INVENTOU, DANÇOU…

Dorival Jr. dá uma de “Professor Pardal”, ousa mais do que deveria e perde pra time reserva do Galo. 

EM SÍNTESE - Se em time que está ganhando não se mexe, em time ruim que está ganhando deve se mexer menos ainda. Mas nosso treinador se esqueceu deste detalhe nesta noite e o resultado foi que perdemos um jogo que poderíamos até ter vencido. Agora, vamos ter de somar pontos no Morumbi – e provavelmente sem Valdivia…

FERNANDO PRASS – 5,5
SATISFATÓRIO

Não teve culpa nos gols e ainda fez duas defesas importantes, uma impedindo um gol olímpico. Mas se atrapalhou em uma saída do gol, machucou Vítor Luís e ainda tocou com a mão na bola fora da área, lance que a arbitragem não viu.  


    

JOÃO PEDRO – 4
MUITO RUIM

Com certeza a pior partida desde que assumiu a condição de titular do tome. É verdade que o Galo colocou Marion em seu setor, justamente para evitar seus constantes apoios, mas sem contar com Wesley para lhe ajudar na marcação, tomou um vareio de bola. Seu único ponto favorável foi uma perfeita cobertura, ainda no primeiro tempo, que evitou um gol adversário.    

NATHAN – 5
REGULAR

Como o Atlético/MG não atuou com um centroavante fixo, pois Dodô ocupava também o lado direito do ataque, acabou tendo uma atuação tranquila, em que não foi preciso mostrar a qualidade que vinha tendo em jogos anteriores.

TOBIO – 5
REGULAR

Assim como toda a equipe, caiu de rendimento em relação às atuações anteriores, nas quais se saiu muito bem. Hoje começou mal, errando passes e se posicionando de forma equivocada, mas corrigiu tais problemas na segunda etapa. 

  VICTOR LUÍS – 4,5
RUIM

Às vezes, parece render mais quando atua no meio-campo. Seus apoios e chutes cruzados, marcas de sua forma de jogar, ficaram praticamente ausentes neste sábado. E, para piorar, ainda por cima foi o principal responsável pelo primeiro gol, pois não subiu com Tiago no lance em que ele cabeceou para as redes de Prass. 

MARCELO OLIVEIRA – 5
REGULAR

Mais uma atuação mais ou menos deste jogador que, como se sabe, é mais ou menos. Seu principal problema foi não ter conseguido dar à equipe a saída de jogo de que tanto precisava. 

RENATO – 4,5
RUIM

Outro que não foi bem. Mesmo com o Atlético-MG jogando com quatro volantes em seu meio-campo, conseguiu se atrapalhar algumas vezes na marcação quando qualquer um destes, sobretudo Eduardo, apareceu à seu frente.

ALLIONE – 4
MUITO RUIM

Ao lado de João Pedro, o pior do Palmeiras nesta noite. Mas, assim como acontece com o lateral-direito, também com este meia temos de ter calma, pois é muito jovem e possui um enorme potencial. Hoje esteve muito aquém do que pode e sabe jogar, errando passes fáceis e sendo tardiamente substituído por Júnior – deveria ter saído da equipe já no meio da etapa inicial.

VALDIVIA – 5,5
SATISFATÓRIO

Desnecessário dizer que foi o único jogador do time a pensar o jogo, já que isso acontece praticamente em quase todas as partidas. Por sinal, fez sua parte logo no começo do jogo, deixando Henrique na cara do gol – e o centroavante, grosso como é, perdeu mais uma chance. Mas, ainda assim, não foi o Valdivia que conhecemos, errando até mesmo alguns passes fáceis. Ponto positivo foi não ter forçado o cartão amarelo, o que mostra comprometimento com o grupo.   

