DE JÚNIOR A DORIVAL. E QUASE TUDO IGUAL.

Palmeiras de hoje não é muito diferente daquele em que Dorival, então apenas Júnior, atuou.

Começo este texto confessando algo a todos vocês que diariamente me honram com seus acessos: fiquei muito feliz com a contratação de Dorival Júnior. E o motivo é simples: convivemos diariamente em sua primeira passagem pelo Palmeiras, entre fevereiro de 1989 e dezembro de 1992 – ele como atleta, eu como repórter setorista de A Gazeta Esportiva , e asseguro: trata-se de alguém de corpo, alma e coração verdes.

Sei que falar isso em tempos de profissionalismo extremo e ínfimo amor à camisa soa quase como ingenuidade, e até certo ponto pode ser verdade. Nosso novo treinador só aceitou o desafio (a palavra é esta mesma: desafio) que será comandar o alviverde mais importante do mundo porque lhe foi feita uma proposta financeira que ele julgou ser-lhe vantajosa. Só que no caso de Dorival Júnior há um detalhe: suas raízes são palmeirenses.

Júnior nos tempos de jogador do Palmeiras. Ele mudou muito. Já o clube…

Neste ponto, ele e Émerson Leão, que também estava cotado para o cargo e durante anos foi colega de time de seu tio, o eterno Dudu, têm algo em comum: o amor pelo Palmeiras. A diferença é que o agora técnico do Verdão, talvez por ter sido um jogador apenas esforçado tecnicamente, é muito mais humilde do que o ex-goleiro, cuja arrogância só não é superior ao talento que mostrou enquanto defendeu a nossa meta.

Mas é bom que o Dorival saiba que este Palmeiras não é muito diferente daquele Palmeiras em que jogou o Júnior. Se na época era o tempo já enorme sem a conquista de um título de expressão que angustiava a torcida, hoje tal função cabe a medíocres equipes, que já nos levaram duas vezes e nos ameaça novamente levar ao rebaixamento. Em termos diretivos, então, a semelhança é ainda maior: alguns nomes (mas não muitos e muito menos todos) podem até ter mudado, mas a filosofia continua a mesma: em primeiro lugar, a vaidade pessoal, e só depois o futebol. Mas só se sobrarem tempo e espaço, claro.

E não é que até neste ponto a volta de Dorival Júnior foi um acerto? Para ele, tudo o que envolve o Verdão, negativamente falando, não será novidade. Em outras palavras: assim como nos tempos de jogador, quando dava um bico no adversário sempre que necessário, ele pode muito bem dar um pontapé na crise que se instalou em nosso clube, já que isso é extremamente necessário

Bem-vindo, Dorival (se bem que para mim você será sempre Júnior). Você pode até não ter um bom time para dirigir, mas nosso time com certeza tem agora um grande treinador a dirigi-lo.

29 Responses to DE JÚNIOR A DORIVAL. E QUASE TUDO IGUAL.

  1. Ricardo Santo André

    Prezado Márcio e demais amigos sofredores Palmeirenses:
    Não há palavras para qualificar o futebol apresentado ontém a não ser digno de segunda divisão. Acho que não escapamos da degola pois jogadores estão desunidos e não acredito que o Dorival terá peito para lidar com as laranjas podres (podres e ruins de bola!). O Dorival fez bom trabalho no Santos de Neymar e só. Prefiria sinceramente o Leão – com jogadores desse nível, somente um técnico disciplinador.
    Quero estar errado, mas o periquito que agora é porco chafurdará na lama, correndo o risco de segurar a lanterna. Pessimista? Será? O time não tem laterais, não tem goleiro (saudades do Bruno), tem um zagueiro esforçado e em fim de carreira, não tem meio de campo (Renato, Josimar, Felipe Menezes, Bruno Cesar = lixo, lixo, e mais lixo), tem um craque de meia tijela (ou meio chileno, reserva da selação chilena) e não tem atacantes (Henrique é mestre em perder gols). Brunoro deveria ser demitido, e o Nobre deveria ter a nobreza de dizer “minha gestão é uma porcaria” e antecipar as eleições. E o Dorival conseguiu a proeza de rebaixar o Vasco, Fluminense e quase o Flamengo.

