VENHA QUEM VIER

Não há como escolher o adversário das semifinais pois não há como saber quem ele será 

O futebol é, sem dúvida, o esporte em que resultados inesperados mais acontecem. As chamadas “zebras” são tão incomuns no basquete, no vôlei ou mesmo em atividades consideradas esportivas mas que delas nada têm, como por exemplo o automobilismo, quanto comuns as são no mais apaixonante esporte que existe.

Mesmo assim, todos mundo já começa a projetar as semifinais do Campeonato Paulista e quem nelas poderá se encontrar antes mesmo que as partidas das quartas-de-final tenham sido disputadas ou mesmo totalmente definidas. Ou seja: não importa o que os três clubes do Interior que enfrentarão São Paulo, Santos e Palmeiras possam fazer – já se sabe, de antemão, que os grandes os eliminarão.

Claro que, assim como o Verdão, os outros dois são mais do que favoritos. E é por isso que, desde agora, também já se começa a projetar qual será o duelo mais importante logo depois: se Palmeiras x São Paulo ou se Santos x São Paulo? E, aí, os matemáticos de plantão já definiram: para evitar o encontro com o time do Morumbi, palmeirenses e santistas devem lutar para serem não o primeiro, mas o segundo colocado ao final da fase classificatória, que terminará neste domingo.

Se quiser o título, Verdão não pode escolher rivais

Na verdade, meus amigos, isso somente valerá se a lógica se der, ou seja: se os três eliminarem seus adversários na próxima etapa do torneio. O detalhe é que, além dos pontos obtidos nas quartas continuarem a ser computados, haverá um novo “ranqueamento” assim que os quatro semifinalistas estiverem definidos. E, então, o time de melhor campanha enfrentará o quarto colocado, enquanto o vice-líder na classificação medirá forças com o terceiro.

Aí, pergunto: e se o SPFC, que terminará em 4º lugar, for eliminado pela Penapolense? E se o Peixe (tomara que o 2º ao final desta etapa) for surpreendido pela Ponte Preta? Neste caso, os quatro semifinalistas serão outros bem diferentes dos esperados pelos meus colegas jornalistas e pela torcida como um todo.

O que quero dizer com tudo isso é muito simples: temos de jogar contra o Santos, neste domingo, para vencer, pois se isso acontecer aumentaremos ainda mais a nossa vantagem em relação a todos os outros classificados. Se não for possível, que ao menos empatemos, mesmo que isso possa significar uma possível perda da liderança nas semifinais (com apenas dois pontos a mais, o Verdão pode ser ultrapassado no critério de saldo de gols se o time da Vila ganhar da Macaca no tempo normal e nós apenas empatarmos com Braga ou Rio Claro, vencendo um dos dois somente nos penais).

A liderança ao final da fase classificatória, como sabemos, provavelmente nos garantirá a vantagem de jogar as partidas decisivas de todas as etapas futuras do Paulistão diante de nossa torcida. E se nas semifinais nosso adversário for, de fato, o São Paulo, que o seja: sempre chega a hora da verdade e, então, saberemos se merecemos ou não o 23º título estadual.

Por sinal, em 2008 foi exatamente isso o que aconteceu. E todo mundo sabe como foi o final daquela história.

10 Responses to VENHA QUEM VIER

  1. Marcio só faltou no comentário anterior eu afirmar (sendo que não tenho provas nenhuma disso), que o Sr. Gilson Kleina vai poupar o Wendel e o reserva Mendieta porque ele esta APAVORADO com o fantasma de sermos eliminados pelo Bragantino ou Rio Claro.
    Ele prefere MIL vezes ser desclassificado na semi-final ou final, mas jamais na próxima fase para um time pequeno, inexpressivo, pois ele sabe que se isto acontecer, vem um TSUNAMI em cima dele.
    Em resumo, nosso estagiário de técnico não esta pensando estrategicamente em sermos campeões, mas em tentar preservar de qualquer forma seu cargo.

  2. Marcio
    Sobre essa questão do Wendel não jogar por ter 2 cartões amarelos, você tem a informação se pra próxima fase os cartões serão zerados?
    Se os cartões não forem zerados e o Kleina não utilizar o Wendel será mais um erro estratégico do Kleina.
    Considero melhor o Wendel levar o 3º e cumprir contra Bragantino ou Rio Claro, e assim não correr o risco de cumprir na semi-final ou final.
    Qual sua opinião?

    • Márcio Trevisan

      Olá, Jair.

      Não acredito que os cartões sejam zerados, se bem que isso pode até acontecer se os oito classificados concordarem.

      Veja só: se perdermos do Santos não será legal, mas também não será o fim. Agora, se cairmos diante de Bragantino ou Rio Claro, meu amigo, teremos uma crise “daquelas”. Por este lado, é melhor o Wendel não arriscar.

      Por outro lado, ele raramente é advertido, já se trata de um jogador tranquilo.

      Acho que ele deveria ser escalado, mas também não acho ruim a ideia de ver o Bruninho em campo, mesmo que fora de sua posição.

      Na boa? Acho que falei, falei, falei e acabei ficando em cima do muro – rs…

      Desculpe-me.
      Abs

  3. Marcos
    Seu comentário é perfeito sobre o sorteio que é realizado na maior competição inter clubes do mundo.
    Mas você acha que o Marco Polo Del Nero vai fazer isso no campeonato paulista?
    Lembre-se o cidadão simplesmente é conselheiro vitalicio do Palmeiras.
    Quer PIOR curriculum do que isto?

    • KKKKKKK, pior que um sujeito destes tem seu nome vinculado ao Palmeiras. Mas vamos continuar falando utopias aqui, vai que…….. kkkk

  4. Marcio, penso que o modo mais correto de evitar de os clubes começarem a pensar em perder para tirar vantagem nos cruzamentos la na frente, e preservar o princípio esportivo, é fazer sorteios, como nas champions league por exemplo. Nas quartas como agora, mantem o 1º contra o 2º do grupo. A partir dai nas semi, usa-se o sorteio e a vantagem se mantem entre os sorteados para o clube de melhor campanha. É o mais justo, e acaba com este negocio de ficar escolhendo entre ganhar ou perder.

  5. Concordo.
    Nós Palmeirenses sempre temos que pensar em vencer.
    A filosofia de torcer contra os outros e sempre pensar em enfrentar os mais fracos tem que ser banida da nossa história recente.
    Temos que ganhar o Paulista, reforçar o elenco para as fases seguintes da Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro, chega de Vinicius, Bruno “mão de alface”, Felipe Menezes, Serginho, Juninho, Mazinho e demais “inhos”.
    Vamos pensar grande!

  6. Paulo Sergio Guglielmo

    Marcio , perfeito.Também penso igual e temos que seguir vencendo para termo sempre a vantagem de decidir em casa.
    A tempos atras o Pacaembu nos trazia algumas decepções mas de 2 anos para cá o Pacaembu tem sido a nossa casa.E estamos tendo sucesso .

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>