É SÓ CONTAR ATÉ 10…

Se tiver um mínimo de competência, Palmeiras escapará de mais um vexame. 

Confesso a vocês que estou com vergonha de escrever esta matéria. Literalmente falando, a esta altura do campeonato o mais normal seria estarmos fazendo contas do que precisaríamos para sermos campeões brasileiros pela 9ª vez ou, na pior das hipóteses, para garantirmos nossa 15ª participação na Copa Libertadores. Mas, infelizmente, como todos vocês sabem, a realidade é outra – e bem diferente.

Faltando sete jogos para o término deste Brasileirão, ainda corremos o risco de sermos rebaixados mais uma vez e, pior, justamente no ano do nosso centenário. Esta é a parte ruim, mas o bom é que ela poderia ser ainda pior. Por exemplo: em 2012, quando também passamos vergonha, ao término da 31ª rodada do torneio amargávamos a 18ª colocação na tabela, com 29 pontos – bem pior dos 36 pontos e a 14ª posição atuais, certo?

Isso significa que, desta vez, o esforço para escaparmos não precisará ser tão grande quanto dois anos atrás. Na verdade, há quem diga que com apenas mais 9 pontos estaremos livres. Como não sou especialista em matemática, pode até ser verdade. Mas, por vias das dúvidas, não custa somar mais um pontinho, certo?

Pelo que entendo de futebol, o cálculo deve ser feito por etapas. Assim, temos de dividir os sete jogos que nos faltam em três blocos e, dadas as características do confronto, os locais onde acontecerão e sobretudo a qualidade dos adversários, projetar um número mínimo de pontos em cada conjunto de partidas. Sendo assim, vamos aos números:

Bahia/BA e Atlético/MG: Tratam-se dos jogos em que mais pontos teremos de somar (no mínimo, quatro). Afinal, o time nordestino é adversário direto e, se o vencermos, praticamente impediremos que nos alcance, pois abriremos oito pontos. Já o Galo, bem superior a nós, ainda luta por uma vaga na Libertadores e, talvez, até pelo título. Por isso será bem complicado superá-lo.

São Paulo/SP, Sport/PE e Coritiba/PR: Por jogarmos duas destas partidas fora de casa, a soma de três pontos nestes três jogos já estará de bom tamanho. Vou ser sincero: a derrota para o Tricolor no Morumbi é o resultado mais normal, tanto pela enorme diferença técnica em relação ao nosso time quanto pelo fato de lá não o vencermos desde 2002… O desespero do Coxa também poderá nos complicar, pois possivelmente uma vitória diante do Verdão é o único resultado que o deixará ainda vivo na briga para não cair. Assim, resta-nos vencer em casa o time de Pernambuco – que, por sinal, vem desabando na tabela.

Inter/RS e Atlético/PR: Bem, vocês já sabem que perderemos no Beira Rio, até porque sempre perdemos no Beira Rio. O jogo contra o Furacão, o último deste Brasileirão, tem tudo para, lamentavelmente, ser uma final para o Palmeiras e, assim, precisaremos ganhá-lo.

Claro que não importa como o Verdão somará 10 pontos e, também, que quanto antes os obtivermos, melhor pra nós, mas a projeção acima é a mais viável e provável. E, afinal de contas, nada impossível de se obter, certo?

Basta que nossos jogadores se esqueçam da pequenez de Paulo Nobre e se lembrem da grandeza do Palmeiras. 

