(é óbvio, em condições físicas adequadas), o seguinte time do Palmeiras pra enfrentar os ARROGANTES MOLEQUES do Santos na Vila Belmiro:-
    Prass, Lucas, Jackson, Vitor Hugo, Zé Roberto, Amaral, Arouca, Matheus Sales e Robinho, Dudu e Gabriel Jesus.
    Marcio, estou curioso pra saber qual seria o seu time pra enfrentar o Santos.
    Portanto neste post são 2 perguntas, me desculpe a prepotência…

    • Márcio Trevisan

      Olá, Jair.

      Vamos às suas respostas:

      1 – O time não correu porque já abriu mão do Brasileirão (com exceção dos jogadores já citados por mim e por todos). Isso é errado, mas acontece quase sempre.

      2 – Sua escalação é a ideal para o primeiro jogo: três volantes de marcação, um deles (Arouca) com uma saída de jogo até que razoável, um armador, duas boas opções defensivas e ofensivas pelas laterais e dois atacantes que podem tanto jogar abertos quanto aparecerem como centroavantes (principalmente Jesus). Aí, dependendo do resultado da partida, esta equipe poderia até ser mantida para a finalíssima.

      Neste site, você nunca foi e continua não sendo prepotente.

      Abs.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>