VOLTANDO AOS TRILHOS. E PODENDO SONHAR.

Veja as análises tática e técnica de todos os profissionais do Palmeiras que, apesar de vacilos que poderiam ter sido fatais, encontraram forças para se imporem ao Flamengo/RJ e, com méritos, chegaram à vitória. 

EM SÍNTESE - Existe uma frase antiga que afirma: o futebol é feito de detalhes. Hoje, isso mais uma vez foi provado durante uma nova vitória por goleada do Palmeiras. Após um primeiro tempo morno, em que vencemos mais pela fragilidade defensiva do adversário do que por méritos próprios, levamos a merecida virada em apenas 11 minutos. Sorte que, aos 12, a bola desviou em Samir e entrou, o que impediu que a equipe sofresse a pressão e mostrasse o nervosismo, situações comuns a um time que vinha de três derrotas seguidas para adversários tecnicamente inferiores. O que valeu nesta manhã, meu amigos, além da soma de três pontos, foi o resgate de parte da confiança, abalada nas últimas rodadas. Com isso, é possível que o Verdão comece a voltar ao caminho que poderá levá-lo a um destino final que seja, senão o ideal dentro do que desejamos, ao menos o ideal dentro do que possamos.

FERNANDO PRASS – 6,5
REGULAR

Apesar de ter ficado com a bola nos pés em grande parte do jogo, o Flamengo/RJ até que não deu grande trabalho ao nosso goleiro. Mesmo assim, ele fez uma grande defesa e um verdadeiro milagre ainda no primeiro tempo, evitando desta forma que o time sofresse mais gols. Sobre os que levou, não teve responsabilidade alguma.

LUCAS – 5,5
SATISFATÓRIO

De fato sentiu bastante o horário, excelente para o torcedor mas péssimo para os jogadores. Talvez por isso tenha sido ausente no apoio e se destacado, apenas, na marcação a Émerson Sheik quando este jogou em seu setor.

JACKSON – 6,5
MUITO BOM

Teve apenas dois vacilos na partida, ambos quando marcou Guerrero. No primeiro, permitiu que o atacante lhe passasse à frente e só não marcasse porque preferiu cavar o pênalti em vez de chutar, e no segundo não subiu e assim obrigou Prass a fazer um milagre após a cabeçada do ex-corintiano. No mais, uma atuação muito elogiável, já que fez um golaço de cabeça e não deu mais espaços ao atacante flamenguista.  

VÍTOR HUGO – 6
BOM

Poderia ter dado uma força maior a Jackson na marcação a Guerrero, mas como Sheik a todo momento aparecia como centroavante preferiu cuidar do “beijoqueiro”. O problema é que teve trabalho demais, já que o ex-jogador do time “deles” foi, ao lado de Éderson, o melhor dentre os adversários nesta manhã. Também vacilou, ao lado de Girotto, no lance do segundo gol carioca.   

ZÉ ROBERTO – 7
ÓTIMO

Participou diretamente de três dos quatro gols que marcamos neste domingo de manhã. Além disso, aproveitou-se da enorme fragilidade de Pará e da ausência de Marcelo para apoiar constantemente, inclusive pelo meio-campo. Aliás, deveria receber mais oportunidades neste setor, pois ainda consegue ser o mais lúcido jogador do Palmeiras no quesito “armação”.  

ANDREI GIROTTO – 5
REGULAR

Sua entrada na equipe foi um acerto – tardio, é verdade, mas ainda assim um acerto – do técnico Marcelo Oliveira, e por uma razão simples: mesmo não tendo o poder de marcação de Gabriel, é o jogador que mais poder de marcação tem em nosso meio-campo. Hoje, é verdade, nem foi tão bem, principalmente no segundo tempo, já que Éderson – a quem deveria marcar – entrou e marcou dois gols. No segundo, deve-se frisar, foi empurrado pelo flamenguista antes que este cabeceasse a bola, mas isso não tira sua parte de responsabilidade no lance – a outra cabe a Vítor Hugo. 

