E AGORA, STJD: VAI FAZER O QUÊ?

Valdivia é agredido com uma cotovelada contra o Bahia, mas arbitragem “não vê” o lance.  E agora?

Todo mundo sabe quem é Valdivia. Como jogador, poucos jogam como ele, poucos provocam o adversário como ele, poucos apanham tanto quanto ele. Esta matéria, assim, não tem como objetivo santificar um homem que, de santo, nunca teve e nem terá nada, e sim apenas mostrar que a arbitragem e o STJD usam muitas vezes de critérios diferentes quando julgam o Palmeiras e, principalmente, seu camisa 10.

Nesta semana, chegou-me uma imagem que nem o árbitro, nem o assistente e nem o auxiliar da partida de domingo, contra o Bahia/BA, viram – ou será que preferiram não ver? Já no segundo tempo, em um lance normal, o chileno disputa uma bola, mas a perde. Assim que o goleiro Marcelo Lomba a recoloca em jogo, o palmeirense corre em direção ao nosso campo de defesa mas, dentro da área e com a bola em movimento, é covardemente agredido pelo zagueiro Lucas Fonseca.

O lance é indiscutível: pênalti claríssimo para o Verdão e expulsão sumária do jogador do Bahia/BA. O árbitro Leandro Pedro Vuaden/RS, talvez por estar retornando ao meio-campo, não vê (embora tivesse de voltar de costas, como qualquer juvenil do apito sabe), mas o assistente e, principalmente, o auxiliar de linha de fundo não têm como dizer que não viram – deveriam, isso sim, admitir que nada marcaram porque o histórico de Valdivia o compromete, e que por ser um grande provocador, por muitas vezes humilhar seus adversários com dribles acintosos, ele tem mais é que apanhar, mesmo.

Viva a violência! Viva a impunidade! Viva o corporativismo que prevalece na arbitragem brasileira!

O Palmeiras venceu. Mas, pergunto: e se não tivéssemos ganhado? Por acaso o penal não assinalado e a expulsão do zagueiro adversário não teriam influenciado no resultado? Mas isso é passado. O jogo já acabou.

Não sei se o Departamento Jurídico do nosso clube fará alguma coisa, não sei se a assessoria de Imprensa alviverde agirá. O que sei é que, mais uma vez, eu farei algo em prol do clube que tanto amamos, e sem esperar nada em troca – nem mesmo o reconhecimento por parte do do clube de que sou palmeirense: já divulguei o vídeo abaixo nas redes sociais, divulgo-o novamente em nosso site e o encaminharei ao presidente da Comissão de Arbitragem, Sérgio Correa da Silva, e também ao STJD. Sim, ao mesmo órgão que sempre está tão atento às imagens e tão decidido a julgar o Palmeiras quando somos réus ou, pelo menos, seus auditores assim nos consideram.

Será que, agora na condições de vítimas, Valdivia e o Verdão terão o mesmo tratamento ou os senhores auditores terão a cara-de-pau de, assim como a arbitragem, fazer de conta de que nada viram?

Confira a agressão a Valdivia acessando o link https://vine.co/v/OOdtpJzhWaJ.

7 Responses to E AGORA, STJD: VAI FAZER O QUÊ?

  1. Márcio isso é preocupante, o Palmeiras venceu a partida, é mais fácil anularem o jogo do que alguém ser punido! abraços.

  2. No Brasil virou moda não saber de nada, especialmente quando os fatos não interessam ser mostrados.
    A divulgação dessa agressão deveria ter sido imediata nos veículos tradicionais de comunicação, pois cabe ao bom jornalismo divulgar os fatos que acontecem e não selecionar o que interessa e o que não interessa ser publicado.
    Assisti esse jogo pela TV e o lance foi mostrado sem destaque, com a equipe de transmissão arrumando desculpa no momento da agressão. Portanto, não é só a arbitragem que deve ser questionada.
    A arbitragem ainda pode ter a desculpa de que não viu nada, mas e o pessoal da TV que teve as condições técnicas para conferir, se omitiu e ainda tive a cara de pau para arrumar justificativa.
    Na omissão do pessoal da TV deve-se incluir a equipe técnica, o narrador e o comentarista que tinham acesso às imagens.
    Pior que essa omissão foi o comportamento de torcedor que tiveram ao insistir que um lance de bola na mão foi prejuízo intencional ao Bahia.
    Tanto a equipe técnica da emissora, quanto a própria emissora e seus “profissionais” nos deram o direito de duvidar da sua seriedade.
    Temos também o brilhante procurador e o STJD sempre tão atentos às imagens de jogos do Palmeiras quando existe alguma possibilidade de punir o clube, mas que agora, seguindo a atual tradição brasileira finge que não viu nada.
    Fico com a preocupação sobre a cultura passiva instalada dentro do Palmeiras onde um lance de agressão a um profissional do clube passa batido, sem nenhuma manifestação de dirigente, de Assessoria de Imprensa, de jogadores ou de comissão técnica. Coube ao atleta em rede social manifestar sua indignação.
    Não posso esquecer de mencionar os ilustres jornalistas que se dizem palmeirenses e que atuam na imprensa esportiva, que mais uma vez foram covardes e se omitiram. Outra vez o medo de se mostrar parciais a favor do Palmeiras, mas para prejudicar o clube, para lançar suas cornetas e para diminuir a instituição, fazendo média com os rivais, eles não têm medo.
    Parabéns ao Sr. Palmeiras pela divulgação que conseguiu em uma só matéria atuar como “Mídia Palestrina” e como jornalismo, registrando um fato inequívoco.

    • Correção:

      mas e o pessoal da TV que teve as condições técnicas para conferir, se omitiu e ainda teve a cara de pau para arrumar justificativa.

    • Márcio Trevisan

      Oi, Marco.

      Agradeço o elogio, mas fiz apenas a minha obrigação.

      E, para minha alegria, o fato repercutiu (veja matéria no ar).

      Abs e obrigado pelo envio do link.

  3. Ah se fosse o contrário. O Valdivia pegaria 6 jogos com certeza.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>