PRA MATAR AS NOSSAS SAUDADES

Veja as análises técnica e tática de todos os profissionais do Verdão
que, pela primeira vez neste ano, apresentou um futebol condizente com sua história.

  FERNANDO PRASS – 6,5
MUITO BOM

Sem culpa alguma no gol, ainda evitou o segundo praticando duas excelentes e seguidas defesas. Passou tranquilidade à equipe, e isso é muito importante.     

 

WENDEL – 8
ÓTIMO

O melhor do time e do jogo. Fez hoje, sem dúvida alguma, a melhor partida desde que estreou pelo Palmeiras. Com exceção de um único erro de passe, foi perfeito na marcação, ótimo no apoio e excelente nos cruzamentos – no primeiro deles, percebeu Valdivia livre para marcar o primeiro gol.   

LÚCIO – 6
BOM

Foi o principal responsável pelo gol do Atlético Sorocaba, já que estava mal posicionado e ainda tentou fazer a linha de impedimento. Porém, experiente ao extremo, não se deixou abalar, permaneceu de cabeça erguida e teve um restante de atuação tranquilo.           

HENRIQUE – 7,5
ÓTIMO

Teve algum problema no início do jogo devido à velocidade de Ewerthon, mas assim que melhorou o seu posicionamento fez o ex-palmeirense sumir em campo. Além disso, o lançamento que deu para Marquinhos Gabriel dar o passe para o terceiro gol lembrou Gérson, o Canhotinha de Ouro.    

JUNINHO – 6,5
MUITO BOM

Vinha tendo um atuação dentro da média, ou seja, ruim, já que não aproveitava e enorme fragilidade de Fabinho Capixaba (Socorro!!! Não gosto nem de me lembrar dele…) para deitar e rolar. Mas, novamente, soube se posicionar na pequena área para receber a bola de Marquinhos Gabriel e marcar mais um gol. Daí receber a nota e a avaliação acima.  

MARCELO OLIVEIRA – 7
ÓTIMO

Foi perfeito em sua principal função, que era proteger a zaga, já que hoje atuou como primeiro volante. Mas foi ainda mais além, saindo para o jogo e aparecendo com qualidade e talento na intermediária ofensiva. Além disso, foi excelente o passe que deu para Wendel cruzar a bola que terminou com o gol de Valdivia.    

WESLEY -6
BOM

Outro que não conseguiu jogar o futebol que sabe e pode, talvez porque neste início de temporada o tempo para os treinamentos seja escasso. Contudo, assim como já acontecera na partida passada, de novo soube aproveitar a chance que lhe apareceu e marcar mais um gol.    

MAZINHO – 4
RUIM 

Temo que o bom futebol que apresentou em sua reestreia, contra o Linense/SP, tenha sido uma exceção. Desta vez, de novo ficou devendo, pareceu perdido no meio-campo e em alguns momentos bateu cabeça com Wesley, ocupando a mesma faixa de gramado. A seu favor conta, apenas, o fato de não ser armador ou mesmo ponta-de-lança, mas sim um segundo atacante pela esquerda.   

VALDIVIA – 7
 ÓTIMO

Mesmo sem estar com ritmo de jogo, já que não atuava desde 23/11 (portanto, há mais de dois meses), teve uma atuação bastante satisfatória. Além do belo gol que marcou, lance no qual mostrou toda a tranquilidade de um craque, deu ótimos passes e, pra terminar, ainda encarou um grandalhão.

LEANDRO – 6
MUITO BOM

Outro que sentiu bastante o fato de ter ficado mais tempo parado do que os demais companheiros, principalmente no que diz respeito a tempo de bola. Porém, como se trata de um jogador diferenciado, mostrou todo o seu talento no momento de marcar o gol da virada.

