RESPIRANDO. E JÁ SEM APARELHOS.

Importantíssima vitória sobre o Bahia e rodada pra lá de positiva deixam Palmeiras um pouco mais tranquilo.

EM SÍNTESE - Sei que muitos de vocês discordarão, mas estou mais feliz hoje do que estaria se tivéssemos vencido o Corinthians/SP e empatado  com o Bahia/BA, e o motivo é simples: com a vitória deste domingo, praticamente nos livramos de mais um concorrente – assim como já acontecera com o Criciúma/SC. E quanto menos clubes houver para nos incomodar, melhor, certo? É claro que ainda teremos difíceis compromissos (como os dois próximos, por exemplo), e que derrotas certamente acontecerão. Mas falta pouco, muito pouco para atingirmos o único objetivo que nos resta em 2014: permanecer na elite do futebol brasileiro.   

FERNANDO PRASS – 6
BOM

Apesar de o time ter sido dominado nos primeiros 20 minutos, acabou sendo pouco exigido – tanto que praticou apenas uma ótima defesa em toda a partida, Mas é notório que passa uma confiança muito grande a todo o time, e isso é fundamental para um goleiro. 


    

JOÃO PEDRO – 5
SATISFATÓRIO

Natural que ainda deixe brechas para correções, já que tem apenas 17 anos, mas, precisa entender que a primeira função de um lateral é marcar – e hoje, infelizmente, ele deixou a desejar neste ponto. No primeiro tempo, devido ao endiabrado Potita, precisou da ajuda de Wesley e de Nathan para não se complicar ainda mais. Na etapa final, após o ponta baiano ter sido substituído (vai entender o Gílson Kleina…), pôde apoiar e, aí, novamente se destacou. Mesmo assim, no fim da partida vacilou feio em um cruzamento e só não levamos o empate porque Maxi Bianccuchi bobeou.   

NATHAN – 6,5
MUITO BOM

Este rapaz tem uma característica que, em minha opinião, é essencial a qualquer zagueiro: se é possível sair jogando, ótimo; caso contrário, não tem vergonha de dar um bicão na bola. Hoje, de novo se destacou jogando com muita raça e não perdendo uma única disputa, tanto pelo alto quanto por baixo.

TOBIO – 6,5
MUITO BOM

Se o futebol que este rapaz vem apresentando nas últimas partidas for o seu verdadeiro futebol, irei reformular a opinião que tive dele desde sua chegada. Parece cada vez mais à vontade em campo e neste domingo não permitiu que Kieza sequer tocasse na bola. 

  VICTOR LUÍS – 5,5
SATISFATÓRIO

De volta à sua posição original, optou por permanecer mais no campo defensivo, já que o Bahia utiliza seu lateral-direito, Roniery, com muita frequência no apoio. Daí ter aparecido pouco para a torcida. 

MARCELO OLIVEIRA – 5,5
REGULAR

Começou um pouco agitado, cometendo várias faltas e sendo, merecidamente, advertido com o cartão amarelo. Porém, mesmo assim, não deixou de cumprir sua função tática – marcar Lincoln (alguém aí tem saudades do “Craque do DM”?) e iniciar a saída de jogo palmeirenses.

RENATO – 6
BOM

Voltou bem à equipe, jogando aliás um pouquinho mais à frente do que está acostumado e, por isso mesmo, podendo aparecer mais na intermediária e no campo de ataque. Além disso, esteve firme na vigia a Emanuel Bianccuchi.

WESLEY – 6,5
MUITO BOM

Se está ou não apalavrado ou acertado com o São Paulo/SP, não sei. O que sei é que, jogando razoavelmente ou muito bem, como hoje, não foge da partida, se entrega e luta pelo time. Hoje, mesmo atuando como meia, passou quase todo o primeiro tempo ajudando João Pedro a marcar o tal do Potita. Na etapa final, graças ao erro de Kleina ao substituir o ponta, pôde jogar com mais liberdade e preencher o nosso meio-campo, tanto defensiva quanto ofensivamente.

