COM PINTA DE CAMPEÃO

Veja as análises tática e técnica de todos os profissionais do Palmeiras que, apesar da evidente fragilidade do Vasco/RJ, mostrou postura e futebol de quem pode lutar pelo título. 

EM SÍNTESE - Todo mundo sabe que não me deixo levar por uma ou outra vitória, por uma ou outra goleada. O dever do ofício de jornalista me obriga, quase que automaticamente, a olhar o outro lado do jogo, a procurar os motivos que fizeram o time conseguir o o resultado. E é justamente por isso que, ultimamente, tenho ficado bem esperançoso em relação ao Palmeiras e, após os 4 a 1 que impusemos no Vasco/RJ, me sinto mais confiante para afirmar: é bem possível que, neste Brasileirão, lutemos por algo a mais do que apenas uma vaga na Copa Libertadores da América de 2016.

FERNANDO PRASS – 6
BOM

Por motivos óbvios, foi muito pouco exigido. Mas, nas poucas vezes em que se fez necessária sua participação, apareceu bem, praticando duas boas defesas.

LUCAS – 5
REGULAR

Ainda que nossas jogadas pelos lados do campo tenham se limitado à esquerda, com Egídio, poderia ao menos ter se apresentado um pouco mais no apoio, função que hoje esteve ausente de suas decisões. De qualquer forma, ocupou o espaço em nossa intermediária defensiva toda vez que Arouca se mandou para o ataque.

VICTOR RAMOS – 7
ÓTIMO

Além de ter marcado mais um gol (mais por sorte do que por competência, é verdade, mas ainda assim mais um gol), foi muito bem em outro ponto que não faz parte das suas atribuições: lançamentos. Defensivamente, teve vida mansa – afinal, o centroavante vascaíno é Herrera, o “casi gol”.   

JACKSON – 5,5
SATISFATÓRIO

Com Dagoberto nem de longe lembrando o jogador que foi no passado, só passou a ter mais trabalho quando Riascos foi a campo. Em síntese, teve mais uma atuação segura, mas deverá deixar o time a partir do próximo domingo, cedendo seu lugar a Leandro Almeida ou, tomara, a Vítor Hugo. 

EGÍDIO – 6 
BOM

Ofensivamente esteve bem, participando de lances de gol e de jogadas importantes. No aspecto defensivo, porém, vacilou em alguns lances, principalmente no gol vascaíno, pelo qual foi o principal responsável. 

GABRIEL – 7
ÓTIMO

Mesmo quando o adversário é fraco de dar dó, como o deste domingo, ele consegue se destacar com uma atuação segura e tranquila. Roubou várias bolas durante todo o jogo e ainda impediu que o único jogador do Vasco/RJ com alguma criatividade, Andrezinho, nem visse a cor da bola.   

AROUCA – 6,5
MUITO BOM

Se tivesse mantido na etapa final o mesmo ímpeto que mostrou durante todo o primeiro tempo, suas nota e avaliação seriam ainda mais positivas. O futebol que mostrou nos primeiros 45 minutos da partida foi aquele que fez o Palmeiras investir em sua contratação e o transformou em um dos melhores segundos volantes brasileiros nos últimos anos, fazendo a função de pêndulo com perfeição. Na etapa final, com a postura um pouco mais defensiva adotada pela equipe, limitou-se mais à marcação.

ROBINHO – 6,5
MUITO BOM 

Pode não ter repetido a mesma brilhante bola que demonstrou em boa parte dos jogos que já fez pelo Verdão, mas melhorou bastante em relação aos últimos jogos. Hoje, esteve mais atento e mais ligado em campo, participando de várias e boas jogadas e de dois dos quatro gols que marcamos. 

