DE VOLTA. PRA JOGAR OU PRA ENROLAR.

Vítima ou não, Valdivia retorna sem sequer, na verdade, ter ido. E tem lugar neste time.

Ainda é cedo para afirmarmos se Valdivia continuará ou não no Palmeiras até o fim de seu contrato, que acontecerá dentro de um ano. O que se pode garantir é que, neste momento, ele tem seus vínculos federativos e econômicos ligados ao Verdão, que assim terá de continuar pagando seus salários.

O parágrafo acima, meus amigos, define bem a situação do Mago. Já ouvi hoje, de palmeirenses e também de não palmeirenses, que o correto seria manter o jogador afastado do elenco, treinando em separado. Isso, sem dúvida, mostraria ao mundo que o Palmeiras é muito maior do que Valdivia e que não precisa dele para escapar do buraco ao qual, sabemos, caminha a passos céleres.

Mago: verdades ou mentiras na coletiva?

Mas a afirmação é apenas parcialmente verdadeira. De fato, nenhum atleta supera a grandeza de um clube, sobretudo se este clube for o maior campeão da história do futebol brasileiro e dono da 4ª maior torcida do País. Por outro lado, se puder contar novamente com seu camisa 10, o Verdão certamente encontrará menos dificuldades para se afastar de onde nem em sonho poderá chegar logo no ano de seu centenário.

Sei que muitos de vocês não gostam de Valdivia, e têm motivos para isso – afinal, eu mesmo lhes informei os números do jogador em sua segunda passagem pelo clube, na qual atuou em menos da metade das partidas. O problema é que nosso time é fraco demais, e neste momento qualquer acréscimo de qualidade, ainda que não em todos os jogos, seria mais do que um alento – seria uma esperança. É aquela frase que você, caro internauta, já leu aqui várias vezes: com Valdivia, o Palmeiras é sempre melhor (ou, se preferir, pode optar pela que segue: ruim com ele, pior sem ele).

Outro detalhe transcende o âmbito esportivo e atinge a esfera econômica. De que vale ao Palmeiras afastar o jogador? Se não jogar ele ficará sem receber seus vencimentos? Não. Fora do time ele se valorizará? Não. Qual clube se interessará pela contratação de um atleta que treina em separado? Nenhum, é certo. E mais: se aparecer um interessado, quanto pagará por ele? Pouco, muito pouco. Assim, se optasse pelo afastamento de Valdivia, o Verdão daria um tiro no próprio pé.

Não vou afirmar aqui que o chileno fala a verdade e nem que mente em relação à frustrada transação com o time dos Emirados Árabes Unidos, se ele é vítima ou culpado neste enrosco, se ele falta com a verdade ou não quando diz que viajou à Disney sem saber da não conclusão da transferência. Conhecendo o futebol internamente, como conheço, não confio em jogadores, mas também desconfio de dirigentes.

O que sei é que ele, pelo menos por ora, está de volta. Só não sei se a fim de jogar ou de enrolar.

 

31 Responses to DE VOLTA. PRA JOGAR OU PRA ENROLAR.

  1. Márcio. Boa noite!

    O que tem de verdade sobre o Diego Souza?

    Abços

    Paulo

    • Márcio Trevisan

      Olá, Paulo.

      Embora a notícia tenha sido dada como certa por uma emissora, não acredito muito, até porque Valdivia retornou.

      Sim, eu sei, ambos jogaram juntos – e muito bem – em 2008, mas diante da atual política financeira adotada pelo Palmeiras é quase impossível ter no elenco dois jogadores de ponta, infelizmente. E pensar que As Academias tinham, em média, pelos menos uns 10 jogadores de ponta cada uma…

      Diego deixou o Verdão após fazer gestos obscenos à torcida das numeradas. Se vier, não sei como será recebido.

      Abs.

  2. A conduta do valdívia com o pessoa deixa dúvidas para muita gente.
    Posso discordar ou concordar com opiniões sobre ele como pessoa.
    Não o considero santo, acho que já pisou na bola várias vezes, como já foi vítima em outras.
    Nesse caso da Arábia, tudo leva a crer que tanto o Palmeiras, quanto Valdívia foram enrolados. Não foi a primeira vez que negócios com o mundo árabe do futebol acabaram dessa forma. Valdívia não inaugurou uma situação.

