COMPACTADO, SIM. E INOFENSIVO TAMBÉM.

Veja as análises técnica e tática de todos os profissionais do Verdão,
que conseguiu perder para um Santos remendado e cheio de reservas
.

FÁBIO – 5,5
SATISFATÓRIO

Não teve culpa alguma em nenhum dos gols que levou, e no fim da partida ainda fez uma boa defesa.            

 WENDEL – 5
REGULAR

Defensivamente não foi mal, conseguindo impedir uma atuação mais ousada do bom ponta-esquerda Rildo. Mas hoje, como perdíamos, precisávamos de algo que ele não sabe fazer – e por isso não fez: apoiar. Mas isso todo mundo já sabe, certo? Ou melhor: quase todo mundo. A dupla dinâmica Nobre & Brunoro ainda acredita que ele seja a melhor opção para a posição. 

TOBIO – 3,5
PÉSSIMO

Deus queira que tenha sido apenas o nervosismo da estreia e a falta de entrosamento com os demais colegas, mas seu primeiro jogo foi um horror. No primeiro gol, falhou ao lado de Wellington ao permitir que Uvini cabeceasse livre. No segundo, mal posicionado, viu a bola passar à sua frente e terminar nos pés de Alison. Isso sem contar o vareio de bola que levou de Gabriel, o Gabigol. Rezemos para que não estejamos diante de um novo Darinta.     

WELLINGTON – 4,5
RUIM

Como disse acima, foi um dos culpados pelo primeiro gol. Mas seus erros pararam por aí, já que a partir de então conseguiu “colar” em Geuvânio, ajudando Marcelo Oliveira a marcá-lo.      

MARCELO OLIVEIRA – 4
MUITO RUIM

Uma das piores atuações que teve com a nossa camisa. Além de errar saídas de jogo e passes fáceis, colocando o time em risco, ainda agiu como um juvenil ao dar um pontapé no adversário, em lance que poderia ter sido expulso. Como não é lateral (viu, Gareca???!!!), inexistiu ofensivamente, e no aspecto defensivo precisou da ajuda de Wellington para não entregar de vez a equipe.        

RENATO – 4,5
RUIM

Trata-se de um jogador que nem cheira, nem fede. Mas hoje deveria ter diminuído os espaços de Lucas Lima, o que não fez. Não consigo entender como se manteve na equipe titular. 

   

 JOSIMAR – 4
MUITO RUIM

Confesso minha desagradável surpresa quando vi este cara mais uma vez como titular. O infeliz que o indicou já foi embora e ele, desgraçadamente, permaneceu no elenco e, pior ainda, no time. Não marcou, não saiu pro jogo, não protegeu a defesa, não armou jogadas. Não faz nada. Sua escalação foi um dos maiores erros cometidos por Ricardo Gareca.   

WESLEY – 6
BOM

O único jogador da equipe a ter apresentado alguma coisa além do normal. No primeiro tempo, fez algumas jogadas individuais de qualidade, um ou outro lançamento e pelo menos incomodou a defesa santista. Na etapa final caiu fisicamente, mas mesmo assim foi o melhor do Palmeiras – para você ver o quão mal jogamos.        

BRUNO CÉSAR – 3
PÉSSIMO

Esse cara fica um tempão parado, apenas se recuperando de contusão. Depois, treina durante um mês, aprimorando as formas física e técnica. E quando vai a campo, consegue ser patético. Não fez uma única jogada decente, esteve disperso, sonolento e irritante. Uma atuação vergonhosa não para o Palmeiras, mas para a sua própria carreira.       

DIOGO – 5
REGULAR

O bom deste rapaz é que ele luta o tempo todo, corre o gramado inteiro, ajuda na marcação tanto no campo de ataque quanto no de defesa. Mas, talvez por fazer tudo isso, se esquece de que é atacante, e que atacantes têm de marcar gols. Hoje, teve nos pés a melhor chance do Verdão, no fim do primeiro tempo. Seria o gol de empate e, talvez, o indício de um outro jogo na etapa final.Mas concluiu mal, de canela, mais se parecendo uma idosa em uma cadeira de rodas.  