ALAN KARDEC – 5
REGULAR

Não foi bem, e a expressão em seu rosto após o jogo traduziu fielmente isso. Faltou uma participação maior no jogo e, sobretudo, nas finalizações, já que chutar é obrigação de um centroavante. De qualquer forma, deu o passe para um gol.     

GÍLSON KLEINA – 6,5
MUITO BOM

Nosso treinador, enfim, voltou a ter uma atuação positiva. Hoje, foi bem na escalação inicial, pois com Marcelo Oliveira à frente da zaga ele ganhou na marcação sem perder a saída de bola. Era mais ou menos isso o que fazia Márcio Araújo, porém com maior qualidade técnica e menor acerto nos passes. A manutenção de Mazinho no meio-campo, ainda que equivocada, pode ser explicada pela intenção de manter a coerência, já que o atleta fora titular nas duas primeiras partidas. Outro ponto positivo foi a conversa que teve, durante a parada técnica, com Lúcio e Henrique, pois isso fez com que os zagueiros se posicionassem melhor e terminassem com a farra que Ewerthon fazia em nossa defesa. Nas substituições, fez bem em colocar Marquinhos Gabriel com tempo de mostrar alguma coisa do seu futebol, e deu sorte com a ótima atuação do novo reforço. Tomara saiba escalar, orientar e trocar o time quando tiver todos os jogadores à sua disposição – e é claro que, agora, falo de Bruno César.   

MARQUINHOS GABRIEL – 7
ÓTIMO

Uma estreia muito, mas muito positiva. Mostrou lucidez nos passes e  nos lançamentos, deu duas bolas para os dois últimos gols, passou a atuar como atacante quando Mendieta entrou no lugar de Leandro, enfim: deixou uma impressão bastante agradável. Não será titular da equipe, mas poderá ser uma espécie de “primeiro reserva”.

FELIPE MENEZES – 4,5
RUIM

Não fez nada e ainda errou um passe no meio-campo que originou um contra-ataque. É fraco, mas parece que agrada ao nosso treinador.   

MENDIETA – 5
REGULAR

Entrou apenas para ganhar um pouco de ritmo, mas precisará de muitos jogos para chegar à sua forma ideal. Não ajudou, mas também não atrapalhou durante os cerca de 20 minutos que jogou.      

Concorda com as notas e as análises acima? Sim? Não? Aproveite o espaço abaixo e avalie você também a atuação do Palmeiras nesta partida.

26 Responses to PRA MATAR AS NOSSAS SAUDADES

  1. PALESTRINO NATO

    SEM PLAGIOS … MAS, WE CAN … AVANTI PALESTRA !!!

  2. Ricardo Santo André

    Prezado Márcio e demais amigos Palestrinos

    Em que pese a fragilidade do adversário, ontém finalmente fiquei com a sensação de que o Palmeiras vai de fato engrenar.

    Defensivamente, à medida que Lúcio ganhe ritmo de jogo e se entrose com Henrique, estamos muito bem, obrigado. Contamos com Prass, excelente goleiro. As laterais, contudo, continuam sendo nosso calcanhar-de-aquiles. Juninho, a despeito dos gols que anotara, nem para ficar no banco serve. E o sempre produtivo Wendel, que de fato foi o melhor do jogo, é opção de banco. A menos que ele reedite partidas como esta, principalmente nos clássicos e cale minha boca (faço votos aliás, que isso ocorra).

    No meio, eis a incógnita: Valdívia continuará “interessado” por quanto tempo? E, o Erguren, jogador que conquistou nossa simpatia mais devido à antipatia que nutríamos pelo Marcio Araujo do que pelo futebol que mostrara até o momento, ele vai, afinal, assumir a cabeça de área? Vai ser o camisa 5 de que tanto temos precisado há anos? Se a resposta a ambas perguntas for sim (e cruzemos os dedos para que seja), teremos um meio de campo de respeito, com Wesley, com opções de qualidade como Mendieta e Bruno Cesar.