AROUCA – 6
BOM

Hoje entendeu que, sem Gabriel, terá uma responsabilidade maior na marcação, tanto que apareceu mais e melhor nos desarmes do que na condução de bola ao ataque. Preencheu bem nossa intermediária defensiva, sobretudo após virarmos o jogo, impedindo desta forma que o Flamengo/RJ voltasse a mandar no jogo, como aconteceu nos 10 primeiros minutos da etapa final.

ROBINHO – 4,5
RUIM
 

O pior do nosso time. Não conseguiu realizar uma única jogada durante todo o tempo, parecendo perdido e disperso em campo e errando passes fáceis. Só não foi substituído ainda no intervalo porque Lucas passou mal e pediu para sair. A explicação para o mau futebol é que sentia dores na perna, mas sinceramente não sei se isso é verdade ou se apenas uma desculpa de Marcelo Oliveira para justificar sua presença entre os titulares.

RAFAEL MARQUES – 6
BOM

Mais uma atuação bem mais tática do que técnica deste jogador que, como se sabe, é bem mais tático do que técnico. Graças à sua presença quase que constante na direita, impediu que o ótimo lateral-esquerdo Jorge apoiasse como de costume. No fim do jogo, foi para o comando do ataque e também ajudou a equipe. 

ALECSANDRO – 6,5
MUITO BOM

Trata-se de um centroavante que conclui muito pouco a gol, e isso é um problema sério para qualquer centroavante. Mas tem um lado positivo: sai da área, busca o jogo, ajuda na marcação e nos desarmes e faz bem a função de pivô. Hoje, foi fundamental no gol de Dudu e também marcou o seu mostrando mais inteligência do que Guerrero, que preferiu forjar um pênalti do que concluir.  

DUDU – 7,5
ÓTIMO

O melhor do Palmeiras e de toda a partida. Hoje, errou poucos passes, foi um tormento à fraca zaga flamenguista, marcou um golaço e depois retribuiu a gentileza de Alecsandro preparado a bola para o gol do centroavante, além de protagonizar outros lances de destaque. É este Dudu que todos nós, palmeirenses, sempre queremos ver em campo.   

MARCELO OLIVEIRA – 7
ÓTIMO

Nosso treinador provou ser um cara de bom senso, pois reconheceu alguns erros que cometeu no jogo contra o Coritiba/PR e os corrigiu nesta partida. O primeiro deles foi a escalação de Andrei Girotto na função de cabeça-de-área (o jovem não foi muito bem, é verdade, mas pelo menos não vimos em nossa intermediária defensiva os mesmos espaços vistos nas três últimas derrotas da equipe). Outro acerto foi a manutenção de Vítor Hugo na zaga e a saída de Leandro Almeida do setor, cedendo seu lugar a Jackson (seria Victor Ramos, mas ele se queixou de dores musculares e não foi relacionado nem mesmo para o banco de reservas). Marcelo, por sinal, não pode ser responsabilizado nem mesmo pela permanência de Robinho entre os titulares, pois Cleiton Xavier fora apenas satisfatório no meio de semana e Zé Roberto precisou ocupar a lateral esquerda devido à ausência de Egídio. O técnico foi bem, também, nas alterações: não inventou quando perdeu Lucas e colocou em seu lugar um jogador da posição (Lucas Taylor), não demorou para sacar Robinho e dar nova chance a Cleiton Xavier e, principalmente, impediu uma pressão maior do Flamengo/RJ no fim da partida ao tirar Alecsandro e colocar Kelvin, que ocupou a faixa direita do gramado tanto no ataque quanto na defesa. Torço para que a partir desta quarta, pela Copa do Brasil, dê uma chance a Zé Roberto no meio-campo, pois isso talvez melhore nossa criação no setor. 

