A DIFÍCIL MISSÃO DE CORTAR NA PRÓPRIA CARNE

Limite de jogadores no Paulistão obriga Palmeiras a inscrever apenas 28 atletas. E agora, Oswaldo?

Embora muito criticada, quando a FPF decidiu limitar em 28 o número de jogadores inscritos para a disputa do próximo Campeonato Paulista ela nada mais fez do que valorizar sua competição. Afinal, com dois de seus principais clubes classificados à Libertadores do ano e os outros dois na disputa da Copa do Brasil, corria-se o risco de as principais forças do Estado utilizarem o Paulistão apenas como laboratório ou, no máximo, como preparação para o Brasileirão. Ou seja: com tal decisão, a entidade evitou que os clubes escalassem apenas reservas ou juniores na maior parte dos jogos do torneio estadual.

O problema é que isso prejudicará muito o Palmeiras. Após se livrar temporária ou definitivamente de 21 jogadores que terminaram a temporada passada (Bruno, Deola, Wendel, Weldinho, Victorino, Lúcio, Juninho, Washington, Eguren, Gabriel Dias, Marcelo Oliveira, Bruninho, Wesley, Felipe Menezes, Bruno César, Bernardo, Mazinho, Henrique, Rodolfo, Diogo e Patrick Vieira), a diretoria teve de renovar quase todo o elenco.

Zé Roberto e Dudu: até agora, as duas contratações de maior impacto.

Foram contratados 17 atletas (Vítor Hugo, Victor Ramos, Jackson, Lucas, Zé Roberto, João Paulo, Amaral, Andrey Girotto, Gabriel, Robinho, Alan Patrick, Ryder, Leandro Pereira, Dudu, Rafael Marques, Kelvin e Arouca – este chegando no começo do próximo mês). Ou seja: todos estes, claro, serão inscritos no Paulistão, já que não há lógica em deixar de fora alguém que acabou de chegar, certo?

Diante de tal raciocínio, percebe-se que faltam apenas 11 vagas a serem preenchidas. Ou melhor, menos ainda: ou alguém duvida de que os dois principais jogadores do elenco, Fernando Prass e Valdivia, ou João Pedro e Nathan, que servem à Seleção Brasileira Sub-20 em uma competição oficial, serão inscritos? Fazendo as contas, restam na verdade somente sete lugares. Ou melhor: nem tanto. Afinal, o regulamento exige que três goleiros sejam inscritos, e os reservas de Prass serão, pela ordem, Joílson e Fábio. Chegamos, assim, a unicamente cinco lugares à disposição.

Por sorte, se é que podemos assim considerar, dois nomes certos no grupo estão contundidos e certamente não serão inscritos – os atacantes Mouche e Leandro. Além deles, o lateral-esquerdo Mateus Müller, o zagueiro Gabriel Dias, o meia Tiago Real e o atacante Vinícius já foram informados que não fazem parte dos planos da atual Comissão Técnica, e serão emprestados. Porém, ainda assim há 10 jogadores disputando as vagas restantes, a saber: Vinícius (goleiro), Tiago Martins e Wellington (zagueiros), Victor Luís e Ayrton (laterais), João Denoni e Luiz Gustavo (volantes), o meia Julen e os atacantes Maikon Leite e Gabriel Jesus (ele mesmo: o garoto que vem se destacando na Copa São Paulo).

Destes, quem está garantido é Maikon Leite, por quem nosso treinador nutre, sabe-se lá por que, grande admiração. Desta forma, sobram quatro lugares para oito jogadores, os quais terão de ser escolhidos até 29/01 próximo, data máxima permitida para a inscrição na FPF. E alterações para a Primeira Fase (ou seja: entra um, sai outro) poderão acontecer até no máximo 10/02.

