ESPETÁCULO? NEM PENSAR.

Veja as análises tática e técnica de todos os profissionais do Palmeiras que, mais uma vez, venceram por apenas 1 a 0 um adversário bem mais fraco. Desse jeito parecemos mais o time “deles”.

EM SÍNTESE - Cada um tem o direito de torcer pelo que bem entender. Eu, por exemplo, torço para que o Palmeiras vença todas as partidas, mas sinceramente apenas vencê-las não me satisfaz por completo. Justamente por ser palmeirense, espero sempre um algo a mais, um futebol convincente e que me dê esperanças de que várias outras vitórias também acontecerão. Mas, nestes três primeiros meses de 2015, isso ainda não aconteceu. Aliás, o Verdão mais tem me lembrado um certo time que, quando abre o placar, monta duas linhas de quatro no meio-campo e passa a jogar como se pequeno fosse. Talvez a torcida “deles” goste disso, mas eu não gosto, não. 

FERNANDO PRASS – 6,5
MUITO BOM

Após algumas partidas apenas na condição de espectador, nesta noite nosso goleiro teve um trabalho razoável. E tanto em defesas quanto em saídas de gol, apresentou um futebol elogiável.

LUCAS – 6
BOM

Enfim uma boa atuação deste lateral que, sabemos, é fraco. Defensivamente esteve seguro, impedindo que o sempre ofensivo lateral-esquerdo Vicente nos incomodasse. No campo de ataque, apareceu várias vezes, errou um cruzamento mas acertou outros dois.

 VICTOR RAMOS – 6,5
 MUITO BOM

Mesmo na condição de reserva, tem aproveitado muito bem as oportunidades que lhe surgem. Hoje foi sério e não deu espaços quando Maycon apareceu à sua frente. Destaque, principalmente, nas bolas aéreas.  

VÍTOR HUGO – 7
ÓTIMO

Se na marcação cometeu mais uma bobagem (a média é de uma a cada partida), também neste ponto acertou em todas as outras jogadas de que participou. Além disso, o lindo gol que marcou, e que garantiu nossa vitória, não pode ser colocado em segundo plano.

ZÉ ROBERTO – 5
REGULAR

O técnico Roberto Fonseca, ex-zagueiro reserva do São Paulo/SP nos anos 80, foi inteligente ao colocar um meia-ofensivo - Marino - atuando em seu setor. Com isso, não só lhe deu um grande trabalho na marcação como praticamente o impediu de jogar ofensivamente. 

 GABRIEL – 6,5
MUITO BOM

Quando se limita a fazer o que sabe – ou seja: a tirar a bola dos pés adversários e proteger a zaga -, quase sempre se destaca. Foi exatamente isso o que fez hoje, revesando com Arouca na marcação a Cañete e, quando foi possível, apoiando também o ataque. Aliás, quase fez outro belo gol, chutando de fora da área.  

AROUCA – 6,5
MUITO BOM 

Aos poucos, começa a mostrar no Palmeiras o futebol que fez com que se tornasse ídolo do Santos/SP. Hoje, foi elogiável a sua entrega em campo, jogando sempre verticalmente – marcado sério quando não tínhamos a bola e se tornando mais um a iniciar as jogadas de ataque quando ela estava em nossos pés. 

ROBINHO – 6
BOM

Obviamente não tem repetido nas últimas partidas o mesmo ótimo futebol que vimos no começo deste Paulistão. Porém, pelo menos neste domingo não tomou o famoso chá de sumiço e, sobretudo no primeiro tempo, criou algumas jogadas razoáveis. Vale lembrar, também, que o escanteio que culminou com o gol de Vítor Hugo foi cobrado por ele.   

DUDU – 5,5
SATISFATÓRIO

Existe uma diferença entre um jogador ativo e um jogador pró-ativo: enquanto o primeiro é sempre muito participativo, mas nem sempre efetivo, o segundo transforma tal participação em algo útil e por vezes até mesmo essencial à equipe. Nosso amigo aí de cima tem tudo para se encaixar na segunda definição, mas por enquanto está apenas na primeira. Hoje, na mesma proporção que acertou jogadas individuais, passes e até quase marcou um golaço, também perdeu bolas que prejudicaram boas jogadas.

