E O PIOR É QUE FOI MELHOR

Veja as análises técnica e tática de todos os profissionais
do Verdão que hoje, apesar da derrota, pode até comemorar. 

EM SÍNTESE - Não adianta: a equipe está abalada emocionalmente e qualquer contratempo, como levar um gol, tem como resultado mais uma derrota. Sei que parece estranho estarmos tranquilos diante de mais uma derrota, mas a verdade é que ser eliminado da Copa do Brasiol foi melhor para o Palmeiras. Se conseguíssemos o milagre da classificação, teríamos pela frente nosos maior rival, e aí não haveria outro caminho: ou seria o Céu ou seria o Inferno. E se este prevalecesse, imagine como obter estabilidade emocional para escapar da degola no Brasileirão. Isso sem falar no menor tempo para treinamentos e recuperações, já que as partidas se sucedem. Como disse em meu comentário anterior: neste momento, Copa do Brasil é um luxo ao qual não podemos nos dar. É duro, meus amigos, mas é verdade: Paulo Nobre conseguiu montar um time tão ruim, mas tão ruim, que ficamos mais aliviados quando perdemos.

FÁBIO – 4
MUITO RUIM

Está inseguro, intranquilo, sem confiança no próprio taco. E isso, para um goleiro, é fatal. No primeiro gol, ficou em dúvida entre sair do gol ou esperar o desfecho da jogada, e não fez nem uma coisa, nem outra. No segundo gol (apenas quatro minutos depois, vale lembrar), espalmou a bola justamente para onde estava o atacante adversário, cometendo um erro juvenil. Já pedi uma chance a Deola há algum tempo, até para preservar este que, sem dúvida, é um grande goleiro, mas que prova ainda não ter maturidade suficiente para suportar maus momentos.    

WELDINHO – 4
MUITO RUIM

Jogador inutil, não marca e nem apoia com qualidade, eficiência e constância. O fato de ser reserva de Wendel já diz muito de seu futebol.  

LÚCIO – 4,5
RUIM

Foi um dos responsáveis no segundo gol, já que não impediu o toque de cabeça de Jô porque deu um salto de formiga. Também errou passes e, para piorar, ainda se machucou, obrigando Valentim a fazer uma substituição. 

TOBIO – 3,5
PÉSSIMO

Outro que falhou no segundo gol, e pelo mesmo motivo de Lúcio. Além disso, foi totalmente envolvido por Luan e Carlos, não passou segurança em nenhum momento e ainda por cima deu um pontapé no final do jogo, sendo merecidamente expulso. Até agora não vi nada demais neste zagueiro que, segundo Gareca, era craque.    

JUNINHO – 4,5
RUIM

No time que foi a campo hoje, era um dos mais experientes e o que mais jogos tinha pelo Palmeiras. Assim, o correto seria chamar a responsabilidade. Mas, que nada: ficou na dele, acovardando-se na defesa e nem deu as caras no apoio. Além disso, fez pênalti claro que o horrível árbitro catarinense não marcou porque é mesmo muito ruim. E eu que pensei que estávamos livre deste infeliz…

RENATO – 4,5
RUIM

Dátolo, mesmo machucado, fazia o que queria no meio-campo, e o amigo aí de cima só olhando… Jogador fraco, invenção de Gílson Kleina que só se mantém no grupo porque somos, de fato, um arremedo de time.

   

MARCELO OLIVEIRA – 4,5
RUIM

Ao lado de Fábio, foi o principal responsável pelo primeiro gol. Pode até render alguma coisa na zaga, ainda que seja lento, ou como cabeça-de-área, mas não tem bola para ser segundo volante. 

BRUNO CÉSAR – 5,5
SATISFATÓRIO

É uma pena este rapaz estar sempre brigando, seja com a balança, seja com a preparação física, pois é inegável que sabe jogar bola. Hoje, foi o único jogador do time a apresentar algo parecido com futebol, tanto ao iniciar as jogadas quanto em lances pelos lados do campo. Por sinal, fez dois ótimos cruzamentos para Henrique, um em cada tempo, ambos desperdiçados pelo nosso centroavante.      

ALLIONE – 4,5
RUIM

Mais uma vez mostrou habilidade, porém driblando sempre para o lado – daí o termo “enceradeira” ser-lhe aplicado mais uma vez. É muito jovem, merece “n” oportunidades, mas nesta noite deixou muito a desejar. Espero que sua pouca idade não seja motivo para sua queda de rendimento após a saída de Gareca, que o inidicou.