LUCAS TAYLOR – 5,5
SATISFATÓRIO 

Ainda não está pronto para jogar no time de cima, pois é visível sua insegurança em quase todos os lances. Mas, contando com a ajuda de Rafael Marques e, no fim do jogo, de Kelvin, impediu qualquer tipo de ação mais perigosa do Flamengo/RJ pelo seu setor.   

CLEITON XAVIER – 6,5
MUITO BOM 

Enfim uma atuação um pouco mais parecida com o futebol que, sabemos, pode jogar. Hoje entrou ligado na partida, ajudou muito na posse de bola em nosso meio-campo, trocou bolas com todos os companheiros e iniciou algumas jogadas de ataque. Foi dele o toque de cabeça que resultou no gol de empate (marcado contra por Samir) e também quase fez um golaço, após lindo toque de Dudu. Que assim permaneça. 

KELVIN – 6
BOM 

Jogou apenas 15 minutos, mas foi essencial para que o Palmeiras prendesse a bola no campo de ataque e tivesse mais um jogador ajudando na marcação pelo lado direito.  

FOTOS DA CAPA: CÉSAR GRECCO

32 Responses to VOLTANDO AOS TRILHOS. E PODENDO SONHAR.

  1. Márcio, boa noite!

    Voltamos aos trilhos e podemos sonhar com a libertadores né, porque o campeonato já tem um “dono” que a mídia adora, a CBF também, o governo também, a imprensa gambá também e a comissão de arbitragem só falta vestir o uniforme!

    Da nojo!!!!!

    Eu odeio com todas as minhas forças esse time!

    • Márcio Trevisan

      Olha, Bergo, acho cedo para já considerar o time “deles” campeão.

      Eles estão bem,têm dado alguma sorte e sido favorecidos não só em seus próprios jogos, mas também no de adversários diretos (veja a derrota do Galo para a Chapecoense, por exemplo).

      Em minha opinião, se fizermos a nossa parte e, ao menos, repetirmos no returno a campanha do turno, estaremos bem perto da Libertadores. Mas como acredito que poderemos até melhorar um pouco, quem sabe não tenhamos chance de sonhar mais alto?

      Na verdade, creio que dependerá da nossa vida na Copa do Brasil: quanto mais avançarmos nesta, menos avançaremos no Brasileirão. É natural.

      Abs.

      Abs.

  2. Márcio apesar de alguns vacilos do MO não foi ele que montou este elenco, a diretoria demorou muito para dispensar o OO, acho que está até fazendo um bom trabalho, ano que vem com certeza iremos melhorar mais, com relação a liderança dos gambás não concordo que seja méritos do time não e sim da roubalheira. abraços.

    • Márcio Trevisan

      Maciel: também considero o trabalho do MO muito bom (na verdade, vacilo feio ele só teve contra o Coritiba).

      Abs.

  3. Emilio Maranga

    Olá MARCIO. Mais uma partida jogada mal. Mas valeu pelos 3 pontos !!Márcio nesta sequencia de classicos, acho que nossa diretoria vai cair na REAL de que contratamos sem critério mas com a finalidade de permanecer apenas no meio da tabela !!! ( por isso o sorriso amarelo e sem graça do NOBRE quando Zé Roberto fez aquele discurso no vestuario )Mas em 2016, quero ver qual vai ser a desculpa !!!!

    • Márcio Trevisan

      Maranga: não posso cravar que brigaremos pelo título, até porque teremos alguns jogos bem complicados fora de casa neste returno (Galo, Inter, SPFC, Santos, Flu, etc…).

      Mas creio que para o ano que vem a situação será bem melhor, sobretudo se conseguirmos nos classificar à Libertadores (neste caso, outros jogadores com perfil e talento adequados terão ser contratados).

      Abs.

