VALDIVIA: CRAQUE TAMBÉM QUANDO FALA M…

A ingratidão é um dos piores defeitos do ser humano. E neste ponto o Mago provou ser campeão. 

Todos vocês sabem qual é a minha opinião sobre o jogador Valdivia. Em inúmeras oportunidades aproveitei o espaço que tenho para dizer o quanto admiro seu futebol, o quanto o Palmeiras ficava melhor quando ele estava em campo e o quanto eu gostaria de vê-lo encerrar sua carreira vestindo a camisa 10 do maior campeão do Brasil. Até porque, e que me perdoem todos os que disso discordam, quem afirma que o Mago não sabe jogar bola prova sua completa ignorância futebolística.

Porém jamais, nunca, em hipótese alguma estendi minha admiração ao ser humano Valdivia. Dono de uma infinidade de defeitos de caráter, ele deu inúmeras provas – sobretudo em sua segunda passagem pelo clube – de que jamais, nunca, em hipótese alguma colocou o Palmeiras acima de suas vontades e vaidades pessoais. Claro que só permanecemos na elite da bola tupiniquim graças à sua entrega nos últimos jogos do Brasileirão passado, quando atuou sob efeito de infiltrações, mas também é claro que, ao decidir se sacrificar, mais pensou na possibilidade de sua renovação contratual que, à época, ainda era grande, do que na verdade no futuro do clube.

Por isso, me entristeceram muito – embora em nada tenham me surpreendido – suas declarações a um jornal paulista publicadas no começo desta semana. Lá, Valdivia resolve criticar a postura adotada pela diretoria e pela presidência palmeirenses em relação à sua saída do clube. Na matéria, tem a cara-de-pau de se colocar no papel de vítima, e tenta jogar presidente e diretor de futebol contra a parte da torcida que o idolatra.

O que o chileno tentou foi ter um tratamento diferenciado em relação aos demais jogadores do elenco, e neste ponto tanto Nobre quanto Mattos acertaram em cheio em não o priorizar. Todo mundo sabe que quando entre verdes alguns – ou algum – são mais verdes do que outros, estes outros verdes começam a amarelar. E, aí, é aquela velha história da maçã podre em uma árvore sadia.

Valdivia perdeu uma enorme chance de calar a boca.

Valdivia endureceu e não aceitou a proposta pra lá de vantajosa que lhe foi oferecida (ou será que R$ 120 mil mensais fixos e mais R$ 60 mil – repito: 60 mil!!! – cada vez que começasse uma partida como titular são poucos?) porque tinha certeza de que, como aconteceu nos últimos cinco anos, o Verdão sentiria uma falta danada do seu futebol. E então, com os resultados ruins se avolumando, o clube lhe pediria arrego e lhe pagaria muito mais.

Só que o craque quebrou a cara. É óbvio que estaríamos ainda melhor se ele estivesse jogando (como jogou pela seleção chilena, claro), mas sem ele até que não estamos tão mal, certo? O que o jogador não esperava é que, mesmo sem o seu refinado futebol, o time quase fosse campeão paulista e, praticamente ao final do primeiro turno do Brasileirão, já fosse apontado como um possível postulante ao título.

Não vou ser ingênuo e dizer que Valdivia se arrependeu de não ter aceitado o que lhe foi proposto pelo Verdão, pois jogador de futebol só pensa em dinheiro – e dinheiro ele ganhará muito mais no futebol árabe. Mas o meia sabe que, no fim do mundo, sumirá das manchetes, talvez perca espaço no selecionado do seu país, e se continuar a ser convocado, terá de encarar quase 20 horas de avião cada vez que tiver de se apresentar no Chile. E pior: ao agir assim, cuspiu no prato que comeu, foi ingrato ao clube que o transformou em nome internacional. E a ingratidão é uma das principais características de quem tem o caráter falho.

Em síntese: Valdivia perdeu uma enorme chance de ficar calado e de não manchar ainda mais a sua passagem pelo clube, que o transformou no estrangeiro a mais vezes ter defendido nossa camisa, ao lado do paraguaio Arce.

Ou, em outras palavras: Valdivia provou que é craque também quando decide falar m…. 

Foto acima: Alex Silva/Estadão

20 Responses to VALDIVIA: CRAQUE TAMBÉM QUANDO FALA M…

  1. Boa Márcio,

    Sinto-me representado em suas palavras. Valdívia foi o cara quando quis jogar. Inclusive na Copa América o fez visando justamente um contrato bom, fosse onde fosse. Uma pena tudo que fez agora falando abobrinhas…e ainda o vi fazendo isso na TV usando a camisa do Verdão…uma lástima.

  2. Márcio, vou fazer só mais um comentário. Não acha estranho ele não ter proposta de nenhum time europeu ?? Nenhum !!! Nem do segundo escalão da Espanha, da França, Portugal, Holanda. Sabe por que ?? O mundo do futebol é pequeno, os empresários conhecem o caráter dele, sabem o sem vergonha que é e óbvio jamais vão investir numa furada dessa. Só esses times árabes mesmo pra fazer isso. É que eles tem tanto dinheiro que não ligam se der errado, além do fato de só estarem preocupados com espetáculos e pra eles qualquer jogador que faça uma ou duas jogadas espetaculares já se dão por satisfeito. Esse cara literalmente está colhendo o que plantou. É um otário da vida pois com o talento que tem, podia ter disputado Champions League mas preferiu passar batido na vida e ser apenas um bobinho que só pensa em se dar bem de forma fácil.

    Abçs.

    • Márcio Trevisan

      Ed: concordo com tudo o que vc falou.

