NOVA DERROTA, ALGUMAS CERTEZAS E UMA ESPERANÇA

Veja as análises técnica e tática de todos os profissionais do Verdão,
que perdeu mais uma no Brasileirão mas, pelo menos, desta vez jogou futebol
.

FÁBIO – 6,5
MUITO  BOM

Novamente sem culpa nos gols, ainda fez três ótimos defesas, o que nos evitou uma derrota maior.            

 WENDEL – 5
REGULAR

Mais do mesmo. Geralmente analisar este jogador é cair em uma repetição contínua, naquele papo que “defensivamente não foi mal, mas ofensivamente deixou a desejar”. Hoje até apareceu mais vezes no apoio, mas lhe falta qualidade na hora do cruzamento.  

 LÚCIO – 5,5
SATISFATÓRIO

Foi o culpado pelo segundo gol, pois permitiu que Manoel se antecipasse e cabeceasse praticamente livre. Porém, não se deixou abater, continuou de cabeça erguida e, no restante do jogo, foi bem em diversos lances de desarme e antecipação. E até um belo lançamento fez a Mouche

TOBIO – 6,5
MUITO BOM

Após a desastrosa estreia no meio de semana, hoje mostrou um futebol bem mais elogiável. Além de não permitir que Marcelo Moreno (o mesmo cujo pai, um retardado, um dia falou mal do Verdão) concluísse uma única vez, foi muito bem nas jogadas pelo alto e, claro, também mostrou qualidade na hora de marcar o nosso gol.    

WILLIAN MATHEUS – 4
MUITO RUIM

Teve uma atuação horrenda, talvez porque estivesse há muito tempo sem atuar e parece ser um atleta que necessita de ritmo de jogo para render o seu melhor futebol. No lance do primeiro gol, errou o tempo da bola, antecipou-se em demasia e permitiu a Marquinhos, o mesmo que um dia já vestiu, infelizmente, a nossa camisa, lhe dar um jogo de corpo e fazer toda a jogada. Além disso, errou muitos passes, foi nulo no apoio e só não leva nota e avaliação ainda piores porque, no final do jogo, conseguiu realizar duas boas jogadas em nosso campo defensivo. Começo a achar que não existe, assim, uma diferença tão grande entre o amigo aí de cima e Juninho que, graças a Deus, parece que nunca mais jogará no nosso time.         

RENATO – 6
BOM

Graças à sua boa – e surpreendente – atuação, o melhor jogador do Cruzeiro/MG, Éverton Ribeiro, apareceu muito pouco. Além disso, teve uma saída de bola de qualidade, sendo o responsável pelo início de grande parte de nossas jogadas ofensivas.  

   

 EGUREN – 4
MUITO RUIM

Continuo achando que merece um lugar no time titular, mas hoje o uruguaio foi mal demais. Além de ter vacilado no lance do primeiro gol, já que não acompanhou Ricardo Goulart como deveria, esteve completamente perdido taticamente. Pra não dizer que não fez nada, contundiu-se e, com isso, permitiu que o nosso time melhorasse muito.    

MENDIETA – 4,5
RUIM

Para um cara que é conhecido como um grande soneca, até que participou bastante desta partida. O problema é que um jogador encarregado de armar nossas jogadas ofensivas não pode errar a quantidade de passes que errou e nem cobrar tão mal as faltas que cobrou. É verdade que no primeiro tempo deu um lindo toque para Leandro, que perdeu ótima chance, mas na soma entre erros e acertos ficou, mais uma vez, devendo.

LEANDRO – 4,5
RUIM

Poucas vezes vi uma má fase durar tanto quanto a que enfrenta este jogador (sim: prefiro considerar desta forma porque, se não for isso, então é falta de interesse, mesmo). Hoje, mais uma vez perdeu um ótima chance de marcar, e como o gol seria no primeiro tempo poderia ter mudado a história da partida. Na etapa final até melhorou, mas assim que cedeu seu lugar a Mouche o time cresceu em campo. Parece fadado, já a partir do próximo jogo, a esquentar o banco.        