    No ataque temos o jovem Leandro, que gem qualidade, mas ainda oscila muito e o Alan Kardec, que é matador, sabe fazer gols, parece gostar do Palmeiras e tem tudo para continuar dando certo.

    Resumindo, temos cara de time. Jogaremos bem? Dependerá do Kleina. Ele tem que encontrar uma formula que permita extrair o máximo do elenco que dispõe. Temos de lhe dar um tempo, pois agora ele tem peças de reposição. Saberá usá-las? O tempo dirá. Torçamos que sim!

    Um grande abraço alviverde, Ricardo

  3. Tiago Henrique

    - Sobre o Kleina, gostei do esquema que ele fez no jogo passado. Acredito que encaixando bem aquele esquema seria o ideal, até porque os melhores times do mundo trabalham assim com variação tática diferente quando estão com a bola ou sem ela.

    - Percebi que o time fica num 3-5-2 com a bola e sem ela num 4-2-3-1. Acho interessante, pois você praticamente ataca com sete e defende com nove. Além disso é possível manter a linha ofensiva de 3 no meio de campo quando estivermos com a bola só subindo um volante para ela e avançando um da linha para o Lado do Kardec, isso fora a troca de posições que pode ser feita para confundir a defesa adversária.

    • Tiago Henrique

      O que acha desses esquemas que o Kleina tá testando, nesta última partida o time atuou mesmo num 4-2-3-1 mais fixo sem variação para o 3-5-2? Outra coisa não gosto quando o Kleina põe o Kardec para vir buscar o jogo no meio, como qualquer 9 perde a característica e caí de rendimento.

      • Ricardo Santo André

        Concordo! Teve um momento que o Kardec está ajudando a marcação na lateral direita do ataque adversário! Esse menino é bom de bola, sabe fazer gols e precisa de um esquema que lhe municie mais.
        Um abraço, Ricardo

      • Márcio Trevisan

        Tiago: sou tradicional e prefiro um time como o de ontem, com dois volantes e dois meias e, na frente, um centroavante fixo e um atacante que atue pelos lados do campo.

        O problema é que, ontem, o segundo meia não era meia, mas sim um atacante escalado no setor – Mazinho.

        Outro detalhe é que, jogando desta forma, Wesley cai muito de rendimento pois não tem liberdade para jogar em todas as faixas do gramado, já que precisa ajudar na marcação quando perdemos a bola.

        Quanto ao Kardec buscar o jogo, não é uma orientação de Kleina, mas sim uma característica pessoal.

        Abs.

  4. Tiago Henrique

    Márcio, pra mim o Valdívia arrebentou chamou a responsabilidade e depois cansou. O Mazinho acho que se deslumbrou com seu desempenho no primeiro jogo e acho que é o Messi, “toca pra mim, que vou pra cima e resolvo”. Se ele jogasse mais com uma postura mais coletiva poderia ter tido uma atuação mais interessante. O pra mim é Crack desses de marcar época e ser vendido por centenas de milhões. O menino precisa aparecer mais no jogo, mas com a bola no pé e inspirado arrebenta. Imagina se ele ajeita o corpo e faz aquele gol depois daquela meia lua no grandalhão pra mim seria gol para concorrer à prêmio Puskas.

  5. Jogamos contra a Brisa, o Ar, e o Vento, vencemos bem e fizemos 9 pontos.
    Eu sei que os outros ditos grandes não conseguiram o mesmo feito pelo Palmeiras.
    Porém, vamos esperar todo o elenco estar a disposição do Sr. Gilson “Rinus Nichels” Kleina, enfrentando os times grandes e vendo a POSTURA do Palmeiras no inicio da Copa do Brasil.
    Vou aguardar!

