GOLEADA NO MATO

Veja as análises tática e técnica de todos os profissionais do Palmeiras que, apesar do horrendo gramado, cumpriu a missão e garantiu a vaga na Copa do Brasil.

EM SÍNTESE - Analisar técnica ou mesmo taticamente esta partida é algo um pouco complicado, pois nunca se pode ter certeza de que aquele passe ou aquela jogada que o aquele atleta errou foi responsabilidade sua ou da altíssima grama que o adversário utilizou para evitar as rápidas jogadas do Palmeiras. De qualquer forma, o mais interessante é que, após a expulsão de Arouca, o time melhorou, já que o Vitória da Conquista/BA acreditou ser capaz de empatar a partida, deu espaços e, aí, nem o que eles chamam de gramado foi capaz de impedir nossa goleada.

FERNANDO PRASS – 6
BOM

Se ele esperava a mesma moleza que enfrentou nos últimos jogos pelo Paulistão acabou se surpreendendo. Hoje, não só pelos erros cometidos por nossa defesa mas também pelo bom toque de bola apresentado pelo adversário, teve de trabalhar e praticou duas boas defesas. No gol que sofreu, claro, não teve responsabilidade alguma.

 

LUCAS – 4,5
RUIM

Mais uma partida negativa deste jogador, que já deveria ter perdido a posição para João Pedro. Dizem que sua principal qualidade é o apoio, mas nesta noite outra vez ele deixou a desejar neste aspecto, aparecendo poucas vezes no campo de ataque e, o fazendo, errando a maior parte dos lances. Até admito que ele foi um dos mais sacrificados pelo gramado, mas nem isso justifica outra apresentação abaixo da média.  

TOBIO – 5
REGULAR

Vinha bem nas jogadas aéreas e nas antecipações, mas vacilou no momento do gol do Vitória da Conquista: hesitou em dar o bote e cometer o pênalti e, por isso, permitiu a boa jogada que terminou no gol de Tatu,  

JACKSON – 5
REGULAR

Seu ponto forte foram as jogadas áreas – não perdeu uma disputa. Mas foi outro que se atrapalhou na marcação, e numa destas desatenções quase fez o time sofrer um gol.

JOÃO PAULO – 4
MUITO RUIM

Começo a entender os motivos que fizeram Luxemburgo abrir mão deste rapaz e a torcida do Flamengo/RJ dar graças a Deus pelo Palmeiras tê-lo contratado. Tecnicamente limitado (lembra até Juninho – socorro!!!), não pôde apoiar como gostaria porque a alta grama diminuiu sua velocidade. E no as aspecto defensivo levou um baile do tal do Diego Aragão. Victor Luís pode não ser grande coisa, mas é bem melhor do que ele.

 GABRIEL – 5,5
SATISFATÓRIO

De fato é um jogador que “morde” o tempo todo, que luta por todas as bolas e que não tem vergonha de ralar a bunda no chão para ajudar a equipe. O problema é que às vezes ele é o que se chama de “cachorro louco”, pois perde a noção de espaço, antecipa-se em bolas que estão muito mais para o adversário e, com isso, cria espaços perigosos em nossa intermediária, situações que aconteceram nesta noite. 

AROUCA – 4,5
RUIM 

Já era de se esperar que fosse um dos que mais sofresse com a altura da grama, já que passou muito tempo parado, não fez a pré-temporada e esta foi apenas a sua segunda partida no ano. Mas nada disso serve como desculpa pelo mau futebol que apresentou no interior da Bahia e nem mesmo pela justíssima expulsão que sofreu e que impedirá sua presença no primeiro jogo contra Sampaio Correa/MA ou Estrela do Norte/ES.    

ROBINHO – 7,5
ÓTIMO

Vive a melhor fase de sua carreira – pelo menos eu não me lembro de ter sido destaque em nenhuma das pequenas e médias equipes que defendeu em sua carreira (com exceção do Santos/SP, único grande em que jogou mas que no qual também esteve longe de brilhar). Nesta noite, apareceu bem menos do que em partidas anteriores, mas ainda assim se destacou com a jogada do segundo gol, em que deixou Allione na cara do goleiro e, claro, com o lindo gol que marcou, de pé esquerdo. Se continuar assim, não será ele que dará lugar a Cleiton Xavier. Espero que não faça falta sábado, contra o Bragantino/SP, jogo em que não atuará por estar suspenso.

