MUITA FALHA NESTA HORA. E MUITA CALMA TAMBÉM.

Derrota para o Flu era esperada, mas placar só foi elástico devido a novo frangaço de Fábio. Palmeiras melhora e mostra chances de sair do sufoco.

Meus amigos.

Sei que todos estamos chateados por mais uma derrota e, sobretudo, pela goleada – afinal, não tomávamos mais de dois gols havia 24 jogos, ou desde 04/05, na derrota por 4 a 2 para o Flamengo/RJ. Mas como disse Dorival Jr. em sua coletiva pós-partida, “há derrotas e derrotas”. E esta, acreditem, meu deu muito mais esperanças do que dores de cabeça.

Mesmo tendo começado muito mal, o Verdão só sofreu o primeiro gol devido a uma falha individual de Victorino – pois é: ele que vinha tão bem, desta vez cometeu um erro que normalmente não comete. Acontece.

Já o segundo foi uma questão de interpretação do árbitro: ele viu pênalti no toque de Renato, já eu acredito que a bola bateu em sua mão. Por sinal, eu e os jogadores do Fluminense/RJ também, já que nenhum deles reclamou no exato momento do lance. Árbitros erram em quase todos os jogos, às vezes contra o nosso time, às vezes a favor dele, então não podemos entrar em pânico em razão disso, pelo simples fato que até o fim deste Brasileirão o Palmeiras será prejudicado em algumas partidas e favorecido em outras. Acontece também.

Resumindo: se a normalidade prevalecesse, o primeiro tempo teria terminado 0 a 0, pois Victorino não teria falhado e o árbitro não teria marcado o pênalti. E aí a pressão, no início da segunda etapa, seria toda carioca.

O segundo tempo, por sinal, é que mais me deixou esperançoso. Partimos pra cima, tocamos bem a bola, criamos jogadas, tivemos lance duvidoso (toque na mão do zagueiro e pênalti não dado – afinal, o critério deveria ter sido o mesmo, certo?), enfim: jogamos como sempre o Verdão deveria jogar – de igual pra igual, mesmo na casa do adversário. E digo mais: talvez não tivéssemos bola suficiente para chegar ao empate, mas com certeza teríamos para diminuir a desvantagem e colocar fogo no jogo. Só que…

Só que aí Fábio falhou de novo. O terceiro gol do Tricolor carioca deveria fazer com que o promissor goleiro palmeirense pedisse para sair do time. Foi um lance bisonho, ridículo, juvenil, um gol que um goleiro só leva quando está muito desatento ou, caso claro dele, sem nenhuma autoconfiança. Fábio já entregou a bola para o São Paulo/SP em derrota no Choque-Rei, marcou gol contra em virada sofrida diante do Sport/PE e, ainda por cima, parece ter mais azar do que sorte, já que tomou dois gols em bolas que bateram na trave e em suas costas antes de entrarem. Isso sem que falemos de falhas na Copa do Brasil e do constante mau posicionamento em quase todas as saídas de bola – que o diga Victor Luís, que evitou o quarto gol nesta noite após outro erro sua neste sentido. É o tal negócio: não adianta ele salvar o time em um jogo e entregar no outro. assim, com ritmo ou sem ritmo, Deola já!

Em síntese, meus amigos, o título desta crônica exprime com fidelidade o que penso: sofreremos até o fim do Brasileirão, é certo, mas hoje já acredito piamente que não cairemos, pois chegará um momento em que todos, ou pelo menos quase todos os titulares (Princuipalmente Fernando Prass) estarão à disposição. E estes, com um bom treinador a comandá-los, são mais do que capazes de nos livrarem de um vexame ainda maior do que já é a nossa campanha no ano do centenário.

Ah, sim: já que me lembrei dos nossos 100 anos, “muito obrigado, Paulo Nobre”.