RAFAEL MARQUES – 6
BOM

O que me chama a atenção neste rapaz é que, mesmo quando não tem uma atuação de destaque, jamais deixa de lutar o tempo todo e de se entregar em campo. Sei que isso deveria ser obrigação de todo jogador, mas como sabemos há muitos que se escondem em campo sempre que podem. Hoje, de fato, não se destacou, mas nem por isso deixou de ajudar a equipe taticamente, atuando pelos dois lados do campo de ataque e, assim, confundindo ainda mais a já confusão marcação vascaína. Foi corretamente substituído na etapa final.  

LEANDRO PEREIRA – 8
EXCELENTE

Além dos dois gols que marcou e da bola na trave que acertou, ainda ajudou muito o time na marcação da saída de bola. É verdade que também perdeu um gol, mas se continuar a jogar assim, vai ser ruim do Lucas Barrios se tornar titular.

DUDU – 7
ÓTIMO

Mais um belo gol e mais uma ótima atuação para o seu currículo. Ultimamente, ele tem sido um dos pontos mais fortes do nosso ataque, pois além de prender a marcação, tem sido a válvula de escape e o início de quase todos os contra-ataques que puxamos. Que assim permaneça para todo o sempre. Amém.

 

MARCELO OLIVEIRA – 7
ÓTIMO

Assim como nem sempre um treinador é culpado pela derrota do seu time, nem sempre ele é responsável quando sua equipe vence. Mas, às vezes, estas situações de fato acontecem, e hoje foi um bom exemplo disso. O amigo aí de cima foi essencial a mais uma vitória e à consequente entrada no G4 porque, em primeiro lugar, manteve ao máximo que pode a escalação titular. Além disso, orientou nosso time que, para impedir qualquer pressão mais forte do Vasco logo no começo do jogo (o que é absolutamente normal, claro), o mais indicado seria também atacar – com isso, ajudou o Palmeiras a sair na frente logo aos 3 minutos de jogo. Em outras palavras: começamos a partida já ganhando, o que aumentou ainda mais a responsabilidade do time da casa. E mais: mesmo com a vitoria já garantida, em nenhum momento orientou o time a se defender, em hipótese alguma acovardou-se com a equipe e, por isso, conseguiu ampliar ainda mais a vantagem, garantindo com folgas o resultado (tem um certo técnico por aí, aliás considerado top que, sempre que o seu time faz 1 a 0, se fecha numa retranca monumental…). Nas substituições, Marcelo Oliveira foi também bastante competente, dando oportunidades a quem não as vinha tendo ou, então, aumentando as chances de Lucas Barrios se entrosar o mais rapidamente possível.

CRISTALDO – 5,5
SATISFATÓRIO

Sua entrada visava dar ao time um poder ofensivo ainda maior, mas isso acabou não acontecendo. Mesmo assim, participou de um ou outro lance e ainda deu um lindo toque para Lucas Barrios, que não conseguiu marcar (o lance também já estava anulado). 

LUCAS BARRIOS – 5
REGULAR

Desta vez participou um pouco mais do jogo do que em sua estreia, mas ainda está longe do jogador que sabemos poder ser. Só mesmo com o tempo é que poderá mostrar o futebol que possui.

CLEITON XAVIER – 5,5
SATISFATÓRIO 

Entrou com tempo para dar maior qualidade no toque de bola em nosso meio-campo criativo, mas acabou tendo uma atuação mais tímida (muito embora lhe tenham sobrado mais espaços, já que o Vasco/RJ tentava a todo custo diminuir o vexame). No fim, uma boa jogada individual acabou lhe dando nota e avaliação um pouco superiores.

FOTOS DA CAPA: CÉSAR GRECCO

30 Responses to COM PINTA DE CAMPEÃO

  1. João Mestieri

    Márcio, como é bom ver o Palmeiras sendo o alviverde imponente e temeroso aos adversários e respeitoso aos torcedores.
    Time que faz o que o Palmeiras tem feito, põe medo no outros, põe minhoca na cabeça dos adversários e prepara uma nossa geração de palmeirensinhos.
    Se 2015 é ano de plantio, 2014 foi ano de adubar. Pena que um pouco do adubo quase sobrou, mas… a César o que é de César; nosso adubador Paulo Nobre deve ter sofrido demais. Como com todo mundo, para aprender a gerir, precisou digerir. Aprende só quando perdeu AK, Prattos, Diego Souza, R.Gaúcho, tolerou Brunoro, G.Kleina, etc…
    vida longa e próspera.