VALDIVIA – 6,5
MUITO BOM

Se não chegou a brilhar, como acontece em muitas partidas, também esteve longe de decepcionar, algo aliás bem raro em suas partidas pelo Palmeiras. soube ser, em campo, o líder que o time precisava e, para não fugir ao costume, foi seu o preciso passe para o gol de Mazinho.  

MAZINHO – 6,5
MUITO BOM

Repete neste fim de 2014 a melhor fase que viveu no Verdão – em 2012, quando faturamos a Copa do Brasil. Encaixou-se muito bem no esquema 4-5-1 montado por Dorival Júnior, pois é presença constante no ataque (tanto na condução da bola quanto nos cruzamento e nas conclusões) quanto na defesa, recompondo o meio e ajudando a marcar. Hoje, foi presenteado com um lindo passe de Valdivia e soube aproveitá-lo muito bem, marcando um bonito gol.

    

MOUCHE – 5
REGULAR

Mesmo sem ser centroavante, foi o escolhido por Júnior para substituir Henrique pois a ideia é que que a equipe jogasse nos contra-ataques e o amigo aí de cima é bastante veloz. Porém, como o Bahia foi superior durante quase todo o primeiro tempo, acabou ficando isolado na etapa inicial. Melhorou, mas só um pouco, no segundo tempo, quando passou a atuar pelo lado direito.

DORIVAL JR. – 6,5
MUITO BOM

Nosso treinador teve mais uma atuação positiva no comando de nossa equipe. Escolheu corretamente os substitutos dos suspensos Henrique e Juninho, optando por Mouche em razão de sua velocidade e por Renato para reforçar a marcação à frente da zaga, mas dando ao jovem cabeça-de-área um pouco mais de liberdade já que Victor Luís, a quem fez retornar à lateral esquerda, teve a orientação de permanecer  mais na marcação. Melhor ainda Júnior foi no intervalo, quando corrigiu os problemas de posicionamento defensivo apresentado pela equipe sem precisar alterá-la. Ao passar o atacante argentino para o lado direito, diminuiu os avanços de Guilherme Santos; ao deslocar Valdivia para o comando do ataque, prendeu três jogadores em sua marcação. Nas substituições, acertou nas três – Diogo preencheu a intermediária, tornando-se mais um a ajudar na marcação, Allione entrou bem e mostrando habilidade no campo ofensivo e Washington foi mais um a ir a campo para segurar a importantíssima vitória. Contudo, o ex-jogador do Joinville/SC poderia ter entrado no lugar de Wesley que, muito provocado e nervoso, quase foi expulso.

DIOGO – 5
REGULAR

Teoricamente, entrou para ser a referência ofensiva do Verdão, mas na prática nem de longe desempenhou tal função: na verdade, foi mais uma congestionar a linha de meio-campo e diminuis os espaços ao Bahia/BA.

ALLIONE – 5,5
SATISFATÓRIO

Após um bom tempo contundido, voltou à equipe e, nos 18 minutos em que esteve em campo, mostrou habilidade e deu trabalho à marcação baiana. 

 WASHINGTONSEM NOTA
SEM AVALIAÇÃO

 Jogou apenas três minutos, sem tempo para ser analisado.

Concorda com as notas e as análises acima? Sim? Não? Aproveite o espaço abaixo e avalie você também a atuação do Palmeiras nesta partida.