  4. Ricardo Santo André

    Prezado Márcio:
    Com o Gabriel, o time estava “encaixado”, mas com a contusão dele sofreremos bastante. Lembra-se quando o Pierre se machucou em 2008?
    O jogo de ontém foi atípico e demos uma sorte daquelas, pois eles foram ligeiramente superiores que nós e ainda poderiam ter marcados a seu favor dois penaltis. Nosso meio de campo é um grande problema, mas acredito que nossa melhor opção seria mesmo um volante de oficio bem treinado para substituir ao Gabriel. Mas o Amaral não acerta uma partida boa, razao pela qual o Giroto talvez seja mesmo nossa melhor (menos pior) opção. O Robinho passa por péssima fase e com isso o CX8 volta a ganhar chances, embora esteja longe de ser aquele jogador de antigamente. Concordo contigo com relacao ao ZR11. Mas sinceramente tivemos sorte no domingo. Mas sorte faz parte, não é mesmo? queria muito que o MO acertasse uma maneira do meio de campo jogar, pois ainda acho que daria para ser campeao. Se ele nao encontrar rapidamnete uma formula, ficaremos no meio da tabela, pois vejo muita inconsistência nesse meio de campo.

    • Márcio Trevisan

      Olá, Ricardo.

      Concordo contigo em tudo o vc escreveu, menos que o Fla teve dois pênaltis – para mim, apenas o primeiro poderia ter sido marcado.

      Quanto à sorte, ela sempre está ao lado de quem trabalha, pode apostar.

      Abs.

  5. O que um resultado não faz hein !!! Achei o time ridículo jogando pior até que aquele jogo contra o Atlético PR. Deu sorte de que em 5 lances de ataque 4 entrou, mas até os gols com excessão do gol do Dudu achei ridículo, graças ao amadorismo da zaga flamenguista. Valeu pelo resultado mas achei o futebol jogado ridículo, me desculpe o realismo.

    • Márcio Trevisan

      Ed: vc tem parcela de razão.

      Tivesse o Flamengo/RJ uma defesa um pouquinho menos ruim e talvez não tivéssemos vencido.

      Mas não podemos negar que o time, pelo menos, foi pra cima – e isso é algo positivo.

      Abs.

      • Márcio, só quero deixar claro a vc e aos amigos palestrinos que não estou desmerecendo a nossa vitória. Sempre é bom ganhar ainda mais de goleada. Só fiz essa crítica aqui entre amigos pois não gostei da forma que jogou e portanto no meu pensamento se não melhorar podemos ter problemas em jogos contra times muito mais fortes. É uma crítica construtiva pois desejo e torço que melhore. Técnico e elenco para isso acredito que temos e até por isso estou estranhando essa decaída do time.

        Abraços !!!

        • Márcio Trevisan

          Ed: creio que todos entenderam sua posição.

          Vc conhece bem a forma como encaro o futebol e sabe que não me deixo iludir por vitórias imerecidas (não foi o que aconteceu no último domingo, que fique claro) e nem por qualquer derrota.

          Quanto à queda de rendimento do Palmeiras nas três derrotas seguidas, isso se valeu por dois fatores: a contusão de Gabriel e o salto alto do time.

          Viu como após uma única vitória ninguém mais falou sobre “elenco rachado”?

          Abs.

  6. Paulo Eduardo Michelotto

    O que eu ia comentar é saber do motivo da ausência do Zé Roberto no time, mas muitos comentários acima,já falaram do assunto. Espero que o Marcelo Oliveira , também enxergue, que o ZR com 41 anos é melhor do que alguns que ele escalou ( e o time perdeu). Abraços, Márcio.

  7. Antonio o Verdão

    Dá-lhe Verdão
    Eu disse tira aquele projeto de Zagueiro do time e voltaríamos a vencer. Posso estar errado, até porque não gosto de ficar fazendo contas e retrospectos matemáticos, mas o Coritiba ex time deste tal Leandro Almeida, estava sempre em ultimo ou penúltima posição. ele saiu do time e o time começou a ganhar ou empatar jogos difíceis. Coincidência?? acho que não. Infelizmente nosso treinador esperou três derrotas para perceber isso.
    Quanto ao jogo de ontem, vi o Verdão ser dominado por uma boa parte do tempo, e realmente acho que o deveríamos ter alguém dando um combate antes da nossa grande área, mas este deveria ser o Arouca, pois ele é mais baixo e mais experiente fazendo isso. Mas… são três pontos muito bem vindo.