  6. Olá, jogamos muito bem, e não sei porque, torço muito pelo Wendel. Acho que pelo amor que ele demonstra pelo verdão. Quero estar vivo pra ver seu primeiro gol com nossa camisa, merece fazê-lo, mesmo não sendo sua função. Esse Menezes nem sabia que tinha jogado, assisti o jogo inteiro e não ouvi falarem o nome dele, só agora aqui no site, muito fraco. Tomara que o Juninho consiga manter o bom futebol, pq aí o seu ainda reserva quando entrar, terá de fazer bem mais. Valdívia tbm voltou mostrando sua habilidade, que realmente seja o primeiro de muitos gols dele, torço pra que todos os jogadores possam ir bem, temos tudo pra ganharesse paulista, e ainda nem entrosamos. Marcelo Oliveira foi muito bem tbm, mas por favor, digam ao Kleina pra não inventar um novo Márcio Araújo caramba. O cara é segundo volante e não primeiro, que o Eguren e o França não fiquem esquentando banco pra ele, pq senão já é sacanagem desse técnico. Se o Araújo tivesse sido escalado quando na série Bano passado de segundo volante, tenho certeza que estaria no Palmeiras ainda. Não que eu seja fã dele, eu sou um dos que mais o criticavam, mas de segundo volante, quando o “técnico” o deixou jogar, ele mostrou ser útil. No mais, avante Palestra.

    • Osni, o Wendel assim como o M.Araujo é um jogador “bonzinho”, tem mais de 30 anos nunca deu certo no Palmeiras nem de lateral e nem de volante, e em muitos jogos entregou feio, é que a torcida esquece. Lembra em 2009 que tomou um gol de escanteio do Flamengo em que a bola passou por baixo do seu pé? o título começou ir embora ai, outra coisa foi emprestado para o Goias, Atletico-PR e Ponte Preta e nunca conseguir se fixar. Por que tentar novamente com ele? não era nem para ter renovado, era muito mais vantajoso mandar ele para o Oeste e ficar com o João Denoni, e ter deixado o Luis Gustavo que joga de LD, zagueiro e volante e foi muito bem no Vitoria. Quanto ao Marcelo Oliveira não era nem para ter renovado tambem. Não serviu nos gambás que foi mandado embora e tambem no Cruzeiro que ta louco para se livrar dele. Concordo com vc quando diz que ele esta sendo um M.Araujo pelo Kleina que é outro que tambem nem devia ter renovado. Vamos ter que aguentar estes 3 (Wendel, M.Oliveira e Kleina), que não passam confiança em ninguém.

    • Márcio Trevisan

      Osni, salve.

      Se você pensar que Valdivia, Bruno César e Wesley serão titulares absolutos, perceberá que o único lugar que Marcelo Oliveira poderá jogar é a cabeça-de-área (ou seja: irá jogar como primeiro volante, como ontem).

      Eguren é melhor do que ele na posição, mas há um detalhe: costuma cometer muitas faltas na entrada da área.

      Quanto a estar vivo para ver o primeiro gol de Wendel, depende da sua idade – rs.. Mas também torço muito por ele, pois é um jogador limitado que, no entanto, se doa por completo ao time pelo qual sempre torceu.

      Abs.

      • Salve, Trevisan. Tenho 3.0 e não acho que ele jogará por muito mais tempo. Torço por ele por este fato, por se doar, dar tudo que pode. Se todos se doassem como ele, certamente não teríamos caído em 2012. Sei que não é craque, é no máximo um reserva, e não é nem será meu ídolo. Só o admiro pelo carinho que tem por nossas cores, assim como outros que vestem a camisa. Se o Eguren não puder ser titular acho que o frança mereceria esta chance, são dois volantes de contenção. O M. Oliveira é no máximo reserva do Wesley. Ou quando de o Mago (Deus queira que não) não puder jogar por algum motivo, ou mesmo o futuro titular ao seu lado, B. Cesar, o Wesley poderá ter a liberdade de fazer um terceiro volante com Eguren ou França de primeiro e aí sim, o M. Oliveira fazendo a função de segundo volante.

