SE NÃO GANHA DO ARAPIRACA, VAI GANHAR DE QUEM? “DELES”, CLARO!

Veja as análises tática e técnica de todos os profissionais do Palmeiras, que mais uma vez aproveitaram-se do eterno “pato” para dar um bico na crise.

EM SÍNTESE - Para ser bem sincero, nem sei quantas vezes o Verdão entrou em campo diante de seu maior rival imerso em enorme crise – e em grande parte delas, conseguiu não apenas vencer, mas vencer e convencer (exatamente como preferimos todos nós, os sempre muito exigentes palmeirenses). Hoje, mais uma vez isso aconteceu, principalmente porque nossos jogadores perceberam que, se não vencessem, certamente passariam a integrar a ZR e provavelmente teriam outro comandante a partir desta segunda-feira. Ou seja: quando a água atingiu suas bundas, eles começaram a nadar.

FERNANDO PRASS – 6,5
MUITO BOM

Trabalhou muito pouco, é verdade, pois o ataque corintiano beirou o ridículo neste domingo. Mas, logo no começo do clássico, evitou com os pés um gol certo de Renato Augusto, que nos deixaria em desvantagem e poderia mudar completamente a história do jogo.

LUCAS – 5,5
SATISFATÓRIO

Como o adversário não tinha ninguém a atacar por seu setor, deitou e rolou no primeiro tempo, apoiando sempre – mesmo que sem muita qualidade. Na etapa final, com a entrada de Mendoza, fixou-se na marcação e, levando a pior em quase todas as jogadas que disputou com o atacante corintiano, acabou até substituído.

 

 JACKSON – 6
BOM

Atuação segura, como seguras têm sido suas atuações sempre que o time precisa dele. É fato que a ineficácia ofensiva corintiana facilitou sua vida, mas mesmo assim esteve sempre pronto a ajudar a equipe quando se fez necessário.    

VÍTOR HUGO – 7,5
ÓTIMO

Hoje ele teve uma atuação que justifica o empenho do Palmeiras em vencer o São Paulo/SP e conseguir sua contratação junto ao América/MG. Não cometeu um único erro em todo o jogo, foi ótimo nas antecipações, desarmes e jogadas aéreas, não dando um único espaço para o tal do Romero conseguir jogar. Quando não inventa, é um dos melhores zagueiros do País.

EGÍDIO – 4,5 
 RUIM

Parece existir uma maldição na lateral esquerda palmeirense. Afinal, o último jogador desta posição a não provocar a ira da torcida foi Leandro Bochecha, campeão paulista em 2008. De lá para cá, nada menos do que 13 jogadores foram titulares – Armero, Marcão, Jefferson, Wendel, Gabriel Silva, Rivaldo, Gerley, Juninho, Marcelo Oliveira, William Matheus, Eduardo, Fernandinho e Victor Luís – e um foi pior do que o outro. A esperança é que o amigo aí de cima melhore pois hoje, de novo, foi o pior jogador do nosso time, errando todos os cruzamentos e a grande parte dos passes, tendo muitas dificuldades defensivas com Fágner e esnobando com jogadas de efeito e sem nenhuma utilidade. Para piorar, ainda perdeu ótima chance, chutando em cima de Cássio, após perfeito toque de Kelvin.

GABRIEL – 6,5
MUITO BOM

Teve um trabalho danado neste jogo, pois além de cuidar de Jadson – o que fez com precisão – ainda precisou ficar esperto toda vez que Renato Augusto recuou para armar o jogo. Mas, como sempre acontece quando se limita a desarmar, foi de extrema utilidade ao Palmeiras.   

AROUCA – 6,5
MUITO BOM

Hoje jogou com muita liberdade, aparecendo várias vezes no campo de ataque e até mesmo em condições de finalização. Mas nem por isso se descuidou da marcação, não só retornando para compor o sistema defensivo no meio-campo mas também cobrindo, no primeiro tempo, os avanços de Lucas. Só precisa ter mais calma na hora do bote, pois hoje poderia ter sido expulso.

