VALDIVIA: O GRINGO MAIS PALMEIRENSE DA HISTÓRIA

Mago chega a 241 partidas, alcança inesquecível Arce e se torna o estrangeiro que mais vestiu a camisa verde e branca

Como historiador do Palmeiras, posso garantir ao amigo internauta que jamais na história deste clube houve um jogador que dividisse tanto a torcida, durante tanto tempo, quanto Valdivia. Às vezes, tenho a impressão de que o meia é amado por 8 milhões de palmeirenses e odiado pelos outros 8 milhões. Tal situação, claro, é resultado de tudo o que ele já fez pelo Verdão, de bom e de ruim, e também pela paixão, por vezes cega, que impede tanto os que o idolatram quanto os que o execram de enxergarem a situação como de fato ela é, sem as vendas que neblinam e dificultam a exata análise dos fatos.

Refiro-me ao fato de o craque ter se tornado, ontem, o estrangeiro a mais vezes ter defendido o Verdão. Assim que teve início o clássico no “Entulhão”, o Mago chegou a 241 partidas, alcançou o lateral-direito paraguaio Arce e atingiu tal status, muito provavelmente inalcançável por qualquer outro gringo que jogue ou ainda venha a jogar pelo alviverde. Desta forma, o venezuelano naturalizado chileno atingiu na vitória sobre “eles” um patamar que o coloca para sempre em destaque na mais do que centenária história palmeirense.

Não fosse o Chile, Valdivia já estaria no “Top 50″ do Palmeiras

Caso volte a jogar pelo Palmeiras após a Copa América (possibilidade que, neste momento, é pouco provável), Valdivia certamente ampliará ainda mais sua importância na história do clube. Afinal, faltam-lhe neste momento apenas três jogos para alcançar o ex-volante Amaral e o ex-médio esquerdo Del Nero e figurar entre os 50 atletas que mais jogaram pelo Verdão em todos os tempos.

Não parece grande coisa, mas vale lembrar que, até hoje, exatos 1.480 homens tiveram a honra de vestir o nosso manto: portanto, única e tão somente 3.37% deles chegaram aonde Jorgito poderá chegar. 

Quando o assunto é Mago, a polêmica é certa. Este texto se torna, assim, mais um bom motivo para os que o amam defendê-lo e para os que o odeiam atacá-lo.

* Texto inserido em 15/05/2015 e atualizado às 18h50 de 31/05/2015.

30 Responses to VALDIVIA: O GRINGO MAIS PALMEIRENSE DA HISTÓRIA

  1. Se contratar um camisa 10 tão bom quanto ele, tudo bem… podem dispensar o Mago.

    se for pra trazer perebas e jogadores ‘esquema” do Mattos é melhor nem contratar!

    Fica com o Mago que é muito melhor! ele é craque não adianta torcer contra …

  2. Marcio
    Além das gargalhadas que a última 4ª feira maravilhosa nos rendeu, você também viu o Drama do Deola, que foi o único jogador dos 22 em campo que errou a cobrança de penalidade na disputa entre Coritiba e Fortaleza pela Copa do Brasil?
    Por falar nisso você já tinha visto algum caso parecido das cobranças terminarem 11 x 10 com somente um dos jogadores que estavam em campo, no caso o goleiro Deola perder a penalidade?
    Eu nunca vi um casos desses.
    Que situação vivida pelo Deola, não defendeu nenhuma das 11 cobranças e mandou a bola pra fora do Estadio na sua cobrança.

    • Márcio Trevisan

      Jair: Deola não tem obrigação de marcar gols, mesmo que de pênalti, já que é goleiro.

      O problema foi o primeiro gol que ele sofreu, quando tentou chutar a bola para longe em vez de defendê-la, e acabou acertando a canela do zagueiro de sua equipe.

      Quanto a um placar elevado nos penais, na final do Módulo Amarelo (atual Série B) de 1987, Guarani/SP e Sport do Recife/PE empataram por 11 a 11 (nenhum jogador perdeu, nem mesmo os goleiros). Aí, os jogadores de ambas as equipes decidiram simplesmente abandonar o gramado, e o título ficou dividido.

      Posteriormente, o Guarani/SP abriu mão do título e o Sport/PE foi considerado campeão não só do Módulo Amarelo, mas sim do Campeonato Brasileiro daquele ano, condição que mantém até hoje, inclusive judicialmente.

      Abs.

      • Márcio,

        Não foi bem assim.

