COM O PÉ AQUI. MAS A CABEÇA LÁ.

Verdão tenta, mas não consegue desviar o foco da semifinal da Copa do Brasil. Sorte do Sport/PE. 

Um antigo ditado popular diz que quando a cabeça não pensa, o corpo padece. Foi mais ou menos isso o que aconteceu com o Palmeiras nesta surpreendentemente fria noite de outubro no Pacaembu. O time até que tentou esquecer, por pelo menos 90 minutos, a decisiva partida da próxima quarta-feira, contra o Fluminense/RJ, quando não haverá outro remédio que não vencer, preferencialmente sem levar gol. Eu disse bem: tentou, mas não conseguiu.

Esquecer como, se na escalação inicial apenas três jogadores eram titulares – Fernando Prass, Vítor Hugo e Thiago Santos?

Esquecer como, se a presença de nomes como João Pedro, Leandro Almeida, Egídio e Mouche, sobretudo simultânea, indiscutivelmente enfraquece o time e deixa claro que o principal objetivo, neste momento, é garantir a presença em mais uma decisão de título neste ano?

Esquecer como, se os hoje titulares sabiam que os principais jogadores do time estavam no banco, e para tanto bastava dar uma espiada naqueles que começaram o jogo sentados?

Esquecer como, se assim que a derrota por 2 a 0 se mostrou definida a própria torcida, com razão, já começou a pressão em relação à próxima partida, lembrando a todos que a classificação à final da Copa do Brasil passou a ser obrigação?

Sei que alguns de vocês esperavam neste sábado o mesmo sucesso que o time teve no fim de semana passado, quando também jogou com a maioria de suplentes e venceu bem. Só que dois detalhes diferenciam muito aquele deste jogo: o primeiro é que o Avaí/SC é infinitamente mais fraco do que o Sport do Recife/PE, e o segundo é que, como mandante, a obrigação de sair pro jogo era nossa, ao contrário da partida de Florianópolis/SC.

Não questiono a decisão de Marcelo Oliveira de poupar a maior parte dos seus titulares – aliás, em seu lugar teria feito a mesma coisa. E ainda aplaudo sua decisão de lançar Matheus Sales, que pode não ter se destacado tecnicamente em sua estreia no time principal, mas com certeza mostrou o que mais se espera de um jovem – personalidade.

Por fim, meus amigos, agora só nos resta esperar pela quarta-feira. Se der a lógica, decidiremos o título contra o Santos/SP – e, neste caso, o favoritismo será deles. Mas, se o pior acontecer, aí realmente temo pelo nosso futuro, pois a briga por uma vaga no G4 seguirá terrível até o fim e não sei se teremos pé e cabeça para terminar bem 2015.

Ou se o terminaremos sem pé, nem cabeça.

Avaliações:

Fernando Prass – 6

João Pedro – 4,5

Leandro Almeida – 5

Vítor Hugo – 6

Egídio – 5

Thiago Santos – 6

Matheus Sales – 5,5

Allione – 4

Mouche – 4,5

Cristaldo – 5

Rafael Marques – 5

Zé Roberto – 4,5

Dudu – 5,5

Gabriel Jesus – 6

Marcelo Oliveira – 6

43 Responses to COM O PÉ AQUI. MAS A CABEÇA LÁ.

  1. Dizer que a cabeça está na Copa do Brasil é desculpa de fracassados. O Santos também está na Copa do Brasil e nem por isso está fazendo sua torcida passar vergonha. Detalhe: O Santos que no começo do ano perdeu quase 20 jogadores e teve que ser remontado as pressas.

    • Márcio Trevisan

      Tem razão, Ed, o Santos também está na Copa do Brasil.

      Ocorre, porém, que na Vila a confiança é total, pelos resultados que o time vem obtendo e pelo trabalho de Dorival Jr (o mesmo treinador que você e muitos outros palmeirenses queriam ver pelas costas há menos de um ano atrás).

      Coisas do futebol.

      Abs.

      • Pois é, hoje vejo que foi um erro grande mandar o Dorival embora. Mas também a culpa não foi nossa e sim da diretoria que nem cogitou continuar com ele. Deveriam ter deixado ele fazer o planejamento de 2015 e participar da pré temporada. Está provado que nosso problema não é treinador e sim pensamento pequeno dos dirigentes que sempre contratam pensando em economizar em vez de ganhar títulos.