38 Responses to MUITA FALHA NESTA HORA. E MUITA CALMA TAMBÉM.

  1. Infelizmente, acho que cairemos. De início eu gostava do Nobre, mas realmente, se ele ama o Palmeiras, deveria pedir demissão. Perdemos Barcos, Kardek, perderemos Wesley, perdemos Henrique, dentre alguns outros possíveis valores. Não perdemos o Mago por falta de sorte ou azar… Perderemos a marca Adidas em nosso manto, não tivemos patrocínio master. O pior presidente de todos os tempos, pior que o comedor de coxinha.

  2. Boa noite!
    Desculpa, ja fiz uma critica, mas tbem devo retratar o lado positivo
    do atleta Diogo, o empenho e a dedicacao como pode ao time,
    apesar de ser atacante sem gols, mas nem Leandro faz tambem.
    Mas nao adianta criticar somente amigos palmeirenses que acessam este e outros espacos do nosso verdao, vamos gritar no estadio nome dos nossos
    jogadores ,mostrar que estamos juntos , gritar com conviccao, FORCA VERDAO, EU TO CONTIGO EM QUALQUER SITUACAO…. espalhar esse pensamento pois ninguem evolui recebendo so criticas sem incentivo,
    nao eh o melhor time mas eh o que temos e…. fazer ecoar na torcida
    FORCA VERDAO EU TO CONTIGO EM QUALQUER SITUACAO

  3. Boa noite!
    Sempre fui um cara que apoiei a permanencia do Wesley no Palmeiras, porem tudo que acompanho a respeito nao vejo tanta vontade nele de ficar quanto de ir pros bambis, parece marido que valoriza mulher vadia sabendo que sera traido, mas voltando em relacao ao Wesley, o PN,tem mesmo q fechar contrato com ele sim, mas pra depois mandar la pro futebol da ucrania e etc, para receber ao menos um pouco do que ele custou pois nao vale o que foi pago, pois visivelmente quer ir de graca pro time visinho…
    Ou vc acha que nem vale esforco de manter e ja liberar ele e reduzir a folha?

    • Márcio Trevisan

      Olha, Gazola, se o Wesley quer ir embora, deixe ir – não fará tanta falta assim.

      Mas o Palmeiras tem que renovar o contrato, sim, para pelo menos recuperar parte do que pegou emrpestado com o presidente do Criciúma/SC.

      Abs.

  4. Caro Márcio,
    Com todo respeito que você sabe que tenho por você, tomo a liberdade de perguntar:
    Você acredita mesmo no que escreveu sobre as arbitragens?
    Vou limitar meu comentário sobre esse assunto arbitragem a essa pergunta e apenas acrescentar que pergunto sobre todos e não em relação a um jogo ou um clube.

    • Fábio P. R.

      Concordo com sua posição, Marco.

    • Márcio Trevisan

      Oi, Marco.

      Claro que sim: se não acreditasse não teria escrito.

      Todos os times são prejudicados e ajudados pela arbitragem. Neste Brasileirão, por exemplo, isso já aconteceu algumas vezes com o nosso Palmeiras.

      Abs.

  5. paulo sergio

    DM DO PALMEIRAS- O CALCANHAR DE AQUILES.- SERA??