    • Márcio Trevisan

      Verdão: vc está correto em relação ao posicionamento do Arouca.

      Mas dificilmente ele será fixado na cabeça-de-área, e o motivo é simples: por ter uma ótima saída de bola, torna-se uma interessante opção no início de nossas jogadas.

      Abs.

  8. Roberto Alfano

    Bom dia, muito bom jogo e a reação, não fossem as últimas derrotas estaríamos na briga pela liderança.

    Agora é só pauleira, não tem jogo fácil, mais se corrigirmos os erros, vamos brigar pela ponta ou vaga na libertadores.

    Abraço.

    • Márcio Trevisan

      Alfano: bastaria termos vencido o Atlético/PR em casa e o Coritiba/PR, resultados mais do que prováveis, e hoje estaríamos na vice-liderança e a apenas três pontos do líder.

      Lembra-se de que eu avisei que tropeços seguidos costumam custar muito caro?

      Abs.

  9. 1. Vamos acompanhar até quando os sopradores de apito vão vestir a camisa do sccp, e alterar a tabela de classificação a favor do time do governo !
    2. Marcelo Oliveira, a partir destes 4 últimos jogos ele já tem um “mapa” de quais jogadores são HOMENS ou MENINOS pra vestir a camisa do Palmeiras, por exemplo, Leandro Almeida, trata-se do pior zagueiro do elenco, pior, mais muito pior que o fraquíssimo Nathan. Robinho serve somente pra banco, jamais pra titular do meio de campo !
    3. Zagueiros, todos são de médio pra fracos, o melhorzinho é o Vitor Hugo. o pior é o indescritível Leandro Almeida.
    4. Zé Roberto, trata-se de uma tremenda injustiça, tem futebol pra ser titular do atual meio de campo do Palmeiras, ou no minimo como reserva entrar em todas as partidas. Ser preterido e esquecido no banco é uma aberração ! Vamos ver se o Marcelo Oliveira faz parte de uma nova geração de técnicos ou se trata de mais um “PANELEIRO” neste lamentável futebol brasileiro atual.

    • Márcio Trevisan

      Jair: concordo com tudo o que vc disse, menos em relação a VH.

      Para mim, este cara já deveria estar na Seleção Brasileira.

      Abs.

  10. Ufa, ainda bem!
    Vimos uma coerência do treinador, isso é bom e vai ajudar muito na sequência do campeonato.

  11. Márcio,
    bom dia.
    Felizmente voltamos a vencer. Mas o jogo ontem foi pra cardíaco nunca assistir.
    Como erramos passes e não desarmamos nada. Como é ruim este Girotto. Será que o Mateus Salles e Daniel da base não poderiam subir e jogar no lugar dele?
    Gosto do Jackson mas ontem parece que foi contaminado pela ruindade do Leandro Almeida.
    Novamente o Dudu foi o nosso melhor jogador. Acho que o STJD vai aprontar com ele.
    Pra quarta, ou CX ou ZR devem jogar no meio. Os dois não. Poderia ser um a cada tempo.
    Abs

    • Márcio Trevisan

      Édson, olá.

      O Girotto não é ruim, não – ao contrário: é muito bom.

      Só que ele é segundo volante, e não cabeça-de-área (daí a dificuldade que teve ontem).

      Mas nada que não possa ser acertado nos treinamentos, pois no elenco atual é o menos distante, taticamente falando, de Gabriel.

      Quanto ao nosso armador, voto em ZR11.

      Abs.