    Em toda essa novela, o que não me convenceu foram as explicações dele sobre o isolamento do mundo nesses dez dias, fato que o Palmeiras deveria averiguar e tomar providências INTERNAS, sem carnaval pela imprensa para não punir o clube.

    Valdívia é fundamental para o Palmeiras, especialmente no atual momento e seus direitos federativos são patrimônio do clube e precisam ser preservados.
    Nessa questão de conduta, de atitude, todas as opiniões são válidas e devem ser consideradas. Entretanto, em se tratando de questão técnica, questionar a qualidade do Valdívia como jogador de futebol, especialmente para o atual futebol brasileiro, é assumir publicamente a condição de analfabeto esportivo e não ter credibilidade em mais nenhuma opinião.

    • Márcio Trevisan

      Marco:é óbvio que Valdivia mente quando diz que não sabia que o negócio tinha furado.

      É que se ele atendesse ao celular ou respondesse aos e-mails, teria de voltar imediatamente ao Palmeiras.

      E aí a Disney iria pro saco.

      Entendeu?

      Abração.

      • Entendi muito bem, tanto que escrevi colocando em dúvida essa parte da história. Como também escrevi que o Palmeiras tinha que verificar a história e tomar as decisões em cima dos fatos comprovados, mas nunca punir o clube.
        Em todas opiniões que escrevi aqui, nunca coloquei qualquer bronca pessoal acima dos interesses do clube, aliás registrei isso em um dos comentários em letra maiúscula.

        Ainda bem que na década de 70 não mandaram o César Maluco embora depois dele ter agredido o bandeirinha e ficado sete meses suspenso. Depois, ajudou o Palmeiras a conquistar mais títulos e hoje é ídolo.

  3. Não gosto dele como jogador de futebol. Me frustra muito essa volta dele.

    Abraços Márcio.

    • Márcio Trevisan

      Ed: respeito, claro, sua opinião.

      Mas pergunto: se ele jogar – ressalto: SE ele jogar -, o Palmeiras ficará pior do que está?

      Abs.

      • Essa pergunta só o tempo responderá Márcio. Espero que o Palmeiras saia dessa situação o mais rápido possível, com ele ou sem ele. Abraços !!!

  4. paulo sergio

    Caro Marcio Valdivia é o “ame-o ou deixe-o.
    Eu talves esteja na contra mão das opiniões, mas prefiro o Valdivia no clube.Seja por 10,40 ou 100 partidas.Importa que com ele em campo o Palmeiras é outro.Os números, já que citou numeros de apresentações do Mago, os números mostram a quantidade de partidas vencidas com ele em campo .Muito maiores que sem ele.São fatos.Outro fator fica por conta das opções.Valdivia iria embora.Quais foram as opções que surgiram para substituí-lo.Falam em Clayton Xavier.Bom jogador.Apena isso,bom jogador, mas custa caro e tem mais de 30 anos.Qual mais….Montillo???Romagnoli??? Max Moralles???Garanto que nenhum desses é melhor que o Valdívia .Por mim tratra-se de um reforço enorme sua volta.

    • Márcio Trevisan

      Paulo Sérgio: tomara que ele fique, pelo menos até o fim deste ano, e nos ajude a escapar da degola mais uma vez.

      Abs.

  5. Carlos Eduardo Marcomini Jr

    Boa tarde Marcio.
    Como tem passado meu amigo?

    Como sempre nos fornecendo uma boa crônica, parabéns!
    Olha, eu concordo com todos que duvidam do “chileno”, pois ele nós deu muitos motivos para não acreditar mais nele, mas devo ser sincero, nunca torci tanto para uma negociação dar errado! Rsrs…

    Muitos podem dizer que o clube precisa desse dinheiro, e não discordo, mas grandes jogadores atraem grandes parceiros e grandes receitas. E somos um clube de futebol, não um banco (como você mesmo já me respondeu a semanas atrás). E se juntar o salario de jogadores pouco produtivos como: Felipe Menezes, Eguren, Mazinho, Bernado e Bruninho, duvido que não chegam aos vencimentos do Valdivia! Que por falar nele, no meu ponto de vista, não é assim fora do normal! O cara jogou 2 copas e tem um baita talento! Tem muito time ai pagando muito mais por jogador muito pior! Se tá caro renove com a bendita produtividade (que é uma boa medida devo admitir), que ele mesmo já disse que topa conversar!

