GLÓRIA, GLÓRIA ALELUIA: É GABRIEL JESUS!

Veja as análises tática e técnica de todos os profissionais do Palmeiras que, apesar da vergonha de levarem dois gols em dois minutos de um dos piores times do campeonato, mais uma vez contaram com sua estrela mirim para vencerem. 

EM SÍNTESE - Vou começar de uma forma simples e direta: é inadmissível – repito: inadmissível! – que um time como o do Palmeiras sofra pane após pane e dela chegue ao ápice de sofrer dois gols em dois minutos de um dos mais fortes candidatos ao rebaixamento neste Brasileirão. Se isso aconteceu é porque alguma coisa – ou muita coisa, talvez – ainda precise ser corrigida. Problemas à parte, há também muito o que se comemorar com esta vitória. Não apenas porque era obrigatória ou porque nos recolocou no G4, mas principalmente porque foi obtida por um time que jogou um ótimo futebol, sem dúvida alguma um dos melhores que apresentou neste 2015. A distância para o líder segue longa, mas longo também é o campeonato. Ou seja: basta resolver o que ainda não se resolveu e, de repente, possamos ter uma surpresa bastante positiva quando dezembro chegar.

FERNANDO PRASS – 6
BOM

Foi um mero espectador na maior parte do jogo, tendo que trabalhar apenas quando sua defesa resolveu entregar o jogo. No fim da partida, fez uma importante defesa, garantindo a vitória.

JOÃO PEDRO – 5
REGULAR

Ofensivamente foi bem, aparecendo sempre e com muita categoria e realizando boas jogadas individuais e ótimos cruzamentos. Seu problema, como sempre, é na marcação, onde teve sérias dificuldades toda vez que Edigar Júnio por lá apareceu. Para piorar, chutou sem olhar no lance do segundo gol e deu de presente a bola para Marcelinho Paraíba empatar o jogo.

VICTOR RAMOS – 5
REGULAR

Esperamos tanto pelo seu retorno à equipe e, quando isso aconteceu, ele deixou a desejar. É certo que fez um lanamento à lá Gerson para Gabriel Jesus abrir o placar, mas o problema é que por isso se empolgou e tentou repetir o feito toda hora, errando sempre. E ainda por cima errou também o tempo do bote em Edigar Júnio no lance do primeiro gol, sendo assim seu principal responsável. No duelo que travou com o veterano Marcelinho Paraíba, levou um banho.

VÍTOR HUGO – 6
BOM

Jogou na sobra, o que sempre favorece um zagueiro. E nesta função foi bem, aparecendo sempre para desarmar o adversário ou para tirar a bola com um bico pra arquibancada. Mas poderia ter dado uma força a Victor Ramos na marcação a Marcelinho Paraíba, e não o fez.   

EGÍDIO – 4,5
RUIM

Não adianta: toda vez que um time adversário tiver uma jogada forte pelo seu lado direito, o Palmeias terá problemas. Foi o que aconteceu hoje com o Joinville/SC, que tem no ótimo Mário Sérgio um de seus destaques e também um dos melhores laterais direitos do País (e a falha que teve no lance do primeiro gol de Gabriel Jesus não muda minha opinião). E foi em cima do amigo aí de cima que ele jogou, dando um trabalho dos infernos. Egídio, é verdade, até que não foi mal no apoio, mas confesso que quando foi substituído senti um grande alívio.

AMARAL – 6
BOM

Colou em Kadu e William Popp, impedindo que ambos pensassem as jogadas ofensivas do time catarinense – e a prova disso é que ambos foram substituídos por Paulo César Gusmão. Assim que Thiago Santos entrou, pôde jogar um pouco mais solto e quase marcou um gol após lindo toque de cabeça de Alecsandro.

ZÉ ROBERTO – 7,5
ÓTIMO

Desta vez, mostrou a mesma qualidade e a mesma eficiência tanto no meio-campo quanto na lateral esquerda. Na armação, foi um dos destaques do time no primeiro tempo, quase marcando um golaço de fora da área. E quando precisou jogar na lateral, Mário Sérgio não teve mais espaço algum para nos criar problemas (e isso em nenhum momento o impediu de também apoiar e, numa jogada, dar um toque de calcanhar magistral para Rafael Marques). 

 ROBINHO – 8
ÓTIMO

Como é bom ver este rapaz jogar o fino da bola de novo. Nesta tarde, seu futebol foi de encher os olhos, tanto em lançamentos quanto na organização das jogadas. E, se não bastasse, ainda ajudou na marcação.   