HENRIQUE - 3
PÉSSIMO 

Curioso: tem como característica ficar parado, tal qual um poste fosse, e apenas esperar pelas bolas para chutá-las à meta. Hoje, porém, foi muito participativo, buscando o jogo e iniciando com troca de passes algumas jogadas ofensivas. Mas sua obrigação é marcar gols, e nesta tarde teve duas chances claríssimas – no primeiro tempo, com o gol aberto, conseguiu bater por cima, e na etapa final chutou fraco, permitindo que Fábio fizesse excelente defesa. Fazendo as contas: caso ele tivesse aproveitado as oportunidades que teve, teríamos vencido por 3 a 2. Mas, como perdemos, cabe ao nosso centroavante o título de maior culpado.  Hoje, confesso: pela primeira vez senti saudades de Kardec.

DIOGO – 6,5
MUITO BOM

Este atleta merece o reconhecimento por não se entregar em nenhum momento, em tentar as jogadas individuais, em ajudar na recomposição e até na armação das nossas jogadas. É verdade: faltam-lhe um melhor poder de conclusão e um preparo físico que lhe garanta não cair tanto de produção na parte final dos jogos. Hoje, foi nosso melhor jogador de linha, ao lado de Tobio.    

RICARDO GARECA – 5
REGULAR

Sei que parece estranho aplicar ao nosso treinador a nota e a avaliação acima, já que foi devido a um erro infantil que ele cometeu na escalação inicial que tomamos dois gols – e poderíamos tranquilamente ter tomado outros dois – em apenas 9 minutos. Mas no decorrer desta explanação todos entenderão o meu ponto de vista. Gareca errou, e feio, ao optar por três atacantes diante do melhor time do Brasil pois isso causou a perda do meio-campo (enquanto tínhamos apenas três jogadores, sendo dois cabeças-de-área, o Cruzeiro/MG tinha quatro e, às vezes, cinco, quando Marquinhos voltava para compor o setor – vide início da jogada do primeiro gol). Mas seus erros terminaram aí. Quando Eguren se machucou, ele acertou em optar por Felipe Menezes e não Josimar, já que o primeiro, além de ajudar um pouco na marcação, também passou a auxilair Mendieta na armação, enquanto o segundo, além de ser horrível, apenas faria a mesma função do uruguaio. Ou seja: ele poderia ter trocado seis por meia dúzia, mas não o fez. Nas outras duas alterações que promoveu, sempre colocou o Palmeiras ainda mais no ataque, tanto com Mouche, que jogou aberto pela direita, quanto com Erik, que atuou como um ponta-esquerda e, a partir do momento em que entrou, fez o time jogar no 4-2-4. Além disso, ao contrário do que vimos no meio de semana, hoje tivemos um Gareca mais atuante, orientando e gritando com a equipe como um técnico deve ser. Em síntese: após esta derrota, fiquei com algumas certezas, como a de que precisamos de reforços na lateral-direita, na armação (para o lugar de Valdivia) e no comando do ataque; que mesmo que estas contratações aconteçam nosso time continuará a ser apenas mediano, sem chances de ser campeão brasileiro; e que nosso presidente (somente até dezembro, se Deus quiser) terá de colocar a mão no bolso se não quiser correr risco algum de rebaixamento. Mas fiquei, também, com uma esperança: existe como e por onde melhorar. Pelo menos isso. 

FELIPE MENEZES – 6
BOM

Como sabemos, não joga nada, mas hoje pelo menos cumpriu bem a função tática que lhe foi determinada – ajudar a defesa na marcação no meio-campo e também a Mendieta na armação das jogadas. E o fez bem, já que após sua entrada o Palmeiras melhorou – e muito. Vale lembrar, também, que de seus pés saiu a bola que terminou no gol de Tobio.

MOUCHE – 6
BOM

Gostei da estreia de mais este argentino a vestir a camisa do Verdão. Entrou aberto, na ponta-direita, e rendeu mais em 29 minutos do que Leandro em 77 minutos. Logo em seu primeiro lance, então deslocado para a esquerda, por pouco não marcou um belo gol após lançamento de Lúcio. Dá indícios de que será titular.

