É O QUE HAVIA PARA O MOMENTO

Saiba por que Oswaldo de Oliveira foi escolhido para comandar o Palmeiras

Vou começar este texto sendo bem direto: se fizesse parte da cúpula palmeirense, não apoiaria a contratação de Oswaldo de Oliveira. Nada tenho contra o profissional e muito menos o homem, a quem por sinal sequer conheço pessoalmente, apenas no meu modo de pensar o futebol acredito que o clube deveria optar por um nome já consagrado, como o de Abel Braga, por exemplo, ou então, se não tivesse dinheiro para tanto, apostar em alguém que vem  começando a aparecer, como Argel Fucks – afinal, nosso primeiro compromisso é o Campeonato Paulista, ótimo laboratório para se saber se um profissional serve ou não serve para atuar pelo Verdão.

Mas mesmo que me fosse possível opinar, de nada adiantaria. Quem passou a ditar as regras no futebol palmeirense é o nosso novo diretor de futebol que, mesmo sem sequer ter sido apresentado, já decide tudo o que diz respeito à bola alviverde.

OSWALDO: QUE ELE SEJA MAIS “BRANDÃO” DO QUE “OLIVEIRA”

Alexandre Mattos, que será anunciado somente nos primeiros dias de 2015 pois tem contrato com o Cruzeiro/MG até 31/12, já está sendo o responsável por contratações e dispensas no time profissional. Tal carta branca foi uma das condições que ele impôs a Paulo Nobre para trocar a tranquilidade da Toca da Raposa pelo sempre efervescente caldeirão da Academia de Futebol. Nosso presidente, claro, achou ótimo – afinal, até ele já percebeu que, de futebol, não entende nada. Então é melhor deixar o assunto nas mãos de um profissional que montou um time capaz de faturar dois Campeonatos Brasileiro seguidos sem ter um único craque acima da média no elenco.

Mas voltemos a Oswaldo de Oliveira. Por que foi ele o escolhido por Mattos, e não outro? Elementar, meu caro palmeirense: dadas as limitações de orçamento impostas pelo clube, o treinador carioca era o que havia para o momento. Menos caro que os mais badalados, mais experiente do que as novas revelações e, principalmente, com um perfil que tem dois pontos essenciais a este momento por que passa nossa equipe: é um técnico que tradicionalmente aposta em novos talentos e um dos poucos do futebol brasileiro que nunca foi taxado de “retranqueiro”. Com Oswaldo, a diretoria acredita que os jogadores da base continuarão a ter oportunidades e que o Palmeiras voltará a ter um estilo de jogo mais ofensivo, algo que com Dorival Júnior ficou relegado a segundo plano.

De qualquer forma, amigo internauta, nenhum técnico do mundo é capaz de conseguir alguma coisa sem ter em mãos jogadores que possam realizar em campo aquilo que ele entende ser o melhor. Ou seja: os reforços que já começaram a chegar e os outros que terão de vir (alguns destes, por sinal, para serem titulares) são, de fato, os que poderão transformar um Palmeiras perdedor em um Palmeiras vencedor e, com isso, recolocar a história em seu devido rumo.

Tenho por princípio jamais julgar um profissional antes de vê-lo em ação. Por isso, tudo o que Oswaldo de Oliveira fez de bom ou de ruim em sua carreira até agora não me interessa. O que importa é que ele é o novo técnico do Verdão e, por isso, já tem em mim um torcedor incondicional. Aliás, se conseguir ser no Verdão a metade do que foi seu xará mais famoso, já podemos começar a sorrir.

33 Responses to É O QUE HAVIA PARA O MOMENTO

  1. Mauricio Mahfud

    Marcio, bom receber novamente no teu site! O que vc faria com os 4 argentinos, afinal investimos alto neles. Acha que podem criar problemas no elenco se não forem titulares? Vc negociaria? Ou ficaria, gosta de algum deles?

    Abs

    • Márcio Trevisan

      Olá, Maurício.

      Dos quatro, manteria Tobio (parece ser um bom zagueiro – se não para ser titular, comc erteza para ser primeira opção no banco), Cristaldo (já deu mostras de que quer dar certo no Palmeiras, e isso pra mim é um ponto muito importante) e Allione (anote: será ele o herdeiro da camisa 10 de Valdivia. O rapaz tem um enorme potencial).