DUDU – 9
EXCELENTE

Sem dúvida alguma, a de hoje foi a melhor apresentação que teve nestes nove meses de Palmeiras. Por ter sido, novamente e acertadamente, escalado no meio, conseguiu aparecer muito mais no campo de ataque por uma razão simples: não precisou voltar para ajudar na marcação ao lateral-direito adversário. Assim, jogou solto, podendo brilhar com suas jogadas individuais, seus passes certeiros e quase inacreditáveis (como o de calcanhar, que deixou Gabriel Jesus na cara do gol). Na etapa final, foi deslocado para o lado direito e deu mais vida ao time, realizando a jogada e o cruzamento para o gol da vitória. Só tenho um medo: este ótimo futebol pode fazer com que sua pena seja grande quando chegar a hora do novo julgamento. Afinal, dentre os julgadores não há palmeirenses.

LUCAS BARRIOS – 5,5
SATISFATÓRIO 

Mais uma atuação como todas as outras que teve com a nossa camisa: lutou bastante, deu certo trabalho à marcação, conseguiu em jogada individual acertar uma bola na trave, mas… Mas continua lento, visivelmente fora de ritmo e perdido em campo. É preciso ter muita paciência com este argentino naturalizado paraguaio, pois o mais provável é que levará ainda um bom tempo para jogar seu verdadeiro futebol.

GABRIEL JESUS – 9,5
SENSACIONAL

Não foram apenas os dois gols que ele fez. Foram os dois gols que ele fez e a forma como os fez, mostrando no primeiro técnica apurada e no segundo faro de artilheiro, como se centroavante fosse. Não foram apenas as lindas jogadas que realizou. Foram as lindas jogadas que realizou sempre em busca do gol ou de um companheiro melhor colocado para fazê-lo. Não foi apenas a ajuda que deu na marcação. Foi a ajuda que deu na marcação e que foi tão intensa que o fez sentir cãibras ao final do jogo. Nossa joia só não leva nota e avaliação máximas porque, infelizmente, não foi rápido o suficiente após passe magistral de Dudu, perdendo a chance de balançar as redes mais uma vez. 

MARCELO OLIVEIRA – 9
EXCELENTE

Nesta tarde eu tiraria meu chapéu, se o tivesse, ao nosso treinador. O cara foi fera, e em todos os sentidos. Primeiro, acertou na mosca ao manter 10 dos 11 titulares do jogo contra o Cruzeiro/MG, no meio de semana, mesmo que dela tenha feito parte Egídio – mas em BH o cara fora ótimo, lembram-se? A única troca que fez seria a que eu, você e todos os palmeirenses também fariam – Victor Ramos no lugar de Jackson. Mas Marcelo Oliveira brilhou, mesmo, nas substituições. Percebeu a jornada apenas regular de Lucas Barrios e já o sacou nos vestiários, dando mais uma chance a Alecsandro. Depois, nem titubeou ao tirar Egídio, deslocar Zé Roberto para a lateral esquerda e colocar Rafael Marques aberto pelo setor, tanto para atacar quanto para ajudar na marcação. Por fim, assim que Gabriel Jesus fez o terceiro gol e pediu para sair, promoveu a estreia de Thiago Santos e, com isso, acabou com os espaços que o Joinville/SC encontrava em nossa intermediária defensiva. Então, se foi tão bem, porque não levou um 10 e um “perfeito”? Porque, de novo, não conseguiu impedir que seu time tivesse um ataque de bobeira após abrir boa vantagem. Parece-me ser esta a principal dificuldade do nosso técnico: resolver o problema psicológico da equipe.

 

 ALECSANDRO – 6
BOM

Embora não tenha concluído a gol mais do que Lucas Barrios, deu muito mais dinâmica à equipe porque buscou o jogo com muita intensidade. Trocou ótimos passes com todos os demais atacantes e, no finzinho do jogo, colocou de cabeça Amaral na cara do gol – mas o volante desperdiçou.

 RAFAEL MARQUES – 5,5
SATISFATÓRIO 

Entrou aberto pela esquerda tanto para ser uma opção ofensiva quanto para ajudar Zé Roberto na marcação. No ataque até que não foi mal, criando algumas boas jogadas sobretudo em passes laterais, mas na defesa perdeu duas bolas que poderiam ter nos causado seríssimos problemas.

 THIAGO SANTOS – 6
BOM

 Teve uma boa estreia, pois entrou no momento em que o adversário nada mais tinha a perder e partiu com tudo em busca do gol de empate. Mas, graças à sua presença, tivemos muito mais tranquilidade no setor. Sei, não, mas tá com pinta de que será o substituto de Gabriel no time titular.  

Obs.: A não exibição de imagens deste jogo é proposital. Este site jamais exibirá imagens do Palmeiras quando o nosso time não jogar com camisas que sejam, em sua totalidade ou, ao menos, em sua maior parte verdes ou brancas.

