COMPUTAR, SIM. COMEMORAR, NÃO.

Conquista do bicampeonato nacional da Série B deve ser somada às inúmeras glórias do Palmeiras. E só.

Meus amigos: sei que o tema é polêmico e que, justamente por isso, nem todos vocês que ora de honram com a leitura desta crônica concordarão comigo, mas a conquista que obtivemos nesta tarde, no Pacaembu, é aquela que podemos definir como “legal, valeu, beleza”. E paramos por aí.

Não se justifica, em minha opinião, comemorações exacerbadas, como a que vimos nos vestiários, quando os nossos jogadores fizeram uma festa como se a taça que receberão no próximo sábado, em Campo Grande/MS, fosse a do nosso 9º Campeonato Brasileiro, como se tivesse garantido nossa presença na Copa Libertadores da América no ano do nosso centenário.

Reconheço e entendo o direito de os atletas festejarem, pois sei o quanto disputar a Segunda Divisão é complicado (eu já o fiz, lembram?). São longa viagens, péssimos gramados, horrendas arbitragens, desleais adversários, enfim, uma infinidade de dificuldades que, quando sobrepostas, passam a impressão de que a conquista foi, sim, histórica. Só que não…

NÓS MERECEMOS MUITO MAIS DO QUE APENAS TÍTULOS SECUNDÁRIOS

Ao Palmeiras, ascender à Série A não significou nada além do que a mera obrigação. É como você, que chega ao seu trabalho pela manhã no horário marcado, trabalha o número de horas pré-determinado, faz a pausa para o almoço, retorna à tarde, cumpre suas tarefas previstas e, no começo da noite, volta pra casa com o sentimento de dever cumprido. E se nesse dia você atingiu a sua meta, bom pra você. Porém, amanhã terá mais um leão à sua frente para ser enfrentado.

Em síntese, amigo palmeirense: que mais esta conquista da Série B do Campeonato Brasileiro seja parte da história do Verdão – até porque já o é -, mas que à ela seja dada apenas e tão somente a importância que de fato tem, ou seja…

Uma conquista de segunda.   

25 Responses to COMPUTAR, SIM. COMEMORAR, NÃO.

  1. Marcio infelizmente o verdão ou vem se apequenando ou esses jogadores não sabe a grandesa do clube em q estão comemorar mesmo uma dificuldade q não houve é brincadeira o Palmeiras deveria ter conseguido o acesso c 10 rodadas de antecedência a Chapecoense consegui c 4 rodadas pq o Palmeiras recebe 80 milhões de reais da Tv p disputar a série B a Chapecoense recebe 3 milhões é um dispariedade muito grande Campeão moral desse titulo é a Chapecoense a nós resta ajuntar os cacos de 2012/13 e ver dias melhores p o Campeão do Século. Avanti S.E.PALMEIRAS.

  2. Não só o campeonato brasileiro, mas o futebol brasileiro não é para ufanista e muito menos para alienados e derrotistas.

    Existe uma diferença fundamental entre cobrar reforços para o time jogar a série A e ficar pregando pelas redes sociais que o Palmeiras não presta, que vai subir e cair e que se jogasse 2013 na série A seria um fracasso.

    A análise limitada do aspecto técnico, além de prejudicial, não considera o ambiente interno de um clube como fator fundamental para o sucesso ou fracasso de uma equipe em qualquer competição.

    Hoje, a imprensa esportiva traz matérias com o Presidente do Coritiba responsabilizando o comportamento dos jogadores pelo fracasso no Brasileiro e também divulga a briga nos vestiários do Internacional, time montado com inúmeras estrelas, no melhor estilo que muito torcedor palmeirense gosta.

    Em relação ao Coritiba, qualquer pessoa com um pouco mais de senso de observação no futebol deve ter percebido que alguma coisa estranha deve ter acontecido internamente para modificar radicalmente o comportamento do grupo durante a competição.

    Já o “limitado Palmeiras” que jogou a série B teve um fator decisivo, que por ser positivo é ignorado: o ótimo ambiente de grupo. Péssimo ambiente de grupo já nos tirou títulos ganhos onde treinador e jogadores eram os chamados “de nome”.

    Quanto à questão técnica, sempre foi defendido que a equipe precisa de reforços, mas essa parte da avaliação é convenientemente ignorada, quando se pretende rotular opiniões. Pode-se pedir reforços e reconhecer que existe uma boa base, incluindo até jogadores de seleções nacionais.