    Temos que reconhecer que tomar um baile do time reserva do atlético é uma vergonha gigante, daquelas que confirmam que temos presidente, CEO, tecnico e jogadores de serie B.

    Cansei. Chega. Amarei o Palmeiras até morrer, mas abomino o Porco maldito como mascote e cansei de gente que parece corintiano e só quer destruir o Palmeiras. Vou dar um tempo de futebol, não do Palmeiras, pois o Palmeiras está na minha vida, no meu coração.

    Até breve amigos e Márcio, obrigado e um grande abraço, Ricardo

    • Márcio Trevisan

      Olá, Ricardo.

      Anote: você não vai dar tempo coisa nenhuma.

      Como vc mesmo disse, ama o Palmeiras e domingo estará ligado na partida contra o Atlético/PR.

      E, espero, logo em seguida apareça por aqui para dar sua opinião.

      Abs.

  2. antonio moraes

    D.junior foi o escolhido ja pensando em 2015, ou seja, para ser tri campeao da serie B com a maioria desses
    jogadores que ai estao, e entao voltar em 2016 com a base que foi tri em 2015…entenderam?

  3. Marcio
    É bom ter um palmeirense assumindo o time. Coitado!!
    Espero que ele saiba reconhecer aqueles que estão fazendo corpo mole no elenco.
    ALGUÉM PODERIA DIZER PRA ELE TIRAR O FABIO DO GOL ???
    Nada contra o rapaz, mas ele vem prejudicando o time em vários jogos. Foi assim contra o São Paulo, contra o Sport, e agora contra o Internacional. O jogo é jogado, coisa e tal, mas sem esses erros, teríamos empatado contra o S.Paulo (01 ponto), empatado com o Sport (01 ponto) e empatado contra o Inter (01 ponto). Seriam 03 pontos que no final podem fazer falta.
    A escola de goleiros do Palmeiras já era!! Fábio, Deola, Bruno.. tá feia a coisa!!

  4. Gostaria de contrariar a maioria das opiniões pois não tenho qualquer esperança no trabalho do Dorival, simplesmente por um fato primordial nessa questão, trata-se de um dos treinadores mais incompetentes do pais, não obstante estava desempregado há um bom tempo, haja vista o fato de ter rebaixado dois grandes clubes no ultimo brasileiro.
    Me desculpem, mas seria trágico se não fosse cômico. mais uma vez estamos brigando para não ser rebaixados e para nos salvar nossa famigerada diretoria tem a brilhante idéia de trazer um profissional que rebaixou dois times em apenas um campeonato, ou seja, se tem alguém no pais que não tem qualquer nohall na matéria, essa pessoa chama-se Dorival Junior.
    Vejam bem, não estou questionando o quão palmeirense é o Dorival e muito menos seu caráter, estou questionando sua capacidade a qual tenho convicção de rotular como ruim. Seu caráter e amor pelo palmeiras não foram suficientes se tornar um grande jogador no palmeiras e duvido que sejam suficientes para salvar o palmeiras como treinador e olha que como jogador era bem melhor do que mostrou como técnico.

    • Márcio Trevisan

      Oi, Lucas.

      Respeito sua opinião sobre Júnior, mas dizer que ele rebaixou Vasco e Flu é um grande exagero, digno de jornalistas que lançaram esta ideia para minar o rapaz.

      Os horrendos times de Flu e Vasco não seriam salvos por ninguém – a não ser pelo STJD, claro.

      Nosso novo treinador pode não ser um Oswaldo Brandão, um Rubens Minelli, mas também não é Um Celso Roth da vida.

      Abs.

