ATÉ NUNCA MAIS, SÉRIE B !!!

Palmeiras perde o último jogo de sua história válido por uma divisão menor do futebol brasileiro

A equipe do Palmeiras se despediu com derrota e, ao mesmo tempo, com enorme satisfação do Campeonato Brasileiro da Série B, competição que disputou pela quarta – e última!!! – vez em sua centenária história. A derrota deste sábado para a Chapecoense/SC por 1 a 0, em uma partida que misturou festa (para a equipe catarinense, claro) e amistoso absolutamente nada representará para a gloriosa e quase centenária trajetória do clube.

O maior campeão brasileiro de todos os tempos encerrou sua participação de forma serena, como serena foi sua participação neste ano. Desde a primeira rodada, em nenhum momento o time se viu ameaçado, mesmo que muito levemente, de não terminar o torneio garantindo seu retorno à elite do futebol nacional ou mesmo de levantar, ainda que timidamente e sem esconder a enorme vergonha, a taça de campeão. Foi o que disse no fim de 2012 o técnico Roberval Davino, na época no América/RN: “A queda do Palmeiras é péssima para os demais 19 clubes. Agora, haverá apenas três vagas em disputa, pois eles vão passear no torneio”.

Esta cena jamais se repetirá

Isso se deu por méritos do Palmeiras? Claro que sim. Montou-se um time que priorizou a força e a raça, e não a técnica. Não fosse assim, talvez amargássemos 2014 no mesmo patamar, já que não adianta ter apenas talento diante de adversários violentos, que mandam seus jogos em pastos onde sequer vacas conseguem atuar e diante de arbitragens que, muitas vezes, mesmo sendo de partidas da Série B apresentam nível E.

Mas há de se reconhecer o péssimo nível do torneio. Assim como a Série A, a Segundona do Brasileirão deixou demais a desejar neste ano. O nível das equipes foi baixíssimo, e as provas disso são, principalmente duas: dois times de São Paulo, o estado mais rico e mais forte, futebolisticamente falando, caíram para a Série C, enquanto o inexpressivo Chapecoense/SC conseguiu o histórico acesso à divisão maior, algo que por muito pouco também não obteve o ainda mais inexpressivo Icasa/CE.

De qualquer forma, meus amigos, isso tudo é passado. Jamais o Palmeiras viverá de novo esta situação, já que por mais vaidosos e incompetentes que possam ser nossos dirigentes, sejam elas quais forem, não serão capazes de manchar ainda mais a camisa mais gloriosa do Brasil.

12 Responses to ATÉ NUNCA MAIS, SÉRIE B !!!

  1. PALESTRINO NATO

    FALARAM EM ALEX E AGORA O ELANO. SÓ UMA PERGUNTA: DISPUTAREMOS A SÉRIE A DO BRASILEIRÃO OU O SUPER MASTER DO BRASILEIRÃO? PRECISAMOS DE BONS JOGADORES, MAS NÃO ADIANTA TEREM SEUS 30 E POUCOS ANOS. MUITO CUIDADO SENHOR PAULO NOBRE, VOCÊ PODE ENTRAR PARA A HISTÓRIA DO NOSSO AMADO PALESTRA NO ANO DO CENTENÁRIO. RESTA SOMENTE A TI A DECISÃO DE QUE FORMA FICARA. QUEM SOU EU NESSE MUNDO FUTEBOLISTICO? UM MERO PELADEIRO, MAS UM AMANTE DO “VERDÃO” E POR ISSO, SE ME DER A LIBERTADE DE TE DIZER, GASTE UM POUCO ALÉM DO QUE SE PODE (TODO MUNDO FAZ), FAÇA UM TIME DIGNO E SE TORNE NOSSO ÍDOLO TAMBÉM. AINDA NÃO TE CRITICO, POIS CONFIO NA SUA HONESTIDADE. ALIE ISSO A CRIATIVIDADE E MÃOS A OBRA, UMA VEZ QUE O TEMPO RUGE. UM ABRAÇO E BOA SORTE.

    • Márcio Trevisan

      Olá, Bianco.

      Concordo contigo: deve-se sempre lembrar que jogadores veteranos se contundem com mais facilidade.

      E se Alex não quis vir em 2013, também não irá querer em 2014.

      Abs.

  2. Ricardo Santo André

    Prezado Márcio e demais amigos Palestrinos:
    As notícias não são lá alvissareiras. Renouvou-se com o Kleina, ficaremos com Juninho e com o indefectível Márcio Araújo. Se bobear teremos a reintegração do Luan e do Maikon Café com Leite. Li hoje que estamos atrás do Elano.

    Resumindo: estamos contentes em voltar para a série A, mas, nossa pindaíba financeira aliada à falta de criatividade (competência) de nossa diretoria prenunciam um ano de 2014 mediocre.