MAZINHO – 4
  MUITO RUIM

Mais um a fazer companhia a João Pedro e Allione. Sua má atuação neste sábado se deve muito mais ao erro cometido por Dorival Jr. do que à sua conhecida pouca qualidade. Bastou sair de sua posição, a ponta-de-lança, e ser deslocado para a ponta-esquerda para seu futebol cair assustadoramente em relação às últimas partidas. Não fez absolutamente nada e mereceu sair

HENRIQUE – 4,5
RUIM

A nota e a avaliação acima soam como injustas, pois é fato que ele foi um dos poucos jogadores do Palmeiras a se entregar completamente em campo e tentar dar a vitória ao time. Porém, o que posso fazer se ele teve a bola do jogo nos pés e, mais uma vez, perdeu um gol já sem goleiro? Este lance, que nos deixaria na frente do marcador, poderia mudar a história da partida. É o tal negócio: terminará este Brasileirão entre os principais artilheiros, talvez até mesmo seja o seu principal goleador, mas não tem qualidade técnica suficiente para permanecer na equipe em 2015.   

DORIVAL JR. – 4,5
RUIM

Todos vocês são testemunhas de que já elogiei nosso treinador mesmo após derrotas, mas infelizmente não posso agir desta forma depois destes 2 a 0 para o Galo: hoje, o amigo aí de cima foi mal. Começou errando na opção pelo esquema tático: se já havia dado certo contra Cruzeiro/MG, Corinthians/SP e Bahia/BA, por que abrir mão do 4-5-1 contra o Atlético/MG? A ausência de Wesley não justifica esta decisão, pois bastaria ter retornado com Juninho na lateral esquerda e escalado Victor Luís com mais liberdade no meio-campo (ou, se preferisse, manter VL na lateral e dar uma oportunidade a Bernardo ou até a Bruno César no meio). Mas, não: Júnior optou por deslocar Mazinho para a esquerda e voltar ao 4-4-2 (esquematização que mais me agrada, mas que infelizmente provou não ser a ideal para este conturbado momento por que passa o Verdão). Com isso, “quebrou” a boa sequência de partidas feita pelo tal do “Messi Black” – aliás muito mais Black do Messi – e ainda deu o azar de Allione ter voltado muito mal à equipe. Até louvo sua coragem, mas é preciso que ele entenda que, neste Brasileirão, o Palmeiras sofrerá até o fim ou, na melhor das hipóteses, até bem perto do fim, e por isso não nos é dado o luxo de sonhar com algo melhor do que a soma de pontinho a pontinho. Bem, é óbvio que Dorival percebeu rapidamente a burrada que fizera, e poderia ter tentado consertá-la logo – mas não: até para poupar o grupo e o manter nas mãos (ação válida, claro, mas que hoje se tornou infrutífera), segurou as alterações para o intervalo e, quando as fez, já era tarde demais. Não imputarei a nosso treinador a culpa exclusiva por esta derrota (até porque não foi ele que driblou Victor e chutou quase na bandeira de escanteio), mas boa parte deste revés deve, sim, ser creditado em sua conta.

MOUCHE – 5
REGULAR

Sua entrada melhorou um pouco a equipe, já que se posicionou à esquerda do ataque e conseguiu algumas boas jogadas. Mas esteve longe de ser o atacante perigoso de que precisávamos. 

DIOGO – 6
BOM

Acabou se tornando o melhor do time por uma única razão: arriscou três chutes de fora da área, em todos obrigando Victor a trabalhar.  

ALLIONE – 4,5
RUIM

Para não dizer que não fez nada, perdeu uma boa chance após troca de bola com Mouche. 


 Concorda com as notas e as análises acima? Sim? Não? Aproveite o espaço abaixo e avalie você também a atuação do Palmeiras nesta partida.

Quadro de Avaliação

10 – Magnífico
9,5 e 9 – Excepcional
8,5 e 8 – Excelente
7,5 e 7 – Ótimo
6,5 – Muito Bom
6 – Bom
5,5 – Satisfatório
5 – Regular
4,5 – Ruim
4 – Muito Ruim
3,5 e 3 – Péssimo
2,5 e 2 – Horrível
1,5 e 1 – Ofensivo
0,5 e 0 – Vergonhoso

36 Responses to INVENTOU, DANÇOU…

  1. Aumentou 1.000.000 % as minhas preocupações quanto ao Palmeiras permanecer na serie A.
    Motivo :- O Bahia acabou de fazer um acordo amigável com o ex-pseudo aprendiz de estagiário de técnico de futebol.
    O Bahia entra com os pés e o pseudo aprendiz entra com as nádegas.
    Será que o Bahia vai conseguir agora 5 vitórias em 5 jogos e chegar a 46 pontos?
    É P R E O C U P A N T E !