  2. Márcio um colega me disse que todas as partidas que o Jackson jogou até agora ele não perdeu nenhuma desde sua estréia, essa informação procede? abraços.

    • Márcio Trevisan

      Oi, Maciel.

      Não, não procede. Até agora, Jackson participou de 17 partidas pelo Palmeiras, obtendo 9 vitórias, 6 empates e 2 derrotas (para o Santos, na finalíssima do Paulsitão, e para o Figueirense).

      Abs.

  3. Boa noite Márcio,

    Tá mudando de ideia? Há algum tempo atrás, você escreveu que não ganharíamos nada esse ano!!

    Um pergunta: com o Leandro jogando essa bola toda, na sua opinião, como fica o Barrios? Ele não veio para ser reserva, certo?

    Um abraço.

    Valter

    • Márcio Trevisan

      Valter: continuo achando que 2015 é o ano do plantio.

      Porém, às vezes as colheitas acontecem de forma antecipada. Então, por que não sonhar?

      Em relação ao Barrios, a situação é simples: ele não veio ara ser reserva, assim como Alecsandro também não veio para ser reserva.

      Mas se Leandro Pereira continuar jogando bem e marcando gols, ambos terão de esquentar o banco, não tem jeito.

      Abs.

  4. Os apaixonados pelo Valdívia piram vendo o time jogar muito sem ele. Que vitória magnífica !!!

    Abraços.

  5. Fabiano Castro

    A muito tempo não me sentia tão feliz como hoje, orgulhoso do meu amado Palmeiras.
    Agora que chegamos ao G4 é só manter a cabeça boa e somar 100% dos pontos em casa e jogar o melhor possivel fora.
    A unica coisa que acho que teremos que ficar atentos é em relação a arbitragem, tenho muito medo de sermos operados como vem acontecendo nos ultimos anos, pois agora estamos incomodando e a hora que passarmos o protegidinho da RGT nem se fale.

    • Márcio Trevisan

      Fabiano: se mantivermos este futebol, árbitro nenhum conseguirá nos impedir de chegar aonde queremos.

      Abs.

  6. Roberto Alfano

    Boa tarde, Parabéns Palmeiras pelo belo jogo apresentado contra o Vasco, jogando assim e tenho certeza na credibilidade do nosso Técnico, chegaremos para brigar na conquista do Título.

    Temos condições e elenco para essa disputa em 2015, é só jogar com seriedade e união do grupo buscando vitórias importantes.

    Abraço.

  7. Antonio o Verdão

    Olá Prezados irmãos alviverdes.

    Márcio, deixa eu dar uma cutucada na sua resenha, mas via pinta de campeão quando o Verdão atropelou o time delas e por um detalhezinho não massacrou o sport por 3 a 1 lá no Recife.
    Vejam bem, o Sport, estava até então 100% na Ilha do Retiro, o único time que impôs a perda de ponto do sport dentro da ilha foi o nosso Verdão, e só empatamos por detalhe do João Pedro.
    Vale lembrar que o time delas, caiu em parafuso após o atropelo sofrido pela carreta alviverde.
    Bom, postei antes que já estaria feliz por não estarmos orbitando o Z-4, estou radiante por estarmos em 3ª posição antes de terminar o primeiro turno, saber que uma vaga na liberta 2016 é certeza, e melhor ainda, vermos que temos time para permanecer brigando pelo titulo.

    • Márcio Trevisan

      Verdão: o time está muito bem, mas é preciso se preparar porque, claro, ainda tropeçaremos.

      De qualquer forma, se mantiver este espírito e esta forma de jogar, poderemos sonhar bem algo neste ano.

      Abs.