DIOGO – 4,5
RUIM

Sempre que está em campo mostra vontade, mas vontade apenas não basta. Acabou se destacando mais na ajuda à marcação do que no ataque – mas se trata de um atacante, catso! O único destaque positivo foi o pênalti que sofreu e o péssimo árbitro, muito mal colocado, não viu.

  

 

HENRIQUE - 5
REGULAR

Sempre que perde gols, o que acontece em quase todas as partidas, aparece com uma desculpa. Desta vez, depois de desperdiçar chance claríssima após ótima jogada de Bruno César, culpou o gramado (mas poderia ter responsabilizado a bola, a torcida, os holofotes, o árbitro, a chuva, o sol, este jornalista, qualquer coisa). De qualquer forma, reconheço que se entregou em campo e, mesmo sendo ruim tecnicamente, honrou a nossa camisa.

ALBERTO VALENTIM – 5,5
SATISFATÓRIO

Nosso interino treinador fez o que pôde, dadas as limitações do elenco e também as suas próprias. Taticamente manteve mais ou menos o que vinha fazendo Gareca, com a exceção de dar uma chance a Bruno César – até porque, cá entre nós, Felipe Menezes não dá… Ciente de inferioridade perante o Atlético/MG (detalhe: Atlético/MG que não pôde escalar, entre titulares e reservas, 11 jogadores!), reforçou o setor de marcação no meio-campo, montando o time no 4-3-2-1 quando atacado e no 4-4-2 quando teve a posse de bola, e se não fossem, mais uma vez, as falhas individuais (gol perdido por Allione logo aos 3 minutos, novo frango de Fábio aos 12, outro erro da zaga aos 16, etc.) até poderia ter conseguido um resultado melhor – não a classificação, claro, mas pelo menos um empatezinho. Nas substituições, foi correto ao sacar Allione, mas poderia ter optado por Patrick Vieira e não Mazinho, já que o “Messi Black” (meu, que absurdo este apelido!), embora em sua real posição, é muito limitado tecnicamente. BC não conseguiria, mesmo, jogar os 90 minutos, e assim a entrada de Cristaldo em seu lugar foi uma tentativa de colocar o time mais à frente – só que o cara aí embaixo estava todo nervosinho, obviamente por conta da demissão de Gareca.   

CRISTALDO – 3,5
PÉSSIMO

A úncia coisa que fez durante os 29 minutos em que esteve em campo foi cometer faltas e dar pontapés. Sua entrada só atrapalhou ainda mais o time. E olha só: terá de se acostumar a jogar sem o amigo que o trouxe para o Palmeiras, caso contrário já pode começar a arrumar as malas.

MAZINHO – 3,5
PÉSSIMO

Conseguiu ser ainda pior do que Allione, o qual substituiu porque já não vinha jogando nada. Mesmo atuando em sua posição verdadeira, a ponta-de-lança, não fez nada que prestasse, já que é muito fraco. Sua presença em campo foi uma sucessão de jogadas inúteis e passes errados.

WELLINGTON – 5
REGULAR

Só participou do jogo porque Lúcio se machucou, mas conseguiu ser superior ao titular. Pelo menos não errou posicionamento, antecipações ou jogadas pelo alto.    

Concorda com as notas e as análises acima? Sim? Não? Aproveite o espaço abaixo e avalie você também a atuação do Palmeiras nesta partida.

Quadro de Avaliação

10 – Magnífico
9,5 e 9 – Excepcional
8,5 e 8 – Excelente
7,5 e 7 – Ótimo
6,5 – Muito Bom
6 – Bom
5,5 – Satisfatório
5 – Regular
4,5 – Ruim
4 – Muito Ruim
3,5 e 3 – Péssimo
2,5 e 2 – Horrível
1,5 e 1 – Vergonhoso
0,5 e 0 – Ofensivo 

23 Responses to E O PIOR É QUE FOI MELHOR

  1. Boa Tarde!
    Dentre os jogadores que temos gostaria que alguns sempre sejam sempre aproveitados, Wellingtom, Allione, Vitor Luiz, pois observo q em suas avaliacoes estes sempre apresentam algo q vc destaca positivo, e kd Rodolfo

    • Márcio Trevisan

      Olá, Gazola.

      Minhas análises são sempre jogo a jogo – mas se estes quase sempre têm avaliações positivas, isso realmente é algo muito bom.