        Sport e Guarani decidiam o módulo amarelo que valia apenas a classificação para o quadrangular final do campeonato brasileiro, com os representantes do módulo verde.
        O cruzamento dos módulos foi a fórmula encontrada para minimizar a maior virada de mesa do nosso futebol. O Joinville que voltou somente neste ano a primeira divisão foi um dos clubes tirados à força do campeonato seguinte, visto que terminou a competição. No final desses comentários, segue a classificação do Brasileiro 1986.
        A chamada Copa União (módulo verde) tinha 16 clubes e o módulo amarelo também.
        Caso fosse um campeonato brasileiro definido por méritos técnicos, formado por 16 clubes, vários times do módulo amarelo deveriam ter disputado o verde e vice versa.
        O “título” do módulo amarelo é que foi dividido e o título de cruzamento dos módulos ficou com o Sport na disputa com o Guarani e com os W.O. oficiais nos jogos que envolveram Flamengo e Internacional.
        A definição desse título já se constitui matéria julgada pelo STF, supremo tribunal federal, mas o caso sempre volta pela insistência de setores da imprensa que não descasam enquanto o time oficial Flamengo não cancelar os W.O que deu naquele ano.
        O Joinville voltou esse ano para a série A, mas clubes como o América do Rio tiveram nesse caso o início de seu processo de extinção prática do futebol.
        A maior aberração na tese de defesa de que o módulo verde foi o campeonato brasileiro é que nele não estava o VICE CAMPEÃO do ano anterior, time que só não foi campeão de 1986 pela atuação decisiva na final do Sr. José de Assis Aragão.

        CLASSIFICAÇÃO DO CAMPEONATO BRASILEIRO DE 1986

        Campeão: São Paulo
        Vice-Campeão: GUARANI
        3º – Atlético MG
        4º – AMÉRICA RJ
        5º – Bahia
        6º – Fluminense
        7º – Corinthians
        8º – Cruzeiro
        9º – Palmeiras
        10º – PORTUGUESA
        11º – Flamengo
        12º – JOINVILLE
        13º – Vasco
        14º – Grêmio
        15º – CRICIÚMA
        16º – INTERNACIONAL SP

        17º INTERNACIONAL RS
        18º Atlético PR
        19º SANTOS
        20º Rio Branco ES
        21º Bangu
        22º Ponte Preta
        23º GOIÁS
        24º Ceará
        25º CSA
        26º SANTA CRUZ
        27º Sport Recife
        28º Atlético GO
        29º Vitória
        30º Náutico
        31º BOTAFOGO RJ
        32º Nacional AM
        44º CORITIBA

  3. claudemir sola

    Sou corintiano,porem, apreciador de um bom futebol, talvez o time que mais tenha assistido em estadios foi o de DUDU E ADEMIR epoca da academia… e posso garantir estatisticas as vezes sao frias e nao dizem nada…Esse Valdivia ja entrou na Historia do Palmeiras .. e o maior enrolador da historia !!!

  4. Será que o Internacional aceita uma troca Valdívia por Valdívia???

    • Márcio Trevisan

      Maciel: o Valdívia do Inter/RS poderia ser do Palmeiras.

      Quando atuava pelo ASA/AL, ele chegou a ser observado, mas algum “gênio” não o aprovou nem mesmo para um período de testes.

      Abs.

      • Márcio, O Valdívia do ASA é outro Este está na mira do Cruzeiro. Veio pedir uma oportunidade para fazer teste no Palmeiras e foi ridicularizado nas redes sociais palmeirenses. O Valdívia do Inter veio direto para a base deles.

        • Márcio Trevisan

          Marco: tem certeza?

          Para mim, é o mesmo jogador – lembro bem da cara do cidadão.

          Abs.

          • Márcio,

            Faz uns 15 dias saiu uma reportagem no FI sobre o interesse do Cruzeiro no jogador do ASA.
            Depois, pesquisei pelo do garoto do Inter, que pegou o apelido devido ao tipo do cabelo. O do Inter veio direto para a base.

  5. Emilio Maranga

    Eu sou um dos que defendem Valdívia , porque nosso DP.MÈDICO é piada nacional !!Fale pra mim qual dos grandes tirando o Palmeiras, ja teve 12 jogadores no DP Médico, ao mesmo tempo???Pergunte ao Gilson Kleina e ao Dorival jr !!!!!

  6. Caro amigo Márcio. Você poderia compartilhar conosco essa semana maravilhosa que tivemos. Quem sabe um pequeno artigo para nos embebedar um pouco mais do Guarany do Paraguai. Abraços.

    • Márcio Trevisan

      Olá, Fernando.

      Entendo sua posição, mas reafirmo: neste site falamos apenas do Palmeiras.