      Em relação a Mouche, sei que se trata de um profissional dedicado, mas não tem nível técnico para defender um time grande como o nosso.

      Aliás, sobre o assunto “elenco” aguarde uma matéria para a próxima segunda-feira, 23/12.

      Muito obrigado pelo seu carinho.

      Abs.

  2. Mauricio Mahfud

    Marcio, bom receber novamente no teu site! O que vc faria com os 4 argentinos, afinal investimos alto neles. Acha que podem criar problemas no elenco? Vc

  3. Márcio Trevisan

    [email protected]
    188.114.98.165
    Enviado em 19/12/2014 as 9:59
    Ola é a primeira vez que vejo seu site mas ja fiquei fam eu e minha turma aqui do interior, um abraço.

  4. SOU PAULISTA

    Marcio, como vc mesmo disse, nunca houve paz dentro do nosso amado Palestra,parece a faixa de gaza. O Paulistão vai ser sim um grande laboratório, mas seria bom vencermos. As supostas contratações, digo, sondagens estão me agradando, mas estou vacinado. Hj nós precisamos de um atleta líder, que chega prá ser idolo de verdade. O Zé Roberto tem perfil, mas já esta “tiozão”. Que os deuses do futebol nos vejam de forma mais abençoada nesse 2015. AMEM !!!

    • Márcio Trevisan

      Bibanco: os deuses do futebol já nos ajudaram demais neste Brasileirão.

      É bom não contarmos com eles outra vez, pois milagres não acontecem todo dia.

      Abs.

  5. Nossa Márcio, é sério que vc queria o Argel ?? Não acha que o Palmeiras já fez laboratório demais ?? Haja vista os exemplos recentes de Antonio Carlos, Gilson Kleina e Gareca ( sim, o argentino também foi uma espécie de laboratório pois não se tinha a menor idéia de como seria o trabalho dele no Brasil ).

    Bom, eu gostei do Osvaldo pelo simples motivo de antes o Osvaldo do que Mano Menezes. Esse estava sendo o meu medo. Senti alívio quando o Osvaldo assinou. Agora vamos torcer !!!

    • Márcio Trevisan

      Ed: Argel mostrou competências em todos os times por que passou.

      Times pequenos, é verdade, mas quando Luxemburgo chegou, em 1993, também não havia dirigido grandes clubes.

      Como temos o Paulistão pela frente, acho que seria um ótimo teste para ele provar se serviria ou não.

      Mas minha primeira opção era Abel Braga.

      Abração.

      P.S.: Em minha escala de preferência, Mano Menezes está à frente apenas de Sebastião Lazaroni e Celso Roth.

      • kkkkkkkkkkkkkkkkkkk…boa.

        Também concordo……o Mano é terrível……….

      • Mauricio Mahfud

        Olá Marcio, espero que esteja tudo bem! Olha, sobre Argel, como informação, conheço um presidente de clube que foi treinado por ele. Esse presidente me disse que ele até é bom treinador mas lhe falta psicologia e que ele nunca mais o contrataria para seu time. Segundo esse presidente, seu time estava para confirmar um acesso de divisão, num quadrangular final, com a melhor campanha durante a fase de classificação. Bastou um jogo ruim da equipe no quadrangular final pro Argel achincalhar os jogadores de forma humilhante no vestiário, eté ele presidente ficou constrangido. À partir dali, teria o Argel perdido completamente o controle do grupo, na hora da decisão, o que fez com que a boleirada não lhe apoiasse mais (aliás, boleiro é uma racinha…) e não subisse, num campeonato que eram tidos como favoritos pela desempenho excelente até ali. Talvez tenha aprendido, faz parte do desenvolvimento, mas eu de maneira nenhuma arriscaria nele, sou mais até o Doriva, que tb é novo e não é desiquilibrado. Argel me parece um “Dunguinha”, filhote de Dunga!

        Infelizmente nossos treinadores são péssimos, em geral. Quantos deles treinaram algum time de ponta fora do Brasil? Nem o Tite, que era o mais provável conseguiu treinar nem time médio na Europa, um Valencia, um Sporting de Portugal, um Genoa… nada, isso não é coincidência. Nossos treiandores são muito fracos, e ganham D-MAIS, chega a ser uma ofensa o que esses picaretas de prancheta ganham no Brasil pelo que são. Acho tb que o Palmeiras precisa preparar o Alberto Valemtim para a proxima troca, pois um dia o Osvaldinho cai, nós sabemos, e aposta por aposta, pq não ele que é estudioso, inteligente, fazer um planejamento de carreira e prepara-lo, acho que seria interessnate pra gente.

