A MAGIA, QUASE SEMPRE, RESOLVE.

Aproveitamento do Palmeiras com Valdivia em campo é próximo a time que garante vaga na Libertadores

 

Sei que poucos de vocês sabem, mas um dos preceitos indispensáveis ao exercício da minha profissão é apresentar a quem me lê, ouve ou vê todos os lados de uma informação. Somente assim você, amigo internauta, será capaz de formar sua própria opinião – que, claro, pode ser idêntica ou contrária à minha. Por isso, já aviso: alguns de vocês não gostarão deste texto. 

Outro dia, utilizei este mesmo espaço para lhes apresentar um dado importante sobre Jorge Valdivia. E lhes contei que desde que retornara ao Palmeiras, em julho de 2010, nosso time disputara exatas 271 partidas, mas que o craque chileno participara de apenas 126 delas. Ou seja: devido a convocações ao selecionado do seu país, a suspensões ou, na maioria das vezes, a contusões, ele ficara de fora de 53.5% dos jogos – isso mesmo: mais da metade. 

Tudo isso é verdade, mas como disse aí em cima, às vezes ela pode ter dois lados. E o outro lado desta verdade é que, como não se cansa de escrever certo jornalista que vocês conhecem bem, com Valdivia o Palmeiras é sempre melhor. E a prova vai a seguir. 

Levando-se em conta desde sua chegada, em agosto de 2006, com “El Mago” em campo o Verdão ganhou quase 53% das partidas que disputou. E mais: sempre que pôde contar com aquele que se transformou, quase instantaneamente, em seu mais técnico jogador, nossa equipe não saiu derrotada em mais de 76% dos jogos. Em outras palavras: o índice de aproveitamento do Palmeiras quando pode contar com Valdivia (60.8%) é superior ao de todas as equipes que obtiveram a última vaga à Copa Libertadores nas oito últimas edições do Campeonato Brasileiro, quando o torneio passou a ter apenas 20 clubes (veja abaixo ambas as tabelas). 

Não quero, aqui, criar juízo de valor e nem induzir você a gostar do chileno que muitas vezes nos foi chinelo. Meu objetivo apenas é, mais uma vez, ajudá-lo a ter a sua própria opinião. Exatamente como jurei em minha colação de grau, já há longínquos quase 26 anos. 

O Palmeiras com Valdivia em campo: 

ANO

J

V

E

D

2006

15

4

6

5

2007

38

20

11

7

2008

40

24

7

9

2010

20

10

6

4

2011

28

15

7

6

2012

35

18

5

12

2013

27

16

8

3

2014

16

9

2

5

TOTAL

219

116

52

51

%

100.0

52.9

23.7

23.2

 

Clubes que obtiveram a última vaga à Libertadores no Campeonato Brasileiro:
 

Ano

Clube

%

2013

Botafogo/RJ

53.5

2012

São Paulo/SP

57.8

2011

Flamengo/RJ

53.5

2010

Grêmio/RS

55.2

2009

Cruzeiro/MG

54.3

2008

Palmeiras/SP

57.0

2007

Cruzeiro/MG

52.6

2006

Paraná/PR

52.6

 

17 Responses to A MAGIA, QUASE SEMPRE, RESOLVE.

  1. Hoje, domingo 17/08/2014, dia do jogo contra o São Paulo. Boa Sorte aos nossos atletas e que em caso de derrota nossa diretoria não cometa o erro de deixar o Gareca ir embora. Esse cara vai nos dar muita alegria. Basta ter paciência com ele

    Abraços !!!

  2. bom dia Marcio e amigos palmeirenses,
    o Jair expressou com muita felicidade a situação do Valdivia no Palmeiras – claro que todos sabemos que ele joga muito, é acima da média, mas, como bem expressou, quando mais precisamos dele, em jogos contra times grandes, clássico, o cara desaparece, ou está suspenso, machucado e outros “migués”…por isso que grande parte da nossa torcida não gosta do chileno. A impressão que tenho é que ele não está nem aí com nada….quer só uma boa grana para ficar tranquilo… no chinelinho mesmo. Gostaria que o Valdivia tivesse metade do profissionalismo que já vimos em outros craques, ex. Rivaldo, C. Sampaio, Evair, Cleber dentre outros…. abraços

  3. Na fase que estamos, sua matéria é uma iniciativa positiva e é disso que precisamos.

    Completamos catorze rodadas e temos mais vinte e quatro pela frente e não podemos nos considerar rebaixados desde agora.