28 Responses to GLÓRIA, GLÓRIA ALELUIA: É GABRIEL JESUS!

  1. Emilio Maranga

    Marcio Nosso presidente realmente é um grande CARA de Páu e mentiroso !! Na época todo mundo alertou sobre o menino JESUS Mas como nosso presidente prefere o bom e barato como seu mentor o sultão da Mooca, quase perdeu o garoto !! O que NOBRE não diz, é o seguinte ;ProERDI 8 milhões No Leandro calopsita e acho que vou quebrar a cara investindo 50% neste garoto !!!!Por aí se ve, que temos um presidente que de futebol, não manja NIENTE !!

    • Márcio Trevisan

      Maranga: que ele não entende nada de bola todo mundo sabe.
      Tanto que as coisas só melhoraram um pouco quando chegou o Alexandre Mattos.
      Abs.

  2. Tô vendo a hora que alguém vai querer entrar no estádio crucificado. Quer apostar ? Eu não duvido. kkkkkkkkkk

  3. Critiquem a vontade, eu não estou nem aí até porque não ofendi ninguém. Minha opinião não mudo uma vírgula.

    • Márcio Trevisan

      Ed: é como eu digo sempre.

      O espaço aqui é democrático e, se não ofender ninguém, o post será sempre publicado e mantido.

      Obviamente, não concordo com o que você disse, pois negociar um jogador apenas porque inventaram uma música para ele é o cúmulo do absurdo ou do fanatismo religioso.

      Em minha opinião, futebol é futebol, religião é religião. E o torcedor brasileiro sempre foi muito criativo nos cânticos das arquibancadas.

      Abs.

      • Pois é Márcio, eu não sou dono da verdade, ninguém é obrigado a concordar, tem gente que se irrita muito fácil. To até vendo um lado positivo. Quem sabe isso não sirva pra converter torcedores que estão perdidos no mundo…rs. Numa brincadeira dessa a pessoa pode se encontrar verdadeiramente com Jesus.

        Não se irritem gente.

        Abraços !!!

        • Eu te compreendo, Ed. Mas o Marcio tem razão, não podemos confundir as coisas, afinal só estão parodiando uma canção religiosa, e não zombando do próprio Cristo. Tbm sou evangélico, e alguns já me criticaram com meu “fanatismo” (segundo eles) por futebol, palmeiras e demais esportes. Curto muito esse mundo esportivo, amo meu Palmeiras, mas meu salvador de verdade, é Jesus, este o Cristo.

  4. Como eu detesto FIRULAS no futebol, o que eu quero é o Palmeiras ganhando TITULOS e confirmando ser um GIGANTE a nível mundial, posso afirmar que a estreia do Thiago Santos foi ESPETACULAR.
    Sem dar nenhum pontapé, ele ganhou todas as disputas no meio de campo, acabou com a “farra do boi” que o Joinville estava fazendo com o Palmeiras.
    Gabriel Jesus, Dudu e Thiago Santos atuações maravilhosas !

  5. Diego Rocha

    Olá Márcio ótimas avaliações.

    Pena maior é ver a dupla Dudu-G. Jesus ter que ser desmanchada em breve, logo agora que agora que demonstram esse entrosamento, uma vez que o primeiro deverá ser suspenso em breve, pois está dando gosto ver como eles se procuram em campo. Vamos torcer para que o substituto do Dudu consiga manter o nível, e acho que o Allione seria a melhor opção para isso, mas será que daria certo uma dupla sub-20 no ataque do Verdão? Na sua opinião qual seria a melhor opção?

    Abraço.

    • Márcio Trevisan

      Olá, Diego.

      Agradeço os elogios.

      Gosto muito, mas muito mesmo do Allione, e sempre digo que pelo estilo ele pode muito bem ser o substituto do Valdivia. Mas, se for para o lugar do Dudu, ele terá de jogar um pouco mais avançado, pela ponta, pois meu meio-campo ideal seria formado por Thiago Santos (gosto de cabeça-de-área, que mais marca e desarma), Arouca, Robinho e Zé Roberto.

      Mas, quem sabe não tenhamos sorte e Dudu pegue apenas algumas partidas de gancho?

      Abs.

  6. Márcio,
    bom dia.
    Eu sei que erramos, mas penso que se continuarmos assim e melhorarmos um pouco, poderemos almejar o título da CB e briga até o final pelo título também do brasileiro.
    Quanto ao VR, concordo que fraquejou mas tem o desconto de estar fora a alguns jogos e ter perdido o ritmo.
    Em relação ao Egídio, eu manteria ele no time. Só precisa saber como ajustar isso com o ZR pois o veinho está jogando direto todos os jogos e pode estourar!!
    De resto, semana maravilhosa.
    ABs

    • Márcio Trevisan

      Pois é, Édson, esta é uma das minhas preocupações.

      Mesmo muito bem fisicamente, ZR11 tem mais de 40 anos e o nosso corpo muda, mesmo. Eu que o diga.