      • Posso até concordar que atribuir o rebaixamento do fluminense seja um exagero, mas em relação ao Vasco não, ruim ou não o Vasco é um grande time, nosso coirmão e o Dorival tem enorme participação no rebaixamento do Vasco. Fora isso, dorival junior ainda rebaixou o São Caetano em 2001, além de inúmeras campanhas pífias em grandes clubes dos futebol brasileiro, os quais sem ele apresentaram bom resultados, como foi o caso de internacional, atlético Mineiro e o próprio fluminense, que continua com a mesma base de 2013.
        Agora, em relação a comparação com Celso Roth,vamos combinar, se para defender o trabalho do Dorival temos que compara-lo ao Celso Roth é que o negócio não é muito bom né. Além disso o desvalorizado Celso Roth tem 1 taça Libertadores com o inter e em outra teria ganho com o palestra não fosse o assalto que fomos vitimas em Buenos Aires.

  5. PALESTRINO NATO

    DORIVAL … Tens meu voto de confiança. Avanti Junior !!! Vc foi um jogador mediano, desculpe-me pela sinceridade, mas desejo que se torne o melhor entre os melhores tecnicos dos ultimos tempos do nosso amado palestra. Sem plágio … EU ACREDITO. Minha familia estara orando por ti.

  6. Acho que no momento só havia dois que poderiam nos ajudar ele e o Leão,mas como você bem disse,o Leão tem uma arrogância gigante e fama de não se dar bem com gringos!
    Espero a melhor sorte do mundo pro Dorival e pro nosso Palmeiras,porque agora temos um treinador que conhece além do riscado do futebol,entende dos meandros do bastidor do Palmeiras

    • Márcio Trevisan

      Oi, Nelson.

      Este me parece ser o ponto mais importante: Júnior está calejado com todos os problemas internos do Palmeiras e, certamente, não permitirá que eles atinjam o time.

      Abs.

  7. paulo sergio

    Caro Marcio , até fico contente por termos em nosso comando tecnico um palmeirense nato.
    Mas veja, eu também sou um palmeirense fanático, talvez mais que o Dorival, mas nem por isso sou indicado a condição de treinador.
    Acho que um “mix” coração/profissaõ/ competência é a mistura exata , mas ele separadamente não funciona.
    Tomara que dê certo.Mas eu não confio infelizmente.
    Que o tempo mostre que eu estou errado para o bem do nosso Palmeiras.
    Eu na minha modesta opinião traria o Leão.
    O Palmeiras hoje precisa de um choque.Um choque que movimente um elenco parado.
    Acho que o Leão seria ideal,mesmo que saibamos que depois de 2 meses ninguém aguentaria mais ele com treinador.
    Apenas uma opinião

    • Márcio Trevisan

      Pois é, Paulo: este é o problema.

      Vc traz o Leão, o cara fica três meses, começa a brigar com o elenco e a gente despenca na tabela a poucas rodadas do fim do Brasileirão.

      Entendeu, agora, por que Júnior foi escolhido.

      Abs.

  8. Gleimar Rubio Luciano

    Márcio.

    Há muito tempo espero que o Dorival Junior tenha uma chance como técnico do nosso time, desde a última passagem do Luxemburgo em que ele foi preterido, e escolheram o “profexô”.

    Gosto dele como profissional e como pessoa pelas suas atitudes, já que não o conheço pessoalmente.

    Ele sabe que vai pegar uma grande bucha, um grande desafio, mas, acredito nele e,
    portanto, tomara que ele dê certo.

    Que ele tenha boa sorte, porque não vai ser fácil.

    Um abraço.

    Gleimar.

  9. Desejo boa sorte a Dorival Junior, também acho que ele só está aceitando por não ter tido em outras oportunidades, a chance de treinar seu time de coração, boa sorte a ele e a nós, parece que até o clima muda só de ver outra pessoa nos ajudando, mas por outro lado falar em boicote de jogadores no nosso caso é difícil, pois se pensarmos assim então, fritamos Felipão, Gilson Kleina, e outros. Vamos ganhar porco. Avante. PS. Márcio o timeco (ainda) da marginal tem chance em perder os pontos?

    • Márcio Trevisan

      Ronaldo, boa tarde.

      Se a lei for cumprida “eles” terão de ser julgados e punidos.

      Mas não se esqueça de que falamos de STJD. Então…

      Abs.