Quadro de Avaliação

10 – Magnífico
9,5 e 9 – Excepcional
8,5 e 8 – Excelente
7,5 e 7 – Ótimo
6,5 – Muito Bom
6 – Bom
5,5 – Satisfatório
5 – Regular
4,5 – Ruim
4 – Muito Ruim
3,5 e 3 – Péssimo
2,5 e 2 – Horrível
1,5 e 1 – Ofensivo
0,5 e 0 – Vergonhoso

32 Responses to RESPIRANDO. E JÁ SEM APARELHOS.

  1. AVALIAÇÃO DOS CONCORRENTES À SÉRIE B DE 2015

    Criciúma – 30 pontos – 7 vitórias
    Teria que vencer 5 jogos em 6
    4 vitórias em 2 empates dariam 44 pontos, mas 11 vitórias teria desvantagem no critério de desempate.
    Cruzeiro (fora) – Grêmio (casa) – Bahia (casa) – Urubu (fora) – Sport (casa) – Gambá (fora)
    Matematicamente o mais forte candidato ao rebaixamento

    Bahia – 31 pontos – 7 vitórias
    Teria que vencer 5 jogos ou 4 vitórias e 2 empates para chegar a 45 pontos e 11 vitórias
    Goiás (fora) – Gambá (casa) – Criciúma (fora) – Atl.PR (casa) – Grêmio (casa) – Coritiba (fora)
    Time fraco, com confronto direto fora de casa na última rodada.
    Forte candidato à série B 2015.

    Botafogo – 33 pontos – 9 vitórias
    Precisa de 4 vitórias para chegar a 45 pontos com 13 vitórias. Bom número de vitórias.
    Time fraco, mas que conta com a Federação Carioca. Futebol por futebol, não tem condição técnica para vencer 4 jogos em 6.
    Tudo é possível no futebol, mas repetir o Fluminense de 2009, só se forças ocultas ajudarem da mesma forma.
    Atl.PR (casa) – Fluminense(fora) ? – Figueirense (casa) – Chapecoense (fora) – Santos (fora) – Atl.MG (casa)
    Deve ser o terceiro rebaixado se nada de anormal acontecer.

    ======

    A outra vaga:
    Coritiba – Vitória – Chapecoense – Figueirense – Sport
    Pelo futebol apresentado, Figueirense e Chapecoense devem ficar na série A.
    O Sport dependerá do próximo jogo em casa, contra o Urubu. Caso perca, jogará duas partidas fora de casa (Atl.PR e Palmeiras) e depois pega o Fluminense em casa. Pode se complicar.
    A briga será ponto a ponto entre Coritiba e Vitória.
    Pelo comportamento sujo da direção e da torcida do Coritiba na final da Copa do Brasil, se fazendo de vítima quando foram ajudados, espero que o rebaixado seja o time paranaense.

    ======

    Coritiba – 33 pontos – 8 vitórias
    Vitória – 33 pontos – 9 vitórias
    Cada um deles teria que vencer 4 jogos
    35º rodada – Vitória x Coritiba em Salvador

    Coritiba:
    Fluminense (casa) – Urubu (fora) – Vitória (fora) – Palmeiras (casa) – Atl.MG (fora) – Bahia (casa)
    Vitória:
    Bambi (casa) – Chapecoense (fora) – Coritiba (casa) – Figueirense (fora) – Urubu (fora) – Santos (casa)

  2. Eu que assisti os meus primeiros jogos do Palmeiras nos anos 60 levado pelo meu saudoso Pai, e assistindo os jogos vendo jogadores com a estatura TÉCNICA, MORAL, HONRA e CARÁTER de Djalma Santos, Valdir de Morais, Zequinha, Julinho Botelho, Ademir da Guia, etc… NÃO MUDO MINHA OPINIÃO sobre o Valdívia.
    Trata-se de um bom jogador, jogando no FALIDO, CORRUPTO, DILACERADO e MEDÍOCRE futebol brasileiro atual.
    Valdívia é um bom jogador com 3.745 defeitos de caráter!
    Ele esta fazendo tudo certinho no momento, porque tem renovação de contrato à vista.
    NÃO CONFIO NO CARÁTER DO VALDÍVIA!
    Renovem o contrato do Valdívia e aguardem !