  12. PALESTRINO NATO

    Falei … não iamos perder nunca esse jogo. Agora que venha o Cruzeiro na quarta e o galo no domingo. Esse exército mineiro não irá nos vencer. Acredito que sera dessa forma: Vitória na quarta, empate no fim de semana e empate no segundo jogo da copa do Brasil. Nada pode estar tão bom que não possa melhorar.

    • Márcio Trevisan

      Bibanco: Deus o ouça.

      Ganhar do Cruzeiro na quarta é até provável, já não perder do Galo é bem mais complicado.

      Abs.

  13. Marcio, Ao contrario do que pensa de boa parte da torcida, o Palmeiras não está perto do inferno mas tão pouco perto do céu também. O Flamengo tem um time muito inferior, somente o Guerreiro e um pouco o Emerson fazem a diferença, e se não fosse a sorte que nos ajudou ontem sofreríamos a 4º derrota de forma traumática. O time foi mal.
    Ainda não acertamos o meio campo, damos espaços perigosos para o outro time jogar em nossa intermediaria e não criamos no ataque. Somos refens de jogadas individuais em todos os setores, e se alguem não estiver bem, o time cai junto. O MO precisa definir logo o meio campo, ou fixa o Arouca de vez na função do Gabriel, ou muda o esquema do meio.
    Individualmente democraticamente discordo hoje de voce em algumas avaliações. O Jackson é sim melhor que o L. Almeida, mas não é porque fez o gol que foi bem. Ele perdeu quase todas as disputas com o Guerreiro, e o 1º gol teve culpa tambem, pois deu bote e tomou o drible fácil. O Girotto tambem deu muito espaço no meio, ele recuava entre os zagueiros e sobrecarregava o meio deixando espaço para o Flamengo tocar na intermediaria. No 2º gol o atacante mais baixo ganhou dele de cabeça, tambem pela má colocação.

    • Márcio Trevisan

      Olá, Marcos.

      Vc tem razão: precisamos acertar o meio-campo e acho que o nosso “cérebro” deve ser Zé Roberto, já que CX8 e Robinho não estão lá grande coisa.

      Também prefiro o esquema 4-4-2, para que o meio-campo fique mais protegido.

      Em relação às avaliações, esteja sempre à vontade para discordar.

      Abs.

  14. pedro campos

    finalmente voltamos a vencer !!
    a goleada não reflete o sufoco q passamos , mas ta ótimo , como bem disse o Marcio o q vale é a volta da confiança
    Finalizado esse turno , muitos falam dos gambas de ajuda do apito e etc …
    mas acho q por mais q roubem não terão “bala“ pra ser campeão não
    aias Gambas , Flu e Gremio são aberrações q estão dando certo mas creio q isso tem prazo de validade da metade do segundo turno pro final vamos ver quem tem café no bule..
    creio q a luta fica entre Palmeiras , Sport , Atletico
    concorda Marcio?
    Abçs

    • Márcio Trevisan

      Olá, Pedro.

      Gostaria de concordar plenamente contigo, mas em um Brasileirão tão equilibrado quanto este é ainda muito cedo para se definir apenas três que brigarão pelo título.

      Neste momento, acredito que os oito primeiros colocados (“eles”, Galo, Grêmio, Flu, nós, “elas”, Sport e Atlético/PR – este último com menos chances) ainda podem sonhar.

      E pensar que se tivéssemos vencido Furacão e Coritiba, resultados mais do que normais, hoje estaríamos na vice-liderança…

      Abs.

  15. Fernando Tadeu

    Se o campeonato já não estiver definido a favor dos gambhás, ainda temos tudo para chegar no topo.

    • Márcio Trevisan

      Tadeu: sinceramente não acredito nisso.

      Força por força, o Flamengo – neste momento – tem mais do que “eles” na CBF.

      Infelizmente, creio que a liderança “deles” é mais por mérito do que por sacanagem, embora alguns erros tenham acontecido.

      Abs.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>