    Essa diretoria conversa muito, fala mal do Sr. Belluzo, mas foi o ultimo presidente que pensou no futebol! Errou, acertou, mas fez… Montou time, trouxe treinador, trouxe parcerias… Perdeu, mas não foi ele que entrou em campo!

    Eu compro todos os anos 1 ou 2 camisas novas, vou a muitos jogos e sou sócio Avante, e sendo muito sincero, depois que o Santo parou de jogar, as camisas que compro são com a 10 nas costas! Ou seja, gasto “tudo” pelo amor que tenho, porque se fosse pelo time…

    Penso que temos muito mais a perder do que ganhar sem ele, pois o talento desse cara é muito grande! E com um bom treinador pode rendar ainda mais! Ainda desconfio se ainda há motivação por parte dele, mas não dá pra ficar esperando uma luz aparecer do céu todo jogo!

    Obrigado pelo espaço!

    Forte abraço

    • Márcio Trevisan

      Olá, Carlos.

      Agradeço o elogio.

      Sua análise sobre Valdivia está correta e vem ao encontro do que escrevi na crônica.

      Quanto a Belluzzo, vc foi ainda mais feliz: ele foi um dos piores presidentes da nossa história, mas de fato pensou primeiro no futebol.

      Já o Paulo Nobre…

      Abs.

  6. Ricardo Santo André

    Fico aqui imaginando a vontade, o empenho, o amor com que o Mago jogará pelo Palmeiras em seu retorno…

    Em sua segunda passagem, ele jogou pouco quantitativamente e não decidiu nenhuma partida difícil. Não teve um jogo que se destacou contra os gambas, contra o Santos, contra o time do Jardim Leonor. Mas ele fez o gol contra o gremio, na copa do Brasil de 2012, alguém dirá. E depois tomou amarelo e ficou fora da decisão contra o coxa. Esse é o Valdivia, ganha muito, mente muito, joga muito (contra perebas), e, quando mais precisamos dele, faz magia e desaparece…

    Uma pena ele e o Juninho Pampers ainda fazerem parte do elenco… Acho que o Palmeiras vai perder um boa grana com o chileno. Isto é, vai aumentar e muito seu já atual prejuízo. Obrigado Beluzo!

    • Márcio Trevisan

      Oi, Ricardo.

      Belluzzo foi um dos piores presidentes da história do Palmeiras e, sem dúvida, o que mais decepção nos causou – dada a expectativa gerada quando de sua eleição.

      Mas nos casos de Valdivia, do ex-técnico (hoje no Grêmio/RS) e do Trairá ele é inocente: sua intenção foi reforçar o time com grandes nomes e tornar o Palmeiras campeão. numa filosofia diametralmente oposta à da atual gestão.

      Não deu certo em nenhum dos três casos, mas pelo menos ele tentou.

      Abs.

      • Ricardo Santo André

        Pois é meu caro amigo Márcio:
        De boas intenções o inferno está cheio. O Beluzo gestou a crise financeira que passamos, ao repatriar “ídolos” a preços exorbitantes. Pagamos a conta até hoje. Com isso não quero dizer que concordo com a política austera do Nobre. E tenho sérias ressalvas com o “executivo” Brunoro.

        Quanto ao chileno, concordo que no atual momento quem tem chinelo em terra de manco, é rei. E o chinelo voltou. Cumpre calça-lo. Até porque não nos custou o preço de uma havaiana.

        O dia que o Valdivia desequilibrar em jogo contra gambas, sao paulo, santos, eu volto a acreditar. Por ora, é muita graça, muita polêmica, muito diz-que-me-diz, e pouco futebol.

        Um abraço alviverde, Ricardo

    • Quem não gosta do Valdívia costuma se lembrar apenas do que interessa para poder criticar. Por outro lado, quem valoriza o futebol do jogador e o considera importante para o time, admite que ele comete erros.