      Quanto ao Rodolfo, ele esteve contundido e só na semana passada voltou ao treinos com bola.

      Abs.

  2. Caro Márcio
    Gostaria que você falasse alguma coisa sobre o garoto Gabriel Fernando do sub-17. O Santos revelou Pelé, Neimar, Robinho, Diego, etc ainda com idade deste menino. Ele fez 27 gols em 11 jogos do Paulista. E gols de todo modo, um mais bonito que o outro. Será que vamos perde-lo para os bambis como aconteceu com o Wilsinho? Será que os “novos bananas” da Diretoria não tem visão e deixam de fazer um contrato com o menino já e começam a observá-lo junto com os profissionais?

    • Márcio Trevisan

      Olá, Décio.

      Assisti a alguns lances do menino e pude perceber algumas qualidades:

      1 – É um atacante moderno, pois pode jogar como centroavante, segundo atacante e também ponta-de-lança.
      2 – É muito tranquilo na hora de finalizar, preferindo muitas vezes até driblar o goleiro.
      3 – Não é individualista – sempre que vê alguém em melhor condição, passa-lhe a bola.
      4 – Para a idade que tem, já e forte fisicamente.

      O único senão que percebi foi uma certa deficiência no passe, mas que pode ser corrigida com o tempo.

      Tem tudo para ser um grande jogador, mas é preciso ter calma. Sua participação na próxima Copa SP de Juniores mostrará se ele estará ou não pronto para compor o elenco principal.

      Seu contrato com o Verdão vai até 31/12/2015, mas já há conversas para a sua renovação.

      Abs.

  3. Já falei aqui várias vezes. Esse Fábio não tem condições nenhuma de ser títular do Palmeiras. É um goleiro bom sim…para o Bragantino, Catanduvense, XV de Piracicaba.

  4. Roberto Alfano

    Caro Trevisan acho que você foi muito bom nas suas notas, o Time inteiro jogou mal, não aguento mais as gozações lá na Empresa, de tão nervoso que estou com o Palmeiras baixou uma super gripe!!!

    Pelo tempo que torço ao mesmo(desde que nasci) nunca vi jogar tão mal.

    Agora é começar de novo e no mínimo ficar no meio da Tabela.

    Desculpe o desabafo deve ser a Febre Palmeiras…
    Abs.

    • Márcio Trevisan

      Alfano: sorte sua que o Palmeirassó lhe causa gripe.

      A mim ele ocaisona dores de cabeça, palpitações cardíacas a depressão – Rs…

      Abs.

  5. Marcio, Alberto escalou mal, e substituiu errado…tirou Allione pra colocar Mazinho…e tirou Bruno Cesar pra colocar Cristaldo, ou seja deixou o meio de campo sem criação e ligação pata o ataque…nota abaixo de zero pra todos.

    • Márcio Trevisan

      Grande Serginho: ótimo tê-lo de volta.

      Pode até ser, mas o cara pegou o bonde andando. E a gente perderia para o Galo de qualquer jeito.

      Abração e escreva sempre.

  6. Márcio me diz uma coisa… Qual o motivo de manter o Fábio como titular? Por que continuar com o Juninho? Será que não existem nenhum lateral direito jogando na segunda divisão? São tantas indagações, basta ver as notas… Mas melhor sair da copa do Brasil, do que cair para a segunda divisão.
    Abraços!

    • Márcio Trevisan

      Eli: até para preserva este que, provavelmente, será nosso goleiro titular no futuro o melhor, agora, seria tirá-lo da equipe.

      Mais uma falha que ele venha a cometer, por menor que seja, mas que signifique uma derrota e ele poderá estar “queimado” pra sempre.

      Quanto a Juninho, o santo do cara é forte, mesmo. Não há outra explicação.

      Abs.