CRISTALDO – 6
BOM

Teve um bom primeiro tempo, movimentando-se bastante, trocando de posição com Rafael Marques e com isso confundindo bastante a marcação do São Bernardo/SP. Mas, na etapa final, caiu demais de produção, sumiu do jogo e foi acertada, ainda que tardiamente, substituído por Oswaldo de Oliveira. Detalhe: já são três partidas sem marcar um gol. 

RAFAEL MARQUES – 6
BOM

Hoje, teve uma atuação mais tática do que técnica, já que durante todo o jogo trocou de posição – ora com Cristaldo, ora com Dudu. Além disso, sempre que pôde voltou ao meio-campo para ajudar no início de nossas jogadas ofensivas. Parece jogar sempre com muito prazer, estando longe de ser considerado indolente. Em outras palavras: não é craque, mas também não é mais o pereba que revelamos na primeira metade da década passada.  

OSWALDO DE OLIVEIRA – 5
 REGULAR

Nosso treinador até que foi bem na noite deste domingo. Ciente de que nosso próximo jogo será diante de um grande rival, tirou do time os dois jogadores – Tobio e Allione – cujos dados científicos indicavam que poderiam ter uma contusão muscular. Contudo, manteve todos os demais que vinham sendo titulares, e por um motivo simples: hoje, no quesito pontuação, estamos atrás dos três maiores adversários, o que poderá nos causar desvantagens caso os encontremos nas semifinais e nas finais do Campeonato Paulista. Em relação à sua atuação à frente do nosso banco, um elogio e duas críticas: o acerto se deu ao mandar a campo, de novo, Gabriel Jesus, e desta vez, com tempo para mostrar o seu futebol – aos 25 da etapa final; já os erros foram ter demorado um pouco a mais para assim agir, já que Cristaldo apagara em campo desde a volta dos vestiários, e não ter dado uma nova oportunidade a Ryder, já que Robinho também apresentou sinais de cansaço a partir dos 30 minutos da etapa final.

GABRIEL JESUS – 5
REGULAR

Nas oportunidades que teve, sempre entrou a fim de agitar a partida – tentou jogadas individuais, deu dribles desconcertantes, irritou adversários (hoje, após aplicar um chapéu, foi agredido com um pontapé na altura das costelas o qual o mau árbitro Douglas Marques das Flores preferiu não ver). O problema é que o excesso de confiança o fez cometer o mesmo erro que já cometera diante do XV de Piracicaba – ao tentar sair jogando, perdeu uma bola na entrada da nossa área e poderia ter causando um sério problema. Por isso, foi correta e veementemente advertido por Fernando Prass.      

LEANDRO PEREIRA – SEM NOTA
SEM AVALIAÇÃO

Jogou apenas 6 minutos, sem tempo para ser analisado.  

RENATO – SEM NOTA
SEM AVALIAÇÃO

Jogou apenas 8 minutos, sem tempo para ser analisado.

FOTOS DA CAPA: CÉSAR GRECCO

32 Responses to ESPETÁCULO? NEM PENSAR.

  1. Márcio
    Quando você fala que é uma questão de Treinador o fato dos erros cometidos pelo nosso time, me vem a mente as reportagens que vejo diariamente. Na segunda os jogadores estão de folga, na terça fazem recreativo, na quarta brincam de futvolei, na quinta treinam 4 times num mesmo campo (???) e enfim na sexta fazem um treinamento especifico para defesa ou ataque. Coletivo nem se fala, ensaio de jogadas nem pensar, treinamento de escanteios, faltas, tiros diretos de fora da area, etc, só no pensamento. Parece que o OO esta la para uma recreação e não treinando um time de futebol. Saudades daqueles técnicos do Palmeiras que ganhavam jogos com escanteios ensaiados exaustivamente, faltas bem cobradas, jogadas mortais como fazia nosso Filpo Nunes.

  2. Márcio será se fosse um torcedor gambá que tivesse pedido a entrada de um jogador o nosso treinador palhaço teria feito aquela gracinha na tv? abraços.

    • Márcio Trevisan

      Acho que sim, Maciel.

      Este é o problema dos caras que já ganharam muito dinheiro.

      Mas seu fizesse parte da diretoria, lhe daria um puxão de orelhas.

      Abs.

  3. PARA OSVALDO:

    OSVALDO DE OLIVEIRA SEU PUXA SACO DE LUCAS E RAFAEL MARQUES, PARA SE DER METIDO E PREPOTENTE E VAI TRABALHAR !!!!!