    • Jair, eu também não mudei minha opinião sobre o Valdívia e sou totalmente contra a renovação dele com o clube. Mas no momento ele é jogador do Palmeiras e se de fato não tivesse jogado esses jogos talvez o Palmeiras ainda estivesse no Z4. O time realmente é outro com ele em campo como o Márcio sempre disse. Sim, fruto do falido futebol brasileiro. Mas fazer o que ?? É o que temos no momento. Infelizmente temos que engolir. Toma uma Skol que desce redondo. Eu fiz isso…kkkkk…

      Abraços !!!

    • Márcio Trevisan

      Oi, Jair.

      É possível que vc tenha razão.

      Valdivia sabe que não tem mercado na Europa, a não ser para jogar em equipes pequenas (e olhe lá). Então, como tem contrato até o ano que vem, pode estar se esforçando para conseguir uma renovação por mais dois ou três anos e encerrar sua carreira no Palmeiras.

      Mas, de qualquer forma, uma coisa é certa: se ele tivesse acertado com os árabes, nossa situação seria ainda mais complicada.

      Abs.

      • Sem contar que um site informou que ele voltou atrás, e, não quer mais se aposentar da seleção chilena. Pra mim tudo lorota para tentar um contrato na Europa ou pressionar, nossa diretoria, como Jair e Ed, também não confio nesse gringo. Mas como o Márcio disse, sem ele o bicho tava pegando pra nós.

        Abraço a todos.

  3. Márcio, quero fazer 2 comentários.

    O primeiro em relação a uma reclamação que fiz recentemente no seu site sobre o sócio Avanti só poder comprar um ingresso e assim por exemplo, ter que enfrentar a bilheteria da mesma forma para comprar para a esposa ou o filho. Problema resolvido, implantaram o sistema de dependentes no sócio torcedor ( cada sócio pode ter até 3 dependentes ). Elogiável, estão de parabéns. Isso confirma que realmente lêem seu site.

    O segundo comentário é curto e grosso em relação ao Valdívia: Você estava certo o tempo todo. Reconheço isso.

    Abraços !!!

    • Márcio Trevisan

      Olá, Ed.

      Vc nos acompanha há muito tempo e sabe que não minto ao meu público. Então, fico feliz que tenha surgido mais uma prova do quão lido é o nosso site pelo pessoal do Palmeiras (é, eles não gostam de mim, mas me leem…).

      Em relação ao Valdivia, não se trata de ser certo ou errado. Jamais ignorei tudo o que ele aprontou, todas as vezes em que nos prejudicou. E digo mais: em outros tempos, ele já teria levado um pé há muito tempo.

      Porém, o nível do futebol brasileiro está tão baixo que o cara acaba sendo um dos melhores jogadores em atividade no Brasil. E acredite: se a diretoria o colocar à venda, aparecerá não um, mas alguns clubes grandes do País interessados.

      Abs.

  4. Roberto Alfano

    Com muita Garra e determinação apresentadas nesse jogo, conseguiremos mais duas vitórias para planejar melhor 2015.

    Lógico que temos jogos difíceis pela frente, mais com a união demonstradas vamos conseguir.

    Força Verdão,

    Abs.

