ENCANTO PELA METADE

Veja as análises tática e técnica de todos os profissionais do Palmeiras que, nesta noite, poderiam ter obtido uma grande goleada, mas preferiram jogar apenas no primeiro tempo.

EM SÍNTESE - Eu sei: o que valem são mais três pontos, mais uma vitória, que poderão nos dar alguma vantagem nas etapas seguintes do Campeonato Paulista. Mas quem assistiu ao primeiro tempo dos 3 a 1 que o Palmeiras aplicou no Mogi Mirim/SP nesta noite teve certeza de que, se mantivesse o nível de atuação marcaria, no mínimo, outros três na etapa final. Mas, como quase sempre acontece, quando uma equipe praticamente garante um placar favorável dificilmente se esforça para ampliá-lo (o último time que vi agir desta forma foi o nosso Palmeiras de 1996). Resultado: no segundo tempo, não só sofremos um gol como poderíamos ter levado outro. Ok: ganhamos, e como disse acima, isso é o que importa. Mas que eu queria mais, queria…       

FERNANDO PRASS – 6
BOM

Fez duas ótimas defesas no primeiro tempo, uma delas após uma cabeçada de Vítor Hugo que quase terminou em gol contra. Na etapa final, também trabalhou, mas sem a mesma intensidade. Não teve culpa alguma no gol que sofreu.

LUCAS – 6
BOM

Se tecnicamente não foi lá grande coisa, no aspecto raça sobrou em campo: disputou todas as bolas, lutou com afinco em todas as jogadas, apoiou e marcou com eficiência, mesmo que nos últimos 45 minutos tenha tido bem mais trabalho com a entrada de Geovane. O que a sombra de João Pedro no banco não é capaz de fazer, não?

 VICTOR RAMOS – 7
 ÓTIMO

Se continuar a apresentar o futebol que vem apresentando sempre que ganha uma chance, o amigo aí de baixo correrá o risco de perder a posição. Hoje, ele foi simplesmente perfeito nas antecipações e nos desarmes, muito bem nas bolas aéreas e não deu espaços ao centroavante adversário (tanto o titular, Magrão, quanto o suplente, Rivaldinho).   

VÍTOR HUGO – 4,5
RUIM

Decididamente não vive boa fase. Mais uma vez, manteve a média de um erro grave por jogo, e hoje, infelizmente, este erro de novo resultou em gol adversário. Para piorar, quase fez um gol contra de cabeça, sua expulsão foi justa (já que errou o tempo e, em vez de cabecear a bola, quase cabeceou o peito do seu oponente), deixou a equipe com um a menos e permaneceu “pendurado”. Não será surpresa se, na partida das quartas-de-final, começar no banco em vez de em campo.

VICTOR LUÍS – 5,5
SATISFATÓRIO

Como sabemos, este rapaz é bastante esforçado, até bate bem na bola de longa distância, mas está longe de ter bola suficiente para ser titular. Hoje, substituiu Zé Roberto e, claro, não conseguiria, de jeito nenhum, corresponder à altura. Mas, pelo menos, fez bem a marcação pelo seu setor, que teve o sempre incômodo Valdir aparecendo com qualidade.  

GABRIEL – 5
REGULAR

Não é sua obrigação, até porque se trata de um jogador de marcação, mas a verdade é que teve duas bolas para marcar gols – uma em cada tempo de jogo – e desperdiçou ambas. No sentido de proteger a nossa zaga, foi bem.    

AROUCA – 6
BOM 

Foi bem melhor no primeiro do que no segundo tempo – aliás, ele e toda a equipe do Palmeiras. Foi muito bem nos desarmes e no início de nossas jogadas ofensivas.   

ROBINHO – 7
ÓTIMO

Voltou a jogar um futebol elogiável, sobretudo na primeira parte do jogo. Ajudou nos desarmes em nossa intermediária ofensiva, deu bons passes e, claro, marcou mais um belo gol de fora da área. Na etapa final, caiu muito fisicamente, e acabou sendo corretamente sacrificado por Oswaldo de Oliveira após a expulsão de Vítor Hugo.     

DUDU – 8
EXCELENTE

Em relação ao que apresentou diante do Red Bull Brasil/SP, simplesmente jogou o dobro. Mesmo sem ser centroavante, fez dois belos gols como se fosse um camisa 9, participou do terceiro, sofreu um pênalti claríssimo na etapa final, enfim, foi nesta noite o jogador que tanto se espera que ele seja. 