ZÉ ROBERTO – 7,5
ÓTIMO

Como a partida não teve um ritmo muito acelerado – aliás, bem ao contrário, por sinal -, conseguiu manter-se bem durante todo o clássico. E foi extremamente importante, pois soube permanecer à frente de Gabriel sempre que Arouca se mandou para o ataque mas também soube criar nossas jogadas pelo setor. Se isso já não bastasse, ainda fez um gol graças à tranquilidade que somente jogadores experientes conseguem ter e quase repetiu a dose na etapa final. 

VALDIVIA – 7
ÓTIMO

Mesmo sem ter batido de frente com seus marcadores, mesmo visivelmente se livrando da bola antes que um choque mais grave pudesse acontecer, ainda assim foi muito importante nesta vitória. Além de ter iniciado a jogada do primeiro gol e dado a assistência para o segundo, deixou Zé Roberto na cara do gol na etapa final e foi perfeito quando decidiu prender a bola e evitar que ela passasse ao domínio corintiano. Neste que pode – ou talvez deve – ter sido seu útimo jogo pelo Palmeiras, deixou uma ótima impressão.  

KELVIN – 6,5
MUITO BOM

Enquanto atuou pela ponta-direita, foi importantíssimo – tanto porque impediu o apoio de Fábio Santos como também porque foi nosso mais agudo atacante – foi de seus pés, por sinal, que saiu o perfeito cruzamento ara o amigo 0í de baixo. Na etapa final, deslocado para o comando do ataque, caiu demais de produção (até porque nem biótipo de centroavante tem) e só apareceu em um lance de contra-ataque no qual deixou Egídio em ótima condição para finalizar – e o lateral, claro, chutou em cima de Cássio.  

RAFAEL MARQUES – 6,5
MUITO BOM

Como o time não teve nesta tarde a figura do centroavante, vez ou outra apareceu no setor. E numa dessas conseguiu, com muita inteligência, balançar as redes, surpreendendo o goleiro corintiano ao cabecear para o gol e não para o meio da área, como era esperado. Sua atuação, porém, foi novamente muito mais tática do que técnica, já que atuou em várias partes do gramado tanto ofensiva quanto defensivamente. 

OSWALDO DE OLIVEIRA – 6,5
MUITO BOM

Minha opinião sobre o nosso treinador não mudou absolutamente em nada após esta saborosa vitória sobre “eles”, por sinal a 122ª em 349 partidas (aconteceram também 107 empates e 120 derrotas): continuo com a certeza de que o melhor seria sua demissão e a contratação de um treinador que seja não apenas melhor taticamente, mas também mais vibrante e que consiga fazer o Palmeiras jogar quase sempre – e não apenas às vezes – como jogou hoje.  Mas, como todos sabem, minha análise se dá jogo a jogo, e neste o amigo aí de cima até que foi muito bem. Percebendo que a presença de um camisa 9 de verdade é inviável, pois os dois que temos no momento não dão conta do recado, ele de forma inteligente armou o time em seu insistente 4-2-3-1 com dois jogadores abertos – Kelvin e Rafael Marques. E quando isso aconteceu, Valdivia atuou mais centralizado. E quando isso aconteceu, Arouca teve liberdade para ajudar no ataque. E quando isso aconteceu, a defesa não ficou desprotegida, pois além de Gabriel também havia Zé Roberto a protegê-la. Ora, e como foi que Zé Roberto teve tanta presença ofensiva, chegando a marcar um gol e quase fazendo outro, já no segundo tempo? Elementar, meu caro palmeirense: quando isso aconteceu, Arouca retornou à nossa intermediária ofensiva. Tal situação fez com que Tite ficasse sem ter alternativas para armar o seu time (que vergonha, professor: levando banho tático do Oswaldinho???) que, além de abalado pela perda de seu melhor jogador, ainda está com parte de seus vencimentos atrasada há muito tempo. Oswaldo de Oliveira só não leva nota e avaliação superiores porque, mais uma vez, demorou-se demais para mexer no time. Arouca poderia ter sido expulso e ele só o sacou aos 36 da etapa final, e Kelvin, extenuado e sem nenhuma aptidão para o comando do ataque, deveria ter cedido seu lugar a Leandro bem antes do que apenas aos 42 do segundo tempo. De qualquer forma, que esta vitória sirva para, pelo menos, devolver ao Palmeiras a dose de confiança necessária para vencer a maior parte dos jogos pois, apesar de sempre ser delicioso ganhar “deles”, a verdade é que ainda estamos devendo – e muito – neste Brasileirão.

