É PRECISO ARRUMAR A COZINHA. E RÁPIDO!

Assim como diante dos chineses, defesa palmeirense bate cabeça contra o Red Bull Brasil.

Ok: o time está se formando agora, vários jogadores atuaram juntos pela primeira vez, obviamente falta entrosamento e os principais problemas se deram quando em campo estava a dupla de zaga reserva e em nosso meio apenas um jogador marcava.

Mesmo assim, os vários erros defensivos cometidos pelo Palmeiras na vitória amistosa por 3 a 2 deste domingo, sobre o Red Bull Brasil/SP, não podem simplesmente passar em branco. Até porque só não deixamos a vitória escapar graças a um erro absurdo da árbitra que, duvido, teria tido a mesma postura se o adversário fosse uma equipe maior ou mesmo se o jogo valesse por alguma competição.

Gabriel saiu. E a marcação do Palmeiras acabou.

Sei bem que, agora, muitos de vocês que me honram com a leitura pensam: “Caramba, esse Trevisan é corneteiro, mesmo. Em vez de valorizar a vitória e o ótimo futebol apresentado por vários jogadores, como Allione, Dudu, Alan Patrick, Cristaldo e até Maikon Leite, fica salientando os pontos negativos”. É que uma coisa é uma coisa, e outra coisa é outra coisa.

De fato, do setor de criação do meio-campo para frente tudo parece caminhar bem, obrigado (e olha que nosso treinador insiste em desperdiçar o talento de Zé Roberto escalando-o na lateral esquerda e ainda não tivemos a volta de Valdivia). Parece-me que embora o Mago tenha lugar garantido no time titular, já que nenhuma das 16 contratações realizadas até agora o supera em talento, a partir deste ano a tendência é sentirmos menos sua falta.

Neste amistoso, por exemplo, a presença de Dudu não como atacante, mas como ponta-de-lança, deu ao Palmeiras uma velocidade muito maior e uma presença ofensiva elogiável. Isso sem falar no estreante Alan Patrick que, além do belo gol que marcou, ainda ocupou várias faixas do gramado – algo que, esperávamos, Wesley fizesse não apenas em raras, mas em todas as partidas.

O problema é que a saída de Gabriel, verdadeiro cão-de-guarda do time (uma espécie de Pierre, porém mais habilidoso), acabou com a marcação no setor, que ficou então restrita apenas a Renato. Com Alan Patrick, Robinho e Dudu pensando apenas em armar e atacar, o RBB deitou e rolou em nossa intermediária. Tal quadro, aliado à presença do fraco Victor Ramos no miolo de zaga, foi o mamão com açúcar que nosso adversário precisava para crescer em campo. A prova disso foi que Oswaldo de Oliveira teve de sacrificar o estreante Ryder para colocar Victor Luiz e, assim, amenizar um pouco a situação.

De qualquer forma, como bem disse nosso treinador na entrevista coletiva pós-jogo, este time tem tudo para dar liga. Para tanto, porém, será preciso que os erros defensivos apresentados diante do Shandong Luneng da China e do Red Bull do Brasil sejam corrigidos urgentemente (quem sabe com a chegada de Arouca…). Daí ter optado por esta linha editoral ao escrever a crônica desta partida.

Afinal, como diz o antiquíssimo ditado, “quem avisa amigo é”.

19 Responses to É PRECISO ARRUMAR A COZINHA. E RÁPIDO!

  1. Conforme eu já havia previsto, Jailson foi inscrito como goleiro reserva na pré-lista de 18 jogadores pro Paulista, faltam 10 vagas pra totalizar os 28.
    Se o Aranha vier, o Fabio vai dançar.
    Isto é resultado da FALÊNCIA da escola de goleiros do Palmeiras que caiu em total descrédito.
    Ah Sr. Fernando, amigão do Marcos e do Presidente do COF !

  2. PALESTRIN NATO

    Marcio … eu estou colocando muita fé nesse time, mas precisa ser deficido logo ou então, iremos amargar empates e derrotas e isso, não nos fara bem. É hora de recomeçar, mas como um time grande como sempre fomos (apesar dos dirigentes). Essa torcida canta e vibra e eu quero gritar…É CAMPEÃO, É CAMPEÃO …

    • Márcio Trevisan

      Olá, Bibanco.

      Fé todos nós colocamos, mas é preciso dar um tempo para o time se conhecer.

      Tenho certeza de que com a volta de Valdivia e a chegada de Arouca tudo irá melhorar ainda mais.

      Abs.

  3. Leonardo Madureira

    Bom dia, excelente análise. No entanto, não concordo que se não fosse a juíza empataríamos o jogo. A bandeira perdida marcou pelo menos dois impedimentos inexistentes para nós. Abraço

    • Márcio Trevisan

      Oi, Leonardo.

      Agradeço o elogio.

      Vc tem razão quando diz que a assistente nos prejudicou. Mas isso não significa dizer que, se acertado tivesse, marcaríamos o gol.

      Já o erro da árbitra evitou um gol direto dos caras.

      Muito obrigado pelo seu post e seja bem-vindo a esta seção.

      Abs.

  4. sergio marangão

    Acho que o problema ainda é marcação dos volantes e nossa ZAGA que é muito frouxa !!!podem começar contar 2 jogos—3 gols sofridos isso porque o trio de arbitragem errou !!! Então seria ———–2 jogos e 4 gols sofridos !!!ISTO QUER DIZER, que começamos o ano , do mesmo jeito que terminamos 2014 !!!!

    • Márcio Trevisan

      Oi, Sérgio.

      Creio que vc exagerou um pouco.