      Valdivia poderia ter deixado o Palmeiras, em 2009, para nunca mais voltar, pois estaria até hoje atuando em algum clube europeu (não digo Barça, Bayern ou Real, mas qualquer um da Inglaterra, da França ou mesmo da Itália).

      Eu separo bem as coisas, Ed: para mim, o futebol que ele tem é indiscutível. Assim como o seu caráter.

      Abs.

  3. bom dia Márcio td jóia? muito coerente seu comentário, jogar bola é inegável que Valdivia sabe e muito, mas, no fundo ele é um tremendo de um idiota pois se fosse profissional (um Zé Roberto da vida) não tenho dúvidas de que ele jogaria em time grande da Europa. Graças a Deus o Palmeiras acordou e não renovou com ele. Abraço e saudações alviverdes.

    • Márcio Trevisan

      Luís: vc está corretíssimo.

      Valdivia tem bola para jogar nos melhores times do mundo, mas provavelmente acabará sua carreira esquecido no deserto.

      É uma pena, mas no fundo acho que ele merece.

      Abs.

  4. PALESTRINO NATO

    marcio ….sou fã desse cara, mas ninguem esta acima do nosso verdão querido.

  5. Emilio Maranga

    Valdivia, também disse uma verdade a ser pensada!!!Nosso DP médico, só agora de 3 meses pra -ca está sendo reformulado como um de time grande !!! E antes heim ??

    • Márcio Trevisan

      Olá, Emílio.

      DM sempre foi ponto fraco no Palmeiras, mas um das coisas que aprendi em meus tempos de assessoria de Imprensa do Palmeiras é que não se deve confiar muito em palavra de jogador de futebol.

      Abs.

  6. Tirei as mesmas conclusões quando li a tal reportagem, perfeita sua colocação Márcio. Cuspir no prato que comeu muito bem por sinal em cinco anos. Segundo pai dele, vai jogar pouco por isso é mais vantajoso jogar na Arábia!

  7. O pior traste que já vestiu a camisa do Palmeiras. Não adianta ser craque de bola se não passa de um picareta sem vergonha e além de tudo cara de pau. Peguei nojo desse jogador e essa é a ultima vez que faço qualquer comentário sobre essa ameba. Sem mais !!!

  8. Adios Chinelo. Que Alá te acompanhe.

  9. Eu até tinha jurado neste blog, não mandar mais mensagens falando dessa ESCÓRIA !
    Mas vendo as imagens do “artista” nos programas esportivos junto com os demais jogadores do elenco, nesta “maldita semana cheia de treinamentos” e o futebol catastrófico apresentado pelo elenco todo, inclusive o Fernando Prass (que mais uma vez deu um bico pra lateral, jogada que antecedeu o chute da intermediaria que ele colocou pra escanteio, e depois a LAMENTÁVEL postura dos zagueiros tomando um gol que nem na VÁRZEA time nenhum leva !).
    Eu fiquei preocupado e fiz o 1º comentário sobre esse ser LILIPUTIANO no post anterior.
    Depois disso fui ler as noticias do Palmeiras e lá esta o CRÁPULA falando mal de todo mundo do Palmeiras, do Presidente aos médicos e fisioterapeutas.
    Não aguentei e tasquei outro comentário no posto anterior, e agora vou fazer o definitivo neste post.
    OS grandes culpados de tudo que aconteceu com este ser DESQUALIFICADO foram todos nós, os EX-Presidentes, Ex-Diretores, Atual Presidente, Atual Diretor de Futebol, ex-técnicos, médicos, Fisioterapeutas, Preparadores Físicos, Roupeiros, Massagistas, Seguranças, torcedores, etc…, pois nunca ninguém veio a público para dar um corretivo nesse cidadão e com PROVAS desmascarar os absurdos que ele cometia dentro e fora de campo.
    Agora só nos resta acompanhar as desesperadas tentativas que ele esta fazendo, talvez pela ultima vez, pra DESESTABILIZAR o ambiente do elenco !

  10. Bom dia Márcio,

    Li a entrevista dele e também achei uma tremenda falta de consideração com o cluble que lhe mostrou tanto respeito e sempre o acolheu tão bem.

    Ele mencionou algo, porém, que me chamou a atenção e que eu já acreditava, a de que nem todos os jogadores do Palmeiras possuem contrato de produtividade, e citou o Barrios como exemplo. Você acredita nessa possibilidade? Você realmente acha que o Barrios veio jogar no Palmeiras para se enquadrar nesta modalidade de contrato?

    Um abraço.

    Valter

    • Valter, bom dia!

      Quem paga o Barrios é a crefisa… tem uma matéria no …. que fala a respeito!
      Lá eles falam que o Barrios terá custo zero para o Palmeiras… resumindo, o Palmeiras não gastou nada para contratar e não irá pagar o seu salário!

    • Márcio Trevisan

      Válter: Barrios não tem contrato de produtividade porque quem paga seus salários é a Crefisa.

      Todos os demais que foram contratados e os que tiverem seus vínculos renovados terão de se adaptar a esta política.

      Abs.

  11. Adeus pinguço. Vá comer areia na arábia pois é só o que merece.
    O Palmeiras lhe pagou quase 30 milhões, gastou mais 35 pra te contratar e você sempre desapareceu quando o time mais precisou.
    Que fique lá com os camelos pois é o único público que não reclamará em suas intermináveis permanências no DM.
    Adeus desgraça!!!!

    • Márcio Trevisan

      Edson: a bem da verdade, ele – ao lado de Prass – evitou um novo rebaixamento em 2014.

      Temos de dar a César o que é de César, nada mais, nada menos.

      Abs.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>