 AYRTON – 5
REGULAR

Só entrou porque Lucas teve até cãimbras de tanto correr atrás de Mendoza. Ficou na dele, somente compondo o setor.  

AMARAL – 5
REGULAR

Outro que só foi a campo porque Arouca corria o risco de ser expulso. Ficou à frente da zaga e nada mais.  

LEANDRO – SEM NOTA
SEM AVALIAÇÃO

Jogou apenas 8 minutos, sem tempo para ser analisado. Mas deveria ter entrado muito antes.

FOTOS DA CAPA: CÉSAR GRECCO

25 Responses to SE NÃO GANHA DO ARAPIRACA, VAI GANHAR DE QUEM? “DELES”, CLARO!

  1. Essa vitória não me ilude! jogamos contra um time que nem salários estão recebendo… esse era o jogo ideal para perderem e fazer corpo-mole…foram presa fácil! estava na cara que os gambás iria perder!

    Quinta vai ser pedreira podem apostar…

    O Mago arrebentou com o jogo! eu volto a dizer: não adianta nada não renovar o contrato do Mago se não trazer um camisa 10 similar a ele ou do mesmo nivel…esse ultimo meia que contrataram semana passada não serve pra limpar a chuteira do Valdívia… nem me importo se ele não joga todas as partidas…se for pra não trazer um camisa 10 de verdade que fiquem com o Mago oras!!!!

    esse técnico é um LIXO!!!!!! fora O.O vai pra praia tomar agua de coco seu arrogante !!!!!!

    • Márcio Trevisan

      Francesco: esse 10 a quem você se refere já foi contratado: Cleiton Xavier.

      Basta agora o cara jogar e não ficar se machucando toda hora.

      Abs.

  2. Emilio Maranga

    OLÁ MARCIO, Eu sigo com minha opinião !! ESSE OSXXXVALDO, é uma no cravo e outra na ferradura !! Márcio não é quinta agora que é sempre dia de PORCUS TRHISTE ??Séra que alguem da nossa diretoria de amadores, irá avisar o OSXXVALDINHO ????

  3. Ricardo Santo André

    Prezado Márcio:
    Por favor me diga que a nova camisa do Palmeiras não é aquela que está circulando pelas redes sociais repletas de losangos em tons verde claro e escuros! Afinal renovamos com a Adidas? Nas mesmas bases dos times do Rio? Losangos na camisa? A última vez que a Adidas fez isso (não sei quem foi o iluminado que teve a idea) foi em 2012 e deu no que deu!

    Detalhe: dizem que a terceira camisa será mesmo prata! Espero que o Palmeiras esteja mesmo ganhando um caminhão de dinheiro da Adidas

    PS: Alecsandro? Pelo amor de Deus! Piada de mau gosto!

    • Márcio Trevisan

      Olá, Ricardo.

      Vamos lá:

      1 – Sim, a camisa é esta mesma. Mas os losangos são muito discretos e mal aparecem.
      2 – Ainda não aconteceu a renovação com a adidas, mas a empresa tinha o direito de lançar a nova camisa.
      3 – A terceira camisa não será prata – será cinza. Eles dizem que é prata só pra não ficar muito feio. Ela será muito parecida com a usada em 2006.
      4 – Alecsandro é um jogador comum, nada além disso. Mas é superior ao Cristaldo e ao Banana.

      Abs.

  4. paulo bergo

    Gostaram do Alecsandro?

    Bom dia Parmerada Feliz, rsrs!!!!