    • Márcio Trevisan

      Pois é, Jair.

      Na boa: fico com pena do Kleina, pois é inegável que se trata de um grande caráter e um grande profissional.

      Mas ainda engatinha como treinador e, agora, terá no currículo dois rebaixamentos (com o Palmeiras, do qual foi o menos culpado, e com o Bahia, do qual será o principal culpado).

      Abs.

      • Marcio
        Eu só vou fazer um comentário sobre o Gilson Kleina, mas poderia fazer centenas…
        Quando ele estava de técnico do Palmeiras ele escalou 1.975 vezes o Juninho Pampers de lateral esquerdo (e este medíocre foi seu titular absoluto) e não deu a menor chance pro Victor Luis e raríssimas chances pro William Matheus.
        Eu não sou o dono da verdade mas… JAMAIS Juninho Pampers seria titular absoluto se eu fosse técnico do Palmeiras.
        Eu considero que Gilson Kleina se quer esta engatinhando como técnico, na realidade ele ainda nem rompeu a bolsa amniótica como técnico.

  2. Mais uma semana triste e com várias gozações dos adversários……

    • Márcio Trevisan

      Guilherme: até já me acostumei.

      Infelizmente.

      abs.

      • Márcio,

        Só por curiosidade, vai sair alguma matéria referente ao processo eleitoral do Palmeiras….

        Algum “raio X” sobre os candidatos, informação sobre os sócios eleitores, sua opinião sobre a forma da eleição, e se você está apoiando algum candidato…..

        SÓ CURIOSIDADE….KKKKKKK……

        Abraço.

        • Márcio Trevisan

          Oi, Guilherme.

          Justamente por ser um formador de opinião e por saber que muitos dos que acessam o nosso site são associados do clube, não me envolverei neste pleito (aliás, como jamais me envolvi em eleição alguma no clube).

          Mas, assim que o novo presidente for eleito, teremos uma matéria analisando o fato.

          Abraços e muito obrigado pelo interesse.

  3. antonio carlos

    Soh um detalhe….esse negocio de inaugurar a arena contra o sport pode ser um tiro no pé..vao ficar muito
    preocupados com a estréia e com o dever de ganhar…esse time nao tem personalidade e futebol para suportar pressao….pode virar m….

  4. Temos que pensar só em nos manter na série A. Time bom? esperem até 2017 quando os créditos do Alians Parque começar a entrar nos cofres do Palmeiras. Por enquanto é comemorar derrota dos adversários, não nos sobrou mais nada. Para mim não foi vergonha nenhuma esta derrota, meio que já estava no script. O jogo chave é contra o Sport, se não ganhar aí vai complicar. Com os times do Z4 em baixa acho que com 42 pontos estaremos salvos.

    • Márcio Trevisan

      Tadeu: com 42 pontos não dá, de jeito nenhum.

      Na melhor das hipóteses, serão precisos pelo menos 45.

      Abs.

      • Tiago Henrique

        Então Márcio vai ficar para a última rodada, pois uma vitória contra o Sport, e depois uma vitória sobre o Atletico-PR, só esses pontos que podemos contar, o resto são três derrotas. Infelizmente é esse o Palmeiras no ano do centenário.

        • Márcio Trevisan

          Oi, Tiago.

          Teoricamente você tem razão, mas também esperávamos que perderíamos do Cruzeiro/MG e empatamos, e que empataríamos com o Grêmio/RS e ganhamos.

          No futebol, surpresas – para o bem e para o mal – acontecem.

          Abs.

  5. sergio marangão

    Márcio um treinador que até agora, não consertou a defesa do Palmeiras ( 49 ) gols caindo ou não, não merece ficar Tá certíssimo o Pescarmona ele é um prof–PARDAL —TEIMOSO–VINGATIVO–e DESPREPARADO !!!!

    • Márcio Trevisan

      Olá, Marangão.