ERIK- 5
REGULAR

Engraçado: estreou em um clássico fora de casa e não sentiu o peso da camisa e nem da estreia. Mas hoje, atuando diante de sua torcida, entrou nervoso, hesitante. Só melhorou após ser orientado por Gareca. Mas fica aqui uma previsão: parece ter futuro.  

Concorda com as notas e as análises acima? Sim? Não? Aproveite o espaço abaixo e avalie você também a atuação do Palmeiras nesta partida.

Quadro de Avaliação

10 – Magnifico
9,5 e 9 – Excepcional
8,5 e 8 – Excelente
7,5 e 7 – Ótimo
6,5 – Muito Bom
6 – Bom
5,5 – Satisfatório
5 – Regular
4,5 – Ruim
4 – Muito Ruim
3,5 e 3 – Péssimo
2,5 e 2 – Horrível
1,5 e 1 – Vergonhoso
0,5 e 0 – Ofensivo 

28 Responses to NOVA DERROTA, ALGUMAS CERTEZAS E UMA ESPERANÇA

  1. Estou gostando da postura do Gareca.
    Pela relação de jogadores que vão enfrentar o Avai esta claríssimo que ele vai por todo mundo pra jogar pra ver com quem ele pode contar na hora do “pega pra capar”, ou seja quem serve no elenco e quem é IMPRESTÁVEL neste sofrível elenco do Palmeiras.
    Esta certo, tem que ver quem só tem disposição pra pegar o contra cheque (por exemplo o Sr. Leandro) e quem serve pra alguma coisa.
    Ou vai ou racha!

  2. Márcio
    Sinceramente, esse time vai ter que brigar pra não cair.
    Não vejo nenhuma equipe acima da média no campeonato. Mas esse Palmeiras é MUITO fraco!!! Erik, Diogo, Henrique, Renato, William Matheus, Lúcio…
    Lamentavelmente, o centenário será um fracasso!! E detalhe: sem Arena! Pelo que vejo, falta muita coisa pra fazer!
    Abraço

    • Márcio Trevisan

      Oi, Cassiano.

      Concordo, pelo menos por enquanto, contigo: por ora, nossa briga é para nos mantermos no meio da tabela.

      Se reforços de qualidade vierem (sonho meu, sonho meu…) talvez possamos brigar por uma vaga na Libertadores. Em relação à Copa do Brasil, dependerá da sorte que dermos a partir da próxima fase (se eliminarmos o Avaí/SC, claro).

      Por fim, a Arena estará à disposição, provavelmente, a partir da segunda quinzena de setembro.

      Abs.

  3. O Palmeiras só vai avançar na Copa do Brasil e se manter numa posição confortável na tabela do Campeonato Brasileiro se o Fabio recuperar a ótima fase que ele vivia antes da Copa do Mundo e fechar o gol nas duas competições que restaram para o Palmeiras este ano.
    O elenco atual do Palmeiras é fraco, idêntico ao da série B do ano passado quando o Prass foi disparado o melhor jogador da Série B, nos salvando em N partidas em razão da mediocridade do elenco e do pseudo aprendiz de estagiário de técnico de futebol que INFELIZMENTE comandava o nosso amado time no ano passado e parte deste ano, quando comprometeu todo o planejamento de 2.014.
    Finalizando sobre o Fabio ou ele recupera a ÓTIMA fase que vivia antes desta BENDITA Copa do Mundo, ou se continuar a ter o mesma performance do Bruno “mão de alface”, ou seja, bola chutada no gol, entra, reflexos lentos, vai na bola e não pega nada, ficaremos em situação terrível até a volta do Prass e o nosso Técnico Gareca ter tempo para separar o “joio” do “Trigo”.
    E haja “joio” nesse elenco!
    Josimar, Bruno Cesar, Leandro, Vitorino, etc…

  4. Márcio, falar que o goleiro não teve culpa nos gols que tomou, você está de brincadeira.

    • Márcio Trevisan

      Olá, Eduardo.

      Não estou brincando: apenas dei a minha opinião que, no caso, difere da sua. Só isso.

      O espaço, aqui, é democrático, e todos podem utilizá-lo para expressarem seu modo de pensar, ainda que este seja diferente do meu.