     LEANDRO – 4,5
RUIM 

Primeiro foi uma contusão. Depois, a convocação para a Seleção Brasileira de Novos. Aí, veio a parada para a Copa do Mundo. Cada vez era uma desculpa diferente para as suas atuações pra lá de apagadas. E hoje, qual será a historinha que contarão? Na verdade, após ser contratado este rapaz calçou as sandálias da vagabundice e simplesmente parou de jogar – afinal, tem quatro anos de contrato…    

RICARDO GARECA – 4,5
RUIM

Tudo bem: foi apenas o primeiro jogo. Mas será que este detalhe dá o direito ao nosso treinador de errar tanto? E o enorme tempo que teve para analisar o grupo e também treiná-lo? Vejam só: se Wendel, naturalmente, já não apoia, a presença de outro jogador improvisado na lateral esquerda é um absurdo, pois é claro que ficaríamos sem saída de jogo pelos lados do campo. E ele escalou Marcelo Oliveira, e não William Matheus. Qual a razão para a presença de Josimar no time, se Eguren estava no banco? Tais erros foram capitais e levaram o Palmeiras a perder uma partida que, dada a fragilidade na escalação do adversário poderia, se não ter ganhado, pelo menos empatado. Mas o erro principal de Gareca não foi nem na escalação, e sim na falta de percepção. De que adianta o time jogar compactado, como de fato jogou, se isso o torna pouco ou quase nada ofensivo? Nossos atacantes sequer cócegas fizeram na defesa santista, defesa esta que jogou com um reserva e dois reservas de reservas. Outra: um treinador, um comandante, não pode ser apático. Não pode se sentar no banco e simplesmente assistir ao seu time não jogar nada. No mínimo, precisar gritar, vibrar, fazer seus atletas lutarem mais. Vê-lo sentado me fez sentir vergonha de ser palmeirense e, acreditem, saudades de Gílson Kleina. Mas, pra não dizer que não falei de flores, a menos ele não hesitou em promover as alterações que julgou corretas, todas elas visando tornar a equipe mais ofensiva. Porém, que Gareca entenda que precisa melhorar, e muito – e eu não falo apenas do seu português.  

MENDIETA – 4
MUITO RUIM

O cara reclamava que era reserva de Valdivia. Agora reclama que é reserva de Bruno César. E quando tem a chance de mostrar seu futebol faz o que fez hoje – ou seja: nada. Mais pareceu um zumbi do que um jogador profissional. 

ERIK- 5,5
SATISFATÓRIO

O menino, que fez sua estreia hoje, pode não ter brilhado, mas pelo menos mostrou personalidade. E foi o responsável pela conclusão mais perigosa do Palmeiras em todo o jogo.

EDUARDO JR. – 5
REGULAR 

Entrou para tentar dar alguma qualidade ao nosso meio-campo, mas teve muito pouco tempo para isso – apenas 13 minutos. É muito jovem e dificilmente voltará a ser relacionado assim que todo o elenco estiver à disposição. 

P.S.: Embora o Palmeiras não tenha jogado de verde ou de branco, únicas cores permitidas por este site, inseri as fotos da partida numa homenagem ao melhor goleiro de toda a nossa história. 

Concorda com as notas e as análises acima? Sim? Não? Aproveite o espaço abaixo e avalie você também a atuação do Palmeiras nesta partida.

Quadro de Avaliação

10 – Magnifico
9,5 e 9 – Excepcional
8,5 e 8 – Excelente
7,5 e 7 – Ótimo
6,5 – Muito Bom
6 – Bom
5,5 – Satisfatório
5 – Regular
4,5 – Ruim
4 – Muito Ruim
3,5 e 3 – Péssimo
2,5 e 2 – Horrível
1,5 e 1 – Vergonhoso
0,5 e 0 – Ofensivo 

27 Responses to COMPACTADO, SIM. E INOFENSIVO TAMBÉM.

  1. Ary Héros Garcia

    Bom dia Marcio ! acho que o Gareca começou muito mal escalou mal o time e montou um banco com dois garotos, não entendo o porque de não levar o Patrick Vieira ? o interino estava fazendo um trabalho melhor…..do que ele fez contra o Santos ! qual sua opinião ? algo de novo e concreto sobre o Lucas Pratto ? um abraço, Ary.

    • Márcio Trevisan

      Olá, Ary.

      Concordo com você em relação à estreia de Gareca e, inclusive, disse isso em minha crônica pós-jogo.

      Quanto ao Lucas Pratto, talvez até o consigamos, já que o Velez parece estar disposto a baixar os valores exigidos.

      Abs.