      Abs.

  7. Roberto Alfano

    Bom dia, creio que foi um dos melhores jogos do Palmeiras no Brasileirão, apesar das velhas falhas cometidas!!!!!

    Uma importante vitória para se manter junto ao G4, temos que corrigir muita coisa, pois vai ser uma semana de pré clássico, com garra e determinação vamos conseguir lutar de igual com o atual Lider!!!!!

    Força Verdão.

    Abraço.

  8. bom dia, Ed Sousa.. vc prefere Gabriel é um terror? e vc quer logo vender o garoto só por causa da musica?

    • Rapaz sim, eu preferia Eô Eô…Gabriel é um terror !!!

      Te lembra alguma coisa ??? Abçs.

      • Márcio Trevisan

        Ed: se ele Jesus jogar a metade, só a metade, do que jogava o cara que tinha esse refrão, ficaremos todos muitos felizes…

        Abs.

  9. PALESTRINO NATO

    Marcio… vc repetiu a foto do G.J no lugar do Benzemarques. Fala uma coisa, quanto tempo faz que vc não dava um excelente? Eu te disse, dificilmente alguem vai tirar o mlk agora. Já estou vislumbrando ele num real madri ou barça …alguem duvida? Mas, sei que ainda é cedo, não fiquem bravos comigo.

    • Márcio Trevisan

      Oi, Bibanco.

      De fato, nem me lembro quando apliquei uma nota 9, e muito menos uma 9,5. Tomara possa repetir isso muitas vezes.

      Quanto à foto, como dizem os torcedores “daquele” time, “nóis, faiô, certo, mano?”.

      Mas já a corrigi, agradeço a correção e peço desculpas. É que um é mais feio do que o outro e eu me confundi – Rs…

      Abs.

  10. Concordo que a culpa foi da defesa que sofreu pane, mas que o Prass sai horrivelmente do gol isso está claro a cada jogo. É muito estabanado. Quanto ao zagueiro Vitor Hugo percebo que vc adora esse jogador pois nem quando ele joga horrívelmente como ontem vc da nota ruim. Foi péssimo no jogo de ontem. Victor Ramos foi muito melhor que ele no jogo de ontem. Quanto a essa musiquinha que fizeram ao Gabriel Jesus, que pena, torço pra que vendam ele logo e acabe essa palhaçada. Abços !!!

    • Desculpe, é minha opinião. Sou muito religioso e nunca gostei dessas comparações nem quando era o Marcos. Vou ser muito criticado por isso mas paciência.

      • Fábio P. R.

        Tem que ser criticado mesmo. “vendam ele logo”?? onde já se viu tamanho absurdo…

      • Ed concordo 100 % com voce!

      • Diego Rocha

        Vender a nossa maior esperança de títulos é um absurdo, prefere ficar contratando atacantes a rodo pra ver qual dará certo? Basta lembrar o tanto de títulos que o Santos ganhou por segurar o Neymar, não que sejam do mesmo nível, mas no futebol brasileiro quem joga como ele na idade dele? Na verdade, acho que ninguém nem mais velho tem o mesmo potencial.

      • O fato de vossa senhoria não gostar, não lhe dá o direito da ofensa, intitulando a situação de palhaçada!

        Glória e Aleluia são palavras de domínio público, e meu amor pelo Palmeiras e orgulho pelo garoto Gabriel Jesus me dão a oportunidade de usá-las!

        Vamos Palmeiras!

      • Márcio Trevisan

        Ah, bom, está explicado.

        Vc deve ser, mesmo, muito religioso para misturar uma coisa com a outra.

        Mas, como vc mesmo disse, é a sua opinião. E deve ser respeitada.

        Abs.

    • Márcio Trevisan

      Éd: vamos por partes.

      1 – Não vi falha do Prass nos lances do gol e nem em saídas da meta no jogo de ontem.
      2 – Não adoro ou odeio jogador algum – apenas o avalio jogo a jogo, de acordo com o que conheço do futebol.
      3 – Não entendi o problema da música e muito menos seu desejo que ele seja vendido por causa dela.

      Abs.

  11. Boa noite!
    Jogo muito bom,concordo com a ”pane”,mas jogo a jogo, pego mais confiança no trabalho do Marcelo Oliveira,um profissional sério e que é visível o talento do mesmo no ofício!
    Quanto ao Thiago Santos, vi matérias nos blogs da torcida do America MG dizendo que no Palmeiras ele tem potencial pra seleção,que é um excelente jogador,porém precisará de tempo de adaptação!

    • Márcio Trevisan

      Olá, Nelson.

      O rapaz estreou bem, mas realmente é preciso lhe dar tempo.

      Uma coisa é jogar no América/MG, e outra, completamente diferente, é vestir a camisa do Palmeiras.

      Abraços e obrigado por seu post.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>