        Quem eu gostaria? Cuca, mas ele não pode vir, então, vou apoiar o Osvaldinho, afinal é ele que está no nosso Palmeiras agora! E Dale Porco!

        Abraços.
        Mauricio

        • Márcio Trevisan

          Oi, Maurício.

          Acredito que a história que lhe contaram seja verdadeira.

          Argel foi um jogador raçudo e pode ter levado tal característica para o banco.

          Mas no Figueira não houve problemas, certo?

          Pode anotar: o cara será um técnico top em pouco tempo.

          Quanto à torcida por Oswaldo, é muito simples: já torço por ele com toda a minha alma.

          Abs.

          • Bom dia Trevisan! concordo contigo…prefiro o Abel mas infelizmente não deu… e o Argel será um baita técnico de futuro…podem apostar… o temperamento ele controla aos poucos…

            Trevisan, uma pergunta: Não acha velho demais para contratar o Zé-Roberto…acho que seria um erro deixar ele de lateral esquerdo… o que acha Trevisan…

          • Márcio Trevisan

            Oi, Francesco.

            Zé Roberto será uma excelente contratação, desde que seja escalado no meio-campo.

            Vale lembrar que nosso ex-treinador bigodudo o escalou na lateral esquerda contra nós e o João pedro deu um passeio em cima do cara.

            Abs.

  6. Roberto Alfano

    Boa noite caro Trevisan, primeiramente gostaria mais uma vez de parabenizá-lo pelo excelente trabalho realizado no ano do centenário do Palmeiras, muito bom.

    Pena que o time nao correspondeu.

    Como já havia dito antes, se o Palmeiras deixar o Alexandre Mattos trabalhar, ao menos vamos ter um Time competitivo em 2015 e buscar Títulos.

    Quanto ao Técnico tem que deixar montar um time que jogue na busca constante do Gol, ao menos nos times em que passou demonstrou isso, veja, desde que sai do Santos o mesmo não jogou igual.

    Aproveito para desejar um Natal com muita Saúde e pleno de Paz a você e a toda sua Família.

    Que em 2015 tenhamos muita Sorte e prosperidade a você e a toda galera Palmeirense.

    Abraço a todos.

    • Márcio Trevisan

      Oi, Alfano.

      Muito obrigado pelos elogios.

      Realmente: Oswaldo não é retranqueiro. Acho que isso é um bom começo, mas é preciso que lhe sejam dados jogadores de nível.

      Retribuo os votos a você e aos seus.

      Abs.

  7. Gostei da contratação do Oswaldo.
    Fez ótimo trabalho no Botafogo e no Santos, mesclando jovens com jogadores experientes e bom de bola, Seedorf no bota e Arouca no Santos por exemplo.
    Técnico com visão ofensiva, já falou que quer somente 34 jogadores no elenco, sempre o terceiro da base.
    No Botafogo enfrentou os problemas catastróficos do clube, inclusive atrasos de salário.
    No Santos teve todo o trabalho desestruturado quando teve que alterar tudo e “engolir”o péssimo Damiao
    Ótimo o Mattos cuidar de tudo, pois Nobre.Saverio.mustapha, tirono, cipullo,frizzo. genaro, pescarmona, palaia,TODOS, já deram clara demonstração que não sabem a diferença entre uma BOLA e um Hambúrguer,
    Se nós déssemos os dois objetos para os senhores acima citados, podem ter certeza eles vão dar uma MORDIDA na bola e um grande PONTAPE no hambúrguer.

  8. Márcio concordo com seu pensamento, tem torcedores dizendo que até o Levir Culpi é melhor do que o Osvaldo, será que esqueceram quem era o treinador do Palmeiras no primeiro rebaixamento??? Prefiro esperar um pouco para fazer um julgamento, agora se vier e ficar escalando Juninho, Felipe Menezes, Leandro,Lúcio, e outras aberrações aí já mudo de idéia.abraços.

    • Márcio Trevisan

      Oi, Maciel.

      Levir? Cara, vou te falar: trata-se de um excelente caráter. E paramos por aí.