      Na Copa do Brasil de 2012, o Palmeiras jamais teria chegado à decisão sem ele. Ganhou dos adversários e das arbitragens contra Atlético PR e Grêmio.
      No jogo com o Grêmio ainda teve aquela palhaçada contra o Henrique.
      Na primeira partida da final, que assisti na totalidade e não apenas nos cartões para o Valdívia, o fato mais marcante aconteceu na metade do primeiro tempo.
      Um lance de AGRESSÃO que ficou na internet por bom tempo. Não sei se está ainda ou se retiraram.
      O volante Willian (hoje no Cruzeiro) chute as partes baixas do Valdívia de forma intencional, como é fácil de verificar pelas imagens.
      O árbitro tinha plena visão da jogada e não expulsou o jogador do Coritiba porque não quis. No início do segundo tempo Valdívia toma o primeiro cartão de maneira infantil, mas exagerado considerando que o árbitro não julgou jogada para expulsão o chute no s…. e a penalidade cometida em situação clara de gol.
      O Coritiba sai de campo fazendo o maior carnaval em cima da penalidade não marcada, se dizendo prejudicado em uma partida onde deveria ter dois jogadores expulsos no primeiro tempo.
      Passado o tempo, fica para o registro que Valdívia ficou de fora do segundo e ninguém se lembra da agressão, que provavelmente muita gente vai saber que existiu somente após comentários como esse na internet.
      Esse é o Palmeiras, um time que podemos lembrar e ressaltar apenas o lado negativo em todos os aspectos.

  7. Marco
    Você tem razão em tudo que comentou, principalmente com relação as arbitragens contra o Palmeiras.
    Mas é melhor não investigar o que o Valdivia orientado pelo Vagner Ribeiro aprontou lá nas arabias.
    Não deve ser nenhum sonho das 1001 noites!

    • Com certeza, Jair.

      EM PRIMEIRO LUGAR OS INTERESSES DO CLUBE, SEMPRE!

      A valorização do ego de algumas pessoas, o ódio pessoal, nunca deveriam prevalecer sobre os interesses do clube,
      Não se passa a mão na cabeça de jogador e nenhum jogador pode ser maior do que a instituição. Nem Ademir foi!
      Entretanto, para julgar ou punir um jogador, qualquer que seja ele, é preciso conhecer os fatos, ter provas do que aconteceu.
      Tomar um posicionamento forte e conclusivo sem provas e no mínimo precipitação.

      E se existirem provas de que um jogador falhou com o clube, o que fazer?

      Primeiro preservar a imagem desse jogador, pois seus direitos federativos são patrimônio do clube e roupa suja se lava em casa.
      No caso específico de Valdívia, se ele errou, defender publicamente o jogador e tentar negociá-lo até o final da janela de transferência.
      Não sendo possível negociá-lo, continuar preservando o patrimônio (direitos federativos) e, INTERNAMENTE, saber gerenciar o problema.

      Colocar sempre em primeiro lugar o interesses do time, não punir a equipe e exigir do jogador seriedade e profissionalismo sob pena de, em caso extremo, revelar ao público todos os fatos.
      Nesse caso, o jogador teria tudo a perder, incluindo o não pagamento de salários e direito de imagem no período em que não trabalhou.

      O que jamais pode acontecer é deixar que a raiva de alguns contra o jogador prevaleça, até porque quem propaga essa raiva é a mesma parte da torcida ou de conselheiros que trabalha do primeiro ao último dia do ano para consolidar o clima negativo, pessimista em cima do Palmeiras. Clima que ajuda e muito a manter permanentemente o Palmeiras na baixa autoestima.

      Tudo isso, no caso do jogador ter culpa no cartório. Caso não tenha tido e sua versão tenha procedência, é razão mais do necessária para condenar quem nada acrescenta e colabora todos os dias para o lema “quanto pior melhor”.

      Para concluir, o nome do momento é Valdívia, mas já foram outros. Sempre com jogador diferenciado, fato que não se vê nos concorrentes. Basta que o time tenha jogador acima da média para que ele se torne alvo de campanhas “bem intencionadas” de pessoas e setores preocupados com o melhor para o Palmeiras.
      (quando o Assunção enterrava o time por não aguentar mais correr, a campanha da imprensa, ajudada por parte da torcida, era para que ele ficasse).