DUDU – 8
EXCELENTE

O melhor do time nesta noite teve também sua melhor atuação com a camisa do Palmeiras. As jogadas em dupla que fez com Cristaldo no primeiro tempo, uma das quais culminou com o pênalti que sofreu, enchem de esperanças a todos nós, Na etapa final, jogando mais aberto pela esquerda, como gosta, infernizou a defesa adversária com dribles, piques e jogadas individuais de arrancar aplausos. Para culminar tudo isso, ainda fez o gol que selou a nossa goleada. 

 

CRISTALDO – 6
BOM

Começou muito bem, trocando bolas e passes com Dudu e mostrando muita habilidade e inteligência.  Também teve personalidade para chamar a responsabilidade e cobrar o pênalti que abriu o placar. Pena ter se cansado na etapa final, sumido em campo e sendo corretamente substituído por Oswaldo de Oliveira.  

ALLIONE – 6
BOM

Cumpriu uma função tática importante, pois com apenas três jogadores no meio-campo muitas vezes voltou para compor o setor e povoar a nossa intermediária, impedindo desta forma que o domínio adversário fosse ainda maior do que o visto em quase todo o primeiro tempo. Contudo, faltou aquele algo a mais, sobretudo nas já conhecidas arrancadas para o ataque com a bola dominada, que se tornaram quase impossíveis devido à altura da grama. Valeu, assim, mais pelo gol que marcou, como se centroavante fosse.

OSWALDO DE OLIVEIRA – 6
BOM

Nosso treinador tinha tudo, mas tudo para terminar esta partida como o maior destaque do Palmeiras. Afinal, pela primeira vez desde assumiu o comando do time vimos um treinador participativo, alertando para os problemas da equipe e incentivando os jogadores, como aliás deve agir, sempre, qualquer técnico que se preze. Além disso, mudou a forma do time jogar no intervalo, fazendo com que a equipe voltasse muito mais ligada na partida. Ele foi muito bem, também, em uma das alterações que promoveu – Amaral na vaga de Allione, mudança esta que impediu nosso time de sentir falta de Arouca e parecer nem estar com um homem a menos após a expulsão do volante. Então, por que ele aparece aí em cima com nota e avaliação apenas boas? Por três razões:

1 – Ele insiste com Lucas na lateral direita, e se nega a dar uma chance a João Pedro porque, afinal, o ex-botafoguense foi uma indicação sua.

2 – Só em sua cabeça João Paulo pode ser melhor do Victor Luís. 

3 – Se o gramado está alto, qual a melhor opção: um centroavante alto e não muito rápido ou um centroavante rápido e leve? Qualquer principiante no futebol sabe esta resposta. Então, por que ele colocou Leandro Pereira e não Gabriel Jesus no lugar de Cristaldo? 

LEANDRO PEREIRA – 5,5
SATISFATÓRIO

Sua entrada foi uma intenção de Oswaldo de Oliveira em priorizar as jogadas aéreas. Mas como elas não aconteceram, ele acabou funcionando mais como um pivô e, desta forma, participando diretamente do gol de Dudu. 

AMARAL – 6,5
MUITO BOM

Sua participação no jogo foi fundamental, pois quando Arouca foi expulso vencíamos apenas por 2 a 1, o que poderia ter ajudado o time baiano a nos pressionar. Mas isso não aconteceu porque o rapaz aí em cima tomou conta do setor e fez com que o Palmeiras parecesse ter 11, e não apenas com 10 jogadores em campo.

RENATO – SEM NOTA
SEM AVALIAÇÃO

Jogou apenas 7 minutos, sem tempo para ser analisado. 

ATENÇÃO: A AUSÊNCIA DE FOTOS DESTA PARTIDA NÃO É POR ACASO. ESTE SITE JAMAIS EXIBIRÁ UMA IMAGEM DO PALMEIRAS QUANDO ESTE NÃO UTILIZAR CAMISAS QUE SEJAM TOTALMENTE OU, PELO MENOS EM SUA MAIOR PARTE, VERDES OU BRANCAS.