.

CRISTALDO – 6,5
 MUITO BOM

Fico muito chateado por dar a este atleta a nota e a avaliação acima pois nesta noite ele teve uma atuação bastante elogiável. Mesmo estando já há sete jogos sem marcar, algo que para um comandante de ataque é terrível, em nenhum momento ele foi individualista – ao contrário: participou de forma efetiva dos três gols (no primeiro, seu toque de calcanhar foi simplesmente genial) e jogou para a equipe, como deve fazer todo jogador que pensa primeiro no coletivo e depois no individual. E por que não ganha, então, nota e avaliação superiores? Porque em seu último lance na partida conseguiu perder dois gols numa mesma jogada.  

RAFAEL MARQUES – 5
REGULAR

Hoje esteve meio perdido, sem saber por qual lado do campo deveria aparecer. Assim que Valdivia entrou, passou a ser o centroavante do time, mas nem assim seu futebol melhorou. Nesta noite, deu apenas pro gasto. 

OSWALDO DE OLIVEIRA – 7
 ÓTIMO

Será que nosso treinador começa a aprender, pelo menos, a não apenas assistir às partidas e a mexer no time com a rapidez que o momento exige? Pelo menos foi isso o que ele fez hoje, não demorando muito para colocar Valdivia, que entrou aos 19 da etapa final, e nem piscando após a expulsão de Vítor Hugo – imediatamente, mandou a campo Jackson no lugar de Robinho, acertando em cheio ao escolher quem deveria sacrificar. Também mostrou inteligência ao trocar Arouca por Renato logo após o titular receber o amarelo pois, como jogador de marcação, sempre corre o risco de ser obrigado a cometer uma ou outra falta e ser expulso. Oswaldo só não conseguiu, infelizmente, manter o time com o mesmo ímpeto apresentado no primeiro tempo, talvez porque lhe falte mais pulso neste sentido. De qualquer forma, se sempre se comportar e agir desta maneira, poderá ter uma vida mais longa no Palmeiras do que todos nós esperamos.

VALDIVIA – 5,5
SATISFATÓRIO

Está, visivelmente, fora de ritmo, tanto que errou passes e até perdeu um ótima chance após passe de Dudu. Mas também ajudou a equipe, dando dois lançamentos perfeitos – um a Lucas e outro a Dudu. Na quarta, espera-se que jogue por pelo menos um tempo para chegar às quartas-de-final em condições de ser titular.  

JACKSON – 5,5
SATISFATÓRIO

Só entrou porque Vítor Hugo fez mais uma bobagem e merecidamente acabou expulso. Mas deu conta do recado, ajudando Victor Ramos a afastar todos os perigos que rondaram nossa área a partir daquele momento.

RENATO – SEM NOTA
SEM AVALIAÇÃO

Jogou apenas 9 minutos, sem tempo para ser analisado.

FOTOS DA CAPA – CÉSAR GRECCO


 


34 Responses to ENCANTO PELA METADE

  1. Emilio Maranga

    Olá Marcio. Nossa diretoria agora , ta querendo jogar o torcedor contra a W.Torre dizendo queo show do Roberto Carlos, vai impedir que o time jogue na Arena Allianz parque ??Eu sendo fã de ROBERTO, eu ja sabia desse show desde o dia 21 de novembro de 2014 !!È por aí que se ve ,que não se pode confiar em Paulo NOBRE e seu joguinho de CENA juntamente com seu MENTOR o MUSTAFÁ !!!Até quando pergunto eu vamos ter que aguentar briga entre parceiros (SEP x W.TORRE ) ????

    • Márcio Trevisan

      Oi, Emílio.

      Também não entendi esta postura do Nobre. Isso faz parte do contrato e fim de papo.

      Além do mais, só jogaremos no Palestra nas semifinais se até lá somarmos mais pontos do que o nosso adversário, certo? Então, por que reclamar de algo que todo mundo já sabia há anos e nem se sabe, de fato, que irá acontecer.

      PN quer provocar a WTorre, e isso – como vc mesmo salientou – só pode ser coisa daquele ex-presidente que vc citou e cujo nome eu me recuso a escrever.

      Abs.