      Aproveito para lhe dar as boas-vindas a esta seção.

      Escreva sempre, ok?

      Abs.

    • Eduardo, pelo amor de deus… O Trevisan está correto!
      o Fábio falhou só no segundo gol…e foi a primeira falha dele… o cara é bom goleiro…e ainda tem uns aqui neste site que defendem o bruno frango…. é o fim do mundo… o Prass está lesionado…não tem o que fazer…temos que torcer para o Fábio…enquanto o Prass não volta…

      deixem o Fábio em paz…ele tem futuro…e ele não é igual ao do bruno frango….esse desgraçado pediu para ser negociado durante a copa do mundo e NENHUM CLUBE e nem da segunda divisão quis ficar com ele… o cara é um fraco, derrotado…tenho dó do bruno frango…

      Trevisan desculpe mas não dá pra ler essas bobagens e ficar quieto!

      abs, Francesco.

  5. PALESTRINO NATO

    Marcio … fiquei surpreso com o segundo tempo. Jogamos muito bem, mas faltou o gol. Tenho certeza se jogarmos assim contra “eles” não iremos perder o jogo e talvez seja ali o inicio de um bom futuro. Mas, ficou nítido a falta de jogadores e o nosso presidente anda fazendo o que? Os argentinos irão se dar bem no nosso palestra.

    • Márcio Trevisan

      Bianco: se vencermos o time “deles” no campo “deles”, começaremos uma fase muito boa, é certo.

      Quanto ao nosso presidente, ele só se preocupa com a parte financeira.

      Simples assim.

      Abs.

  6. Diego Augusto Rocha

    Márcio, parabéns pelas avaliações e uma coisa engraçada é que mesmo você dando notas abaixo da média pra maioria, a verdade é que o Palmeiras dominou o líder do campeonato na maior parte do jogo, e com um time com muita pouca qualidade diga-se de passagem, merecíamos ter vencido a partida. Você acha que isso já é reflexo dos treinamentos aplicados pelo Gareca?

    Por mais que isso possa parecer um otimismo exacerbado, se continuarmos a jogar como ontem, sonho com algo a mais ainda esse ano, como uma vaga na Libertadores, seja pelo tri da copa do Brasil (se ganhamos em 2012 como aquele treinador e com um time que era pior do que esse a meu ver, por que não?), ou mesmo entre os primeiros do Brasileirão, haja vista que vejo mais do que três times jogando tando assim no campeonato.

    Abraço.

    • Márcio Trevisan

      Oi, Diego.

      Agradeço os elogios.

      Minha expectativa é esta, ou seja, que aos poucos Gareca faça o time jogar como ele deseja – e, claro, que o que ele deseja seja o melhor para o time.

      Quanto a “algo melhor”, acho que a única chance é a Copa do Brasil, graças a seu regulamento. Mas, mesmo assim, será muito, mais muito difícil.

      Abs.

  7. Ricardo Santo André

    Prezado Marcio e demais amigos Palestrinos
    Também constatei evolução, jogamos de igual para igual contra o atual campeão e líder do campeonato. A maneira pela qual tomamos o primeiro gol é emblemática: não temos ainda laterais (nem esquerdo, nem direito). Não temos patrocinador master. Temos o Brunoro, que declarou que adoraria trabalhar no flamengo. Temos o Nobre que fala, fala, fala e só fala. Não aguento mais essa diretoria!

    Quanto ao Gareca, ele foi de 3 volantes contra o santos para 3 atacantes quanto os mineiros. O que mostra que ele está experimentando uma formação ideal. Mas confesso que ainda estou ressabiado, em que pese a aparente evolução. Precisamos voltar a vencer logo. Receio que se esse time ficar no Z4, dificilmente sairá dela.

    O Henrique estava em dia de má sorte. E o Fábio, sinceramente, acho que andou falhando contra o santos e o cruzeiro. Não foram frangos, mas, aparentemente, bolas defensáveis. Bolas que o Prass provavelmente pegaria.