      Respeito sua opinião, mas me permito discordar: ele trocou Wendel por João Pedro, Lúcio por Nathan e, por vezes, Juninho por Victor Luís. Apenas Tobio foi mantido na zaga.
      Então, as coisas podem não estar bem no setor, mas ele pelo menos tem tentado consertá-las.

      Como disse em outra resposta, em minha opinião Júnior vem muito bem no comando do time, tomando medidas produtivas e impedindo que nossa diretoria e presidência fama ainda mais bobagens que já fizeram. Ele foi mal no sábado, apenas isso.

      Agradeço seu post e lhe dou as boas-vindas ao nosso site.

      Abs.

  6. 33ª rodada encerrada – Resumo da Ópera
    Por milagre o time TENEBROSO do Palmeiras continua 5 pontos a frente do 17º colocado
    Não acredito que Criciúma, Botafogo, Bahia e Vitória cheguem sequer a 44 pontos.
    Nosso amado time vai se safar pela absoluta mediocridade dos 4 acima citados.
    Mas… não esperem REFRESCO.
    Esse time do Palmeiras, melhor esse elenco do Palmeiras é constituído por um BANDO de perdedores, jogadores sem personalidade, sem fibra, com grandes limitações técnicas,
    VAMOS SOFRER ATÉ A ÚLTIMA RODADA!

    • Márcio Trevisan

      Jair: se não até a última, com certeza pelo menos até a penúltima.

      Abs.

      • Tiago Henrique

        Márcio pelas projeções que fiz, vamos nos salvar como disse o Jair, por incompetência dos outros, e não por méritos nossos. Acredito que chegaremos no máximo a 46 pontos, isso contando com os 2 jogos em casa. Na verdade acho mesmo que terminaremos com 44, mas nos safaremos pq os times de baixo tem muitos confrontos diretos, e tbm pq eles são muito ruins.

        Penso que o primeiro fora da zona de rebaixamento terá no máximo 45 pontos. Não mais do que isso. São 15 pontos em disputa, projetei 3 vitórias para os 5 times abaixo de nós(Coritiba, Chapecoense, Vitória, Botafogo, Bahia), exceto Criciúma que para mim já está na morto. Como nos últimos 25 jogos essas equipes somaram juntas 4 vitórias é extremamente improvável que esses 5 times somem juntos 15 vitórias em 25 jogos.

        Mesmo se acontecer este fato improvável e nós ganharmos somente as duas partidas em casa, ficaremos com 45 pontos sendo o primeiro fora da zona da degola.

        Um cenário bem mais provável, mesmo assim difícil de acontecer é de 2 times apresentarem uma reação muito forte e conseguirem 3 vitórias e 2 empates. E outro time apresentar reação razoável e vencer 2 e empatar outras 2. Fiz essa projeção com os os dois fora da degola e o primeiro dentro, pois o que importa para nós é não ser ultrapassado por 3 concorrentes. Assim, neste caso nos manteríamos na série A pelo número de vitórias.

        Ou seja, temos que ganhar 2 a qualquer custo, de preferência que uma seja contra o Coritiba, pois aí eliminaremos a 3 rodadas do fim a agonia e não só na última, como é a projeção normal.

        • Márcio Trevisan

          Seu raciocínio é perfeito, Tiago, porém triste: normalmente, as contas que deveríamos fazer era para saber em qual rodada seríamos campeões.

          Pelo menos a grandeza do Palmeiras me ensinou isso.

          Abs.

  7. JORGE FARANI

    Caro Márcio,

    Por duas vezes eu tive a oportunidade de postar no seu blog meus comentários a respeito da situação do Palmeiras. Em todas as oportunidades disse que a ausência do time na Z4 deve-se a “mediocridade dos times” que estão logo abaixo da classificação dele, pois eles não conseguem decolar e por isso mesmo ficam sem ameaçar o Palmeiras. Tanto isso é verdade que a própria diretoria sabendo do time limitado que temos, “estrategicamente”, modificou o jogo de inauguração da arena, passando para o jogo contra o Sport no dia 19, para que não acontecesse o que aconteceu ontem. No entanto, penso eu, que se eles estão achando que, com essa “estratégia” vai livrar o vexame na inauguração, acho que eles estão enganados, pois o Sport não vai ser presa fácil, uma vez que ele tem um histórico de acerto muito grande nos jogos conta o Palmeiras, inclusive dentro de São Paulo. Acho também que pelo andar dessa carroça e analisando os jogos restantes, iremos até o ultimo jogo contra o Atlético (PR) dependendo de resultados combinados para sairmos dessa situação, pois se depender desse time “desequilibrado e irregular” que temos, estamos com tudo para voltar para a Serie B no ano que vem.