    Espero estar errado (muito errado, diga-se), mas a julgar pelo andar da carruagem, comemoraremos como se fosse um título nossa permanência na Série A de 2014. Não creio que montaremos time competitivo para de fato disputar o título.

    Mas espero estar errado.

    Um grande abraço alviverde, Ricardo

    • Márcio Trevisan

      Olá, Ricardo.

      Sinceramente acredito que contrataremos pelo menos uns quatro jogadores de ótimo nível.

      Afinal, é o ano do nosso centenário.

      Abs.

  3. Como torcedor tenho esperança que o Palmeiras jamais retornara a série B.
    Porém, pela experiencia de vida, e vendo a Sociedade Esportiva Palmeiras ser SAQUEADA, ROUBADA e DILAPIDADA por N Ex-presidentes E/OU diretores de futebol desde a metade dos anos 70 do século passado, eu fico com um pé na frente e outro atras com relação ao futuro do Palmeiras!
    Marcio uma questão que eu gostaria de comentar é a situação de 3 clubes nesta reta final do campeonato, que servem de exemplo para o Palmeiras para não correr o risco de retornar a serie b, a saber:-
    Internacional, Coritiba e Fluminense
    - Internacional
    Não irá cair pois vai vencer a Ponte que é um time fraquíssimo, desfalcado e pensando na final da Sul americana contra o Lanus.
    O elenco do Inter é caríssimo, cheio de medalhões.
    Exemplo de desperdício de dinheiro e falta de resultado em campo.

    - Coritiba
    Liderou o campeonato em varias rodadas e talvez se salve na ultima na”bacia das almas”.
    Exemplo do nivelamento do campeonato por baixo.

    - Fluminense
    Esse eu acho que vai pro buraco.
    Atual campeão, no ano seguinte vai pra lona da 2ª divisão.
    Exemplo de elenco caro, famoso, vivendo só das glorias do passado.
    Porque estou dando esses exemplos?
    Pra mostrar a dificuldade de todos os clubes em permanecer na 1ª divisão do nivelado por baixo campeonato brasileiro.
    E concordo com o nosso colega palmeirense Marco, as ARBITRAGENS, CBF e o FAMOSO TRIBUNAL DE JUSTIÇA, podem fazer a diferença nessa hora.
    Um abraço!

    • Márcio Trevisan

      Jair: se o Flu cair – e tenho certeza de que cairá – será péssimo para o futebol brasileiro, pois sempre que um grande clube desce a elite fica mais pobre e mais fraca (veja o exemplo do Brasileirão deste ano e a falta que o Palmeiras lhe fez).

      Por outro lado, se o Flu cair será bem feito, pois eles devem uma Série B aos demais clubes (lembra-se de 2000?).

      Abs.

  4. Para mim a verdade é nua e crua: ou monta um time para 2014 ou vamos beirar a série B novamente. Com o time deste ano nós vamos cair no centenário. Com esse estagiário bem remunerado como técnico, vamos perder os clássicos e não vamos ganhar nada mesmo que o time seja reforçado. Meu Deus, acho que eu preferiria o Jair Picerne.

    • Márcio Trevisan

      Tadeu: não dá pra cravarmos coisas como “vamos perder os clássicos”.

      Por sinal, neste ano não perdemos nenhum…

      Abs.

  5. Roberto Alfano

    É verdade caro Trevisan, agora temos que pensar e planejar 2014,para que sem loucuras do Futebol possamos montar um time mais competitivo e Técnico.

    Afim de buscarmos mais Títulos expressivos no centenário do Palmeiras.

    Valeu Palmeiras rumo a 2014.

    Abs.

    • Márcio Trevisan

      Olá, Alfano.

      Não é preciso muita coisa: quatro contratações pontuais, de jogadores que cheguem para ser titulares, já deixarão nossa equipe bem melhor.

      Abs.

  6. boa tarde marcio, espero que voce esteje certo no su comentario.Nesta serie b foi um martírio ver os jogos do palmeiras, avai em sc, e uma ou duas paridas depois da copa das confedrações, os demais foram sofriíveis. Meu temor marcio éo bom e barato, isto nos ja csabemos aonde foi dar. Seo mustafaá estiver dando conselhos paraesta admonistração, então é lutar para não cair em 2014. Desculpe o pessimismo, mas esta beirando a realiodade um abraço aqui do extremo sul do brasil, Joao vittorio canuso

    • Márcio Trevisan

      Olá, Canuso.

      Sei que ultimamente estamos por baixo, mas o palmeirense é, antes de mais nada, um otimista.

      Pensemos positivo e desta forma ajudaremos a mudar esta situação.

      Abs e obrigado pelo seu post.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>