    Nesse sentido procurei escrever todos os comentários dessa semana.

    Não adianta ficar propagando que nosso time é fraco, que tudo está errado e que vai cair. Fraco e medíocre é o futebol que se joga hoje no Brasil e parece que a lição vista na Copa do Mundo não serviu para mostrar nossa realidade.

    Ontem, terminou a Libertadores com o poderoso Nacional do PARAGUAI fazendo a final e perdendo devido a um gol de penalidade, que existiu, mas foi de penalidade.

    Não tem sentido ficar torcendo para o time cair, como ocorre por quase toda a internet, para provar suas teses de que a diretoria não presta, de que esse ou aquele jogador não serve. E dai, o que resolve de forma prática? Ter razão nesse momento aumentará nossa pontuação na tabela?

    Esse comportamento do palmeirense em geral é notado pela imprensa que intensifica as matérias ruins, tornando-se um círculo vicioso. Tudo isso chega ao time, diminuindo a auto estima.

    Dessa forma, será o Palmeiras que irá perder. Perderemos o nosso lugar para clubes cujos atletas não poderiam passar na porta da nossa academia, times que os jogadores não recebem salário há mais de três meses.

    Seria muito interessante ver o Palmeiras cair e o time do Ricardo Bueno, Thiago Heleno e Rivaldo genérico permanecer na série A. Ver o pré falimentar Botafogo se salvar ou o Gilson Kleina dar vida ao Bahia. E o Flamengo, com a eterna zona que vive, se mantendo devido aos padrinhos fortes!

    Temos que agradecer muito ao Bragantino no dia de hoje, que nos deu uma lição de como deve ser o comportamento de um time de futebol. Uma equipe que ocupa a zona de rebaixamento da série B, mas que teve a coragem de enfrentar e eliminar o time do “marketing”. A vitória do Bragantino e também o exemplo da torcida do Ceará que lotou o Castelão, outro time da série B, foi uma verdadeira lição para a parte negativa e derrotista dos palmeirenses, sejam eles jogadores, conselheiros ou torcedores.

    Perdemos o respeito de todos porque não nos damos ao respeito, em todos os segmentos ligados ao clube.

    Domingo, teremos a volta do único jogador que ainda impõem esse respeito aos adversários.

    Márcio, pode ter certeza de que do outro lado do muro, não gostaram da volta dele, justamente nessa partida, especialmente um tal goleiro de hóquei. Aliás, esse teve grande atuação ontem!

    Espero que ele não seja quebrado em campo, com a conivência das arbitragens como aconteceu neste ano contra o Bragantino ou naquele 29 de agosto, quando teve costelas quebradas e em seguida o Painel da Folha revelou que tinha sido uma estratégia para tirá-lo do jogo.

    • Fábio P. R.

      Subscrevo.

    • Oi Marco,

      Achei muito bom o seu comentário.

      Quanto ao Valdívia, apesar de nos deixar irritados algumas vezes, também sou da mesma opinião sua e do Márcio. Ele impõe respeito ao adversário e com ele o Palmeiras é melhor.

      Acredito também no trabalho do Ricardo Gareca e que os argentinos que chegaram darão maior qualidade à nossa equipe.

      Vamos apoiar o nosso Palmeiras.

      Domingo estarei no jogo.

      Vamos acreditar no trabalho do Gareca e dos jogadores, na vitória e na recuperação definitiva.

      Abraços.

    • Parabéns, Marco. Sensacional seu comentário. É isso mesmo, coragem Palmeiras!!!!

    • Márcio Trevisan

      Olá, Marco.

      Obrigado!

      Abs.

  4. Com relação ao texto, apenas 1 pergunta:-
    Você tem condições de informar com Valdivia em campo, quantos derrotas contra times da 1ª divisão do futebol brasileiro, nos respectivos anos, e quantas derrotas para times da 2ª e 3ª divisão nos respectivos anos?
    Bem como, quantas vezes ele participou de vitórias contra times inexpressivos, fazendo as micagens e firulas que ele faz, porém somente contra times MEDÍOCRES!

    Tomo a liberdade pra fazer um comentário fora do tema do post.