    SE PREOCUPE EM ESCALAR O TIME DE FORMA CORRETA PARA VENCERMOS CLÁSSICOS…POIS ATÉ AGORA VOCE SÓ GANHOU DE TIME PEQUENOS…

    E NÃO EM FICAR BATENDO BOCA COM TORCEDOR!!!! PAGAMOS SEU SALÁRIO SEU M…
    TEMOS O DIREITO DE RECLAMAR …SE NÃO ESTÁ CONTENTE PODE IR EMBORA !!!! NÃO FARÁ FALTA PODE TER CERTEZA !!!!!

  4. Márcio,

    Esqueci de comentar um detalhe que julgo fundamental nesse time do Palmeiras, um erro que também apareceu em temporadas anteriores.
    Existe muita displicência e irresponsabilidade do time na saída de bola da defesa e nas devoluções para o goleiro.
    Nosso jogador passa a bola e ficamos torcendo para ela chegar a outro jogador do Palmeiras. As vezes tenho a impressão de que estão jogando um casado x solteiros com essa troca de passes. Nem é preciso lembrar do clássico com os gambás, mas não foi nesse jogo que se brincou demais na saída de bola.

    • Márcio Trevisan

      Marco: como disse em comentários abaixo, não quero ser corneteiro, pois afinal o time, pelo menos no aspecto pontuação, está ótimo – são 72.2% de aproveitamento.

      Mas o problema que vc salienta é uma questão de treinamento – ou seja, de treinador.

      Abs.

    • Márcio Trevisan

      Marco: como disse em outros comentários, não quero ser corneteiro, pois no quesito pontuação estamos muito bem – são 72.7% de aproveitamento no Paulistão. Se mantivermos este índice no Brasileirão, poderemos até ser campeões (afinal, no ano passado o Cruzeiro levou o título conquistando 70% dos pontos.

      Mas o problema que vc citou é uma questão de treinamento – ou seja, de treinador.

      Abs.

  5. Dinho Maniasi

    Como disse no ………………. nosso padrão de jogo é ruim.

    Padrão que lembra uma partida de Handball…

    Um recebe, toca pro lado, este recebe, penteia a bola e… toca pro lado.

    O terceiro recebe, perde a bola ou vira o jogo pro outro lado e começa tudo de novo…

    Vejam bem, ao meu ver, a características dos jogadores não permitem uma alteração muito significativa.

    No futebol existem 2 tipos de passes, o passe de segurança e o passe agudo.

    Alguém tem noção de quantos passes agudos o time do Palmeiras efetua em uma partida?

    Muito poucos!!!

    Todos carregam a bola ou fazem passes de segurança.

    Gabriel, marcador e tem passe de segurança;

    Arouca, carrega a bola e… passe de segurança;

    Robinho, é o mais completo, tem todas as alternativas, mas… não é meia, é segundo volante;

    Rider é driblador, mais ofensivo, joga pra frente mas… não tem o passe agudo;

    Rafael Marques sabe jogar, recompõe o meio, ajuda na marcação e é mais incisivo mas… passe de segurança;

    Allione é habilidoso, dribla, chega na área, mas não domina o passe agudo;

    Allan Patrick poderia ser esse cara, mas prefere o passe de segurança a arriscar o passe agudo;

    Dudu é driblador, joga pra frente tem um bom passe agudo mas… é atacante;

    Sobra então quem?

    Cleiton Xavier e Valdívia.

    Enquanto não tivermos os dois, um dos dois ou ainda um terceiro com a característica do verdadeiro meia, não teremos um futebol que agrade à que canta e vibra.

    No futebol atual, poucos jogadores poderiam ser esse terceiro elemento…

    Com a palavra Nobre e Matos…

    • Márcio Trevisan

      Olá, Dinho.

      Agradeço seu post e o parabenizo pela análise.

      Peço desculpas por editar seu comentário mas, por uma questão de ética, neste espaço não é permitido citar nenhum outro órgão de Imprensa ou mesmo jornalista.

      Abs.

    • Fabiano Castro

      Perfeita a sua analise Dinho.