    -Criticamos ,com razão, as inúmeras besteiras de nossa diretoria.
    Desde a escolha de jogadores que não estão a altura do Palmeiras,treinadores, comissão técnica, até na forma como estão dirigindo o clube,
    -Criticamos nossos treinadores pois não conseguem fazer do Palmeiras sequer um time razoável.
    -Criticamos nossos jogadores ,pois não são dignos de vestirem o manto sagrado e muitos sequer honram o salário que recebem ( e em dia diga- se de passagem).
    Mas estamos deixando de fora o que pode ser o “calcanhar de Aquiles” :
    NOSSO DEPARTAMENTO MÉDICO.
    O departamento médico do clube também estava cheio no 2º turno do Brasileiro de 2012 .
    E caímos.
    Wesley, João Denoni, Henrique, Valdivia, Daniel Carvalho, Leandro, Tiago Real ,Fernandinho, Marcos Assunção ,Patrick Vieira,Thiago Heleno, Leandro Amaro, Patrik, Maikon Leite, Luan e Betinho todos machucados.
    Sem contar o Barcos que foi operado de apendicite.
    Agora o 2º turno do Brasileiro 2014.
    No DM.
    Fernando Prass (recuperação de cirurgia no cotovelo direito), Wendel (dores musculares), Wesley (lesão na coxa direita), Lúcio (lesão na coxa esquerda), Allione (dores musculares), Bernardo (dores musculares), Wellington (lesão no tendão de Aquiles do pé esquerdo), Valdivia, Bruninho, Thiago Martins (voltou a sentir dores no joelho direito, operado no início do ano), Mateus Muller (lesão no pé esquerdo), Marcelo Oliveira (coxa direita) e Tobio (coxa esquerda).
    Mas estamos deixando de fora o que pode ser o “calcanhar de Aquiles” :
    NOSSO DEPARTAMENTO MÉDICO.
    Em 2012 e agora em 2014 surgem os mesmos problemas e podemos ter o mesmo caminho.
    Num elenco limitado, ter sempre 6, 7, 8 e até mais jogadores no DM é alarmante.
    E os profissionais da área são os mesmos.
    É só olhar.
    Departamento Médico
    Médicos
    Rubens Sampaio
    No Palmeiras de 1997 a 2001 e desde 2006
    Vinicius Martins
    No Palmeiras desde 1997
    Otávio Vilhena
    No Palmeiras desde 2000
    ________________________________________
    Fisiologista
    Paulo Zogaib
    No Palmeiras de 1992 a 2000, de 2006 a 2007 e desde 2010
    Fisioterapeutas
    José Rosan
    No Palmeiras desde 1991
    João de Souza
    No Palmeiras desde 2007
    Radiologista
    André Yamada
    No Palmeiras desde 2008
    Nutricionista
    Alessandra Favano
    No Palmeiras desde 2010
    Será que não teríamos que reavaliar os serviços desses profissionais???
    Não estamos falando de honestidade, sinceridade, caráter e amor ao clube e sim CAPACIDADE.
    Não estariam esses profissionais meio que acomodados pelo tempo muito grande que estão no clube???

    • Bom dia Sr. Paulo Sergio, faço das suas palavras as minhas já comentei isto no passado, claro que de um jeito simples, nosso DM é uma mer…, estamos com doze ou seja um time e mais um reserva no DM, ninguém vê isto, não é, não foi o Felipão, Muricy, Wanderley Luxemburgo, Gilson Kleina, o coitado do Gareca, nosso time é ruim, nosso DM é péssimo, diretorias uma pior que a outra e fica a pergunta quem poderá nos ajudar. Não aguento mais ser chacota dos outros. Muito triste o que estão fazendo com a gente.

    • Márcio Trevisan

      Olá, Paulo Sérgio.

      Medicina não é matemática, e a recuperação de cada ser humano depende de características pessoais, algumas delas até mesmo genéticas (isso sem que falemos do famoso “migué”).

      Interessante é você não lembrar que o mesmo Rubens Sampaio, com auxílio direto dos outros médicos citados, atende também às categorias de base, nas quais o Palmeiras vem muito bem. Ou seja: eles estão acomodados somente em relação à equipe principa? Nas outras eles estão “voando”…

      Responsabilizar, ainda que em parte, o DM de um clube pelos maus resultados que o time obtém é o mesmo que responsabilizar o assessor de Imprensa. Aliás, teve um amigo seu que, em 2002, respondia por esta área e também levou parte da culpa (e com direito até a ameaça de morte).

      É aquele tal negócio, amigo: em casa que falta pão, todo mundo grita. E ninguém tem razão.

      Abs.

      • Só faltou um levantamento estatístico:-
        O relatório dos “atletas” do Palmeiras, que misturam anti inflamatórios com
        líquidos consumidos em BALADAS e que retardam infinitamente as recuperações dos chinelinhos!

    • Colega Paulo já venho batendo nessa tela faz tempo com relação aos profissionais DM do Palmeiras, mas o Márcio sempre diz que são competentes, não sei mas está muito estranho muita gente no DM e a demora para recuperação.

