AINDA LONGE DO IDEAL. MAS NO CAMINHO.

Veja as análises tática e técnica de todos os profissionais do Palmeiras que, mais uma vez, mostraram que a estrada é longa, mas poderá ser cumprida com brilhantismo.

EM SÍNTESE - Todo mundo sabe que a fragilidade da esmagadora maioria dos clubes que o disputa impede que o Campeonato Paulista seja parâmetro para avaliação de um grande clube. Contudo, é também diante de equipes mais fracas que se pode mostrar alguns defeitos e algumas qualidades, exatamente o que o Palmeiras tem feito neste início de temporada – se ainda encontra dificuldades de penetração nas defesas adversárias e ostra claros sinais de desentrosamento, o Verdão também mostra, a cada rodada, maior paciência para superar tais obstáculos. Assim, se é verdade que ainda não jogou o futebol que todos queremos, também é verdade que virá a jogar. 

FERNANDO PRASS – 5,5
SATISFATÓRIO

Pode um goleiro passar o jogo inteiro sem praticar uma única defesa razoavelmente importante? No Campeonato Paulista, sim. Hoje, o nosso craque do gol  - invicto a quatro jogos – só conseguiu se destacar nos chutes de sua área que criaram alguns contra-ataques.

LUCAS – 4
MUITO RUIM

Eu tenho um medo em relação a este rapaz: raramente me equivoco quando chego a uma opinião sobre um jogador. E o problema e que, até agora, ele foi, na melhor das hipóteses, mais um “mais ou menos”, não muito diferente de Wendel, por exemplo. Nesta noite, porém, conseguiu ser ainda pior: não acertou uma jogada ofensiva, errou em todos os poucos cruzamentos que tentou e ainda conseguiu perder o duelo com o limitado lateral-esquerdo do Capivariano/SP, Pedro Henrique. Atenção, Oswaldo: João Pedro foi titular da Seleção Brasileira de Juniores no último sul-Americano!

TOBIO – 5
REGULAR

Começou mal, errando passes na saída de bola que poderiam nos ter criado problema. Mas, aos poucos, recuperou-se e até conseguiu se destacar, sobretudo nas jogada áereas.  

VÍTOR HUGO – 6,5
MUITO BOM

Posso estar me precipitando, mas não me surpreenderei se este rapaz for rapidamente convocado para a Seleção Brasileira. Sua regularidade é impressionante, tanto que consegue se destacar (sobretudo com as coberturas e as antecipações) até mesmo em partidas nas quais o Palmeiras é muito pouco atacado.

ZÉ ROBERTO – 6,5
MUITO BOM

É inegável ser dono de um grande talento para jogar futebol. Sobretudo diante de equipes que não têm em seu setor o ponto forte do ataque, joga com bastante ascendência sobre os adversários, desfilante classe e categoria. Neste sábado, já vinha se destacando no apoio enquanto atuava na lateral, mas como já era esperado melhorou ainda mais após os 26 da etapa final, quando passou a atuar no meio-campo. Não à toa, foi somente depois disso que o Palmeiras conseguiu vencer.

 GABRIEL – 7
ÓTIMO

Nosso cabeça-de-área que também sai para o jogo teve neste sábado a melhor atuação com a camisa do Palmeiras. Além de ser o verdadeiro cão-de-guarda à frente na nossa zaga, percebeu a fragilidade técnica adversárias e, sempre que pôde, se mandou para o ataque, transformando-se desta forma em mais uma opção criativa e até mesmo ofensiva. Vale lembrar que foi somente com a falta que sofreu após realizar uma linda e vertical jogada que conseguimos abrir o placar. 

AROUCA – 6
BOM 

Não se poderia esperar uma brilhante partida deste jogador que, sabemos, é de fato muito bom, pois havia muito tempo que ele não atuava. Mas por se tratar de uma estreia acredito que sua atuação pode ser considerada boa, já que conseguiu realizar bons desarmes e também fez com certa qualidade a transição do meio-campo ao ataque. Com uma sequência de de jogos é certo que seu futebol crescerá.  