      Em relação à semana, ela pode ter sido maravilhosa pra vocês, mas pra mim não foi tão boa: justamente na quarta-feira passada, recebi uma multa do meu síndico e terei de pagar 20% a mais do meu condomínio. Motivo: comecei a rir por volta das 21h40 e só parei depois da meia noite. Aí, os vizinhos reclamaram do barulho das minhas gargalhadas.

      Abs.

  7. Márcio, bom dia.

    Respeito a todos que gostam dele, até porque ele é um jogador diferenciado, e todos nós palmeirenses queremos ver o time sempre no topo.

    Porém, pr’a mim ele não tem respeito pelo clube e nem pela torcida,
    só joga quando quer e não está sendo útil ao time.

    Então não tem porque ficar com ele.

    Um abraço.

    • Márcio Trevisan

      Gleimar: serei bem sincero com você.

      Se a decisão fosse minha, renovaria com Valdivia, não só porque ele – quando quer – joga muito mas também para não correr o risco de vê-lo em outro clube brasileiro.

      Mas, admito: renovar com ele será um enorme risco, como sempre foi.

      Abs.

  8. Quantos milhões de libras esterlinas o sofrido Palmeiras pagou pra esse jogador?
    Qual jogador na história do Palmeiras ganhou mais do que ele?
    Quantas vezes ele forçou pra tomar cartão amarelo ou vermelho pra ficar suspenso?
    Quantas confusões ele “armou” no Palmeiras, como o ocorrido no Aeroporto de Buenos Aires, em que ele foi o estopim da confusão?
    Márcio, somente me responda por favor uma informação, qual foi a data que ele fez o último gol pro Palmeiras

    • Quando foi o ultimo jogo contra um time de nível série A que ele jogou bem ??

      • Márcio Trevisan

        Ed: sua pergunta é subjetiva.

        Na minha opinião, ele foi o melhor jogador do Palmeiras no empate por 1 a 1 com o Atlético/PR, no último jogo do Brasileirão.

        Mas há quem prefira dizer que ele só se destacou, mesmo, na vitória sobre o Grêmio/RS, no Pacaembu.

        Abs.

        • Mesmo que tenha arrebentado nesses dois jogos Márcio. É muito pouco pelo dinheiro e pelo status de “craque ” que possui. Se esse é o ídolo de muitos palmeirenses eu só lamento por esses torcedores.

          Abraços !!!

          • Só mais um complemento: Contra o Atlético ele deu um drible no meio de campo, um chapéu e depois dominou bonito a bola, a torcida foi a loucura, adoraram. Mas aí eu pergunto: resultou em que esse drible ? Nada, absolutamente nada de útil para o time. E a participação dele no jogo se resumiu a esse lance.

            Precisamos de jogadores efetivos, que participem do jogo constantemente, para o time e não para si, durante os 90 minutos.

          • Márcio Trevisan

            Ed: eu apenas respondi à sua pergunta.

            Em nenhum momento disse que isso era o suficiente para que ele permanecesse.

            Mas, vale lembrar: não fosse ele e Prass e hoje estaríamos na Série B, com cerca de 50 mil sócios no Avanti (e olhe lá) e jogando contra o Luverdense em uma Arena vazia.

            Abs.

    • Márcio Trevisan

      Oi, Jair.

      O último gol de Valdivia pelo Palmeiras aconteceu em 27.02.2014, na vitória por 2 a 0 sobre o São Bernardo/SP.

      Abs.

  9. Que Legal!

  10. Vai entrar na história por ser o cara que mais levou dinheiro sem dar o devido retorno!
    Vá embora Valpinga, enganou demais aqui!!!

  11. Marcio,

    Só um palpite, mas acho que o mago não volta da copa América. Ele não vai aceitar jogar por produtividade.

    Para o lugar dele, perdoe-me o Felipe Gabriel, mas precisamos de um nome de peso.

    Você sabe se tem alguma verdade nestas especulações que ouvimos por ai?

    - Nani
    - Hulk
    - Diego
    - Fred

    abraço, Hudson

    • Márcio Trevisan

      Hudson: o que sei é que o clube busca por um centroavante do mercado latino-americano, e este nome poderá causar um enorme alvoroço se de fato for confirmado.

      Em relação a um possível substituto para Valdivia, creio que Cleiton Xavier (embora atue pelo outro lado do meio-campo) já seja este cara – aliás, ele foi contratado pela primeira vez justamente para substituir o chileno, e embora não tenha o mesmo talento também não ficou tão abaixo.

      Agora, se for para vir alguém, prefiro o Diego, ex-Santos/SP. Não é mais aquele cara que brilhou na Vila, mas para o atual nível do futebol brasileiro estará de ótimo tamanho.

      Abs.

  12. Mais 8 jogos para entrar entre os 50 ?? Ah tranquilo. Até 2017 ele consegue !!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>