      • *tecla*

      • Márcio Trevisan

        Maciel: defendo os médicos do Palmeiras porque os conheço, porque trabalhei com eles e pude atestar a competência.

        Este negócio de culpar médicos por ter DM cheio é o mesmo que que culpar médicos por ter PS cheio.

        Abs.

    • Muito bem lembrado, Paulo Sergio. Boa tarde!!!! Penso que devemos sim analisar e melhorar o DM. Não é possível tanta gente assim trabalhando e um Valdívia, por exemplo, nunca “melhora” ou se cura de vez!!!! Abços!

      • Márcio Trevisan

        Bergo: Valdivia tem um histórico horrendo de lesões, muitas delas de cura demorada por culpa do próprio atleta (ele mesmo já a admitiu).

        Mas, neste ano, não podemos ser injustos: esta foi a primeira lesão muscular que sofreu. As outras vezes em que esteve no DM foi por pancadas que levou.

        A nossa memória, amigo, muitas vezes nos prega peças.

        Abs.

  6. antonio moraes

    O rebaixado jogou somente pro gasto, senao, seria de muito mais…essa derrota ja era esperada…temos que ganhar todas em casa, nao importa contra quem…

    • Márcio Trevisan

      Olá, Antônio.

      Não digo todas, mas pelo menos umas seis das nove que ainda nos restam, sem dúvida.

      Abs.

  7. Bom Márcio eu já tinha comentado sobre o Fábio na derrota contra o Santos no primeiro turno, não tem futuro nenhum como goleiro de um time grande. Márcio se colocar o Kleber na zaga, o Amaral de volante e o Evair no ataque com a idade que estão hoje sairíamos com os pés nas costas do rebaixamento você não concorda? Abraços.

  8. Não vou ser oportunista de vir aqui agora e malhar o Fábio pois venho dizendo faz tempo que ele não é goleiro para ser titular do Palmeiras. Minha preocupação nesse momento é que vão passando os jogos e o time não engrena. Não adianta ganhar uma a cada 4 ou 5 rodadas. E sinceramente não vejo como esse time pode engrenar uma série de vitórias.

    Abraços !!!

    • Márcio Trevisan

      Ed: é exatamente disso que precisamos.

      Temos de ganhar, pelo menos, três seguidas, para nos distanciarmos da ZR e podermos trabalhar com mais calma.

      Enquanto isso não acontecer, a pressão será constante.

      Abs.

  9. Márcio,
    porque o Crsitaldo não é titular? Nem com o Gareca, nem com o Dorival, será que o Henrqiue tem contrato particular de presença?
    Não dá mais pra aguentar Weldinho, Juninho ( aliás, o que o Dorival viu nele pra jogar ele no meio de campo, nem na lateral joga) Henrique, Diogo ( só tem raça. mas raça muitos jogadores tem e resultado que é bom nada) Eguren ( gostava dele ), Patrick Vieira ( não deu certo, se é pra jogar, tem que aparecer nos momentos ruins ) e alguns mais.
    Será que o Dorival entende de futebol? Tenho muitas dúvidas!
    Chega, já reclamei demais, até a próxima.
    Abs

    • Márcio Trevisan

      Olá, Édson.

      Parece-me que Cristaldo é mais um segundo atacante do que um centroavante. Além disso, Henrique é fraco, sim, mas é o artilheiro do time. Aí, o treinador saca o cara que mais gols fez e pode ter certeza: será execrado pela Imprensa e pela torcida.

      Juninho está no meio até Valdivia voltar. É certo. Depois, ou voltará à lateral ou, se Desu quiser, ao banco.

      Abs.

  10. PALESTRINO NATO

    O Fabio sera um grande goleiro no futuro, mas desde que o tirem já da titularidade do verdão. Ele é jovem e pode esperar. Se isso não for feito agora, assumira o papel do bruno no chamado “mão de alface”. O segundo tempo foi muito bom e na minha opinião, não foi justo a derrota.

  11. Roberto Alfano

    Acho que está na hora ou melhor de mudar o Goleiro, está na hora de recuperar pontos urgente, precisa mais seriedade e vontade de virar;

    Não vai ser fácil o próximo jogo porém decisivo para nós, temos que mostrar todo o nosso apoio;

    Abs.