  7. BOA TARDE MÁRCIO,
    FAZIA UM TEMPO QUE NÃO ASSISTIA A UMA PARTIDA DO PALMEIRAS, E POSSO SER SINCERO, ESTOU MUITO DESANIMADO. VAMOS TER QUE GANHAR JOGOS DO FIGUEIRENSE, BAHIA, VITÓRIA, CORITIBA, CHAPECOENSE, CRICIUMA E COM SORTE EMPATAR JOGOS COMO O DO ATLETICO PARANAENSE, SANTOS, FLAMENGO,BOTAFOGO E SPORT TALVEZ TENHAMOS CHANCE DE ESCAPAR POR QUE A COISA TÁ FEIA. SERÁ QUE NA BASE NÃO UM MEIA QUE POSSA FAZER A CRIAÇÃO DO TIME, UM LATERAL DIREITO QUE SEJAM MELHORES QUE OS QUE TEMOS? ACHO QUE O TIME NÃO DEVE TER EM CAMPO O JUNINHO, WELDINHO,MAZINHO,WENDEL, FÁBIO, RENATO, DIOGO, FELIPE MENEZES E JOSIMAR É QUASE UM TIME INTEIRO. VOCÊ SABE QUAL É O PROBLEMA QUE O ELENNCO TEM? QUEM É O ESQUEIRO? VOCÊ PERCEBEU QUE NO ANO PASSADO O LÚCIO TAMBÉM CAUSOU PROBLEMA NO TIME DELAS, SÓ DEPOIS QUE ELE FOI AFASTADO O TIME MELHOROU? SERÁ QUE ELE TAMBÉM NÃO ESTÁ CAUSANDO?
    MUITO OBRIGADO PELO ESPAÇO.
    GRANDE ABRAÇO

    • Márcio Trevisan

      Olá, Xavier.

      O problema de lançarmos jogadores muito jovens neste momento é o risco de “queimá-los”, já que o time não vem nada bem.

      Acredito que o Palmeiras tem vários problemas, mas o principal deles foi a politica adotada por esta diretoria, que preteriu o futebol às finanças e, justamente por ser comandada por um presidente inexperiente e muito jovem, não percebeu que ao valorizar o primeiro automaticamente se fomentam as segundas.

      Quanto a Lúcio, o problema dele no ex-clube foi o fato de não ser aproveitado no time principal após algumas falhas. ele pode não ser um grande jogador – aliás, acho que nunca foi -, mas é sério e respeita a camis aque veste.

      Olha só: fazia tempo que eu não o via por aqui. Volte sempre!

      Abs.

  8. Concordo com tudo.
    Menos com sua afirmativa que com mais tempo esse time vai treinar e melhorar.
    Desde quando Luxemburgo era técnico do Palmeiras, toda semana que o Palmeiras tinha tempo para treinar, no próximo jogo era uma TRAGÉDIA.
    Esse fenômeno também ocorreu com Murici, Zaqo, Felipão, com o TÉTRICO Kleina e com Gareca.
    Só não ocorreu no curtíssimo período do Jorginho.
    O que seria?
    Jogadores medíocres, jogadores vagabundos, jogadores paneleiros, jogadores com indigência mental, jogadores preocupados com suas fazendas de gado nelore, jogadores preocupados com seus carros importados?
    O que ocorre com o campeão do século?

    • Márcio Trevisan

      Jair: seu soubesse a resposta à sua última pergunta, garanto que não estaríamos nesta situação.

      Abs.

  9. palestrino nato

    Marcio, sei que não é hora de brincadeiras, mas o Cristaldo é a cara da Thammy (filha da Gretchen). Apesar do medo que estou, creio que não cairemos novamente. Pelo menos neste ano.

  10. Paulo Eduardo Michelotto

    Ficamos mais aliviados quando perdemos DE POUCO. Que triteza o nosso Pálmeiras!

  11. Imaginem se um palmeirense tivesse entrado em coma há 20 anos atrás, em 1994, e tivesse acordado agora e o primeiro jogo que teria visto seria o de ontem contra o Galo. Qual a pergunta que essa pessoa faria? PORQUE O PALMEIRAS ESTÁ DECIDINDO UMA VAGA COM O TIME C?

  12. Olá Marcio faz um bom tempo que não escrevo aqui,mas sempre acompanho o senhor palmeiras parabéns pelo trabalho excelente que faz por nos torcedores alviverdes.Em relação ao palmeiras as derrotas não incomoda mais pois estamos muito calejados a um bom tempo com o verdão,a minha esposa mim pergunta seu time nunca ganha? e eu não tenho como responder,é muito triste essa situação mas acredito que teremos alegria com nosso PALMEIRAS,em relação as notas atribuídas por você perfeita análise pois este time esta muito ruim sem confiança;temos alguns bons jogadores,vamos acreditar que irar melhorar abraços!!!

    • Márcio Trevisan

      Olá, Jobson.

      Notei sua ausência por aqui. Que bom que está de volta.

      Obrigado pelo elogios e escreva sempre.

      Abs.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>