    Um grande abraço a todos e viva o Palestra!
    Ricardo

  8. Márcio,
    bom dia.
    É, mais uma derrota. E, se ficarem sem fazer nada ( diretoria ) vamos para mais uma série B. Tudo bem que o time jogou melhor mas se não fizer gols não ganha. Prefiro mil vezes que o time, neste momento, não jogue nada mas consiga por umas bolas na rede e ganhe. Assim vem a confiança e o time tende a crescer.
    Abs

    • Márcio Trevisan

      Olá, Edson.

      Você está certo. O que vale é bpla na rede, já diria o velho locutor.

      Mas, pelo menos, não jogamos o futebol medonho que vimos diante do Santos/SP, e se o Henrique fosse um pouco menos incompetente, teríamos até vencido o jogo.

      Abs.

  9. Engraçado que não temos lateral direito, vejo o Airton jogando no Vitória e bem. E o atleta é do Palmeiras, que coisa não…

    • Márcio Trevisan

      Olá, Fagner.

      No caso do Ayrton, para que ele se destaque o time tem de jogar com três zagueiros, pois ele é muito ruim na marcação.

      Abs.

  10. Bom dia Marcio e amigos Palmeirenses mas concordo contigo referente a saudade do Kardec no nosso verdao, e pensei isso antes de ler seu comentario e citar o mesmo.
    Lembro de contestar referente este garoto Leandro desde o jogo no Paulistao contra os gambas e vc comentou ser fase, percebo que vc perdendo as esperancas de q seja isso e termos gastado dinheiro com ele e so falta perder o Wesley, mas em contra partida vc vem tendo simpatia pelo Diogo devido a dedicacao e concordo novamente, quanto ao Eguren discordo, acho melhor o M. Oliveira, ambos melhor que o Renato. E tambem confio no Balloteli do verdao Erik, parece ter futuro, quem sabe futura dupla ele e Rodolfo q ja deveriam por em combate e tirar do conforto
    grato a todos

    • Márcio Trevisan

      Olá, Gazola.

      O Leandro está me preocupando muito. E pode anotar: perderá o lugar para o Mouche.

      Abs.

  11. O ano de 2.014 já acabou pro Palmeiras!
    A partir de agora e até o fim de novembro, a função do Palmeiras é se salvar do rebaixamento no Campeonato Brasileiro e tentar avançar o máximo possível na Copa do Brasil, pra iludir um pouquinho os nossos sofridos corações.
    Com relação ao Fabio goleiro, a parada da Copa do Mundo foi CATASTRÓFICA pra ele, ele esta com os reflexos igualzinho o Bruno “mão de alface”, esta saltando atrasado igualzinho o Bruno “mão de alface”, a fisionomia dele é igualzinho ao Bruno “mão de alface”, ele esta sendo um ótimo goleiro para pegar a bola no fundo das redes, igualzinho o Bruno “mão de alface”.

  12. Concordo com todas suas análises Márcio. Só faço uma observação: Se fosse o Bruno a tomar esses gols iguaizinhos que o Fábio tomou iriam acabar com ele.

    Abraços !!!

  13. Roberto Alfano

    É o velho ditado, quem não faz toma,concordo caro Trevisan com o seu comentário referente ao nosso Técnico e também com a falta de jogadores de nível que estamos em falta.

    Agora como bom Palmeirense temos que acreditar e dar forças para o Verdão de alguma maneira deslanchar.

    Abs.

  14. Márcio minha nota você já sabe! quando perde é zero pra todo mundo, futebol é coletividade! tenho só uma pergunta para te fazer:
    Quando o Podre Práss vai retornar das férias??????? abraços.

    • Maciel, não fala isso do Prass, uma vez que o que fez até agora é digno de elogios. Com certeza se estivesse bom estaria jogando, esse é o perfil dele, ou seja, não “amarela”. Ele é assim desde dos tempos do Vasco.

    • Márcio Trevisan

      Olá, Maciel.

      Meu amigo: vc foi muito maldoso desta vez. Prass sofreu uma fratura de cotovelo e já deu provas de que é íntegro e honesto “n” vezes.

      Ao que tudo indica, ele ficará à disposição a partir do fim de agosto.

      Abs.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>