    • Márcio Trevisan

      Olá, Farani.

      Vamos por partes:

      A – De fato: creio que escaparemos por demérito dos adversários, e não por mérito nosso.

      B – De fato: a partida inaugural passou a ser contra o Sport/PE pelos motivos que você citou. Eu já sabia disso há um tempo.

      C – Não é fato: o Sport/PE não tem um histórico de acertos contra o Palmeiras, seja em Sampa ou no Nordest. Confira:

      Geral:

      53 jogos

      27 vitórias do Palmeiras
      10 empates
      16 vitórias do Sport

      Em São Paulo:

      32 jogos
      21 vitórias do Palmeiras
      06 empates
      05 vitórias do Sport

      D – É possível que cheguemos à última rodada, diante do Atlético/PR, precisando de uma vitória ou mesmo de um empate, mas neste momento – friso: neste momento – nossa chances de voltar à Série B são pequenas.

      Abração.

  8. A rodada nos foi favorável. Não ficaremos na série A por nosso méritos, mas pela ruindade dos outros.

    Avanti, Palestra!

    • Márcio Trevisan

      Concordo, Joab.

      Apenas dois resultados não nos favoráveis: as vitórias de Figueirense e Coritiba.

      Mas, pra mim, três clubes jpa eram: Criciúma, Bahia e Botafogo. Assim, temos que secar, a partir de agora, Vitória, Chapecoense e os dois citados aí em cima.

      Abs.

  9. Roberto Alfano

    Quem não faz toma, continua necessitando de 03 vitórias para sair do sufoco.

    Não pode perder um gol daqueles!!!!

    Abs.

  10. Ontem, o Palmeiras repetiu a receita da era Gareca.
    Perdeu um gol incrível, gol que seus adversários não perderiam e, logo depois, tomou um gol de bola parada.
    O absurdo gol perdido mudaria o jogo, como aconteceria em tantas outras vezes nesse campeonato.

    O Palmeiras começa montar seus elencos pensando primeiro em zagueiros e volantes para no final se preocupar com atacantes e meias de criação. Com isso, fica com o que sobra no mercado para as posições que decidem jogos.
    Essa mentalidade se tornou geral dentro do clube e se mostra presente desde o final da era Parmalat. Entra presidente e sai presidente e todos eles, sem exceção, deixaram para última etapa a formação do setor ofensivo. Até quando tinham bons nomes para o time titular, nunca existiram alternativas de banco, como ocorre hoje com os dois times mineiros. Times que têm conseguido resultados porque montaram suas equipes começando por quem decide jogos.
    Não há experiência, malícia e conhecimento técnico dentro dos quadros palmeirenses para lidar com o futebol.

    Voltando a partida de ontem, além dessa falha estrutural, a equipe entrou em campo julgando que a partida era para cumprir tabela, que os três pontos seriam consequência natural pelo fato do Atlético jogar com seu time reserva. Mais uma vez o amadorismo palmeirense se fez presente.

    Em relação à arbitragem, registro apenas o sentimento que tenho ao ver jogos do Palmeiras. Pelos critérios utilizados nos jogos, parece sempre que não é o Palmeiras o time de verde, mas sim o Icasa ou o Luverdense. Nossa camisa não merece mais o respeito dos árbitros, que nos enxergam como equipe insignificante. Não cito um ou outro lance, especificamente, mas a forma como são arbitrados os nossos jogos. Outra consequência de mais de uma década de ostracismo.

    Considerando o atual elenco, também montado priorizando zagueiros e volantes, o ano termina com uma grande ironia. O Palmeiras deve dar graças a Deus de ter surgido na sua base jogadores para os dois setores, pois os contratados não deram conta das posições.