  8. Caro Márcio, como disse anteriormente, bater em bêbado é feio mas apanhar de bêbado é mais feio ainda. Para mim foi o Palmeiras que tornou o jogo fácil. O Vascão ganhou do Florminense na semana passada e então? Com certeza o Flu achou que seria fácil e se ferrou. Além disso, quantas vezes no passado o Verdão foi o Robin Hood dos times em decadência. Então espero continuar batendo nos fortes e nos fraco sem dó, por que nunca tiveram dó de nós. Rsss. Abraços.

    • Márcio Trevisan

      Tadeu: concordo plenamente.

      Se der para vencer de 4 ou 5, que vençamos, até porque o saldo de gols é um dos critérios de desempate.

      E em um torneio tão equilibrado quanto este Brasileirão, qualquer detalhe pode ser decisivo.

      Abs.

  9. Márcio,
    bom dia!!
    Só uma observação: chegamos e saiam da frente, este ano será nosso!!! ( minha pretensão, pode não se tornar realidade, mas estou achando que não é irreal).
    Abs

    • Márcio Trevisan

      Édson: sermos eneacampeões brasileiros neste ano pode não ser, ainda, algo provável, mas neste momento já pode ser considerado, ao menos, algo possível.

      Para que sofreu o que sofremos em 2015 já é algo sensacional, não?

      Abs.

  10. PALESTRINO NATO

    Marcio … eu disse a mesma coisa que vc, lutar pela libertadores sera pouco esse ano. Temos chances reais de lutarmos pelo titulo e quem sabe iniciar uma nova fase de glorias e ampliar nosso numero de torcedores. Não os Avanti e sim aqueles, por exemplo, eu que sou daqui do interior. Na era Parmalat foi assim. Sou Palestrino desde de 1967 mais ou menos … vi duas grandes academias em campo e ainda pequeno vi ao vivo, Ademir, Leão, Leivinha, Cesar e etc e depois, Evair, Edmundo, Cesar Sampaio e etc (e ainda nosso santo tempos depois)… Agradeço a Deus por ser dessa geração. Mas, agora quero que meus filhos tenham esse mesmo orgulho.

    • Márcio Trevisan

      Bibanco: o futebol é cíclico.

      Por isso, é bem provável que estejamos no início de uma nova era promissora e feliz para o Palmeiras.

      Abs.

  11. Está dando gosto de ver o time jogar, sabemos que Vitor Hugo é o titular. Porém prefiro Jackson ao Leandro Almeida.

  12. Vitória ESPETACULAR !
    Me lembrou muito a SENSACIONAL vitória contra o mesmo Vasco em 1.999 em São Januário pela Copa Libertadores da América, com atuações maravilhosas de Alex e Paulo Nunes, dando a arrancada pra conquista do titulo.
    Parabéns ao Marcelo Oliveira, junto com o Levir Culpi e o técnico do Sport, os 3 melhores técnicos do campeonato até o momento.
    O Marcelo acertou em tudo, até quando deu um “PUXÃO DE ORELHA” no Gabriel Jesus, por não ter colocado ele em campo, quando o Palmeiras já vencia por 4 X 0.
    Esta foi SILENCIOSAMENTE a “lição de moral” que ele deu no garoto por ter agido irresponsavelmente contra o Santos, quando fez uma firula e não passou a bola pro Lucas Barrios, que estava quase na marca de penalti pra estufar a rede e sacramentar a vitória. Idem com o João Pedro contra o Sport que nos custou 2 pontos preciosos na tabela !
    Pergunta do Post.
    Marcio você acha que nos corremos algum risco do DUNGA sucumbir contra o Chile em Santiago, e contra a Venezuela no Brasil, e o “CURINTHIANO” e trágico Marco Polo Del Nero tirar o Marcelo do Palmeiras e leva-lo pra Seleção Brasileira ?

    • Márcio Trevisan

      Jair: meu medo é justamente este.

      Se perdermos do Chile e não vencermos a Venezuela (lembrando que não teremos Neymar), as chances de perdermos Marcelo Oliveira para a Seleção Brasileira se tornarão gigantescas.