    ACABOU DEFINITIVAMENTE A ERA DO AMADORISMO NO FUTEBOL BRASILEIRO !

    As derrotas e eliminações vexatórias dos BADALADOS Internacional, Fluminense e principalmente São Paulo, QUERIDINHOS da Imprensa, para times da serie B na Copa do Brasil, ESCANCARAM o fim do AMADORISMO no futebol Brasileiro.
    Por isso eu afirmo CATEGORICAMENTE:_ Srs. Nobre e Brunnoro, chega de fazerem besteiras, cometerem erros absurdos (como a contratação do TENEBROSO Josimar), “ponham as barbas de molho”, se vocês não abrirem os olhos, o Palmeiras vai beijar a lona pela 3ª vez, e o Figueirense, Chapecoense, Criciuma, Bahia, Vitória ficam na 1ª divisão e Palmeiras, Botafogo, etc… vão pras CATACUMBAS do futebol!

    • Caro, Jair.
      É exatamente por ter acabado o amadorismo no futebol que o Valdívia deve ser tratado de forma diferente neste nosso, irreconhecível Palmeiras. Aquele romantismo das Academias e o futebol dos anos 40 e 50, acabaram. O que quero lhe apresentar é o seguinte. Mesmo que contra equipes de “ponta” o Valdívia não tenha resolvido em boa parte dos jogos, contra outras equipes e em diversas situações, como provam os números da matéria do Márcio, é muito mais administrável ter um jogador como ele do que vários Wesleys, Henriques e etc, que não preciso citar aqui porque todos nós sabemos os “perebas” do Palmeiras. Não me iludo com palavras e com atitudes de jogador algum. Querer que o Valdívia honre esta camisa, ou que qualquer outro jogador o faça, como pede o Nobre em todas as apresentações de jogadores do Palmeiras, é ilusão no futebol comercial de hoje. Portanto, na minha modesta opinião e com todo respeito que lhe cabe, prefiro ter 11 Valdívias a ter um Betinho, prefiro ter um elenco de Valdívias a ter um elenco de “barro” como tem o Palmeiras de hoje, sem um pingo de personalidade ou seque fundamentos básicos como vários jogadores que estão lá. Nossa torcida, “brigou” com o Kleber30, com o Diego Souza, com o Vágner Love, com o Valdívia, jogadores como te disse antes, comerciais, mas que pelo menos, ganharam algo ou levaram o Palmeiras para o lugar que merece estar sempre. Desculpa, mas pense nisso!!!! Abração!

      • Márcio Trevisan

        Oi, Bergo.

        O espaço aqui é democrático, e posições como a sua ou a do Ed e do Jair tornam o nosso site, sem modéstia alguma, o melhor da mídia palmeirense.

        Ou seja: os méritos não são meus, mas principalmente de vocês.

        Abs.

        • Márcio e é por isso que entro no seu site quase todos os dias, pois sei que aqui vou encontrar assuntos relacionados ao nosso Palmeiras de forma séria, e sei também que vou poder externar minha opinião sem ser ofendido ou xingado pois é isso que acontece em outras mídias, principalmente em redes sociais. Realmente é o melhor site da mídia palmeirense.

          Abraços.

          • Márcio Trevisan

            Muito obrigado, Ed.

            Mas, como disse, os elogios são extensivos a você e a todos os que por aqui aparecem.

            Boa torcida no domingo (e, lamento, terás de torcer pelo Valdivia…)

            Abs.

    • Márcio Trevisan

      Jair, salve.

      Foi como eu disse: alguns de vocês não gostariam deste texto.

      Abs.

  5. Não deu Márcio. Tenta de novo.

    Abraços…rsrs

    • Márcio Trevisan

      Ed: não tentei e nem tentarei nada.

      Apenas cumpri minha obrigação profissional. Só isso.

      A decisão será sempre de cada um de vocês.

      Abs.

      • Já aviso, ele pode fazer 2 gols contra o São Paulo que não mudará minha opinião. Agora, se ele jogar e bem 5 jogos seguidos e bem também em um clássico contra os gambás aí posso começar a ver ele com bons olhos.

        Abraços !!!

        • 5 jogos seguidos jogando bem contra grandes e pequenos. O problema é que quando ele joga bem em um jogo ele se acha no direito de improvisar férias nos próximos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>