      Abs.

  9. Claudinei Buccioli

    Márcio, boa tarde!
    Não podemos nos negar a enxergar o óbvio, o problema do Palmeiras, é técnico, mas não o de campo e sim o de jogadores mais qualificados e com uma mescla de juventude e experiência, mas não com jogadores de destaque na série B, e sim, que cheguem para jogar, um volante é o primeiro passo, como ocorreu em 1992 com a chegada do Sampaio.
    Se não colocar jogadores de peso e acostumados a decidir, não vai fazer mais do que brigar para não cair, pode trazer qualquer treinador, sem jogadores de nível impossível, muito equivocada a troca do Brunoro, que acertou com o Kardec e perdemos um bom jogador por pouco!!!!

    • Márcio Trevisan

      Oi, Claudinei.

      É verdade: precisamos de jogadores, sobretudo para o ataque (já que para o meio-campo, com as chegas de Amaral e Zé Roberto, já melhorou bastante).

      Olha, estou otimista. Talvez comecemos 2015 com boas notícias.

      Abs e seja bem-vindo a esta seção.

  10. Ainda bem que vc não ê conselheiro.
    Sabe de nada inocente.

    • Márcio Trevisan

      Olá, Tiago.

      Desculpe-me, mas não entendi o que você escreveu. Caso queira se explicar, por favor envie outra mensagem.

      Por ora, agradeço seu post e lhe dou as boas-vindas a esta seção.

      Abs.

  11. Bom dia Marcio… precisamos notícias (boas)sobre a situação da Arena entre o Palmeiras e a WTorre.. resolvido isso.. aí sim.. O próprio Walter, a AEG, vão ajudar conseguir patrocinio master.. ajudar a colocar jogadores, vão dar credibilidade… confiança.. é o que falta… a arena prontinha.. paz entre as partes…é o que precisa..
    abç
    valentine.

    • Márcio Trevisan

      Oi, Valentine.

      Não acredito em paz no Palmeiras, simplesmente porque ela nunca existiu.

      Mas se voltarmos a vencer tudo gradativamente irá melhorar.

      Abs.

  12. Márcio,
    bom dia.
    Gostei da contratação do Oswaldo. Pelos trabalhos feitos anteriormente, tende a executar um bom trabalho a frente do nosso Verdão.
    Mas como dito, sem os ovos não se faz um omelete. Não adianta ter técnico e não ter jogador.
    Estamos muito parados nesta questão. Até agora só contrataram jogadores que são para compor elenco.
    Graças a San Gennaro, o PN tomo simancol e deixou para um entendido tocar o futebol.
    Não sei se postarei mais neste ano então gostaria de desejar a você Márcio e aos seus entes queridos, um ótimo final de ano e um maravilhoso 2015.
    Estendo os meus votos aos nossos companheiros de leitura.
    Abs

    • Márcio Trevisan

      Olá, Édson.

      O bom desta história é que PN parece se afastar do futebol. Assim, a chance de erros será menor.

      E a contratação de Zé Roberto, ao que me parece certa, já é de um jogador que, apesar da idade, chegar para jogar (mas tem de ser no meio-campo).

      Abraços, muito obrigado pelos votos e saiba que eu os retribuo – porém em dobro.

  13. Bom dia Marcio,

    Sinceramente, chega de apostas. Neste momento delicado em que vivemos, acho que o Palmeiras precisa é de um técnico com experiência já consolidada no mercado.

    Eu também tenho dúvidas quanto à contratação do Oswaldo, mas uma coisa é fato: fez milagres no Botafogo com um time pior que o nosso.

    Também não acho errado o PN delegar suas funções para o Alexandre Mattos, principalmente considerando que o PN pouco ou nada entende do mundo do futebol. Ele foi contratado para isso e deve ganhar bem para ter essa responsabilidade e colocar o nome à frente das contratações.

    O importante é que estamos dando uma cara nova ao Palmeiras e que iniciaremos 2015 pelo menos com uma expectativa diferente.

    Um grande abraço.

    Valter

    • Márcio Trevisan

      Oi, Valter.

      Concordo. Estou até muito surpreso pela rapidez com a qual estão sendo tomadas.

      Fosse como há pouco tempo e o novo técnico somente seria escolhido nas primeiras semanas de janeiro/2015.

      Abs.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>