CHOCOLATE PRÉ-PÁSCOA

Veja as análises tática e técnica de todos os profissionais do Palmeiras que, enfim, conseguiram uma vitória convincente neste ano.

EM SÍNTESE - Como você bem sabe, amigo internauta, minha obrigação profissional é analisar os fatos sem que a imensa paixão que sinto pelo Palmeiras interfira. Daí que, mesmo feliz da vida com a goleada que aplicamos no SPFC, é meu dever lembrar que ela se deu, também, porque nosso adversário entrou mole no jogo, seu goleiro – arrogante como sempre – cometeu um erro ridículo logo aos 3 de jogo e, nem cinco minutos depois, seu zagueiro foi infantil ao cair em uma provocação. Tudo isso é verdade, mas também não é mentira que Robinho foi extremamente talentoso e corajoso ao arriscar o chute que culminou no golaço e que Dudu, mesmo jovem, sabe usar muito bem as qualidades que tem – e não só quando está com bola nos pés. Que este chocolate antecipado de Páscoa dê ao Palmeiras, enfim, a confiança de que tanto precisa para voltar a ser o que quase sempre foi em sua já mais do que centenária história: o maior campeão do País do Futebol.    

FERNANDO PRASS – 5,5
SATISFATÓRIO

Com exceção de um chute de Pato, o qual defendeu bem ainda no começo da partida, no mais foi um mero espectador do jogo, já que o ataque são-paulino comandado por Alan Kardec hoje beirou o ridículo.

LUCAS – 6
BOM

Foi bem melhor no primeiro tempo, quando se tornou uma das boas opções ofensivas, fez bons cruzamentos e quase um belo gol. Na etapa final, caiu de rendimento e voltou a ser o que normalmente é: mais ou menos.

 TOBIO – 5,5
 SATISFATÓRIO

Deu sorte quando Muricy, acertadamente, optou pela saída de Pato, pois com isso teve apenas o lento e dispersivo Kardec para marcar. Como não lhe deu espaços, acabou tendo uma atuação tranquila. E quase fez um belo gol, ainda no primeiro tempo.  

VÍTOR HUGO – 5,5
SATISFATÓRIO

Como o São Paulo/SP não conseguiu atacar, foi outro que quase não sujou o uniforme nesta noite. Seu ponto forte foram os lances aéreos – por sinal, a jogada do segundo gol começou com uma cabeçada sua ainda em nosso campo de defesa.

ZÉ ROBERTO – 6,5
MUITO BOM

Aproveitando-se da enorme limitação de Bruno, deitou e rolou no apoio, dando inclusive o passe para o terceiro gol. Já no fim do jogo, errou dois passes seguidos porque estava visivelmente cansado

 GABRIEL – 6,5
MUITO BOM

Foi o que dele sempre se espera: o cão-de-guarda que “mordeu” todas as bolas em nossa intermediária defensiva, “colou” em Ganso (causando, inclusive, sua substituição) e protegeu ao máximo a nossa defesa. E, no fim, após linda tabela com o xará Gabriel Jesus, só não fez um lindo gol porque Ceni deu sorte.   

AROUCA – 6,5
MUITO BOM 

Outro que ajudou demais na marcação em nosso meio-campo, anulando por completo Michel Bastos que, no fim do jogo, de tão irritado poderia ter lhe quebrado a perna com aquela entrada desleal que lhe valeu, merecidamente, o cartão vermelho.  

ROBINHO – 8
ÓTIMO

Teve um primeiro tempo primoroso. Além do golaço que marcou (em lance que só os que sabem bater bem na bola têm coragem suficiente para tentar, sobretudo em um clássico), foi o grande construtor das nossas jogadas ofensivas, dando passes e lançamentos perfeitos. Na etapa final, “pregou” e poderia ter sido substituído até mais cedo, mas como a vitória já era certa ganhou alguns minutos a mais.    

DUDU – 7
ÓTIMO

Desta vez ele infernizou todo o time adversário – com dribles, com toques de calcanhar, com provocações. Conseguiu desestabilizar Rafael Tolói e provocar a justa expulsão do zagueiro tricolor (embora também o tenha atingido com uma cotovelada segundos antes). De fato, foi bem melhor no primeiro tempo, quando atuou pelo lado esquerdo, do que na etapa final, quando passou a jogar pela direita para conter possíveis avanços de Carlinhos. Saiu de campo como um dos principais responsáveis pela goleada. 

.

CRISTALDO – 6,5
MUITO BOM

É uma pena que este rapaz caia tanto fisicamente no segundo tempo, sendo por isso quase sempre substituído. Isso porque, na etapa inicial, suas atuações são elogiáveis. Nesta quarta-feira, foi importantíssimo no comando de nossas jogadas ofensivas, chutou bastante a gol e ainda ajudou na marcação na saída de bola são-paulina. Pena não ter feito um gol, pois atacantes disso vivem.