Creio que os 28 convocados de Oswaldo de Oliveira serão os seguintes:

Goleiros – Fernando Prass, Joílson e Fábio

Laterais – Lucas, João Pedro, João Paulo e Zé Roberto

Zagueiros – Nathan, Tobio, Vítor Hugo, Victor Ramos e Jackson

Volantes – Arouca, Amaral, Gabriel e Andrey Girotto

Meias – Allione, Alan Patrick, Robinho, Valdivia, Mendieta, Ryder 

Atacantes – Leandro Pereira, Dudu, Rafael Marques, Kelvin, Maikon Leite e Gabriel Jesus

E aí? Quem desta lista acima você trocaria?

23 Responses to A DIFÍCIL MISSÃO DE CORTAR NA PRÓPRIA CARNE

  1. Complementando o comentário
    No final da partida, o técnico do sub 17 fez o seguinte comentário “o importante não e conquistar títulos, formar campeões, mas sim formar cidadãos para a sociedade”
    Resumo da opera, fomos para Santos perdemos de 2×1 e por melhor campanha o Santos e o atual campeão paulista sub-17.
    2) Semi final da copa São Paulo, o técnico deu a entrevista inicial dizendo que o Juninho (cérebro e armador do time) não foi escalado sequer para o banco, em razão da trombada cabeça contra a cabeça com o Matheus Salles do próprio time do Palmeiras, porque o “mais importante não era o jogo mas sim preservar o cidadão e perguntado sobre a pressão de conquistar a componha veio mais uma vez com a PEROLA “o importante não e conquistar título, mas sim formar jogadores pro time principal”.
    Feito os comentários, e pra não ficar em cima do muro, se eu fosse o Presidente do Palmeiras eu mandaria os 2 embora.
    O técnico do sub-17 eu mandaria embora no vestiário da Vila Belmiro, vai catar coquinho com essa frase de formar cidadão.
    O técnico do sub-20 da copinha iria pro mesmo caminho, pois se o Juninho não pudesse ser escalado por razões clínicas, físicas, etc., não vai pro jogo e ponto final. Não vem com frescurinhas que o “importante e preservar o cidadão”
    Estamos formando uma legião de cidadãos nas nossas divisões de base e perdedores contumaz nos gramados, enquanto isso o Santos, o São Paulo do marginais conquistam os títulos e formam jogadores com “fome”de títulos,
    Qual e a sua opinião .

    • Márcio Trevisan

      Oi, Jair.

      Acho que vc foi muito radical em relação ao Diego Giacominni.

      O que ele quis dizer é que não poderia escalar um jogador se isso pudesse complicar seu estado de saúde, e obviamente foi correto ao agir desta forma.

      Em relação à formação de atletas, concordo com o treinador: ser campeão da Copa SP é uma obsessão para todos nós, mas o mais importante, no futebol de hoje, é mesmo ver revelados nomes como Nathan, Gabriel Dias, João Pedro e Gabriel Jesus, entre outros.

      Mas, claro, é apenas a minha opinião.

      Abs.

  2. Márcio
    Tendo em vista este hiato no futebol , somente acontecendo os jogos amistosos da pre-temporada, vou aproveitar para fazer 2 comentários sobre os nossos técnicos das divisões de base, e obviamente fazendo a pergunta no final dos comentários pois você sempre tem a gentileza e paciência de me responder.
    1) Em razão da presença do Gabriel Jesus eu assisti pela tv os jogos da final do Campeonato Paulista sub-17.
    No jogo inicial com mando do Palmeiras na rua javari poderíamos ter aplicado uma sonora goleada no Santos, mas por completo desinteresse vencemos apenas por 2×1.

  3. Márcio por onde anda o tal de Ramazotti que jogou umas trinta copa SP e era um jogador ridículo! Caramba se o goleiro é ruim manda embora logo, o problema do Palmeiras é esse, quando aparece um jogador medíocre fica uma eternidade desfilando sua ruindade.Abraços.

    • Márcio Trevisan

      Oi, Maciel.

      O Ramazotti de que me lembro era centroavante, não goleiro.

      A mais recente informação que tive dele é que, em 2014, ele atuou pelo ASA de Arapiraca/AL.

      Abs.