      Jogadores como Garrincha, César Maluco e até Edmundo não teriam mais espaço no futebol de hoje.

      Provavelmente, Valdívia tem seus dias contados no clube. Deve ficar mais alguns dias, meses ou no máximo um ano. Resta saber quem será o próximo Valdívia (bola da vez) escolhido para deixar o time quando mostrar que resolve em campo, logicamente com o apoio da parte bem intencionada e capacitada da nossa torcida.

      Renato Augusto, Ganso, L.Fabiano, Kaká, Damião nunca foram questionados em termos de custo benefício. Não são polêmica, como não foram outros envolvidos até com a justiça, mas jogador do Palmeiras sempre aparece nessa condição.

  8. Fabiano Castro

    Caro Márcio, que o Valdívia não é santinho nós sabemos, mas muito disso é invenção da “imprensa gambá” que domina os meios esportivos de São Paulo.

    • Márcio Trevisan

      Oi, Fabiano.

      A Imprensa pode até aumentar, mas não inventa nada.

      O cara é craque, mas não é fácil. Pode crer.

      Abs.

      • Perfeito Márcio, mas permita acrescentar um ponto ao final da frase:

        A imprensa pode até aumentar, mas não inventa nada, porém em muitas ocasiões edita ou esconde fatos que não interessam a certos clubes, aqueles de sempre.
        Basta que receba alguns agrados, participe de churrascos ou receba kit celular de clubes.
        Como Valdívia seria tratado sendo jogador do time da marginal ou do time do Jardim Leonor?
        Até o ADRIANO foi blindado na passagem pelos dois clubes.
        Seguraram até não dar mais!

        • Márcio Trevisan

          É verdade, Marco.

          Já disse isso aqui várias vezes: o tratamento que recebemos por parte da Imprensa é diferente do que recebem outras equipes.

          E, claro, muito pior. Acho que isso acontece por inveja.

          Abs.

  9. Otimo comentario Marco , lembrando que a organizada vaiou o Valdivia e os tercedores comuns vaiaram as organizadas, o cara da resultados e diminui os vexames aue estamos passando e quem foi destaque no ultimo classico que vencemos este ano….
    Bom retorno, e traga todo seu talento a nosso favor

  10. Números do jogador, caso analisados de forma absoluta podem levar a conclusões enganosas.
    A segunda passagem de Valdívia envolveu toda a gestão Tirone/Frizzo, um período onde tudo de errado aconteceu. Deve significar alguma coisa!

    Futebol é momento e vale muito mais a história recente e na nessa história os números do Valdívia fogem da faixa geral da sua segunda passagem. Essa é uma avaliação óbvia que jamais pode ser deixada de lado.

    Por motivação para a Copa do Mundo ou por decisão de ajustar sua carreira, o fato concreto é que desde a metade do ano de 2013 Valdívia não teve contusão muscular. Foi poupado em alguns jogos, mas não saiu do time por problemas musculares.

    Um ponto interessante em relação às avaliações sobre Valdívia é o uso dos números sobre sua ausência em jogos. Mistura-se tudo após certo tempo.
    Convocações para seleção e ausência de partidas devido à violência não punida pelas arbitragens (e incentivada pela imprensa) são colocadas no mesmo patamar das ausências por lesão muscular, constantes na gestão Tirone.

    Um exemplo claro disso aconteceu nesse Paulistão na partida contra o Bragantino.
    Logo de início, ele levou um soco no rosto do zagueiro do Braga, O árbitro estava ao lado, viu e por covardia ou por parcialidade não fez nada. Durante a partida, foi caçado em campo e nada aconteceu aos jogadores contrários, nem cartão amarelo. Ficou fora do jogo com o Ituano e ele mesmo teve que postar na internet fotos do seu tornozelo arrebentado. Foi mais uma ocasião em que foi chamado de chinelinho.
    Alguns até afirmando que ele tem desvio de caráter. Resta saber quem tem desvio de caráter, se o jogador ou se quem atribui isso a ele ignorando situações como essa?