ROBINHO – 8
ÓTIMO

Vinha tendo uma atuação razoável até cobrar, com perfeição, a falta sofrida por Gabriel e a transformar no nosso primeiro gol. A partir de então, e já nos minutos finais da partida, encontrou o espaço de que precisava para jogar com maior liberdade e, como tem qualidade na finalização, marcou também o segundo gol do Verdão. Como já disse: de fato não é craque, mas com certeza um jogador interessante. 

DUDU – 6,5
MUITO BOM

Teve dois tempos bastante distintos: no primeiro, quando jogou pela direita, foi uma figura apagada e pouco participativa. No segundo, quando jogou “na sua” – ou seja: pela meia e pela ponta esquerdas -, começou a se destacar com boas jogadas individuais e também infiltrações insinuantes. Mas foi nas assistências que acabou mais se destacando – na última delas, por sinal, viu com maestria a presença de Robinho e lhe deu o passe que sacramentou nossa vitória. 

 

CRISTALDO – 6
BOM

Foi por muito pouco que ele não se transformou, mais uma vez, no maior destaque da partida. Logo nos primeiros minutos, acertou a trave depois de uma linda e inteligente jogada, já quase deitado e de costas para o gol. No segundo tempo, de novo chutou no poste, mas neste lance por não estar “ligado” como deveria na jogada. No mais, correu, participou bastante do jogo e saiu de campo, mais uma vez, com a certeza de não ter decepcionado. 

ALLIONE – 6,5
MUITO BOM

Muito embora ainda continue prendendo a bola mais do que deveria em grande parte das jogadas, este argentino que hoje jogou onde prefere, pela meia e pela ponta esquerdas, mais uma vez mostrou entrega à equipe, ajudando na marcação, e bastante habilidade e inteligência quando teve a bola em seus pés. Deles, por sinal, saíram passes e lançamentos com muita qualidade. Pena não ter marcado, logo nos primeiros segundos de partida, aquele que seria o nosso primeiro gol (o zagueiro do Capivariano/SP impediu que a bola cruzasse a linha), pois se tivesse balançado as redes certamente teria jogado ainda melhor. Sua substituição logo no intervalo se deveu ao fato de Oswaldo de Oliveira preferir escalar Dudu pela esquerda, mas nem isso justifica.

OSWALDO DE OLIVEIRA – 5,5
SATISFATÓRIO

Nosso treinador não pode reclamar da sorte, pois neste sábado ela esteve ao seu lado. Explico: ele até havia acertado quando optou por sacar Alan Patrick para promover a estreia de Arouca, mas errado quando escolhera este  para entrar no lugar daquele aos 19 minutos da etapa final. Não que Patrick fosse necessariamente, jogar mal, mas a substituição correta seria a entrada de Victor Luís na lateral esquerda, dando ao setor mais força e presença ofensiva, e o deslocamento de Zé Roberto para o meio, onde devem jogar os craques. Foi então que a sorte o ajudou: apenas 7 minutos após entrar, Alan Patrick sentiu uma contusão muscular e, aí, Oswaldo fez a substituição que deveria ter sido feita antes. Por falar em alterações, nada tenho contra Rafael Marques, mas sua condição de “primeiro reserva” não me convence. Sei que é seu estilo, mas gosto de técnicos que participam mais do jogo, e não apenas aqueles que apenas o assistem à beira do gramado.

RAFAEL MARQUES – 5,5
SATISFATÓRIO

Não vou aqui dizer que jogou mal, mas sua participação na partida esteve longe de ser um destaque. Entrou com a missão de prender ais a bola no meio-campo e liberar o lado esquerdo para Dudu, o que até conseguiu  fazer e que merece elogios (assim como a força que deu à defesa nas bolas cruzadas para a nossa área), mas não foi o que de fato mais precisava ser: atacante. 


ALAN PATRICK – SEM NOTA
SEM AVALIAÇÃO

Jogou apenas 7 minutos, sem tempo para ser avaliado.


VICTOR LUÍS – 6
BOM

A participação deste jogador na partida se deu por acaso, já que só aconteceu devido à contusão de Alan  Patrick. Mas acabou sendo muito importante, pois Zé Roberto, cansado, já não aparecia tanto no apoio, algo que passou a ser constante assim que o rapaz aí de cima foi a campo. Não à toa, participou do lance do segundo gol, atraindo a marcação de Oliveira e dando mais espaço para Dudu poder tocar a bola a Robinho.