      • Concordo com o Emilio e o Márcio. Não tem lógica reclamar de algo que já estava marcado. Paulo Nobre que tanto fala em profissionalismo e na importância de se respeitar contratos vir a público reclamar do cumprimento de um, soa no mínimo esquisito.

  2. Trevisan, ótima análises… vendo os jogos o que tenho a dizer é o seguinte:

    Vitor Hugo não tem futebol para ser titular…ele é apenas um bom reserva…o Vitor Ramos é mais seguro…ele é o ideal hoje para ser titular ao lado de Tóbio.

    mas como digo aos meus amigos…esse cara (vitor hugo)com certeza é esquema do nosso diretor de futebol, por isso é intocável… reparem… ele faz alguma m…todo jogo e o o.o não tira ele…aí tem Trevisan…temos zagueiros melhores que ele no elenco…

    Cristaldo: eu gosto muito desse cara…mas nos ultimos jogos ele está jogando muito pelo time…e isso está lhe custando muito caro…se eu fosse ele seria mais “fominha” por que ele infelizmente vai dançar logo por não estar fazendo gols… voce viu sábado… o O.O estava louco para tirar ele do time e deixar o seu amante (rafael marques) de atacante… Sou mais o Cristaldo! torço para que ele volte a marcar logo nos jogos decisivos…

    que acha Trevisan…. abracos.

  3. PALESTRINO NATO

    Marcio…quem saira para as entradas de CX8 e o Valdivia? Se o O.O as vzs já faz m… imagine agora ao ter que escolher? Talvez o Valdivia volte pelo nome que tem e o CX8 ainda terá que lutar por titularidade. Como ele esta nos treinos?

    • Márcio Trevisan

      Bibanco: se nosso treinador optar pela entrada de apenas um deles, Rafael Marques será o sacrificado.

      Caso opte pela presença dos dois a partir deste fim de semana, contra o Botafogo/SP, então não vejo outro jeito que não sacar do time também Cristaldo, avançando Valdivia para jogar mais perto de Dudu.

      Respondendo à sua pergunta: CX8 voltou a treinar normalmente, mas esteve parado alguns dias se queixando de dores musculares.

      Abs.

      Abs.

  4. Ricardo Santo André

    Prezado Márcio e demais amigos Palmeirenses
    O Dudu arrebentou, Robinho jogou bem, Palmeiras venceu, mas os holofotes recaíram sobre o chileno e sua infeliz entrevista pós-jogo. Entre outras coisas, o Mago (?) trouxe à tona os casos do Kardec e do Wesley para “cobrar” definição da diretoria. E para culminar, deixou nas entrelinhas que não aceitaria o contrato por produtividade.

    Concordo que com o Valdivia o time é melhor, sobretudo em jogos contra times pequenos e quando estamos vencendo, pois há mais espaço. Mas, quem deveria cobrar o craque da conquista do Paulista de 2008 (não do Brasileirão, da Libertadores, do Mundial) é a diretoria do Palmeiras que pelo que consta paga seu altíssimo salário (obrigado economista Belluzzo) para vê-lo atuar de vez em quando (bem de vez em quando mesmo).

    Para que o chileno permaneça, o Nobre tem mesmo de exigir o contrato de produtividade, tem que ter certeza de que ele estará motivado, e que, se jogar mais jogos e conquistar títulos, ganhará mais dinheiro.

    Mas o Chileno sabe que se assinar algo do tipo terá uma redução cavalar em seus rendimentos e portanto criará algum outro problema para justificar sua saída.

    Acho que o Chileno faz mais mal do que bem ao Palmeiras, e que nós precisamos de um ídolo de verdade, não um mago que faz graças de vez em quando (bem de vez em quando).

    E o pior, é que ele parece ter carta branca para fazer o que bem entende. Que reflexo o comportamento dele terá no grupo?

    O que vc acha Marcio?

    Abraços alviverdes e viva o Palmeiras
    Ricardo

    • Esse Valdivia é uma maldição no Palmeiras. Uma praga que infestou o Palestra e está difícil de estirpar. Ele faz muito, mas muito, mas muito mal ao Palmeiras. Seus belos jogos esporádios não compensa o estorvo que temos de sustentar. Vou fazer um enorme churrasco o dia que esse cara for embora.