        • Márcio Trevisan

          Oi, Osni.

          Creio que, agora, Marcelo Oliveira jogará na quarta-zaga.

          Abs.

          • Bye, Henrique. Mas que tragam um zagueiro à altura, sem improvisos Sr. Kleina.

          • Márcio Trevisan

            Osni, esquece: a dupla será formada por Lúcio e Victorino (ou Marcelo Oliveira).

            Abs.

  7. Bom dia Marcio,

    Acho que seu comentários sobre o Henrique deve ser transferido para o Lúcio. Foi ele quem utilizou de sua experiência e “colou” no Ewerthon quando percebeu que o mesmo estava tendo certa facilidade no jogo.

    Já o Wesley foi fraquinho! Ficou apagado o jogo todo e marcou um gol quase que feito. Nota 3 e olhe lá!

    Um grande abraço.

    Valter

  8. Júnior Colletti

    Bom dia Márcio!

    O título desta matéria, em minha opinião, resume tudo.

    Já considero que, desde a rodada passada, o Palmeiras joga como time grande que é. Contra o Comercial, embora tenha jogado com o freio de mão puxado e guardadas as limitações do adversário, o Palmeiras fez o que quis durante TODO o jogo.

    Ontem, não foi diferente. Aquela gana do adversário é pertinente a todo time pequeno no cenário nacional, ainda mais televisionado para todo o Estado. Porém, é fato: é só esperar os 15 primeiros minutos passarem que o grande domina.

    Desta forma, sinto que o Kleina vem incutindo na mente de nossos jogadores que estão representando um gigante, o maior brasileiro. Espero que ele não se esqueça disso e sempre aja assim.

    Enfim, vamos com calma, né?! Como você mesmo diz, o Palmeirense é um otimista nato… Já estava quase escrevendo que, pra mim, o Palmeiras é o time grande com o melhor futebol no momento…. rsrsrs…

    Grande abraço e uma ótima semana!

    • Márcio Trevisan

      Oi, Colletti.

      Espero que Kleina, ele sim, entenda por vez o tamanho do Palmeiras e pare de inventar esquemas com três volantes, com quatro volantes, com três atacantes sem meias para lhe passar a bola, etc.

      Abs.

  9. Roberto Alfano

    Embora foi constatado que falta ritmo aos nossos melhores jogadores, só foi tomar um Gol por falha de posicionamento, o Palmeiras começou a demonstra a sua força técnica com Valdivia,Leandro se entrosando no caminho do Gol.

    Muito bom seu comentário Trevisan no tocante a Wendel a melhor partida dele.

    E tambem quanto a nosso Técnico,pois agora o Palmeiras tem banco para ajudar

    Boa partida do Verdão.

    Abs.

    • Márcio Trevisan

      Oi, Alfano.

      Grato pelo elogio.

      Vc tocou em um ponto importante: com excessão de Valdivia, não temos craques, mas pelo menos temos algumas opções para o banco.

      E isso pode fazer a diferença em um momento decisivo.

      Abs.

  10. Mazinho deveria levar um zero: não acertou nenhuma jogada, pode voltar pro Japão. Felipe Menezes é outro que pode voltar pro buraco de onde veio, não presta prá nada, seu consolo é aquele gol no jogo-treino. Mendieta, acho que não vai ter lugar prá ele no banco de reservas, é outro dispensável. Juninho, quanto mais eu torço contra mais ele vai se garantindo, quero ver se não vai se borrar contra os bambes. Marquinhos Gabriel, jóia rara, além de tudo é solidário, vai dar bom. E o Rodolfo hem? Será que não vai ter uma chance? Abçs.

    • Márcio Trevisan

      Olá, Tadeu.

      Também gostaria de ver Rodolfo em campo, mas acho que será difícil – afinal, ele é muito jovem e Kleina já deu claros sinais de que prefere jogadores mais experientes.

      Abs.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>