22 Responses to AINDA LONGE DO IDEAL. MAS NO CAMINHO.

  1. Fabiano Castro

    Márcio,
    a torcida só vai ficar satisfeita quando voltarmos a ganhar dos times grandes de São Paulo e do Brasil.
    Se eu não estiver enganado a ultima vitória nossa sobre um grande em boa fase foi aquele 2×1 no Gremio com gols de João Pedro e Mouche.

    • Márcio Trevisan

      Oi, Fabiano.

      Exatamente: depois daquele jogo, só ganhamos de times médios e pequenos.

      Mas uma hora esta situação muda, a acredito que será em breve.

      Abs.

  2. PALESTRINO NATO

    MARCIO … ESTAVA TEMEROSO COM UM 0X0 NO JOGUINHO DE SABADO. MAS, ACHO QUE DEVEMOS DAR TEMPO AO TEMPO (MAS, NÃO MUITO). QUANDO ESTREIARA O MAGO. SEI LÁ SE É MAGO TAMBEM … RSSS

  3. Marcio,

    - Concordo com a avalição do Tobio. Na verdade, não confio muito nele. Acho, inclusive, que para sermos campeões brasileiros precisamos de um zagueiro de mais peso, do nível por exemplo do Miranda. Não concorda?

    - Discordo da avaliação do Vitor Hugo. Não necessariamente neste jogo, mas tenho um pezão atrás com ele, porque no único jogo do ano realmente pra valer até agora… ele entregou…

    - Concordo totalmente com a avaliação do Lucas. João Pedro já !!!

    - É claro e evidente (menos para o OO) que o Zé Roberto tem que jogar no meio enquanto não estiverem disponíveis o Mago e o CX8.

    - Com o Mago não tenho dúvida que Allione e Dudu vão subir de produção. E consequentemente também o centro-avante, que espero que seja logo o Gabriel Jesus.

    Concorda?

    Abraço, Hudson

    • Márcio Trevisan

      Oi, Hudson.

      Vamos lá:

      1- Se viesse o Miranda seria sensacional, mas acho meio impossível.

      2 – Haverá outros clássicos para o VH nos provar o que de fato dá pistas de ser: um excelente zagueiro canhoto (algo raríssimo de se achar)

      3 – Também escalaria ZR no meio, pelo menos enquanto os dois citados estiverem fora.

      4 – Acho que Allione não crescerá de produção assim que Valdivia puder jogar, pois acredito que será ele o escolhido para deixar o time.

      Por falar nisso, parece que o time ideal do O.O. é o seguinte: Prass; Lucas, Tobio, Vítor Hugo e Zé Roberto; Gabriel, Arouca, Cleiton Xavier e Valdivia; Dudu e Gabriel Jesus (o menino vai ganhar uma chance em breve e, como sabemos, não vai perder o lugar no time).

      Abs.

  4. Roberto Alfano

    Valeu pelo gol do Robinho, pois lembra muito o jeito do Alex, sendo que o mesmo o indicou para jogar no Palmeiras.

    Agora começa a Copa do Brasil, essa vale a pena , não podemos brincar.

    Parabéns torcida do Palmeiras, em um jogo considerado fraco lotou o estádio.

    Abraço.

  5. Márcio,
    bom dia. Tudo bem?
    Foi difícil e continuo esperando que seja difícil nos próximos jogos. É bom que joguemos contra times que fiquem postados a maior parte do tempo na defesa. Se todos os jogos forem fáceis, não teremos um desenvolvimento e nem estudar como poderemos jogar contra times fechados em campeonatos mais importantes.
    Todos estão cobrando resultados mas esquecem que o time é todo novo, ainda pegando entrosamento.
    Espero que todos esperem um tempo pois os títulos mais importantes serão a Copa do Brasil e o Brasileirão. No Paulista temos que testar tudo mesmo.
    Abs

    • Márcio Trevisan

      Olá, Edson.

      Concordo contigo. Mas se há algo que o palmeirense jamais foi é paciente.