  5. Olá! Vi um comentário abaixo a respeito de contratações via florminenC. Quais? Carlinhos? Seria uma boa. Jean? Ótimo. Cavaliere? Palmeirense né? Traz pra banco do Prass. Já vejo o Palmeiras com outros olhos desde o jogo contra os gambás. Porém os mesmos defeitos. Diferente no sentido de termos como revelado bons novos valores. Não vejo tanta necessidade nas laterais, e jogando com o Victor Luiz como um volante ou revezando com Juninho, este segundo acaba se destacando em alguns jogos (menos no único momento falho em que fez gol de bunda, pelo amor). Temos de comprar logo o Henrique, único sem medo de finalizar. Eis aí um de nossos defeitos, o time até chega mas não finaliza tanto, até mais ou menos os 20 do primeiro tempo era só o Bahia que chutava a gol e nós, nada. O Mago faz tudo certinho: dribla, corre, abre espaço pro chute, mas quando tem chance de finalizar, desiste e toca a bola (não cito aqui os passes pra gol ao qual é gênio, só penso que quando este tem melhores condições que os companheiros, ele exita). Foi assim num jogo desses tempos atras que ele só, não finalizou e resolveu tocar (contra o Figueira?). Pois bem, custou-nos a vitória. Porém com o Mago em campo somos outro, aliás, o Mago é outro. Se verificarmos os que mais correram ontem, certeza que ele está senão em primeiro, entre os três. Está melhor, está dedicado, e não é só pela braçadeira não. Que não o percamos para 2015, fundamental. Outro problemaço a corrigir são os espaços que damos para o adversário nos pressionarem. Se estivéssemos sem o Prass ainda, estaríamos certamente penando na zona. Apesar de “falhar” contra o Cruzeiro e depois gambás, não o culpo, ele tem salvo nossa reputação. Temos esses bons valores, mas precisam dar menos espaços, saber roubar a bola, desarmar… O adversário sempre consegue carregar a bola. Bom, mais duas vitória e finalizamos o péssimo ano. Avanti Palestra, avanti porque 2015 bate à porta, será outro Palestra, uma nova era. Anotem aí. A não ser que os dirigentes ainda queiram nos apequenar, e vindo de dirigentes “palestrinos”…

  6. Márcio a nota do Dorival foi Muito ótimo??? Rs. abraços.

    • Márcio Trevisan

      Olá, Maciel.

      Como diria um corintiano, “nóis faiô”.

      Peço desculpas pelo erro cometido e agradeço pela correção.

      Abs.

  7. Márcio,

    Conhecendo as regras do blog, peço a você autorização para publicar um endereço de imagem do jogo.
    Infelizmente, envolve o jogador Valdívia. Digo infelizmente pois se trata de um jogador que já foi motivo de polêmicas aqui e seria mais interessante para a discussão do problema que vou levantar que o caso envolvesse outro jogador.
    Porém, escrevo por se tratar de um JOGADOR DO PALMEIRAS, agredido em campo, dentro da área e com a bola em jogo.

    Lamentavelmente, a emissora responsável pela transmissão da partida forçou uma situação em lance na área do Palmeiras, mas ignorou a agressão sofrida pelo jogador do nosso time.
    Nada de registro, nada de comentário, mas na bola que toca no braço do Natham, que o apoiava no solo, conduta do pessoal da transmissão foi circense.
    Caso me autorize, publico o endereço da imagem após sua resposta.
    obrigado.

    • Márcio Trevisan

      Oi, Marco.

      Pode publicar. Agradeço o respeito às regras.

      Quanto à transmissão, sou obrigado a concordar. Acho que narrador e comentarista (não o ex-jogador, claro, que nem jornalista é) deveriam, pelo menos, disfarçarem um pouco a paixão clubística.

      Abs.

      • Segue a imagem para ser analisada sob o ponto de vista do jornalismo.

        https://vine.co/v/OOdtpJzhWaJ

        Como um lance desse pode ser ignorado na transmissão e não despertar nenhum tipo de polêmica no pós jogo?

        Um lance com a bola em jogo, onde o jogador de defesa para, esperando o adversário e desfere uma cotovelada dentro da área.
        Os mesmos “jornalistas” que ignoram esse lance proporcionam um enorme carnaval, induzindo para o público que o clube do agressor foi prejudicado em jogada de bola na mão.
        Como podemos classificar a atitudes desses “profissionais”: Incompetência ou desonestidade?

        Também podemos perguntar onde está o procurador que gosta de aparecer, de requisitar imagens de jogos?
        Será que na situações oposta, ele já teria pedido as imagens para denunciar o agressor?