Quadro de Avaliação

10 – Magnífico
9,5 e 9 – Excepcional
8,5 e 8 – Excelente
7,5 e 7 – Ótimo

6,5 – Muito Bom
6 – Bom
5,5 – Satisfatório
5 – Regular

4,5 – Ruim
4 – Muito Ruim
3,5 e 3 – Péssimo
2,5 e 2 – Horrível
1,5 e 1 – Ofensivo
0,5 e 0 – Vergonhoso

22 Responses to GOLEADA NO MATO

  1. boa noite foi uma alegria muito grande de acompanhar o palmeiras na minha cidade natal,achei muito ofensivo os comentarios da midia sobre o estadio lomantao em especial o gramado,pois aqui na cidade choveu muito e é imcomparavel a infra-instrutura da capital para o interior.pois um bom profissional deve esta preparado para jogar em qualquer gramado,desculpe o desabafo.muito bom noite que ficou na historia da minha cidade aquele abraço marcio.

    • Márcio Trevisan

      Oi, Jobson.

      Todos sabemos das chuvas que caíram em Vitória da Conquista/BA. Mas o gramado poderia ter sido aparado, o que faria com que ambas as equipes apresentassem um futebol de melhor qualidade.

      De qualquer forma, a festa que vocês fizeram com o Verdão foi emocionante.

      Parabéns a todos os palmeirenses da sua cidade.

      Abs.

  2. Sergio marangão

    OLA Marcio .Definitivamente, o novo Chapinha do Palmeiras OSWALDO a cada jogo fácil, ele se complica imagina os proximos clássicos!!! Márcio nossa defesa se mostra cada vez mais sem confiança !!

    • Márcio Trevisan

      Oi, Sergio.

      Já lhe disse minha opinião sobre nosso treinador, mas não vejo, assim, tantos problemas defensivos.

      Porém, vc tem razão: os grandes testes serão contra os grandes times.

      Abs.

  3. PALESTRINO NATO

    Boa noite Marcio….quase 24 hrs após o jogo e ainda fico imaginando o que é jogar num campo daqueles. A CBF deveria fiscalizar determinados estadios, mesmo sendo para jogos da copa do Brasil. Alguns irão dizer…é só a copa do Brasil, mas responderei e dai? O clube que for disputar tal competição deveria ter a obrigação de apresentar um gramado no minimo em estado médio.

    • Márcio Trevisan

      Pois é, Bibanco, só que existem outros interesses em jogo.

      Se a CBF exigir mínimas condições de um gramado, metade das equipes da Copa do Brasil ficarão de fora da competição. E. aí, a RGT vai chiar…

      Abs.

  4. Márcio,

    Com sua experiência na imprensa e conhecimento das redações poderia nos explicar (ou tentar explicar) como a direção de uma emissora de TV insiste na escalação de um analfaNeto como comentarista em jogos do Palmeiras?
    Seria incompetência, descaso, provocação ou mesmo não correr o risco de superar a audiência da emissora que cedeu os direitos de transmissão?

    Quanto aos jogadores, um registro. Leandro Pereira participou das jogadas dos três gols do segundo tempo.

    • Márcio Trevisan

      Olha, Marco, a resposta vc mesmo deu: audiência.

      Neto é o que é e, por assim ser, atrai a atenção de muita gente, tanto de quem dele gosta (e acredite: estes existem) quanto de quem não gosta.

      Em relação a Leandro Pereira, ele de fato participou dos três gols da etapa final, mas só deu a assistência direta para o marcado por Dudu.

      Abs.

      • Márcio,

        Só não entendo que a direção da Band o escale em jogos do Palmeiras.
        Para mim, é incompetência da direção ou, desculpe a palavra, sacanagem.

  5. Guilherme Santos

    Bom dia.

    O ponto positivo que vi nesse jogo, foi nosso verdão fazer o gol logo em seguida ao deles, e mesmo após o gol e a expulsão do Arouca (oito anos que não tomava um cartão vermelho direto) o time teve a cabeça no lugar e soube aproveitar os espaços e confirmar a classificação.