  4. Se o Cristaldo fica de fora vai ser uma baita sacanagem…fora M Leite vagabundo!!!!!

    • Márcio Trevisan

      Então, Francesco.

      Posso estar enganado, quero estar enganado, mas creio que a vaga restante está entre ele e Gabriel Jesus.

      Abs.

  5. É extremamente preocupante a situação dos goleiros formados na Sociedade Esportiva Palmeiras.
    Além dos RIDÍCULOS, ESTAPAFÚRDIOS e GROTESCOS, Deola, Bruno mão de alface, Rafhael Alemão, Fabio, etc… Quem assistiu os jogos da Copa São Paulo de Futebol pode constatar que figura TÉTRICA era o goleiro do Palmeiras.
    Ontem enquanto o goleiro RESERVA do Botafogo fez grandes defesas, tinha presença, vibração em campo etc…, o pseudo goleiro do Palmeiras enterrou o time nos 2 gols.
    No 1º ele saiu e não saiu no escanteio, ameaçou ir pra bola, mas não foi, a cabeçada foi de cera de 10 metros, a bola viajou, e ele olhando a trajetória da bola. Não teve nem personalidade pra buscar a bola dentro do gol.
    No 2º a bola cruzou toda a área pequena, ele fez que ia e foi até o meio do caminho, o jogador do Botafogo, sem angulo empurrou pra dentro de nossas redes.
    Goleirinho sem vergonha, não pega nada, não sabe sair jogando com os pés, entrega bolas perigosas pros companheiros sair jogando de dentro da grande área do Palmeiras … QUE COISA!
    Marcio uma pergunta:-
    O Sr. Fernando (se eu não estiver equivocado no nome) treinador de goleiros do Palmeiras, consta que AMIGÃO do Marcos e do Sr. Presidente do COF, tem responsabilidade também sobre a preparação dos goleiros da base ou não ?
    Abraços!

    • Márcio Trevisan

      Oi, Jair.

      No lance do primeiro gol, a falha maior foi do jogador que não subiu e permitiu a cabeçada do zagueiro do Botafogo/SP. No lance do segundo gol, aí acho que nosso goleiro de fato vacilou. Mas vc tem razão: é mais um que não dará em nada no futebol, pode apostar.

      Em relação ao Fernando Miranda, também conhecido como Fernando Pescoço, ele jogou em todas as categorias de base do Palmeiras e também em um amistoso pelo time principal. Durante um bom tempo ele foi o principal responsável pela preparação dos goleiros do time principal, mas hoje se limita a auxiliar Oscar Rodriguez.

      E jamais o nosso Pescoço trabalhou com os goleiros da base.

      Abs.

  6. Mauricio Mahfud

    Marcio, to feliz com o elenco, mas que esse Mattos tem esquema e troca de favores com empresários, isso é escancarado. No meio das boas contratações tem uns perebas sem nenhuma explicação, a não ser troca de favores:

    1) Kelvin, o “Betinho” do Porto, fez o gol do título deles é nada mais, mas serve pra gente… (O Cristaldo tem que entrar na lista no lugar desse Zé Ninguém do futebol)

    2) Ryder: meu Deus!!! Reserva da “mediana” Fiorentina, reserva do inexistente Cordoba, reserva do BAHEA (afe…) desembarcou no Palestra pq???? Pode por Renato, Vitor Luis e até o desgraçado do Mendieta no lugar desse ai na lista. Pelo menos pertencem ao Palmeiras. Esse aí vem por empréstimo pra se valorizar com nossa camisa e não vai deixar um tostão pro Palmeiras no fim do ano (nem gols, nem assistências nem nada)

    3) Jackson, não serve pra ser o terceiro reserva do Interior, mas pra gente serve.

    4) Robinho, quero queimar minha língua, mas pelo que vi é lento e cadenciado, mesmo nível do Mendilesma e do Tiago Real. 2.5 milhões de reais… Ai tem…

    5) Rafael Marques, amigo do chefe… Mesmo nível do Degolador… Cristaldo é melhor. E pergunto, quando terá chance o Gabriel Jesus com esses perebas da camisa 9 no elenco? Nunca, mas o Mattos não ta nem ai, afinal, ele quer mais é gastar o cheque em branco e se amarrar com os empresários que ele conhece…

    Como disse, to feliz com o elenco acho que vem coisa boa esse ano, mas gostaria de ver menos dessas sacanagens que eu mencionei acima.