  10. Confesso que não é o treinador dos meus sonhos, mas tem meu voto de confiança e meu apoio principalmente nas arquibancadas. Espero que toda torcida entenda que agora não é o momento de ficar enchendo o saco de treinador. Não importa quem a gente queria e sim quem está lá que no caso é o Dorival.

    Boa sorte a ele. Vai precisar !!!

    • Márcio Trevisan

      Ed: você está corretíssimo.

      O mais importante não é quem veste a nossa camisa, mas a camisa que este alguém veste.

      Abs.

  11. Márcio, bom dia!

    Excelente texto, como sempre. Quero colocar para a família Palmeirense que sou de Araraquara e passar-lhes a informação da felicidade que a família Silvestre está com o “nosso” Junior no comando do Verdão!

    Sei que o elenco não ajuda muito, mas com correções de posicionamentos, com treinamentos intensivos e com um técnico que realmente conhece o futebol brasileiro e os seus adversários, vamos melhorar demais. Eu brincava com os torcedores rivais que o segundo turno seria nosso. Tô começando a acreditar!!!

    Muito Feliz!!!! Dá-lhe, Porcooo!!!!!!

  12. jorge farani

    O Gareca não foi demitido pelo presidente Paulo Nobre, ele foi expulso por um bando de “moleques e peladeiros” que tem nesse time que só querem jogar do jeito que eles querem. Desejo boa sorte ao Dorival Junior, que tambem vi jogar, porém, acho que ele só terá sucesso se afastar esses moleques do time. Por isso acho que o Emerson Leão seria melhor. Para mim uma das grandes falhas da direção foi ver tudo isso e não tomar providencia

    • Jorge, bom dia!

      Quem você acha que são estes moleques…..dê os nomes…..pode parecer arrogância da minha parte, mas sou amigo do staff do Dorival, alem de ser amigo do Dorival e da família toda e com certeza vou assoprar nos ouvidos dele esta informação porque como todos nós aqui, quero o melhor para o Palmeiras. Sem querer defender o Dorival, mas acho que o Palmeiras vai subir, e muito com um profissional como ele, dirigindo e participando do centenário do Clube. Estou muito confiante!
      Abção!

      • Márcio Trevisan

        Olá, Bergo.

        Júnior tem caráter e, mesmo profissional, sempre gostou do Palmeiras – por motivos mais do que óbvios.

        Tenho certeza de que iremos melhorar e, pelo menos, sair do sufoco em pouco tempo.

        Abs.

    • Márcio Trevisan

      Olá, Farani.

      Como sabemos, Leão sempre gera duas alegrias: uma quando chega e outra quando vai embora. Seria, talvez, o melhor nome para este momento, mas há o problemas dos argentinos.

      Quanto a Gareca, acho que é um bom treinador, mas a verdade é que, com copro mole ou não, taticamente o time não apresentou nada.

      Abs.

  13. Bom dia Márcio, eu estava ansioso por este artigo. Queria muito saber sua opinião sobre o técnico Dorival Jr. Eu tenho comigo que o Palmeiras vai melhorar um pouco e vai terminar o campeonato na posição que sempre mereceu estar, em décimo mais ou menos, pelo time que tem. Mas quero relatar que fiquei um pouco decepcionado com o D.Jr. naquela ocasião do Armereichon, que o Palmeiras meteu 4 a 3 no Santos na Vila, e o Dorival técnico do Santos na época, falou que o Palmeiras havia ganhado porque havia um complô (esta foi exatamente a palavra que ele usou) contra o Santos. Pior que os bagre foram campeões daquele campeonato paulista e ele não falou mais nada sobre o complô, obviamente.

  14. Márcio também estou botando fé no Júnior! Infelizmente o Gareca estava perdido, fora claro o corpo mole de alguns jogadores vagabundos estavam fazendo. Abraços.

    • Márcio Trevisan

      Oi, Maciel.

      Não podemos exigir muito de Júnior agora, pois o elenco é o mesmo que tinha Gareca – ou seja, fraco.

      A esperança é que com ele pelo menos todos se esforcem.

      Abs.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>