  12. JOSÉ APARECIDO - MOGI DAS CRUZES

    Marcio, derrota é derrota….perdemos 3 pontos.
    nossos laterais weldinho e wendel saõ horriveis,,pq. não manter o renato nesta posição?
    e outra pergunta: quem são os “profissionais” do derto medico do Palmeiras?

    • Márcio Trevisan

      Olá, Zé.

      Realmente: tlavez Renato fosse menos inútil nesta posição. É uma questão de treiná-lo. Mas seria apenas para marcar, já que ele não tem condições nehuma de apoiar.

      Em relação ao DM, Rubens Sampaio é chefe da equipe formada, também, por Vinícius Martins e Paulo Vilhena.

      Trabalhei com eles e garanto a competência de todos.

      Mais explicações leia a resposta que dei a Paulo Sérgio Guglielmo.

      Abs.

  13. Eu me lembro de uma falha do Deola, num jogo contra o Guarani. Uma falha, apenas uma e ele nunca mais jogou pelo Palmeiras. Quantas falhas que esse menino Fábio (acho que é Fábio o nome dele né?) já teve? São várias, já não me lembro mais quantas. Será que esse golerin tem padrinho forte no Palmeiras? Põe o Marcão prá jogar que é bem melhor. O Palmeiras é a pior defesa do campeonato, mas se tirarmos as falhas desse café-com-leite como estaríamos. Acorda Verdão. Ainda é tempo.

  14. Eu me lembro de uma falha do Deola, num jogo contra o Guarani. Uma falha, apenas uma e ele nunca mais jogou pelo Palmeiras. Quantas falhas que esse menino Fábio (acho que é Fábio o nome dele né?) já teve. São várias, já não me lembro mais quantas. Será que esse golerin tem padrinho forte no Palmeiras? Põe o Marcão prá jogar que é bem melhor. O Palmeiras é a pior defesa do campeonato, mas se tirarmos as falhas desse café-com-leite como estaríamos. Acorda Verdão. Ainda é tempo.

  15. boa tarde marcio,mais uma derrota, não importa que joguemos bem etc,,, sei que perdemos, o goleiro falhou o zagueiro falhou, perdemos gols e é assim que um time se afunda.O treinador ja deveria ter notadp queo goleiro é frangueiro sem duvida os numeros não mentem. Os juizes sempre pejudicam o palmeiras, porque é facil dar pontapé em cachoRRO MORTO, EM CACHORRO QUE MORDE É MAIS DIFICIL, PORQUE O TREINADOR, ODIRETOR DE FUTEBOL, O PRESIDENTE VAO NA IMPRENSSA E BOTAM A BOCA, VAO NA CBF FAZEM CHOVER,E OS NOSSOS FAZEM ALGUMA COISA? NOS TEPOS DO PROFESSOR SANDOLI, DO CAPITAO NICOLLI,DO BOLA 7 ROUBAVAM DO PALMEIRAS? AQULES ERAM PALMEIRENSSES MESMO NÃO DEIXAVAM DESWMORALIZAR O PALMEIRAS VIVA O PASSADO POIS É O QUE PODEMOS SAUDAR UM ABRAÇO CANUSO

    • Márcio Trevisan

      Canuso: nenhum diretor ou presidente faz alguma coisa porque nenhum diretor ou presidente tem moral pra tanto.

      Simples assim.

      Abs.

  16. Fábio P. R.

    Ah, pelo amor de Deus, o Palmeiras é muito mais prejudicado que favorecido!!!!!

    • Márcio Trevisan

      Oi, Fábio.

      Não é, não. É que a gente se lembra muito mais dos erros do que dos favorecimentos.

      Abs.

  17. Caro Márcio, qual o motivo de não tirar o Fábio do time… Queimado ele já está… Coloca o Deóla e vamos ver no que dá. A zaga não confia no goleiro, fica todo o time inseguro. Agora TIME O FÁBIO DO TIME PELO AMOR DE DEUS!
    Abraços.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>