    Abraços

    • Penso igual Mauricio Mahfud, mas tem mais, o Victor Ramos era reserva do Vasco na segunda divisão. Ele e o Jackson irão tomar o lugar de dois jovens promissores que poderiam ter alguma chance como o Gabriel Dias e Thiago Martins.

    • Márcio Trevisan

      Oi, Maurício.

      Esquemas todo diretor profissional e técnico têm, isso desde os tempos de Friedenreich.

      Quanto ao Gabriel Jesus, temo que ele só passe a ser utilizado no Brasileirão.

      Abs.

  7. Marcio, como sua pergunta foi quem nós trocariamos então a “minha” opinião, muito embora eu ache que o OO não fara assim:
    Goleiros – Fernando Prass, Joílson e Fábio
    Laterais – Lucas, João Pedro, João Paulo e João Vitor
    Zagueiros – Nathan, Tobio, Vítor Hugo, Victor Ramos e Jackson
    Volantes – Arouca, Amaral, Gabriel e Andrey Girotto
    Meias – Allione, Alan Patrick, Robinho, Valdivia, Zé Roberto, Ryder
    Atacantes – Leandro Pereira, Dudu, Rafael Marques, Kelvin, Cristaldo e Gabriel Jesus

    • Márcio Trevisan

      Olá, Marcos.

      Esta seria a minha lista também, com o Zé Roberto sendo utilizado na meia, não na latera.

      E, claro, MK nunca mais!

      Abs.

  8. Eu tiraria o Maikon Leite e colocaria o Cristaldo… e no lugar do Mendieta, colocaria o João Denoni ou Luiz Gustavo.

  9. Eu extirparia da Sociedade Esportiva Palmeiras o hiper baladeiro Maikon Leite, no seu lugar inscreveria o Cristaldo.
    E por achismo o Fabio ira sair da Lista e vem o Aranha.
    Abs.

    • Márcio Trevisan

      Oi, Jair.

      De fato: se Aranha chegar, um goleiro terá de sair. Mas, neste caso, será Joílson, cujo contrato terminará após o Paulistão.

      Abs.

  10. Paulo Eduardo Michelotto

    Não entendo nem o Maikon Leite e nem o Mendieta. Mas que este ano seja nosso,Márcio! Abraço, Paulo.

    • Márcio Trevisan

      Oi, Paulo.

      Tomara que seja. E eu trocaria o Mendieta pelo Tiago Real ou o Juninho (dos juniores).

      Abs.

  11. Marcio,

    Tiraria o Maikon Leite e colocaria o Cristaldo (ou qualquer outro, sei lá, o Highlander, etc).

    Agora Marcio, o que eu gostaria de ouvir sua opinião é por que os chamados “professores” gostam dos piores jogadores??? Exs:
    1 – Entrava tecnico saía tecnico e Marcio Araujo não saía por nada do time.
    2 – Dorival Junior colocava Juninho Pampers de tudo: lateral, volante e até meia. Só não fazia o mais óbvio (e melhor opção): saca-lo do time.
    3 – Agora inacreditavelmente leio que Maikon Leite está treinando no time titular.

    Na seu ponto de vista há algum tipo de explicação?

    abraço!

    • Márcio Trevisan

      Oi, Hudson.

      Quanto à sua pergunta, realmente não sei a resposta. Talvez cada técnico queira provar aos outros técnicos que sabe mais e, por isso, escale um cara ruim de bola sonhando vê-lo se transformar em craque. Se isso acontecer ele, o técnico, vira gênio.

      Abs.

      • Talves este seja uns dos motivos que o futebol brasileiro ande tão mal das pernas. A teimosia e a prepotência dos técnicos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>