    Em relação ao ataque, temos jogadores em quantidade, mas não em qualidade diferenciada para dar resultados ao time.

    Esperamos que para 2015, sejam mantidos todos da base, que tenhamos a volta de jogadores da base emprestados e que, finalmente, se faça a opção pela QUALIDADE E NÃO PELA QUANTIDADE, reforçando os setores que decidem jogos.

    Quanto a este campeonato, que a responsabilidade e a concentração volte ao time nos jogos finais.

    • Márcio Trevisan

      Marco: fica difícil respeitar a nossa camisa quando não jogamos com a nossa camisa.

      Mais uma do infeliz que preside o nosso clube.

      Abs.

      • Márcio, quando o Palmeiras consolidar sua permanência na série A, fato que deve acontecer, pois nossos concorrentes também jogam no fraco futebol brasileiro, faço a sugestão de um texto sobre a filosofia de montagem de elenco para que se tenha uma equipe competitiva.
        Acho que seria interessante uma análise sobre a prioridade na formação dos setores que decidem jogos, não deixando para o final a contratação de jogadores acima da média para ataque e meio de campo de criação.
        No final, ficamos com os jogadores que não foram escolhidos pelos concorrentes!

        Minha opção sempre foi pela QUALIDADE E NÃO PELA QUANTIDADE, ao contrário do que tem feito todas as diretorias do Palmeiras nos últimos tempos.

        Poucas, mas eficientes contratações.

        Jogadores que venham para resolver. Para formar elenco, uma avaliação rígida sobre quem está no Palmeiras hoje, dando preferência a quem veio da base.

        Mas isso, só depois do time se garantir. Fazer esse levantamento com pontos em jogo é coisa para portal a serviço do Jardim Leonor, em semana de clássico.

        • Márcio Trevisan

          Oi, Marco.

          A sugestão é válida. Mas é preciso que aguardemos as eleições presidenciais, pois não adianta sonhar com contratações importantes se o panorama político não se alterar.

          Abs.

  11. Eu posso estar errado mas desde a época do Luxemburgo que os CRAQUES do Palmeiras quando treinam uma semana CHEIA o resultado é isto que nós vimos.
    O que acontece?
    Os craques do Palmeiras não gostam de treinar, não tem jogadas ensaiadas, eles gostam de tocar os seus negócios, treinar nem PENSAR!

  12. SOU PAULISTA

    Aquele gol que o Henrique perdeu foi demais. Se é na pelada que jogo a noite, os caras xingariam até minha terceira geração e olha que já tenho 52 anos.

    • Márcio Trevisan

      Bibanco: se o Henrique marcasse a metade dos gols que perde, estaríamos lutando pela Libertadores.

      Abs.

  13. Lamentável perder para o time reserva do Atlético, são um bando de moçinhas mesmo,cambada de mulher de malandro, parece que gostam de apanhar, se eu fosse jogador deste elenco teria vergonha de sair na rua, honrem suas famílias e o clube que os pagam em dia! nota zerooooooo para todos os vagabundos. desculpe o desabafo Márcio. abraços.

    • Márcio Trevisan

      Oi, Maciel.

      Pra vc ver como estamos mal: até os reservas do Galo são superiores a nós.

      E desabafe o quanto quiser. O espaço é seu.

      Abs.

  14. BOA TARDE MARCIO,QUANDO LEVOU O PRIMEIRO GOL, DESLIGUEI A TV, SENTONDO QUE A VACA IA PARA O BREJO, FUI SABER HOJE DE MANHA, ME POUPANDO 12 HORAS DE SOFRIMENTO. PORQUE O CRA NÃO COLOCA O BERNARDO E O BRUNO CEZAR PARA O TIME SER MAIS RAPIDO? MELHOR QUE O MAZINHO RENATO ALIONE ELES NÃO SERÃO? UM ABRAÇO CANUSO OBS. VAMOS PREPARAR O LOMBO

    • Márcio Trevisan

      Oi, Canuso.

      Júnior foi mal desta vez, mas em minha opinião foi a primeira que ele errou.

      Abs.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>