  2. S.E.PRESIDENTE PRUDENTE

    Marcio, tambem concordo que a cabeça esta na copa do Brasil. Não é o caso agora, graças a Deus, mas na ultima vez que ficamos com a cabeça na decisão desse torneio, caimos se não me falha a memória.

  3. Márcio

    É lógico que os desfalques atrapalham o time e o treinador, mas na minha opinião o Marcelo Oliveira tem grande parcela de culpa pelo futebol medonho que o time tem jogado. Por dois motivos: pela escalação equivocada e pela falta de variação de esquema tático.

    Somos palmeirenses, mas é válido atentar para o esquema utilizado pelo nosso rival, que, querendo ou não, tem tido exito neste campeonato. Eles utilizam o mesmo esquema que o Verdão, o 4-2-3-1, mas como uma diferença: no “3″, eles utilizam dois meias e 1 atacante aberto (Jádson, Renato Augusto e Malcom), em constante movimentação, enquanto no Palmeiras, MO insiste em jogar no mesmo setor com 2 atacantes (G. Jesus e Dudu) e 1 meia (Robinho, ou Allione) apenas. Este é o primeiro erro, na minha opinião.

    Na prática, em nosso rival, tem sempre um meia disponível para armar o jogo. Mesmo quando um deles é bem marcado, o time tem o outro para receber e trabalhar a bola. Isso sem contar os dois volantes deles, que tem qualidade para a saída da bola. No Palmeiras, jogar com um meia só tem sido o calcanhar de aquiles do time. É só o técnico adversário fazer uma marcação mais cerrada sobre o nosso meia, o time fica acéfalo. Nossos volantes titulares até que têm boa saída de bola, mas os que estão jogando têm dificuldade de dar passes curtos laterais. O resultado dessa equação é o que estamos assistindo repetidamente: meia marcado > bola sobra com volantes (que não sabem jogar, apenas marcam) > volantes ao invés de jogar prá frente, voltam a bola para zagueiros ou para o goleiro. Como bola no pé não é o forte dos zagueiros e do Prass, tome bicão para frente… e posse de bola para o nosso adversário.

    Como resolver isso? Esquece esse negócio de jogar com 3 atacantes. Dudu e G. Jesus têm até mostrado vontade durante os jogos, voltando para fechar espaços e tentando trocar de posições, centralizando para ajudar o Robinho (ou Allione) a criar as jogadas (principalmente o Dudu). Isso mostra a versatilidade desses atletas, é um plus deles, mas isso não significa que eles tenham que ter a obrigação durante todo o jogo de criar jogadas. Não é a deles, absolutamente.

    É neste ponto que entra o 2º – e mais grave – erro de nosso técnico. Falta variar o esquema. Nossos jogadores reservas não são tão horríveis assim. Mesmo com os desfalques, tínhamos time para evitar os vexames sofridos (derrota para Ponte e Sport em casa e goleada para a Chape). Se esses jogadores que estão disponíveis não estão apresentando um bom futebol neste esquema, é papel do treinador buscar variações táticas que aproveitem melhor as características desses atletas. Não adianta ficar reclamando que os titulares estão contundidos. Tempo, o MO teve para treinar essas variações. Mas neste ponto tem sido uma enorme decepção. O cara encasquetou com esse esquema, com os mesmos jogadores, e não muda… Testa o Juninho na meia, testa 3 zagueiros, sei lá… faz alguma coisa porque com este esquema todos nós já vimos que não vamos chegar a lugar nenhum.

    Gosto do Marcelo, ninguém é bicampeão brasileiro por obra do acaso. Acho que no começo do ano que vem, pegando o time na pré-temporada e indicando poucos reforços pontuais, ele vai conseguir fazer nosso Palmeiras ter uma boa sequência. Mas para pensarmos em um 2016 promissor, precisamos antes terminar bem 2015. E, para isso, ele precisa mudar, se reinventar. Sem teimosia, pelo amor de Deus…

    • Márcio Trevisan

      Olá, Marcelo.