    Abços!!!!

    • Márcio Trevisan

      Bergo: em minha opinião, é mais um jogador nota 6 – e olhe lá.

      Mas admito: ainda assim é superior a Cristaldo e Leandro Pereira.

      Abs.

  5. Saudações Palmeirenses à todos!

    Jogamos bem o primeiro tempo. No segundo, administramos. Uma pena! Penso que deveríamos golear e humilhar o time da marginal s/n.

    Tá mais que provado que o Rafael deveria ser centroavante. Num lance de área ele fez o gol. E o Zé Roberto, como todos pediam tem que ser meia.

    Enfim……é só o OO não inventar.

    Feliz demais!!!!!

  6. Guilherme Santos

    Muito Feliz hj……ganhar dos gambás é maravilhoso…….

    Abraços a todos os irmãos palestrinos.

  7. Márcio,
    mais uma coisa: por onde anda o Luan?
    Abs

    • Márcio Trevisan

      Luan segue em tratamento na Academia.

      Meu medo é que ele seja reintegrado ao elenco, pois seu contrato de empréstimo ao Sharjah FC, dos Emirados Árabes, terminará no fim de julho.

      Rezemos, pois.

      Abs.

      • JORGE FARANI

        Marcio,

        Meu medo não é o Luan ser aproveitado, é sim o Palmeiras demitir o Oswaldo e trazer o “Felixão”. Sinceramente, se isso acontecer eu que estou hoje com 65 anos, deixo de torcer para o Palmeiras e vou torcer para o Juventus que assim fica melhor.

        • Márcio Trevisan

          Farani: pelo amor de Deus, nem sonhe com algo assim.

          Aquele bigodudo maldito nunca mais trabalhará no Palmeiras!

          Abs.

  8. Marcio,

    Já que precisamos de mais um zagueiro de ponta, o que você acha de tentar contratar o Gil ?

    E com um atacante de peso (seria o Barrios esse homem?) creio que podemos podemos brigar pelo título.

    Abraço!! Hudson

    • Márcio Trevisan

      Hudson: Gil é bom, nada mais do que isso.

      E se ele sair, irá para o exterior, com certeza.

      Quanto ao Barrios, é melhor do que os dois que temos atualmente, o que não quer dizer grande coisa, certo?

      Abs.

  9. Márcio,
    bom dia.
    Será que vamos embalar?
    Como é bom ganhar dos curicas, não?
    Hoje tá tudo bom. Até quinta-feira, paz de espírito.
    Abs

    • Márcio Trevisan

      Olá, Édson.

      Falarei me embalo se ganharmos do Inter e do Figueira.

      Caso contrário, ainda estaremos devendo pontos.

      E ganhar “deles” é quase tão gosto quanto ser pai.

      Abs.

  10. Roberto Alfano

    Se jogarmos sempre desta maneira, apesar de difícil com este Técnico, podemos brigar nos primeiros lugares, pois o Campeonato Brasileiro é só clássico e o que vale são vitórias.

    Parabéns Palmeiras, e poderia ter feito mais gols.

    No próximo jogo, temos que jogar com a mesma seriedade e buscar mais uma vitória.

    Abraço.

    • Márcio Trevisan

      Olá, Alfano.

      Vc salientou bem: “se” jogarmos sempre assim.

      O problema é que o “se” não joga.

      Abs.

  11. Foi só mudar aquele maledeto esquema que isola o centroavante, e praticamente com os mesmos jogadores que o time mudou e achou os espaços, fez gols e ganhou o jogo. Por que será que os técnicos gostam de complicar e muitas vezes não houvem o óbvio.

    • Márcio Trevisan

      Marcos: por que cada esquema tático é como um filho para os caras – por mais que sejam ruins, eles sempre preferem enxergar só o lado positivo.

      Abs.

  12. Voltamos a ganhar clássicos e disputamos uma final. Embora tenhamos muito a melhorar, no cenário atual, dá para ficarmos entre os quatro primeiros colocados.

    Avanti, Palestra!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>