RAFAEL MARQUES – 8,5
EXCELENTE

Embora não tenha atuado como centroavante em nenhum momento do clássico, acabou se destacando justamente quando apareceu no comando do nosso ataque. Os dois gols que marcou foram frutos não só de sua qualidade na hora da definição, mas também do poder de se livrar da marcação que, nesta noite, mostrou durante todo o jogo. Se isso já não fosse suficiente para receber estes elogios, ainda por cima ajudou na marcação pelas beiradas do campo.  

OSWALDO DE OLIVEIRA – 7
 ÓTIMO

Jamais analiso o trabalho do nosso treinador, seja elem que for, baseado no resultado de uma partida, até porque muitas vezes o time perde sem que ele seja o culpado e, em outras, ganha apesar dos erros que ele comete. Mas nesta noite o amigo aí de cima foi, de fato, bem. Se na escalação inicial não fez mais do que o óbvio – ou seja: manter 10 dos 11 titulares que têm atuado neste Paulistão -, em todos os outros pontos acabou se destacando positivamente. Seu primeiro acerto foi ter orientado a equipe a começar o jogo pressionando, marcando no campo de ataque e, com isso, não só diminuindo os espaços para o adversário mas também o surpreendendo e, principalmente, irritando-o. Outro detalhe importante foi que, mesmo vencendo por 2 a 0 com apenas pouco mais de 20 minutos, em nenhum momento mudou a postura da equipe – ao contrário: insistiu, sempre, para que nossos jogadores continuassem a forçar o jogo, para “matá-lo” de vez. Também foi muito participativo à beira do gramado, algo que usualmente não acontece. Por fim, aplausos para a manutenção de Gabriel Jesus no banco de reservas e, principalmente, por tê-lo mais uma vez mandado a campo, pois neste momento o garoto precisa ganhar experiência e, claro, para tanto nada melhor do que entrar em um clássico no qual o Palmeiras já goleava.

GABRIEL JESUS – 6
BOM

Quem viu sua expressão ao final da partida e não sabia o resultado, certamente teve certeza de que o Verdão havia sido derrotado. Afinal, mais uma chance ele teve e, novamente, não conseguiu fazer o gol com o qual tanto sonha. E isso é muito bom, pois prova que não está acomodado e muito menos satisfeito apenas com as oportunidades que tem recebido. E se hoje não brilhou, também esteve longe de ir mal – aliás, trocou bons passes e deu dois lançamentos perfeitos que, por pouco, não se transformaram em gols. Podem anotar: quando ele balançar as redes pela primeira vez, não vai parar mais.       

LEANDRO PEREIRA – SEM NOTA
SEM AVALIAÇÃO

Jogou apenas 8 minutos, sem tempo para ser analisado. Mas quase fez um gol de fora da área. 

ALAN PATRICK – SEM NOTA
SEM AVALIAÇÃO

Jogou apenas 10 minutos, sem tempo para ser analisado.

FOTO PRINCIPAL DA CAPA – CÉSAR GRECCO

33 Responses to CHOCOLATE PRÉ-PÁSCOA

  1. Tiago Henrique

    Pessoal coisas do jogo que vi poucos comentários, mas para mim foram fundamentais para a melhora do desempenho. Para mim os itens 1 e 2 foram os que mais contribuíram para o salto de qualidade no futebol do time.

    1 – Saída de bola: Arouca, Robinho e Zé Roberto se revezaram no meio para dar opção de passe para o Gabriel e os Zagueiros. Ou seja, eles se revezaram na função de segundo volante para melhorar a saída de bola e funcionou muito bem. Chamou minha atenção também, o OO dizendo para o time sair tocando ao invés de dar chutão como vinha acontecendo nos outros jogos.

    2 – Compactação do time: o time todo jogou mais próximo. Destaques para Robinho e R Marques caindo pelos lados, e voltando para marcar, o time ficou muito mais seguro defensivamente.

    3 – Pressão: o time pressionou com inteligência o jogador adversário que estava de posse da bola, isso facilitou os desarmes. Resultando inclusive no golaço do Robinho.

    4 – O Robinho caindo pela esquerda, as vezes dando cobertura para o Zé e as vezes como opção ofensiva. Ele inverteu com o Zé várias vezes para o “velhinho” ir para o meio ajudar na saída de bola enquanto ele ficava na esquerda.

    5 – Cristaldo jogou para o time. O Cristaldo não fez gol, não deu assistência, mas cumpriu com louvor suas funções táticas. Ele se movimenta bem e abriu os espaços que eram aproveitados por R Marques, Dudu, Zé, Arouca, Robinho e Gabriel.