        Onde está a Assessoria de Imprensa do Palmeiras, que não publicou uma linha sobre a agressão sofrida por um jogador do clube?
        Será que o exemplo da final da Copa do Brasil 2012 não foi suficiente, quando o mesmo jogador foi agredido com um chute na região baixa. O jogador do Coritiba não foi expulso e o time paranaense ainda saiu de campo fazendo o maior barulho, se dizendo prejudicado.

        obs: caso não seja possível acessar por esse endereço, basta copiá-lo e jogar em uma página de busca.

        • Márcio Trevisan

          Olá, Marco.

          Não tinha visto este lance.

          Farei a minha parte e escreverei uma matéria a respeito.

          Muito obrigado.

          Abs.

          P.S.: Detalhe: além da expulsão do jogador do Bahia, seria pênalti para o Palmeiras, pois a bola estava em jogo.

  8. Fabiano Castro

    Caro Márcio, se o time tivesse jogado umas dez partidas do primeiro turno como essas ultimas sete não estaríamos nesse perrengue e sim lutando ao menos pela libertadores.
    Voce acha que ainda dá uma sulamericana ano que vem?

    • Márcio Trevisan

      Olá, Fabiano.

      De repente, pode até ser que consigamos uma vaga na Sul-Americana, mas disputá-la não dependerá somente da nossa classificação neste Brasileirão, e sim do nosso desempenho na próxima Copa do Brasil – quanto melhor formos nesta, menores as chances de disputarmos aquela.

      Abs.

  9. SOU PAULISTA

    Marcio, acertei o primeiro palpite dos 10 pontos … O que vc esta achando das contratações via fluminense? Sera que não é só bla bla bla da Presidencia?

  10. Nota 10 um grandioso 10 pra quem ajudou a tirar o Lucio.

    • Concordo. Além,dele, o Junior deveria tirar o Marcelo Oliveira.

    • Márcio Trevisan

      Olá, Odair.

      De fato: Nathan é muito jovem e é certo que irá falhar vez ou outra, mas me parece ser um jogador de futuro.

      Sei não: Lúcio pode ficar seu último ano como profissional apenas na reserva.

      Abs.

  11. O Ex-aprendiz de estagiário de técnico de futebol foi disparado o melhor jogador do Palmeiras em campo.
    Por favor Atlético Mineiro manda embora o Levir Culpi e contrata hoje o G.K. pra dirigir o Atlético sábado contra o Palmeiras!
    Mais uma rodada se foi e o Palmeiras milagrosamente livrou 5 pontos do 17º colocado.
    Esses 4 últimos colocados não vão atingir se quer 44 pontos no final do campeonato. Vamos aguardar!

    • Márcio Trevisan

      Olá, Jair.

      É fato: GK foi mal demais em Salvador/BA. Graças a Deus!

      Quanto aos seus cálculos, eles pode até estar certos, mas é melhor não confiar muito na sorte, certo?

      Abs.

      Abs.

  12. Márcio,
    bom dia.
    Ontem tinha certeza que ganharíamos, afinal o adversário é treinado pelo senhor série B.
    Pelo que está sendo mostrado pelos adversários, podemos nos colocar fora da série B ganhando mais uns 02 jogos.
    Ontem gostei do Wesley. Correu muito e marcou bem.
    Não entendo o Marcelo Oliveira. Deveria colocar na cabeça que é um grosso e que destruir e roubar a bola para passar a quem estiver do seu lado é a sua função e não sair jogando e perder a bola como ele faz. É arrepiante quando ele tenta jogar!!!!

    • Márcio Trevisan

      Olá, Édson.

      Gosto do Kleina, pois é bom caráter e sempre respeitou o Palmeiras.

      O problema é que ainda não está pronto para dirigir uma grande equipe em uma grande competição. Ontem, ele tirou o cara que vinha infernizando nossa defesa no intervalo e facilitou a nossa vida.

      Quanto às vitórias, é mais ou menos isso o que você falou: seis pontos podem não nos livrar, mas nos deixarão perto demais disso.

      Abs.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>