      Assim, é melhor para o nosso treinador que este time pegue jeito muito rápido, pois os mesmos 32 mil que transformam a Arena Palestra Itália em um caldeirão para os adversários são os que podem fazer dela uma armadilha para o próprio Palmeiras.

      Abs.

  6. Honestamente, não vejo diferença até aqui entre o Oswaldo e o Gilson Kleina, a não ser que o Oswaldo tem muito mais opções e melhores. Tem gente pedindo passagem nos treinamentos e sequer tiveram chances até agora (João Pedro, Nathan, Ryder, Gabriel Jesus). Por outro lado continua a insistência com Rafael Marques, Lucas e o aproveitamento errado de alguns bons jogadores, como o Zé Roberto na LE quando precisamos de mais volume na meia para criação e penetração enquanto Valdivia e C. Xavier nem estrearam, e no Dudu preso nas pontas quando tinha que jogar como segundo atacante encostando mais no Cristaldo que joga isolado. Ainda estamos abaixo dos outros grandes e corremos o risco de continuar perdendo classicos como na época do Kleina.

    • Márcio Trevisan

      Olá, Marcos.

      Concordo com tudo o que escreveu. Apenas lembro que Dudu é quem insiste em jogar aberto pela esquerda.

      Abs.

  7. sergiomarangão

    DE 19 contratados, podemos contar com Robinho Zé Roberto–Arouca –Dudu–e Gabriel !!Isto equivale dizer que continuamos sem laterais e sem atacantes matadores e sem dupla de zaga !!!Espero queimar minha língua , mas dificilmente ganharemos classicos contra o PEIXE e Bambi…………..

    • Márcio Trevisan

      Oi, Sérgio.

      Sério que vc não gosta do Vítor Hugo?

      Em relação às laterais, pela menos na direita temos, sim, um nome: João Pedro. Só que Lucas é mais um dos queridinhos de O.O.

      Por fim, concordo contigo: ou se dá mais chances a Leandro Pereira e a Gabriel Jesus ou se contrata outro “matador”. Gosto do Cristaldo, mas é o típico centroavante que marca 10, 12 gols em 50, 60 partidas.

      Abs.

  8. sergiomarangão

    Márcio eu continuo batendo na mesma TECLA . OSWALDO é mesmo o chapinha dos anos 90 !!e Oswaldo não consegue dar criatividade ou ta perdido ??O ataque do Palmeiras é sofrivél 11 gols em 7 jogos—–insistir com Zé Roberto de lateral ?? Na falta de CX e Valdívia, é pedir praser chamado de BURRO logo logo !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    • Márcio Trevisan

      Olá, Sérgio.

      Como já disse, também não morro de amores pelo nosso treinador. Não gosto, por exemplo, da proteção que ele dá aos jogadores que indicou, pois considero isso injusto.

      No caso do ZR na LE, até entenderia se CX8 e o Mago estivessem em campo, mas sem um deles e, principalmente, sem os dois, não tem explicação.

      Abs.

  9. Márcio,

    Permita voltar a um assunto da rodada anterior, que não mereceu destaque na imprensa e na “mídia Palestrina”.
    A anulação de um gol do Palmeiras, contra o Penapolense, um gol que as imagens mostraram que foi irregular, pois Cristaldo completou a jogada em impedimento.
    Não haveria motivos para reclamar de um gol anulado por estar em impedimento, mas a questão é outra.
    A verificação do impedimento só foi possível pela TV. Árbitro e auxiliar tinham dado o gol. Por que voltaram atrás?
    Foram informados pelo ponto eletrônico? O pessoal da TV interferiu novamente em um jogo do Palmeiras?
    Por que isso estaria acontecendo só em jogos do Palmeiras?
    Onde ficaria a igualdade de condições entre os clubes?
    Robinho, do Santos, sofreu falta fora do campo e foi marcada a penalidade na mesma rodada. Tinha ponto eletrônico e ajuda externa ILEGAL, para avisar ao árbitro que não poderia marcar a penalidade?
    Será que só em jogos do Palmeiras existe a regra de ser mais realista do que o rei?
    Gol irregular não pode valer para ninguém. Nenhum time é mais igual que os outros.
    Felizmente, mais uma vez, o Palmeiras não precisou de um gol desse tipo, mas o que é preciso colocar em discussão é a essa suposta vigilância em cima do Palmeiras e só em cima do Palmeiras.
    O assalto à mão armada contra o Botafogo de Ribeirão Preto, lá no estádio feito com dinheiro público do programa “Minha Casa, Minha Dívida”, não teve recurso eletrônico para informar ao árbitro que eles estava metendo a mão a favor da gambazada!!!!!!!!
    O jogo do Penapolense já foi, assim como esse contra Capivariano, o jogo do Santos também já foi, mas a indicação de que devemos ficar muito atentos para situações muito estranhas não pode ser deixada de lado. O ano é longo e as competições vão ser muito mais duras. O Palmeiras não pode continuar sendo a “bela adormecida” em um meio de tanta malandragem.
    Resumindo, existe vigilância armada só nos jogos do Palmeiras ou não? A TV está envolvida ou não?
    A penalidade marcada sobre o Robinho do Santos, seria revertida se fosse contra o Robinho do Palmeiras, devido ao ponto eletrônico?
    São questões que mereceriam um bom debate!