  2. jose luiz birochi

    Marcio bom dia,apos o jogo contra o Santos F.C. passou pela minha cabeça um filme comparartivo com o Palmeiras de 1957 treinado por um ex.arbitro ( Mario Vianna )e fazendo uma rapida comparaçao, aquele elenco de 1957 a excessao do nosso idolo eterno MAZZOLA, e o Paulinho que ate entao tinha vindo do Flamengo, eram os unicos que se salvavam, ja que os demais, Mucio, Martim, Milton Buzzeto, Carabina, laguardia, Ivan, Tati, Tomazinho, Quincas e uns outros,muito me lembra desse atual elenco com Josimar,Wendel,Marcelo Oliveira e esse sonolento chinelinho do Leandro,tantos outros equivalentes em ruindade e grossura, me preocupa e muito, pois em 57 so nao caimos no campeonato paulista porque so caiu um.Quanto ao treinador Ricardo Gareca, eu o tenho acompanhado ja a + ou – 4 anos na Argentina e ele fez um excelente trabalho no Velez, e trabalhador, estrategista e disciplinador, haja vista que ele tem uma filosofia de que jogador que caminha em campo nao serve, ou corre ou sai fora. O meu medo e que esse atual elenco, desculpa-me as palavras xulas, mas bando de vagabundos, malandros, chinelinhos e ligados a empresarios sem escrupulos e so pensando no vil metal, possam a começar a boicota-lo e pela nossa filosofia um tanto amadora,o primeiro a ser demitido e sempre o treinador. Marcio, cade o dinheiro da vendas de alguns jogadores que ja se foram, nao conseguem patrocinador nem para a camisa, nem investidores e estao bobeando em nao adquirir Lucas Prato, Facundo Rodrigues e tantos outros que estao dando…sopa por ai. Chego ate a desanimar com tamanha incompetencia dos atuais cardeais do nosso Palestra de hoje. Abraços

    • Márcio Trevisan

      Birochi: o problema não são os atuais cardeias do Palmeiras – são todos os cardeias do Palmeiras.

      Abs.

  3. Márcio,você sabe se acontece algum problema extra-campo com o Eguren?
    Má vontade em treino,indisciplina ou algo que justifique que ele nunca comece jogando?
    Porque de início pensava que podia ser problema com o Kleina,mas agora com o Gareca ele continua sem jogar…e ao me ver pelo menos,tem mais futebol que Renato e Josimar!
    Abraço!

    • Márcio Trevisan

      Oi, Nelson.

      Não há nada extracampo que complique a vida do Eguren.

      Creio que a escolha por outros jogadores seja pelo número exagerado de faltas que ele costuma cometer.

      Abs.

      • Muito obrigado Márcio!
        Só porque elogiei o cara,no jogo que ele sai de titular,foi mal!
        Aí é dureza HAHAH

  4. A que ponto nos chegamos?
    Ao invés de torcermos pros times que estão na parte de baixo da tabela pra eles vencerem os times que estão na parte de cima, para que o nosso amado Palmeiras dispute o titulo de Campeão Brasileiro, estamos torcendo pros times de cima darem uma surra nos que estão no fundo do poço (Flamengo, Coritiba, Vitória, Figueirense, etc…) para que o Palmeiras fique pelo menos uns 5, 6 até 7 pontos do LIMBO dos medíocres.
    QUE TRISTEZA!

  5. Roberto Alfano

    Não consigo entender oque eles fizeram nestes 40 dias parados, veja a falta de um meia articulador na ausência do Valdivia, esta nitido como foi o jogo.

    Vai ter que jogar dobrado no próximo jogo do Líder Cruzeiro e não cometer os mesmos erros, para tentar a necessária vitória.

    Abs.

    • Márcio Trevisan

      Olá, Alfano.

      Este meia articulador ao qual vc se refere seria Bruno César ou, então, Mendieta.

      Porém…

      Abs.

  6. Primeiro gol o goleirinho falhou sim senhor! na hora do cruzamento ela já tinha pulado na bola! muito burro! abraços.

  7. Cada vez mais eu começo a acreditar que o Palmeiras é um time vendido para empresários usarem como quiserem.

    Só isso explica a insistência com Josimar, Wendell, Welligton, Mendieta, etc.

    Será que os empresários não ajudam no pagamento da conta de luz em troca de escalar os jogadores deles ??

    De um time que vive contando moedas eu não duvído nada aceitarem isso.