    Bem sabemos que quando tomávamos um gol no ano passado, meu Deus, o time se desorganizava todo.

    Aí era questão de tempo a derrota.

    Abraços a todos.

  6. Bom dia Marcio
    Concordo com quase tudo, exceto colocar o Gabriel Jesus, como você mesmo
    disse, num pasto…

    • Márcio Trevisan

      Oi, Antônio.

      É o que moleque é leve e, portanto, conseguiria dar mais velocidade ao time do que fez o Leandro Pereira.

      Abs.

  7. Roberto Alfano

    Apesar do Pasto valeu pela goleada, muito boa a sua avalição caro Trevisan, mais o senhor O.O tem que mudar alguns jogadores pois os da base do Palmeiras jogam melhor!!!!

    Ainda temos algum tempo para ajustar o Time para os mata-mata, agora elenco temos.

    O Brasileirão está chegando é longo e vale o maior numero de vitórias.

    Valeu Palmeiras.

    Abraço.

    • Márcio Trevisan

      Obrigado, Alfano.

      Vc tocou em um ponto importante: mesmo correndo o risco de criar um clima ruim para os que não jogarem, é essencial que tenhamos um grande elenco.

      Afinal, 38 partidas e mais as da Copa do Brasil não são moles.

      Abs.

  8. Marcio,

    Concordo com absolutamente todas as avaliações!!

    E gostaria de ressaltar alguns pontos:

    - Achei o Tobio até um pouco inocente, sendo facilmente driblado. O que já aconteceu em outras partidas.
    - O tal de Jackson não meu passou segurança.
    - Esse Lucas é bem fraquinho. Mil vezes João Pedro.
    - João Paulo também não dá
    - Dudu tem bola pra ser craque. Ou voce acha que já é?
    - Allione também, se bem bem orientado. Por isso que eu acho que o Palmeiras tinha que contratar o Evair para ensinar esses garotos a perceber a hora certa de driblar, tocar de primeira, chutar, etc.
    - Esse negócio do OO não colocar o Gabriel Jesus já está enchendo a paciencia. Põe o moleque pra jogar logo!

    Com esse time dá pra ser campeão paulista?

    Abraço, Hudson

    • Márcio Trevisan

      Oi, Hudson.

      Acho que o Dudu ainda não é craque, mas tem um enorme potencial.

      Em relação ao Gabriel Jesus, acredito que o O.O. não o escala porque, quando o fizer, não poderá mais tirá-lo. E aí vai sobrar pro Cristaldo, que está bem demais.

      Abs.

  9. Fabiano Castro

    Caro Márcio,
    o tal de João Paulo é horrível!!!! O Lucas é fraco demais, mas do resto o time é bom, digo bom, mas pode melhorar muito com CX e com o Mago.
    Infelizmente acho que o Zé Roberto vai ter que se acostumar com a lateral, pois os reservas deixam muito a desejar.

    • Márcio Trevisan

      Pois é, Fabiano.

      Acho que foi por isso que o treinador insistiu em escalar o ZR na lateral.

      Afinal, no meio já tem e ainda vai ter bastante gente de talento.

      Abs.

  10. Márcio,
    bom dia.
    Estamos, pouco a pouco, fazendo um time. Vai demorar ainda um pouco mas parece que o final será de alegria.
    Mesmo jogando em um campo horrível, o time se ajustou, ou seja, vamos nos adaptando a jogar em qualquer situação. Isso faz parte da construção de um time.
    Apesar de jogarem alguns jogadores que não são do meu agrado, não irei ficar cornetando. O O.O. ainda está montando o seu time.
    Vamos com tudo contra o time do Bragantino.
    Abs

    • Márcio Trevisan

      Oi, Edson.

      Concordo: este time parece, mesmo, que dará liga, mesmo com jogadores fracos, como Lucas e João Paulo, por exemplo.

      E, vale lembrar, ontem não jogaram alguns titulares, como Zé Roberto, Vítor Hugo, Valdivia e Cleion Xavier.

      Abs.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>