      Assim, desde já passo a ser um fervoroso torcedor de Dunga.

      Abs.

  13. Tiago Henrique

    Márcio, já cravei há algumas rodadas que lutaremos pelo título esse ano. Aliás, já achava isso mesmo na época do Oswaldo. Via e vejo o potencial da equipe. E sabe o que é melhor? É que não estamos jogando o máximo que o time pode, na minha leitura estamos jogando em torno de 65% à 80% do potencial da equipe.

    Melhor ainda que isso, o processo de evolução do time (11 titulares) está sendo dado por fases, sem pressa e consolidando a melhoria de desempenho a cada fase ultrapassada. Ou seja, estamos subindo degrau à degrau a escada da melhoria de desempenho. É dessa forma que se chega ao título.

    Depois que atinge o ápice do futebol a equipe normalmente vai jogar algumas rodadas assim e depois voltará gradativamente aos 90% ou 80% do desempenho é um ciclo natural, lógico tendo alguns jogos que jogue com 100% outros com 70%. Acredito que o time chegará ao pico no inicio do 2º turno. Conseguindo abrir margem, a tal “gordurinha” na liderança nesse período podemos sim conquistar o título do Brasileirão 2015.

    Só mais alguns números para embasar este otimismo: Com MO o Palmeiras tem números de campeão no ataque, defesa, aproveitamento dentro e fora de casa.

    Na era dos pontos corridos nenhum time ganhou o campeonato com menos de 60 gols marcados, nem levantou a taça levando mais de 38 gols. Mantendo a média atual o Palmeiras chega no fim do campeonato com 66 gols pró e 28 gols sofridos. Os únicos adversários que mantém números de campeão tanto em ataque quanto em defesa são Sport e Atlético-MG. Faço o acompanhamento desses dados há algumas rodadas e desde que o Marcelo chegou mantivemos os números de campeão.

    O mais engraçado é como a mídia ignora isso e nos trata como um Sport, ou outro time mediano. Se fosse um queridinho deles diriam: Oh quem segura o Palmeiras? Nossa deixaram o Palmeiras chegar agora aguenta! ….

    Mas, como não gostam de nós as análises são: Calma, tem muito campeonato pela frente. Vamos ver se o Palmeiras aguenta e blábláblá.

    Seremos campeões como sempre sem apoio de ninguém a não ser de nós mesmos e isso nos basta!

    2015 já é Verde!

    Desculpe o texto longo. Como você vê este nosso momento e concorda comigo em relação ao nosso enea Brasileiro?

    • Fábio P. R.

      É bom que permaneçamos assim, comendo pelas beiradas. Enquanto nos estiverem menosprezando, o time permanece focado, unido, sem pressão desnecessária.

      No ano que vem, sim, seremos o time a ser batido, e aí o fardo não será tão pesado, pois os jogadores já serão mais experientes, estarão mais acostumados com vitórias e quem sabe títulos.

      • MO sabe equilibrar isso e o elenco acho que aprendeu com os casos das vitórias contras bambis, gambás e reveses para times “mais fáceis” até a queda do OO contribuiu para isso.

      • Márcio Trevisan

        Olá, Fábio.

        Eu mesmo já previa que 2016 será “o” ano do Palmeiras.

        Mas é que o equilíbrio deste Brasileirão é tão grande que, de repente, começo a sonhar com algo melhor.

        Abs.

    • Márcio Trevisan

      Olá, Tiago.

      Muito interessantes estes números que vc mostrou. São, também, indicações muito positivas.

      Claro que faltam muitos jogos e que ainda perderemos alguns deles, mas o que mais me chama a atenção não são as vitórias, mas a forma como elas têm sido obtidas e a personalidade do time.

      Quanto à forma como meus colegas tratam o Palmeiras, tanto melhor: enquanto a mídia bajula os outros, nós fazemos a nossa parte.

      Abs.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>