21 Responses to É SÓ CONTAR ATÉ 10…

  1. 1 – O Palmeiras não precisa fazer dez pontos, precisa fazer mais pontos do que os concorrentes;
    2 – Na campanha do segundo turno, o Palmeiras tem um rendimento semelhante aos clubes da ponta da tabela;
    3 – Serão quatro times rebaixados e não oito;
    4 – Criciúma, Botafogo, Vitória, Bahia, Coritiba, Chapecoense também terão jogos difíceis e precisarão fazer mais pontos do que o Palmeiras terá que conseguir. Jogos como Flamengo x Botafogo deveriam preocupar muito a direção palmeirense;
    5 – O Sport tem a pior campanha do segundo turno, joga contra o Palmeiras em SP e contratou jogadores braço curto;
    6 – Na última rodada o Palmeiras joga em casa contra o Atlético PR, que já deverá estar livre, enquanto o Coritiba poderá estar na briga pelo Z4;
    7 – Com Prass e Valdívia (apenas dois jogadores), o Palmeiras subiu de patamar, prova do nivelamento mínimo das equipes;
    8 – O nível do futebol brasileiro está nivelado por baixo, incluindo o Cruzeiro que montou esse time com base em jogadores medianos, com uma ou duas contratações de nome. Chega de julgar só o Palmeiras com critério de nível europeu, Estamos em 2014 e não mais em 1972 ou 1996.
    9 – O Palmeiras só cai, se perder para ele mesmo. Com qualquer outra camisa, esse time, com essa tabela, se livraria com um pé nas costas. Nosso problema é a falta de expressão nos bastidores e ter contra o time uma imprensa sempre de tocaia, uma direção distante da realidade e parte da torcida esperando pelo “quanto pior melhor”.
    10 – O time dos bambis é muito “marketing” e bastidores. O jogo lá no Panetone é de risco!

    • Márcio Trevisan

      Olá, Marco.

      Quando disse que o Palmeiras precisava de 10 pontos foi porque com esta quantia, chegaria a 46 e, assim, não teria como cair.

      Mas, de repente, com mais 9 pontos (ou, quando escrevo esta resposta, apenas com mais 6 pontos), poderemos escapar.

      Abs.

  2. SOU PAULISTA

    Minha previsão: Bahia – vit// atlet – emp// s.p – emp//sport – vit// corit – emp// inter – derr// atl – emp// … ESSES SERÃO OS 10 PONTOS NECESSÁRIOS. MEUUUU DEUUUUSSSS !!!!

  3. sergio marangão

    Márcio, se o Palmeiras cair, vai ser o fim também pra carreira do DORIVAL-PARDAL !!!Pelo menos nos chamados clubes GRANDES !!!principalmente no EIXO – RIO -SÃO PAULO !!!Ele ficará marcado como o treinador que em menos de 2 anos, derrubou VASCO–FLU — e Palmeiras…………..concorda comigo ???

    • Márcio Trevisan

      Olá, Sérgio.

      Não, meu amigo, não concordo.

      Ele até poderia ser apontado como um dos principais responsáveis por uma hipotética queda do Palmeiras (mas nem de longe seria o principal culpado – este, todos nós sabemos quem é).

      E também não o considero culpado pelas quedas de Flu e Vasco porque, no ano passado, ambas as equipes eram muito ruins – piores até do que a do Palmeiras de hoje.

      Abs.

  4. JORGE FARANI

    Marcio,

    Alguns dias atras tive a oportunidade de deixar minha mensagem no seu blog dizendo que o Palmeiras, mesmo sofrendo com gols tomados no final do jogo, vinha dando sorte. Exatamente porque a mediocridade dos times que estão abaixo dele é muito grande. Todos eles não conseguem decolar e por isso mesmo não estão chegando perto do nosso time. Só que me preocupa, pois até quando isso vai ficar assim? Acho que não podemos dar sopa para o azar!!!

    • Márcio Trevisan

      Farani: é justamente por isso que precisamos de, pelo menos, mais 9 pontos (e se vierem com três vitórias, melhor, pois é o primeiro critério de desempate e, se dependermos de salgo de gols, o segundo critério, estaremos mortos).

      Daí a vital importância da vitória sobre o Bahia, assim como foi contra Criciúma, Chapecoense e Botafogo.

      Abs.

  5. sergio marangão

    Como ter um time competitivo se o treinador entra em campo com 9 ?? Sim porque entrar com JUNINHO—Wesley– Mazinho–Marcelo Oliveira—Mentiretta—OU LEANDRO -Tiriça !!!