    E ainda tem CX e Mago para entrarem. Vc viu estes aspectos Márcio?

  2. Ótima vitória não só pelos três pontos, mas pela postura da equipe.
    Foi só um jogo, mas o lado muito positivo é que temos um time em formação, com grande perspectiva de boa temporada.
    Agora, é preciso dar continuidade a essa postura em campo.

    Quanto ao pensamento condicionado de que o elenco deles é melhor do que o nosso, vale a frase da propaganda nazista da segunda guerra:
    “repita uma mentira mil vezes que ela se torna uma verdade”.
    Aliás, campanha de incentivo a eles e de menosprezo ao Palmeiras não é novidade para ninguém.
    Pelo que se fala todos os anos desse time, devem ter sido campeões em todas as competições das últimas temporadas!!!!!

    Temos a mania de supervalorizar o adversários e menosprezar o nosso lado.
    Não ganhamos nada ainda, mas o trabalho parece caminhar para um rumo certo.

    Em uma análise fria, nenhum palmeirense queria no seu time jogadores que se sustentam hoje somente com o nome, como: Ganso, Pato e Luís Fabiano.
    Muita fama, muita badalação, muita bajulação para jogadores que perderam o interesse em jogar futebol, mas ainda são vistos no papel como “craques”.

  3. Espetacular vitória!
    Há muito tempo eu não via o Palmeiras jogar com a determinação de ontem!

    • Márcio Trevisan

      Jair: acho que vc tocou em um ponto crucial.

      Além do ótimo futebol, o time foi determinado, e isso foi o que realmente fez a diferença.

      O que quero dizer é que, mesmo que o SPFC não tivesse cometido os erros que cometeu, acredito que teríamos vencido.

      A partir da próxima fase do Paulistão e das próximas da Copa do Brasil, se jogar assim o Palmeiras terá chance de sucesso.

      Abs.

  4. Márcio não sei se foi impressão minha, mas teve dois lances em que o Gabriel Jesus estava em melhores condições para fazer o gol e não passaram a bola para ele, um foi o Rafael Marques e o outro com o Dudu! espero que não estejam boicotando o garoto! abraços.

    • Márcio Trevisan

      Oi, Maciel.

      Foi lance de jogo. Ao contrário, até: o grupo todo tem protegido o menino e o ajudado também.

      Abs.

  5. Vi pelos comentários que vc fez aniversário Márcio. Meus parabéns, muito sucesso, saúde e alegrias em sua vida. Acho que já provei que sou um grande admirador das suas idéias, até das que eu discordo pois vc sabe o que dizer para nós torcedores.

    • Márcio Trevisan

      Muito obrigado, Ed.

      E agora que vc sabe que eu fiz aniversário, pode me enviar um presente.

      Gostaria muito de ganhar um Porshe, se possível com duas loiras lindas dentro.

      Fico no aguardo e já agradeço.

      Abs.

      • Consegui só as duas loiras menos os porshe. E como não gosto de dar nada incompleto aos meus amigos, resolvi levar as duas pra minha casa.

        Abraços !!

  6. Emilio Maranga

    OI Márcio estamos contentes com o chocolate dado nos bambis !!!Mas continuamos sem um atacante goleador !!Cristaldo é apenas esforçado !! Atacante vive de gol e Cristaldo foi pro quinto jogo sem marcar !!!

    • Márcio Trevisan

      Olá, Emílio.

      Concordo? Cristaldo não é um pereba, como Henrique, Fernandão, Ricardo Bueno, etc., mas está longe de ser o nosso camisa 9 ideal.

      Mas me permita uma correção: são, agora, quatro partidas sem marcar, e não cinco.

      Abs.

  7. Márcio, que felicidade, minha nossa que felicidade. Osvaldo Oliveira, Vitor Hugo, Rafael Marques, Dudu, Robinho vcs são demais. Quem lhes critica não sabe nada de futebol. Ainda bem que nunca fiz isso.

    hahahahahahahaha

    Abraços !!!

  8. Parabéns atrasado Márcio, e que belo presente o Verdão proporcionou a você e a todos os palmeirenses. Agora resta um grande problema, diferentemente do que todos achavam, o Rafael Marques acabou acetando o time, não deve perder mais a vaga pro Allione, pensando nisso, quem sairá para a entrada do C. Xavier? Os mais indicados eram o Robinho ou o R. Marques, mas depois da bola que comeram ontem como tira-los? Acho que vai acabar sobrando pro Cristaldo, fazendo com que o Rafael Marques assuma a “9″, e olha que ele era o menos cotado de todos para essa posição. O que você acha? Abraço.

    Abraço.

    • Márcio Trevisan

      Oi, Diego.