      A diferença entre a armação do meio-campo “deles” e nossa é que lá o Jadson, que não é grande coisa mas vive excelente fase, é um meia de armação, enquanto no Palmeiras Dudu ou Allione são meias de penetração, a quem prefiro chamar de pontas-de-lança. Para ficar mais claro, uso sempre um exemplo clássico: Ademir da Guia era um meia de armação, Zico era um ponta-de-lança. Ou seja: como CX10 não voltará em grande forma ainda neste ano, teremos de nos virar de outra forma.

      Uma possibilidade seria definir Matheus Sales como titular do time ao lado de Thiago Santos na Copa do Brasil. Com isso, as outras duas posições de meio-campo poderiam ser ocupadas por Allione e Robinho, o que nos daria a vantagem de ter Zé Roberto na lateral esquerda (já que ninguém aguenta mais o Egídio e o João Paulo… Bem, este deixa pra lá). Mas, se a coisa apertar, fazer o quê? Desloca-se ZR11 para o meio. E também acho que poderíamos testar uma formação com três zagueiros, sobretudo se formos à final (e acredito que iremos) diante do fortíssimo ataque do Santos.

      Outro problema é o nosso comando de ataque. Cristaldo é esforçado e participativo, mas tecnicamente é limitado. Lucas Barrios dificilmente jogara alguma coisa neste ano, pois está visivelmente longe de sua melhor forma física. Alecsandro é um grande mistério: jamais foi craque, mas sempre marcou gols. Por que não os faz no Palmeiras?

      Por fim, vc tem razão: ninguém e bicampeão brasileiro por acaso. Mas devemos lembrar que, no Cruzeiro, Marcelo Oliveira teve mais tempo e mais tranquilidade para trabalhar, já que a pressão lá nem se compara à que sente aqui.

      Agradeço muito o seu comentário, que em muito enriqueceu o nosso site.

      Escreva sempre!

      Abs.

  4. BOA TARDE AMIGOS PALMEIRENSES, O TREINADOR NÃO TEM CULPA, QUE A MEIA CANHA ESTÁ NO ESTALEIRO. aS PEÇAS DE REPOSIÇÃO SAÕA FRACAS, ALIONE, JAKSON.L ALMEIDA MOUCHE, CRISTALDO JOAO PEDRO,AQUELE LATERAL DO FLAMENGO,GIROTO AMARAL ,ALEKGOL,BARRIOS,, COMO SE DIS MARCIO, SO PARA O ANO QUE VEM, AO MENOS NÃOVAMOS CAIR,UM ABRAÇO CANUSO

  5. Márcio, respeitosamente discordo da ideia do seu texto. Esse negócio de que estão com a cabeça na Copa do Brasil não cola. O Santos também está e nem por isso estão fazendo vergonha. Os jogadores do Palmeiras são é vagabundos sem brios isso sim.

    Abçs.

  6. Emilio Maranga

    Marcio. Ja que em pleno outubro o time ja estará de férias, e sem brigar por NADA, aí sim veremos o time jogar despreocupado e até jogando bonito….Isto apenas vai provar que o time é mesmo de amarelões…….é o que dá trazer meio time de série B ……….

    • Márcio Trevisan

      Maranga: com 25 contratações não seria, mesmo, que todos fossem craques.

      Mas é fato: alguns jogadores contratados não têm condições de jogar no Palmeiras (como Leandro Almeida) ou, então, não forma bem avaliados, como Fellype Gabriel.

      Abs.

      • Jorge Farani

        No inicio do ano, quando o Palmeiras empatou com o Sampaio Correa pela Copa do Brasil, eu postei um comentário dizendo que a julgar pelo time reserva que o Palmeiras colocou em campo naquela oportunidade o ano não seria proveitoso. Hoje, estou comprovando o que falei, pois é só verfificar as vezes que precisou desse “banco mediocre” e também não contou nem com os titulares que não tem a menor condição de jogar no Palmeiras. Outra coisa é esse treinador “Marmelo” Oliveira, que quando foi contratado afirmou que estava indo treinar o melhor plantel do Brasil e até hoje não conseguiu armar o time e só anda fazendo suas atrapalhadas. Diante disso eu pergunto: se ele tem nas mãos o melhor plantel do país porque não consegue dar um padrão de jogo para o time? Sinceramente, acho que do jeito que vai, não foi negocio trocar de treinador.

        • Márcio Trevisan

          Farani: concordo que, apesar das contusões, o elenco do Palmeiras poderia nos render melhores resultados.