  6. Bahia: vitória
    At. Mineiro: vitória
    Bambi: vitória
    Sport: vitória
    Coritiba: vitória
    Inter: derrota
    Atlético: empate

    Avanti, Palestra!

    • sergio marangão

      Como Dorival-Pardal é muito burro e teimoso, perderemos para o Bahia—Bambis–INTER—empataremos com Atletico mg—ganharemos do esporte e Atlético pr e empate com Coritiba !!++ 36 + 8 = 44 Vamos ter que depender dos outros não ultrapassarem em números de vitórias…………….

      • Márcio Trevisan

        Olá, Sérgio.

        Sus previsões podem até estar certas, o que é triste. Mas pensemos positivo e tudo se resolverá.

        Aproveito para lhe dar as boas-vindas a esta seção. Escreva sempre!

        Abs.

  7. Marcio (Colombia)

    Bahia: empate
    At. Mineiro: vitoria
    Bambi: empate
    Sport: vitória
    Coritiba: derrota
    Inter: derrota
    Atlético: vitória

    E vamos escapar na última rodada!!! kkkkk

    • Márcio Trevisan

      Olá, Xará.

      Assim como falei ao Tadeu, se for assim meu coração pifa. Nem brinque.

      Ah: e como esta foi a primeira vez que o vimos por aqui, seja bem-vindo ao nosso site!

      Abs.

  8. Márcio o único adversário que pode dar um pouco de trabalho são os Bambis, os outros times são do mesmo nível ou até piores que o nosso! (Quero dizer do Nobre) abraços.

  9. 1. Não acredito que o Criciúma, Botafogo, Bahia, Coritiba e Vitória vão obter 7 pontos acima da relação 1 para 1, ou seja 38 pontos em 38 rodadas, perfazendo esses times mais tenebrosos que o atual time do Palmeiras, um total de 45 pontos.
    2. Do jeito que essas aberrações estão jogando na minha opinião esses lixos não passam de 43 ou 44 pontos.
    3. Nosso grande e MONUMENTAL problema são os jogadores ESTAPAFÚRDIOS que estão no nosso elenco e mais GRAVE jogando, vestindo nosso manto SAGRADO.
    4. Só vou citar 3 jogadores desastrosos!
    4.1. Dois pela indolência, má vontade, preguiça, jogadores que graças ao Senhor criador do Universo, nossa torcida de boa índole, pessoas pacatas, cultas e generosas NADA fizeram com relação a esses 2 amebas, tratam-se dos indefectíveis Wesley e Leandro.
    4.2. O Terceiro é um jogador que pediu pra sair, não houve um ÚNICO clube no Brasil que se interessou pelo seu futebol, trata-se de Juninho Pompers, uma das paixões do ex-pseudo aprendiz de estagiário de Técnico de Futebol que atrasou o Palmeiras em 1 ano pelo menos.
    5. Mas o que teria feito mais uma vez Juninho Pompers, pra obter a minha ira, só escrevendo agora passado o ÓDIO que esta me corroendo desde sábado passado?
    6. Juninho Pompers simplesmente depois de cortar pessimamente o cruzamento dos marginais, simplesmente desviou com as nádegas uma bola que ia pra fora, dando o gol de empate pros marginais.
    7. Na realidade Juninho Pompers, desviou a bola com o bico das pontas da fraldinha em que ele estava embrulhado.
    Finalizando o problema do Palmeiras não são os times meia boca do Críciuma, Botafogo, Bahia, Coritiba e Vitória mas sim esses ARREMEDOS DE JOGADORES QUE ESTÃO MACULANDO NOSSA SAGRADA CAMISA!

  10. Bahia: empate
    At. Mineiro: empate
    Bambi: derrota
    Sport: vitória
    Coritiba: empate
    Inter: derrota
    Atlético: vitória

    E vamos escapar na última rodada!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>