  6. emilio maranga

    Meu DEUS !! definitivamente não temos meio-campo não temos ataque, e não temos técnico !!!Feliz 2016………………Alguém precisa avisar o pamonha do técnico, que nós ja somos motivo de chacota pra rgt !!!Não precisa o pamonha AJUDAR só pra desviar o FOCO que o time não ta dando LIGA nenhuma !!!

    • Márcio Trevisan

      Oi, Emílio.

      Embora o torcedor tenha torrado a paciência, a verdade é que ele tem todo o direito de pedir Gabriel Jesus, Gabriel Buda, Gabriel Jeová e o escambau.

      OO errou feio ao bater boca e, se conheço um pouco o nosso clube, ele será advertido.

      Obrigado por seu depoimento e seja bem-vindo ao nosso site.

      Abs.

      • Trevisan, esse técnico nosso é uma vergonha alheia…bater boca com torcedor e dps falar na mídia….técnico prepotente e metido… nunca gostei desse cara…temos elenco mas não temos técnico competente e vencedor…

        não sabe escalar o time nos jogos…ele tem que se preocupar em estudar os bambis para vencermos pelo menos um clássico….e não ficar batendo boca com torcedores…

        VAI TRABALHAR O.O E PARA DE ENCHER O SACO !!!!!!! torcedor tem todo o direito de reclamar !!!! pagamos ingresso e pagamos seu salário !!!! seu m…

        • Márcio Trevisan

          Francesco: embora o torcedor tenha, de fato, aborrecido o técnico, vc tem razão.

          O cara pode pedir Gabriel Jesus, Evair, Ademir da Guia e até Pelé.

          Bate boca com o cara foi uma pisada feia na bola.

          Abs.

  7. Lembrete importante sobre o jogo de quarta.
    Tem gente dizendo que a partida não é importante porque os dois estão classificados. Trata-se de um erro grave, o erro de desconhecer o regulamento da competição.
    Caso o Palmeiras não vença a partida de quarta feira, terminará essa fase com a pior campanha entre os quatro grandes. Isso poderá ter duas graves implicações.
    Poderá ter que jogar fora do Allianz Parque a partida das quartas de final, pois o grande de pior campanha será obrigado a sair da capital. O regulamento da FPF prevê isso por razões de segurança.
    A segunda e mais grave consequência é que na semifinal (DISPUTADA EM PARTIDA ÚNICA), o Palmeiras não teria o mando, caso o adversário venha a ser outro grande.
    Portanto, o treinador do Palmeiras deveria se informar melhor antes de declarar que o jogo de quarta não significa nada para o campeonato. Pode significar uma desclassificação na semifinal!

    • Márcio Trevisan

      Perfeito, Marco.

      Abs.

    • Segundo ele, palavras dele após o jogo, o qual escutei estarrecido, ninguém vai morrer se perder o jogo quarta feira. Obviamente ninguém vai morrer mas o imbecil não tem que falar isso. Pelo contrário, deveria colocar pilha nos jogadores, mas o esperar o que desse técnico que parece que está sempre sedado ?? Há que saudades do Luxemburgo.

      • Márcio Trevisan

        Ed: este time nas mãos do Luxa, do Abelão e até mesmo do Tite, que é retranqueiro, renderia muito mais.

        Não quero ficar cornetando porque, afinal de contas, já estamos classificados e tenho certeza de que em primeiro lugar no grupo. Mas que deveríamos estar melhor, isso nem se discute.

        Torçamos para que com Cleiton Xavier e – quem sabe? – Valdivia a partir das quartas-de-final o time melhore.

        Abs.

  8. Roberto Alfano

    Boa tarde caro Trevisan, como diz na gíria deu para o gasto, lógico que interessa a classificação, mais para enfrentar os futuros adversários chamados grandes!!! falta muita bola.

    Vamos ver como se comporta contra o São Paulo na quarta feira.

    Abraço.

    • Márcio Trevisan

      Oi, Alfano.

      Esta é a minha preocupação: primeiro, passar provavelmente pelo Botafogo/SP e, depois, eliminar – provavelmente fora de casa, em jogo único – um dos três grandes.

      Seja o que Deus quiser e o que o OO puder fazer.

      Abs.

  9. O Palmeiras faz qualquer jogo parecer um jogo entre duas equipes do mesmo nível. Eu ainda acredito que é falta de treinador. Quanto ao Vitor Hugo seria sacanagem da minha parte criticá-lo depois do golaço que fez. Vou dar um jogo de descanso pra ele.