      Obrigado pelos parabéns.

      Acho que vai ser por aí, se bem que é preciso esperar para ver se RM continua jogando bem e se Robinho volta a ter atuações como a de ontem, pois havia caído de produção nos últimos jogos.

      Agora, outro detalhe: além de CX8, ainda temos o Valdivia. E agora?

      Abs.

  9. Paulo Eduardo Michelotto

    Sinto-me de alma lavada. Aquele primeiro gol, então!Olhem que poderia ter sido mais. Teve gente que teve um aniversário de gala!

  10. Marcio,

    Faz tempo que não víamos uma atuação destas. Gostei muito das atuações individuais e de coletivo. Especialmente a linha dos 3 armadores que recompunha com muita rapidez.

    E fora a parte tática, fiquei muito também satisfeito com a parte psicológica. O time com vontade de ganhar.

    E uma última coisa: Rafael Marques ganhou a posição de titular. Depois de uma atuação desta, não tem como tirá-lo do time.

    Abraço, Hudson

    • Márcio Trevisan

      Hudson: acredito que RM será, a partir de agora, titular.

      Mas se lembre que CX8 ainda terá de entrar neste time, e o mesmo poderá – ou deverá – acontecer com Valdivia.

      Abs.

  11. Roberto Alfano

    Parabéns Palmeiras por está merecida vitória, não só pelos Gols lindos, mais por todo o conjunto, atacando e apoiando.

    Creio que este foi o melhor jogo no ano de 2015 até agora, tenho certeza que virão muito mais pois hoje temos elenco para tal.

    Assim que se joga num clássico ou mata – mata
    com muita garra e determinação.

    Valeu Palmeiras pela alegria proporcionada a toda a nossa torcida.

    Abraço.

  12. Márcio,
    bom dia.
    Que vitória!!! Ainda não estamos jogando o fino. Como dissera em meus comentários anteriores, temos tempo para ajustar o time. Ainda tem o CX para jogar.
    Mas que esta vitória veio em boa hora, isso não tem como negar.
    Abs

    • Márcio Trevisan

      É, Edson, vc tem razão: ainda temos que crescer, mas uma vitória como esta costuma dar moral à equipe.

      E moral é muito importante em retas decisivas como à que estaremos chegando em breve.

      Abs.

  13. PALESTRINO NATO

    Marcio, eu sonhava com um jogo desses. Não pelo resultado, mas sim por um contexto geral. Essa é a garra que queremos vêr e é assim que se joga e ponto.

    • Márcio Trevisan

      Exatamente, Bibanco.

      Claro que, como eu disse, a falha do Rogério e a infantilidade do Tolói nos facilitaram a vida, mas é inegável que jogamos pra vencer e só não vencemos por um placar ainda maior porque pelo menos duas bolas rasparam a trave.

      Tomara mantenhamos este espírito – se isso acontecer, poderemos até perder, mas não sem lutar.

      Abs.

  14. Bom dia, Ótimo dia, Maravilhoso dia!!!!!

    Que delícia!!!! Ganhar é muito bom!!!!

  15. Fabiano Castro

    Márcio,
    já tinha ouvido em outros meios esportivos que o Rafael Marques estava comendo a bola nos treinos , mas a atuação que ele teve ontem dá para o Allione ficar esperto, pois se o R.Marques jogar assim o gringuinho vai ser banco.

    • Márcio Trevisan

      Fabiano: acho que Allione será um excelente jogador dentro de algum tempo.

      Mas acho que ele já perdeu a posição para o Rafael Marques.

      Abs.

  16. Bom doa Márcio,

    Você queria um presente pelo seu aniversário ontem, e acho que o Palmeiras colaborou para você ganhar um presente bem legal!

    Um abraço.

    Valter

  17. Ronaldo Laranjal Pta.

    Bom dia, a tanto tempo não começo um dia de trabalho assim gostoso, como nos bons tempos em que eramos “felizes”. A muito tempo não assistia uma partida inteira do verdão, pois era sofrível, espero que a partir de agora seja sempre assim. Uma unica coisa que fico mais feliz ainda, antes do jogo começar o “idiota do Neto” disse: ” O elenco do SP, é muito, é muito mais qualificado que o do Palmeiras, RC, é mito”, Então seu neto: C…a.
    PS. Não que a G. seja melhor mas como aqui só passa nas duas assisti pela g. Minha nota para os jogadores é 10 nota 10. Avante Palmeiras, seremos campeões.

    • Márcio Trevisan

      Oi, Ronaldo.

      De fato, o elenco do São Paulo é mais qualificado do que o nosso, mas isso não lhes garante vitórias ou títulos.

      Mas segue uma dica: não dê ouvidos a quem não tem nada a falar.

      Abs.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>