          É claro que nem todos os 25 contratados seriam craques, mas a filosofia adotada pela diretoria foi justamente para, em caso de disputas em duas competições simultâneas, o nível do time não cari muito. E se caiu, então é óbvio que o trabalho da CT não tem sido o ideal.

          Mas paramos por aí: não existe grau de comparação entre Marcelo e Oswaldo. Este, meu amigo, foi muito claro em várias declarações, quando disse que ganhar ou perder faz parte do jogo e que se fôssemos derrotados em um ou outro jogo, em um ou outro torneio, “tudo bem”.

          Isso é prova total de descomprometimento.

          Abs.

  7. Não sei porque reclamam do Claiton Xavier, ele não veio para substituir o Valdívia? está cumprindo a risca, só porque o cara fez um gol na libertadores lá no Chile de fora da área nossa torcidinha medíocre já ficou achando que era o novo Zico, esse patético nunca jogou nada e nunca ganhou nada, time de jogadores vagabundos, time de empresários que usam o Palmeiras para ganhar dinheiro, departamento médico pior que o SUS que não recupera ninguém, o cara entra lá com um resfriado e sai com uma pneumonia, usa uniformes com cores ridículas e os bestas vão lá e compram, camisa do Palmeiras é verde e pronto. abraços.

    • Olá Maciel! São minhas tuas palavras ou são tuas as minhas? Tudo isso que você menciona eu venho dizendo há anos, basta ver meus comentários anteriores e, ao contrário do que os mais otimistas torcedores acham, não acredito que vamos passar pelo fluminense na próxima quarta e, a razão disso é simples: não temos time para encarar uma decisão pois nossa defesa não fica sem tomar gols e nosso ataque quando mais se precisa, fracassa!!!!

      Um abraço.

    • Márcio Trevisan

      Maciel: em relação às camisas, faço minhas as suas palavras.

      Não reconheço o Palmeiras se não de verde ou branco.

      Abs.

  8. Quanto tempo faz que o R.Marques não joga uma partida bem? Sabem por que? alguém ou ele mesmo colocou na cabeça dele que é armador ou ponta. Ta na hora de alguém chegar nele ou joga na frente onde é seu lugar ou então vá pro flamengo atrás do OO.
    A zaga é um problema que passou a ser cronico, as ultimas partidas nem o Vitor Hugo vem mantendo a regularidade, até por não ser um protagonista, ele vai crescer com alguém que inspire confiança a seu lado, V.Ramos, Jackson, L.Almeida nenhum serve para jogar no Palmeiras podem dispensar todos. E nossas laterais são vulneráveis até por parte da ineficácia do meio campo que não existe.
    O MO estava no caminho certo, mas se perdeu pelo excesso de contusões e pelos suplentes não serem do mesmo nível. Mas acredito que quando estiverem a disposição e conseguir dar sequencia numa mesma formação a coisa engrenam. Infelizmente nesse ano não da mais tempo. Quarta feira pelo histórico recente de nervosismo da torcida que passa para o campo, e pelos brancos que o time sofre, não passaremos pelo fluminenC, o ano acabou para o Palmeiras é tempo de planejar 2016.

    • Acredita que com esse nosso Departamento Médico algum dia teremos todos o “elenco” à disposição do técnico? Não que os tais “titulares” sejam uma sumidade de “craques”. Em tempo: por anda o tal de Clayton Xavier que seria o substituto do chinelinho?…substituto só se for no DM.

      • Roberval, Voce tem razão, eu até quero que todos do elenco tenham condições de jogo, mas também não acredito que o DM do Palmeiras fique deserto.
        Eu cansei aqui de falar do DM me tornando até chato. Desde 2010 sempre nos momentos que mais precisamos lotam o DM. Esse ano tinha gente no DM até na pré-temporada, uns 3 que foram contratados diretos pelo DM, e foi assim durante todo o ano, e pior nunca foi um ou dois mas de baciada.
        Todos os times sofrem com contusões, mas me aponte um unico time que tem tantos machucados durante todo o ano quanto ao Palmeiras? Não existe.
        Nem o OO e nem o MO conseguiram definir um time titular e dar sequencia.

        • Marcos. Só para lembrar o nosso “belo” DM recente, o INSS do futebol brasileiro: Wesley, Victorino, Daniel Carvalho, Clayton Xavier, Mouche, Allione e muitos outros que nem lembro o nome (me recuso a mencionar o “chinelinho_mor”)
          Um abração.