    • Dinho Maniasi

      Aqui também Marco, colocação perfeita!

    • Dinho Maniasi

      Colocação perfeita Marco!

    • Márcio Trevisan

      Olá, Marco.

      No lance do Cristaldo diante do Penapolense, pareceu-me que o bandeira daria o gol, mas o árbitro notou (ou foi avisado na hora) de que o palmeirense estava impedido. Não vi o árbitro apontar para o meio-campo e depois voltar atrás em sua decisão.

      Já no lance do Cristaldo contra o Capivariano o bandeira também correu para a linha de fundo, pois tinha certeza de que o árbitro marcaria penal. Mas o palmeirense, de novo, estava impedido, e o lance foi muito bem anulado.

      Que existe ajuda de árbitros assistindo à TV e informando os que estão em campo, não há dúvida. Mas isso acontece em todas as partidas, pode crer.

      Por fim, vale lembrar que o árbitro que apitou o jogo “deles” contra o BFSP foi afastado um dia depois da partida.

      Abs.

      • Perfeito Márcio,
        E é exatamente por isso que fiz o comentário.
        Não é uma questão de discutir se tal lance foi irregular ou não, mas de denunciar (creio que seja a melhor palavra para essa situação) o uso de recurso eletrônico (ilegal) em jogos do Palmeiras e só em jogos do Palmeiras.
        Os exemplos têm acontecido em várias partidas e a situação fica cada vez mais estranha. Robinho, do Santos, sofreu falta fora de campo. Foi um caso no qual se aplicaria o uso da ajuda externa. Fico com a impressão de que se fosse o Palmeiras, a marcação da penalidade seria revertida.
        Vale para um, então vale para todos ou que se cumpra a determinação da FIFA que proíbe a ajuda externa. O mais perigoso ainda nesse caso é se tiver gente da TV envolvida nesse “trabalho”.
        O erro aleatório faz parte do futeol e está na natureza do ser humano. Vale para todos, inclusive contra o Palmeiras, mas para nossa equipe pode existir um verdadeiro BBB. Quem estaria por trás disso, se realmente estiver acontecendo?
        Quanto ao gol anulado em Penápolis, fiquei sabendo por parte de pessoas que estiveram no jogo que o auxiliar e o árbitro tinham dado o gol. O auxiliar corria para o meio de campo quando foi parado pelo goleiro do Penapolense e só depois de certo tempo, árbitro e auxiliar voltaram atrás na marcação.
        Repito, não foi a primeira vez que assistimos essa volta de decisões em jogos do Palmeiras e não me lembro de ter observado situações semelhantes para outros times.

  10. Fernando Tadeu

    Para mim, até agora, a grande contratação do Palmeiras em 2015 foi esse Robinho.

    • Márcio Trevisan

      Pois é, Tadeu: o cara realmente está bem.

      Mas eu prefiro aguardar um pouco mais e, sobretudo, o Brasileirão, quando os jogos serão infinitamente mais difíceis.

      Tomara que Robinho mantenha este futebol até o fim do seu contrato.

      Abs.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>