CAP. 22: “INFLUENZA”

Mal começara a se recuperar de quatro devastadores anos, tempo que durou a I Guerra Mundial, e o planeta se viu frente a frente com outro terrível inimigo. A gripe espanhola, também conhecida como “influenza”, matou em todo mundo cerca de 20 milhões de pessoas, mais do que o dobro de mortes causado pelo conflito (cerca de oito milhões). 

Vítimas da ‘influenza’ foram atendidas na sede do Palestra Itália em 1918

Espalhada pelos quatro cantos do mundo justamente pelos soldados que voltavam da guerra, a doença também fez suas vítimas no Brasil. Somente na Capital paulista, que contava então com cerca de 400 mil habitantes, mais de 150 mil foram infectados e quase três mil morreram. No Rio de Janeiro, então capital e maior cidade brasileira, aproximadamente 17 mil pessoas faleceram em apenas dois meses. 

Mas o que o futebol paulista e, mais especificamente, o Palestra Itália têm a ver com todas estas tristes notícias? Nosso clube, como contamos no capítulo anterior, havia decidido se afastar do Paulistão, reclamando das arbitragens. Mas, após muitas negociações, aceitou voltar ao torneio. Ocorre, porém, que isso se deu justamente quando as autoridades sanitárias, temendo uma expansão ainda maior da gripe espanhola, desaconselharam eventos em que acontecessem aglomerações públicas. Por isso, o Campeonato Paulista de 1918 teve de ser interrompido. 

Desde então conscientes das responsabilidades como entidade social, os dirigentes palestrinos resolveram ceder as instalações de uma das sub-sedes do clube, localizada na Rua Líbero Badaró. Lá, cerca de 40 doentes receberam, gratuitamente, o atendimento médico necessário para se recuperarem. Além disso, decidiram os diretores palestrinos doarem a quantia de 500 mil réis mensais à Cruz Vermelha Brasileira. Logo em seguida, também o Paulistano resolveu ceder suas instalações para o tratamento de vítimas da “influenza”. 

O ex-presidente do Brasil, Rodrigues Alves: vítima da ‘influenza’

Em fins de outubro, o Campeonato Paulista foi retomado, mas um acordo entre os clubes fez com que as partidas durassem apenas 70 minutos, a fim de diminuírem os riscos de desgaste físico aos atletas. Com o fim da temporada já se aproximando, decidiu o Palestra Itália não mais retornar à competição e utilizar o tempo para a realização de amistosos, também já bastante rentáveis. Além disso, o retrospecto foi amplamente vantajoso, com a equipe vencendo 11 e perdendo apenas um dos 12 jogos que disputou. 

Nosso time voltaria ao Paulistão, normalmente, no ano seguinte. 

P.S.: A título de informação, pelo menos duas pessoas famosas foram vítimas fatais da gripe espanhola: o jogador e benemérito do futebol, Belfort Duarte, e o então presidente reeleito da República, Rodrigues Alves, que aliás nem sequer chegou a tomar posse. Ambos faleceram no começo de 1919. 

ATENÇÃO: ESTA É UMA OBRA DE PROPRIEDADE INTELECTUAL, SENDO PROIBIDA SUA DIVULGAÇÃO TOTAL OU MESMO PARCIAL SEM A PRÉVIA AUTORIZAÇÃO DO AUTOR. OS INFRATORES SERÃO RESPONSABILIZADOS CRIMINALMENTE. 

 
 
Para ler os capítulos anteriores, clique aqui.
 
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>