    • Márcio Trevisan

      Marcos: já eu acho que eliminaremos o Flu, e por uma razão simples: nosso time é bem melhor.

      Abs.

      • Marcio, se todos estivessem a disposição, o Palmeiras só não e´melhor que os caras e o Atletico-MG, e mesmo assim pelo entrosamento destes dois, pois seus jogadores ja estão juntos a mais de dois anos.
        O problema é que o Palmeiras além das contusões que estão fazendo falta agora é instável, e está pressionado, tem tudo para derrapar como infelizmente nós ja conhecemos.

        • Márcio Trevisan

          Pode derrapar, Marcos, mas pode também passar sem grandes problemas pelo Flu.

          Alias, se jogar 60% do que pode será isso o que veremos na quarta-feira.

          E aí, a final, embora o Santos esteja melhor, serão dois clássicos e, como se sabe, nem precisaremos vencer para faturar o título.

          Abs.

      • Me desculpe invadir tua resposta ao Marcos, meu grande amigo Márcio, mas não resisti: time melhor que o outro é sinônimo de jogar melhor? A História do Futebol diz quer não!!!!

        Um abração, meu amigo.

        Roberval

  9. Ricardo Santo André

    Márcio, o MO perdeu a mão. Parece não ter jeito, o Palmeiras sempre joga mal. Antes, fazíamos gols que mascaravam o fato do time ser mal treinado. Agora, os gols secaram e nossos erros abundam. Nem falo tanto pelo jogo de ontém, mas pelos últimos 10, 12 jogos que fizemos. Acho que a última vez que jogamos bem foi contra o time do patrocínio estatal e, mesmo assim, empatamos. Com o devido respeito, Marcio, time que ganha apenas 2 pontos em confrontos com Sport, não merece G4 mesmo.

    O pior é que nao vejo o time reagindo. E me parece, neste momento, que o MO não é o cara que criará na equipe o espírito necessário para quarta. Além disso, o Palmeiras é mal treinado. E sofre panes nas retas finais. Enterraram um sapo no Allianz? Nao. É pura incompetencia e má gestão mesmo. Mas nossos ídolos de hoje são jogadores veteranos (Zé Roberto e Prass), os demais não tem nenhum compromisso com o Palmeiras.

    Acho que o ano acabou. A menos que milagre aconteça, como o CX10 voltar, o Robinho, o Arouca, o Edmundo, o Evair…

    PS: Estou com saudades do Leandro Pereira. Maldita hora que o Barrios foi contratado. Parece que naquele momento tudo desandou, juntamente com a contusao do Gabriel.

    PS2: Não faremos partidaço (tá vendo, aprendi com vc!) na quarta. Mas, o adversario também é ruim e, quem sabe, a sorte nos sorri. Mas o momento é outro. Bem outro. Até 2016

    • Márcio Trevisan

      Ricardo: desejei feliz 2016 a todos em maio último.

      Mas, de repente, a lógica acontece nesta semifinal e a surpresa prevalece nas finais – neste caso, faturaremos mais um título.

      Abs.

  10. Bom dia Márcio e Colegas Palmeirenses,

    A situação é a seguinte: se não formos campeões da Copa do Brasil, podemos esquecer a Libertadores de 2016. Dificilmente o Palmeiras conseguirá entrar no G4 novamente depois de tanta lambança jogando em casa.

    Volto a perguntar: por que o Aranha não ganha uma oportunidade em jogos como esse? Por que essa sensação de que o Prass é insubstituível? Sinceramente, não entendo o pensamento do MO para essa posição.

    Um abraço a todos.

    Valter

    • Márcio Trevisan

      Valter: ontem quem ficou no banco foi o Jaílson.

      Tenho pra mim que o Aranha irá embora no fim do ano.

      Abs.

      • Marcio,também acho que o Aranha sai, ouvi outro dia na RB que ele não está feliz em não ter chances. O Palmeiras poderia buscar o Alex Muralha do Figueirense, não parece mas ele ainda é novo, 25 anos.

        • Márcio Trevisan

          Marcos: não creio que precisemos de um goleiro reserva.