    (Aliás, contra o Ituano quebraram também o Alan Kardec e ninguém percebeu a coincidência do time que em 2013 tinha quebrado o Fernando Prass no jogo em que eles lutavam para não cair.)
    (Conversei o ano passado com um ex-árbitro muito conhecido de todos que me disse: devido às reclamações do Valdívia contra as arbitragens, eles gostam de ver o jogador apanhar, para dar uma acalmada (expressão dele)).

    Outra avaliação significativa para o Valdívia é o aproveitamento de pontos com ele em campo e sem ele. Basta ter o mínimo de atenção e ver a brutal diferença.
    Muita gente fala do salário, mas ignora que um time que tem resultados aumenta seu público médio nos jogos, sua venda de produtos licenciados e de plano de sócio torcedor. Salário que preocupa é de jogador que não joga, não rende e ainda toma lugar de garoto da base.

    Valdívia saindo do Palmeiras representaria o não pagamento de um ano de salários e o valor da venda, que não é todo do clube. Esse dinheiro que entraria ou deixaria de sair precisaria ser comparado com o valor a ser pago de salários para um novo jogador para a função e quanto seria pago para trazê-lo.

    Valdívia não é santo, tem muitos erros e pelo que parece por falta de juízo, mas seu grande erro foi não proporcionar agrados para muita gente.

    Existe também a questão de momento, que pode levar a um grande prejuízo financeiro, a possibilidade de uma nova queda para a segunda divisão. Apesar do time não estar no mesmo nível do fraco futebol brasileiro (viva a seleção!), não sendo pior do que a maioria dos catados que temos por aqui (palmeirense costuma achar que todo mundo é Real Madrid e Barcelona e seu time é o Tenerife), o time corre sério de risco de rebaixamento pelas características atuais do clube, pelo ambiente negativo existente em torno dele. Uma instituição sem representatividade nas federações, tribunais, sem o respeito da imprensa e com uma parte da torcida que se comporta como a mais ignorante do Brasil, ajudando a perpetuar o clima mais pessimista possível.

    Nessas condições, seria preciso parar de frescura, diminuir a arrogância e admitir que precisamos de jogadores que façam a diferença, jogadores que são EMPREGADOS do clube, que por sua vez tem por responsabilidade comandá-los com competência.

    Quanto ao que o Palmeiras deve fazer com Valdívia é muito simples. Basta averiguar tudo o que aconteceu, saber da comprovação dos fatos e não se guiar por uma imagem criada externamente motivada pelos mais diversos interesses.

    Sabendo de fato o que aconteceu, administrar a situação para um lado ou para o outro, sempre tendo em vista o melhor para o clube. Não ouvir corneteiros e se restringir aos fatos comprovados.

    Por fim, se o Valdívia é um cara tão nocivo para o Palmeiras, tão prejudicial como querem pintar, porque grande parte da imprensa e especialmente os torcedores rivais querem tanto que ele deixe o clube?
    Talvez a resposta a essa pergunta seja o ponto central a ser analisado!
    Como tem gente ligada a outros times tão preocupadas com o “bem” do Palmeiras!!!!!!!

    • Correção – desculpem o erro na digitação:

      Apesar do time estar no mesmo nível do fraco futebol brasileiro (viva a seleção!), não sendo pior do que a maioria dos catados que temos por aqui (palmeirense costuma achar que todo mundo é Real Madrid e Barcelona e seu time é o Tenerife)

    • Fabiano Castro

      Excelente texto Marco, muito bom mesmo.
      Concordo com tudo que escreveu.

    • Carlos E. Marcomini Jr

      Muito boas as palavras Marco!

      Concordo com muitos pontos…

      Abraço

  11. Marcio, boa tarde

    O Palmeiras de hoje é o “Curintian” de ontem. Todas as coisas esquisitas acontecem no Palmeiras, será que o sapo, foi enterrado no Clube ????? As explicações do Valdivia são dignas do pastelão que o Palmeiras está envolvido nos últimos anos, acho que só São Genaro, pode nos salvar !!!!

    • Márcio Trevisan

      Oi, Edson.

      Nossa diretoria tem “N” problemas, mas desta vez não teve culpa.

      Quem pisou na bola ou foi Valdivia ou foi o clube árabe.

      Abs.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>