    • Quanto ao Leandro, coitado, eu tenho dó. Um cara que se diz palmeirense desde a infância, consegue ser jogador de futebol, e fica nessa inhaca desgraçada !!!

      Dinheiro acaba. A chance de fazer história e ser alguém especial é única. E esse moleque está jogando fora a chance que garanto muitos de nós aqui sonhamos um dia ter na vida.

      Se eu fosse jogador eu poderia até não ter qualidade técnica mas que eu iria ralar as costas no campo eu iria.

      Nem isso esse coitado faz. É de dar pena !!!

      • Só concluindo, o Diogo não esquece que é um atacante. Ele apenas sabe que nossos defensores do meio campo são patéticos, então ele não vê outra alternativa que não seja tentar ajudar na marcação.

      • Márcio Trevisan

        Ed: há muito, como disse, de vagabundice nessa história.

        Mas começo a crer que ele passa por algum tipo de problema pessoal. Não é possível uma queda tão acentuada em tão poucos meses.

        Abs.

  8. Carlos Eduardo Marcomini Jr

    Boa tarde amigo Marcio.
    Como sempre nos deu o prazer de boas analises, parabéns!

    Ontem, assim como por muito tempo acredito, senti muita falta de talento em nosso time! Senti falta de Valdivia principalmente! Pois infelizmente já me acostumei a: Wendel, M. Oliveira, Josimar, Diogo, etc.

    Assim como você penso que Garega não foi bem nesse 1º jogo, mas ainda não vou critica-lo pois engolimos por muito gente (aparentemente) muito pior não é mesmo!?

    Quanto aos gols, discordo um pouco de ti meu amigo, pois acho que o Fábio não foi bem em nenhum deles!! No 1º caiu estranho na bola, sem firmeza! E no 2º (me corrija por favor se me engano) ele escorrega!!

    Logicamente dormi triste pelo resultado, mas mais triste pelo sentimento de que não teremos muitas mudanças, pois quem comanda nosso futebol se preocupa muito mais com finanças e discursos do que com futebol!

    Forte abraço!

    Carlos Eduardo

    • Márcio Trevisan

      Olá, Carlos.

      Respeito sua opinião, ms no primeiro gol a bola quicou à frente do Fábio e, no segundo, ele estava totalmente vencido no lance. Aliás, como salientei, em ambos foi o tal do Tobio que falhou.

      Em relação à comparação futebol/finanças, creio que Paulo Nobre está certo: afinal, o Palmeiras é uma instituição bancária, não uma equipe esportiva, certo?

      Agradeço seus elogios e espero vê-lo sempre por aqui.

      Abs.

  9. Bom dia, Márcio, tudo bem?
    Passaram-se tanto tempo e estamos nós de volta a mesma.
    Será que Josimar, Marcelo Oliveira são jogadores que alguém obriga a te-los no campo e ainda por cima jogando?
    Me ajuda Márcio, está horrível.
    Se não contratar jogadores, inferno aí vamos nós de novo.
    ABs

    • Márcio Trevisan

      Oi, Edson.

      Que esta derrota e, principalmente, a forma como ela aconteceu acorde nossa diretoria.

      Pelo menos isso.

      Abs.

  10. É indescritível a suprema desilusão de ver o Josimar de titular no Palmeiras!

  11. Bom dia, Márcio… Mais uma vergonha apresentada por esse bando de jogadores… Treinaram 40 dias pra mostrar isso? Essa diretoria deveria pedir as contas e ir embora, como são incompetentes. Esse PN é muito ruim, Cade os jogadores??? Pegar um técnico que não gosta de usar verde ai F… Vendemos alguns jogadores, acho que agora dá pra trazer um atacante, um lateral e um meia, pois o Bruno Cesar é uma piada. E o Josimar, credo. Acordar um amigo tirando o sarro é muito difícil.
    Abraços!

    • Márcio Trevisan

      Oi, Eli.

      De fato, a derrota de ontem me preocupou, e ainda hoje colocarei no ar um texto explicando por quê.

      Quanto ao verde, ontem até entendi e aceitei não o termos usado. Mas o problema é que a camisa do centenário deverá ser azul.

      Abs.

      • Fábio P. R.

        Márcio, o Eli quis dizer que o Gareca, supersticioso, não gosta da cor verde, pois a relaciona com alguns momentos azarados que teve na vida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>