    • Márcio Trevisan

      Ricardo: Valdivia está na dele. 80% da torcida o ama de forma incondicional e ele se aproveita disso para ganhar o máximo de dinheiro que puder.

      Mas a posição do clube é clara: para renovar, ele terá de aceitar vários pontos, e dentre eles será a produtividade.

      Se não topar, estará fora do grupo antes mesmo do fim do seu contrato.

      Abs.

      • Valdívia é um tremendo de um cara de pau isso sim. Só falta o retardado do Paulo Nobre cair na dele e oferecer um contrato sem produtividade. Se fizer isso será a destruição do time.

        • Márcio Trevisan

          Ed: a chance desta situação acontecer é nula.

          Valdivia terá de aceitar o contrato por produtividade ou não terá seu vínculo renovado.

          Abs.

  5. Marcio,

    Acho que ainda precisamos de zagueirão incontestável: Miranda, Henrique, Danilo…

    De repente, até já temos esse zagueiro, mas parece que o nosso Rinus Michels o considera somente uma 5ª opção.

    Quanto ao Robinho, não sei se é só impressão minha, mas parece que em todas as partidas ele cai bastante fisicamente no segundo tempo.

    Abraço!! Hudson

    • Nossa Danilo era ótimo no Verdão…hj ele é o xerifão da Udinese-ITA.
      bem que poderia voltar mesmo…

    • Márcio Trevisan

      Oi, Hudson.

      Não é impressão, não. Como corre muito, tanto para marcar quanto para armar e, ainda por cima, chegar à frente em condições de concluir, Robinho se cansa muito e na etapa final some do jogo.

      Abs.

  6. Márcio,
    bom dia.
    Se conseguirmos manter o equilíbrio que tivemos no 1º tempo e contando com CX e Valdívia mais o Egídio acho que teremos time para disputar o título do paulista.
    Contratando um zagueiro mais experiente para o restante da temporada, acho que vamos disputar os títulos do brasileiro e copa do brasil.
    Abs

    • Márcio Trevisan

      Oi, Edson.

      Do Egídio você pode se esquecer para o Paulista, pois dificilmente sua documentação chegará a tempo.

      Abs.

  7. Roberto Alfano

    Bem que você caro Trevisan já informou, valeu pelos 03 pontos, agora para o mata – mata necessitamos corrigir e muito o posicionamento da nossa defesa.

    Venho dizendo que o Dudu tem que jogar como meia atacante, dar mais condições de jogo ao Valdivia pois tenho certeza que precisamos dele para atingirmos Títulos.

    Abraço.

  8. Emilio maranga

    Márcio vc tem toda razão . Vitor Hugo é uma FALHA POR JOGO !!Agora que vamos entrar no MATA do paulista e no MATA-MATA da copa do Brasil,Avaca pode ir pro BREJO!!Marcio na minha conta, ja foram mais de seis jogos sem cristaldo fazer um golzinho sequer!!Não sei porque vc insiste em parar no quinto !!ABS.

    • Márcio Trevisan

      Olá, Emílio.

      Vc tem razão no caso do Cristaldo: na verdade, já são, agora, sete jogos sem que ele balance as redes (Capivariano, Santos, XV de Piracicaba, São Bernardo, São Paulo, Red Bull e Mogi Mirim). Do jogo contra o Bragantino ele não participou.

      Viu o que dá cabular aulas de matemática?

      Abraços e muito obrigado pela correção.

  9. Márcio, Vitor Hugo não vive má fase. Ele é ruim mesmo. Não é zagueiro para o Palmeiras e isso já está bem claro pra mim. O triste é que na cabeça dele ele se acha um grande zagueiro e é por isso que está dando diversos gols para os adversários. Se pelo menos tivesse a humildade de saber suas limitações jogaria simples e evitaria esses erros ridículos.

    • Márcio Trevisan

      Oi, Ed.

      Como normalmente acontece, você se precipita na análise.

      De fato, VH não é um novo Luís Pereira, mas também não é um pereba da vida. Ainda é relativamente jovem e poderá aprender com seus próprios erros.

      Mas, neste momento, eu optar por Victor Ramos ou Jackson ao lado do Tobio.

      Abs.

  10. Bom dia Márcio e Feliz Páscoa!

    Pergunta: na sua opinião, Valdívia renova ou não? E por quê?

    Um abraço.