    Abçs !!!

  10. Bom dia Marcio,

    Sabe o que me preocupa? Parece que não temos esquema tático nenhum. As peças são novas, é verdade, mas mesmo com os treinamentos não apresentamos corpo de time.

    Os últimos gols aconteceram através de um lance de sorte, mas não em função de uma jogada trabalhada. Aliás, a única jogada que vejo é a mesma dos últimos tempos: chuveirinho na área adversária e seja o que Deus quiser!

    Sinceramente, imaginei que este time faria muito mais do que estão apresentando agora.

    Um abraço.

    Valter

  11. Olá Márcio, ótimas avaliações.

    Duas coisas me deixaram muito preocupado ontem, primeiro, o time está muito espaçado no meio, o Robinho não consegue ser o elo entre os três atacantes, tanto que não participou das tabelas do time, ontem elas somente saíram quando o Cristaldo recuou, o que nos deixou sem a referencia para a finalização na frente. Menos mal que teremos o Cleiton Xavier (e quem sabe o Valdivia) em breve para esta função, mas, enquanto isso, vale a pena testar mais opções para essa posição, como por exemplo colocando o Zé Roberto ali, se bem que jogou outro dia nessa posição e não rendeu, ou até mesmo recuando o Cristaldo, que por mais que seja limitado tecnicamente, é participativo e protege bem a bola. Segundo, o Gabriel Jesus já está “mascarado”, não é para menos, a torcida não fica um minuto sem exaltar o menino, que sem duvidas tem futuro, mas precisa jogar mais para o time, sem querer ficar mostrando individualidade improdutiva. sendo assim, acho que ele precisa ficar sem ser relacionado para o próximo jogo para baixar a crista.

    Concorda com os meus posicionamentos Márcio?

    Abraço.

    • Márcio Trevisan

      Oi, Diego.

      Concordo sim. E quanto ao Gabriel Jesus, vc está correto: precisa descansar uns dois ou três jogos para cair na real.

      O moleque é bom mas, como vc mesmo disse, já está “se achando”.

      Obrigado pelo elogio.

      Abs.

  12. Marcio,

    Todo mundo sabe que o Robinho não é meia. Na cabeça do OO, ele está dando oportunidades para o cara, mas na verdade está o queimando justamente por jogar nas costas dele uma responsabilidade que o camarada não tem condições de assumir.

    Enquanto não tivermos o Mago ou o Cleiton, ele poderia testar o Allione. Mesmo porque abriria uma vaga para o queridinho Rafa.

    E, outra coisa, o cara não pode ter na cabeça um esquema só. Ele precisa ter variações.

    Abraço, Hudson

    • Márcio Trevisan

      Hudson: esperar que OO tenha mais de um esquema tático é querer demais.

      Infelizmente, nosso técnico é limitado.

      Abs.

  13. Não é o primeiro jogo que isso acontece, o time perde o meio de campo a partir dos 15 ou 20 minutos do segundo tempo.
    Principalmente os jogadores de meio cansam, as substituições demoram demais para serem feitas e, quando são feitas, não entram jogadores da mesma função.
    Contra times maiores, esse “apagão” do meio do segundo tempo poderá significar derrotas.

  14. bom dia marcio

    pra mim esse time começou bem o ano, mas o problema é que vem caindo de produção
    em vez de melhorar…robinho depois que foi “enaltecido” sentiu o peso e sumiu, zé
    roberto não acha a posição definitiva, dudu muito longe dos tempos de gremio, arouca
    perdido no meio e os argentinos são fraquissimos e o treinador não mostra serviço..

    • Fábio P. R.

      Robinho está jogando na posição errada, ele rende melhor mais recuado. Zé Roberto deveria ser deslocado para o meio-campo, nos jogos em que não estiverem Cleiton Xavier ou Valdívia. Arouca e Gabriel parecem ocupar o mesmo espaço no campo, Oswaldo de Oliveira precisa resolver isso. Discordo que os argentinos sejam fraquíssimos. OO montou um bom sistema defensivo, mas ainda precisa acertar do meio pra frente.

    • Márcio Trevisan

      Olá, Antônio.

      Respeito sua opinião, mas não vejo a situação tão ruim.

      Acho que o que nos falta é um meia de ligação (temos dois, mas nenhum joga) e um técnico melhor.

      Abração.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>