      De fato, precisamos resolver o problema da marcação, que me parece até simples: basta jogar com um cabeça-de-área e um segundo volante que também marque.

      Mas de jeito nenhum começamos 2015 como terminamos 2014 – agora, pelo menos temos esperança de dias melhores e um time que se livrou de muitos de seus perebas.

      Abs.

  5. Bom dia Marcio, concordo contigo, essa zaga ate me fez lembrar que o Lucio ainda estava ali,o Osvaldo tem que definir de vez essa zaga e treinar muito, pois ainda continuam marcando so a bola ( deficiencia do atual futebol brasileiro)e tambem acho que ele esta desperdiçando tempo com Maikon Leite e Mendieta, como se diz la em Piracicaba, e bananeira que ja deu caçho.
    Vamos aguardar mais para frente, embora meu treinador com esse elenco atual seria mais proveitoso com o W.Luxemburgo, que e mais estrategista e macaco velho no futebol, mas enfim vamos torcer pro Osvaldo.

    • Márcio Trevisan

      Oi, Birochi.

      Acho que com Tobio e Vítor Hugo (ou Nathan, quando retornar da Seleção Brasileira) nosso miolo de zaga estará bem montado.

      Mas é preciso que, além de um cabeça-de-área (Gabriel), o time tenha também um segundo volante de marcação (Amaral ou Renato ou, ainda, Zé Roberto), para que a zaga esteja sempre protegida.

      Em relação a Maikon Leite e Mendieta, creio que no sábado ambos serão apenas reservas. Graças a Deus!

      Abs.

  6. Discordo veementemente quanto a avaliação do Maikon Leite, como sempre ele foi HORRÍVEL !
    No primeiro gol do Palmeiras, este perna de pau ao invés de cruzar a bola pra trás, pela milionésima vez deu um chute totalmente sem ângulo pra tentar fazer um gol quase impossível, no rebote do goleiro o bom Allione fez o gol.
    O comentarista da Sportv disse que foi uma assistência do Maikon Leite.
    VAMOS RIR PRA NAO CHORAR !
    Melhorar jogador disparado. – Dudu (lúcido,cérebro,rapidez,desenvoltura).
    Boas atuações -Tobio, Allione, Allan PAtric, segunda partida boa do volante Gabriel, Cristaldo.
    O Zé Roberto vai ser o lateral titular por exclusão, e bom jogador dos outros laterais esquerdos são FRACOS.
    Pergunta pro Márcio.
    Será que com Dudu finalmente vamos ter um meia ou meia-atacante bom de bola, sem que o mesmo tenha 3.745 DEFEITOS DE CARÁTER ?

    • Márcio Trevisan

      Oi, Jair.

      De fato, Dudu foi contratado para ser o segundo atacante do time e jogar ao lado do Leandro Pereira (ou do Rafael Marques, de quem eu não gosto, aliás). Porém, no domingo ele jogou como ponta-de-lança, ou seja: no meio-campo, mas com rapidez e liberdade para chegar ao gol.

      Em outras palavras: com menos habilidade porém muito mais velocidade, ele fez a função que seria feita por Valdivia.

      Mas lamento informá-lo: assim que o Mago tiver condições de jogo, será ele e mais 10, e o próprio OO já deixou clara esta informação.

      Abs.

  7. marcio, boa tarde, o nosso time é outro sem duvida, a zagaé a do primeiro tempo. co amaral, o ataque para min, robinho, alan patrik, dudu e leandro salvo melhor juizo, um abraço canuso

    • Márcio Trevisan

      Oi, Canuso.

      Só que tem mais gente para entrar nestes meio-campo e ataque: Alan Patrick, Valdivia, Cristaldo, Allione…

      Abração.

  8. Tudo menos Medieta e Maikon Leite!

  9. Márcio,
    bom dia.
    Estaria preocupadíssimo se não escutasse o OO dizer em sua entrevista que ainda precisa acertar o sistema defensivo. Já é uma grande evolução, afinal, no ano passado, os técnicos não se preocupavam com isso, enquanto que o OO está olhando tudo. Que bom!!
    Quanto ao time, com a entrada dos novos contratados, parece que vai dar um belo time. O Alan Patrick e o Dudu juntos podem infernizar os adversários. Com jogadores de qualidade, o Alione e o Cristaldo vão arrebentar este ano. Até o Renato está jogando bem.
    Acho que o time que deve iniciar o campeonato é este: Prass, Lucas, Tobio, V.Hugo e Zé Roberto; Amaral, Gabriel, Alan Patrick e Alione; Dudu e Cristaldo.
    Bem não podemos nos empolgar muito mas temos uma certeza: este ano não estaremos chorando de tristeza no final do ano.
    Abs e boa semana.

    • Márcio Trevisan

      Olá, Edson.

      Também acredito em dias melhores, talvez até mesmo na conquista de um título (o do Paulistão já me deixaria bem feliz, aliás).

      E o mais legal: mesmo ainda sendo o melhor do time, é certo que não dependeremos tanto de Valdivia neste ano.

      Abs.

  10. Roberto Alfano

    Está demonstrado que este ano não necessitamos somente do Valdívia, mais o problema da Zaga continua, tem que melhorar e logo, pois o Campeonato Paulista começa em 31/01/2015.

    O Palmeiras necessita melhorar e aprender a fechar do meio campo para a zaga.

    Continua achando que o nosso Técnico atual possa aproveitar melhor a qualidade do José Roberto no meio campo como você já comentou por diversas vezes.

    Creio em um Palmeiras melhor para este ano.

    Abs.

    • Márcio Trevisan

      Olá, Alfano.

      Vamos ver até onde vai a teimosia de OO em relação à escalação de Zé Roberto na lateral.

      Abs.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>