    Valter

    • Márcio Trevisan

      Oi, Válter.

      Espero que sua Páscoa tenha sido maravilhosa.

      Tudo dependerá de seu desempenho nas próximas partidas, claro, mas como eu disse há alguns dias, ou ele dá ou ele desce. Neste momento, acho que está mais para ele não ficar, pois parece querer impor algumas condições no que diz respeito à produtividade. E ele terá de aceitá-la, pois se uma exceção for aberta o grupo todo será contaminado.

      Torçamos, porém, para que eu esteja errado e ele permaneça.

      Abs.

  11. Preferi separar meus comentários por assuntos distintos. Aqui no Brasil estamos atras no futebol dentro de campo por culpa dos técnicos que são acomodados, quando surge um esquema de jogo todos imitam o esquema sem mudar aforma de jogar. Definitivamente este esquema 4,2,3,1 não combina com a característica do futebol brasileiro e o Palmeiras está inserido nisso.Simplesmente falam, todos jogam assim e nós temos que fazer também. Foi a mesma coisa com o 3,5,2. Mas voltando no esquema atual o que eu acho que diferem do nosso futebol são:
    1. Os laterais ficam preso, porque o meia fica aberto na ponta. Nossos laterais não tem esta característica.
    2. Os meias aramam pelas pontas, ou seja, são meias mas jogam de pontas sem serem.
    3. O centro avante fica isolado batendo cabeça.
    Infelizmente para nós Palmeirenses o único que joga bem assim é o time do Tite que aprendeu que não é o esquema e sim a forma e a característica dos jogadores que tem que mudar. O Palmeiras tem hoje no elenco jogadores para serem ousados num sistema ofensivo baseado no 4,4,2 com o Arouca e Robinho mais atras e dois meias que podem ser C.Xavier e Valdivia ou C.Xavier e Zé Roberto, ou Valdivia e Zé Roberto nestes casos o Egidio entra na LE. neste caso o dedo do técnico é importante para terem consciência técnica, para o meio ser praticamente um bloco mais compactado,para marcarem também. E na frente Dudu flutuando mais sem ficar restrito nas beiradas do campo, entrando mais na área preocupando a defesa adversaria,procurando mais o centro avante. Na minha opinião o time se acertaria mais rápido pelas características dos jogadores que temos.

    • Márcio Trevisan

      Pois é, Marcos: tudo o que vc falou pode dar certo ou não, mas para que saibamos teríamos de tentar.

      E não creio que nosso treinador esteja disposto a tanto.

      Abs.

  12. Marcio, Nossa defesa ainda não está confiável. O Vitor Ramos ainda não teve um teste de verdade, até agora pegou time fracos no ataque como esse Mogi que até tem bom toque de bola no meio. O Vitor Hugo concordo plenamente com voce, mostrou sua cara em todos os jogos e deve ser banco. Se a defesa não é confiável, parte é porque fica exposta, e ai vai outra culpa do Osvaldo que é a insistência com o Gabriel. Ele não protege bem a zaga, porque esta sempre mal colocado, correndo atrás. A quantidade de passes que ele erra é preocupante, antes ele saia demais e errava na frente proporcionando contra-ataque, com a entrada do Arouca ele fica um pouco mais, só que erra passes atras o que é mais perigoso. Do meio pra frente acho que aos poucos as coisa vão se acertando.

    • Márcio Trevisan

      Olá, Marcos.

      Pode anotar: é bem mais fácil o Fernando Prass e o Zé Roberto irem para a reserva do que o Gabriel perder o lugar no time.

      Nosso treinador o ama de forma incondicional.

      Abs.

  13. Primeiro tempo ótimo, segundo tempo irritante!

  14. Márcio, bom dia.

    Realmente este Vitor Hugo está preocupando, não que esteja usando salto alto, mais parece um jogador irregular, em compensação o outro, V.Ramos está surpreendendo, tirando uns botes atrás dos atacantes no meio de campo, fez uma bela partida. Quanto ao time é aquela situação, entrar em campo, tendo consciência dos seus limites e deixando o salto alto no vestiário, fica bem melhor. Acredito que este time vai dar liga à partir do ano que vem.

    • Márcio Trevisan

      Então, Édson, eu também penso assim, tanto que até já escrevi sobre o tema.

      Duro vai ser a gente esperar até lá.

      Abs.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>