          Fernando Prass joga quase todas e, vale lembrar, além de Fábio (que começou muito bem, depois caiu demais, mas em minha opinião merece uma nova chance), haverá também o retorno de Deola.

          Abs.

  11. Em tempo:- Acabou a zona de conforto:-
    Fluminense tapetão na 4ª feira, e o Santos na Vila no Domingo, ou vai ou racha.

    • Gostaria de ter a tua fé. Com uma fé igual a essa a chuvarada no Sul do País viraria uma garoa, rsrs.

  12. 1º)Estamos a apenas 2 pontos do FAMIGERADO “G4″, pois esta história de ir pra Copa Libertadores da America em 4º lugar no campeonato brasileiro, com time 1/2 boca é a essência da DESILUSÃO !
    2º)… E olha estamos a 2 pontos da porcaria do tal do G4 com o MONUMENTAL Leandro Almeida de zagueiro.
    3º) Só pra comentar um lance dessa ABERRAÇÃO, no 1º gol, enquanto Vitor Hugo estava se engalfinhando com o André que acabou fazendo o pivô, na conclusão do lance pelo Marlone, era exatamente o Vitor Hugo que estava tentando bloquear o chute…Mas onde estava o dito cujo Leandro Almeida durante toda a jogada?
    4º) O craque estava TROTANDO o tempo todo atrás do Vitor Hugo, na moita, pianinho, pianinho… Que coisa mais ridícula !
    5º) Façam um levantamento estatístico e vejam onde estava o Sr. Rafael Marques nas últimas vitórias do Palmeiras. Resposta = no banco de reservas.
    6º) Pra que ninguém me chame somente de corneteiro, Matheus Salles com 1/2 partida, mesmo afobado, já deu pra ver que disparado tem mais técnica na saída de jogo do que o nosso 2º pior jogador do elenco que é o Amaral (o pior jogadro do elenco é o IMATÍVEL Leandro Almeida).

    • Márcio Trevisan

      Jair: vc tem razão.

      Quem deveria marcar o André era o Leandro Almeida, mas como nãoo fez o VH foi ajudá-lo.

      Só que aí sobrou o Marlone…

      Abs.

  13. José Parecido - Mogi das Cruzes

    Nota 5 pra av. Egídio…VC tah de brincadeira. O J Pedro com aquela bunda grande não tem velocidade, antes de ele cometer aquele pênalti imbecil, foi ele q perdeu abola tambem.Como falei anteriormente, vai ter q ser na raça e muita sorte e se passarmos vai ter que ser redobrado contra as sereias

    • Márcio Trevisan

      Oi, Zé.

      Não, não estou de bricandeira. O Egídio também foi bem em alguns momentos, sobretudo nos cruzamentos (lembra cabeçada do Rafael Marques?).

      Abs.

  14. antonio carlos

    Bom dia marcio
    até que gostei do time ontem, considerando que era um time reserva contra o bom time
    do sport que vinha de uma goleada em cima do excelente atletico mineiro.
    tomamos um gol por merito individual do adversario e outro por falha individual nossa.
    o goleiro deles fez duas defesas que podem ser as defesas do ano, justamente em um momento
    que se sai o gol, poderia-mos conseguir pelo menos o empate.
    perdemos, já passou, agora é trabalho do treinador trabalhar o psicológico dos jogadores,
    E montar um time com o melhor que temos pra quarta feira. Acho o time do fluminense bem mais fraco
    que o nosso, e se passar-mos por eles vamos com tudo pra cima do Santos, que tambem não esta com
    essa bola toda..

    • Acho que você viu algum vídeo tape de outro jogo amigo. Quem sabe de 20 anos atrás?

      • Márcio Trevisan

        Olá, Roberval.

        A quem vc se refere, a mim?

        Se for, garanto que vimos o mesmo jogo. Apenas temos formas diferentes de analisá-lo.

        Abs.

    • Márcio Trevisan

      Olá, Antônio Carlos.

      Também não achei que fomos tão mal – por exemplo: jogamos bem pior contra a PP e no primeiro tempo diante do Flu.

      Não fossem as falhas individuais e poderíamos ter até vencido o jogo.

      E é bem como vc disse: tem que passar uma borracha e jogar na quarta com pensamento positivo. Se der a lógica, iremos à final.

      Mas aí, meu amigo, pode ter certeza de que o bicho vai pegar pro nosso lado.

      Abs.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>