    Avaliar que o time precisa se reforçar não implica em menosprezar quem está no clube. Essa tem sido a base do pensamento que faz o Palmeiras trocar quase todo elenco a cada ano. Qualquer um que chega para o clube, em dois ou três meses, é visto como inútil.

    Na temida série A de 2013, a de pior nível técnico da era pontos corridos, tivemos o exemplo negativo do Coritiba, que se perdeu sozinho e também do Inter, clube que gastou fortunas com medalhões. Por outro lado, tivemos equipes montadas com o que sobrou do mercado e hoje estão quase na Libertadores como Goiás, Vitória e Botafogo.

    Na mesma excelente série A fomos brindados com jogos que foram verdadeiros circos de horrores, como esse de ontem no Pacaembu.

    Não vejo na “Mídia Palestrina” um só torcedor considerando o atual elenco suficiente para jogar a série A em 2014 para ganhar título, para ser protagonista. Para disputar contra verdadeiros catados que tivemos nesse ano o time atual teria total condição. A análise das condições de um time na competição precisa ter referência, deve ser baseada no futebol de hoje e não em décadas passadas e, principalmente, na condição dos adversários daquela competição. Essa referência não existe quando se trata de Palmeiras.

    Entretanto, é preciso reconhecer que para o Palmeiras ter alguma possibilidade de sucesso precisará sempre montar uma equipe bem acima da média dos adversários, pois vai enfrentar Federações, imprensa e a parte da própria torcida, a que mais faz gol contra no país.

    Por outro lado, também temos muitos torcedores reconhecem que hoje há um ponto de partida para 2014, muito à frente daquele de 2013, devido ao ambiente interno e a base que terminou o ano. Com os reforços que virão, especialmente por ser o ano do centenário e da inauguração na Arena, o Palmeiras terá ampla condição de enfrentar de igual para igual os grandes e superar os novos Vitórias, Botafogos e Goiás de 2014.

    Ou será que ainda tem gente que acha que o time vai ser esse que terminou 2013?

    A impressão que passa é que muitos torcedores do Palmeiras não consideram as deficiências dos concorrentes e as qualidade do seu time. Contam apenas as virtudes dos outros e as nossas fraquezas.

    Não dá para entender porque ainda torcem ou dizem torcer pelo time, só o masoquismo explicaria a opção de acompanhar um clube que está condenado por toda a eternidade ao fracasso. Essa é a conclusão que somos obrigados a chegar ao ler que tudo está errado e que será preciso mandar quase todos embora (veja comentários gerais na MP e na imprensa), talvez mandar para fazer parte de outro time campeão!

    Por essa razão, no início de cada ano, não importando quem seja o treinador e o elenco, o discurso que começa pela imprensa é retransmitido pela grande massa de manobra que se tornou parte da torcida do Palmeiras: o time é fraco e o elenco é muito ruim. Em 2012, essa receita teve o “melhor” resultado. Começaram a tirar o Palmeiras da disputa no primeiro turno para depois a imprensa, a omissão da diretoria e a parte inteligente da torcida completarem o serviço. Basta comparar com o tratamento, a blindagem e o “auxilio” externo dado ao time do Jardim Leonor neste ano, quando se encontrava em situação muito pior na tabela.

    O TORCEDOR PALMEIRENSE DEVE E PRECISA SER CRÍTICO, mas não precisa jogar contra o próprio time ao perpetuar imagem negativa que nos é imposta, do primeiro ao último dia de trabalho no ano.

  3. Para os ufanistas de plantão!
    Peguem o exemplo do Coritiba que é emblemático.
    Liderou o Campeonato Brasileiro em algumas rodadas e vejam no final da competição em que situação esta.
    O campeonato brasileiro não é BRINCADEIRA para UFANISTAS!

    • Caro Jair,
      Você pode até dizer que não, mas ficou evidente a relação com os comentários abaixo. Escreverei sobre “Ufanismo x Alienação” dentro desse contexto de montagem do time para 2014.

      • Roberto Alfano

        Gostaria em primeiro lugar parabenizar o Palmeiras por mais uma conquista,ambiente e união demonstrados,pois só assim se chega a vitória.

        Óbvio que jogar a série A em 2014 necessitamos de 4 a 5 reforços de mais experiência e tarimba para juntar ao grupo que ficar e honrar a camisa do Palmeiras.

        Se tomarmos ou tentarmos montar uma base como o Cruzeiro, sei que não é fácil,em face das dificuldades financeiras e sem fazer loucuras,podemos lutar por Títulos.

        Vejam como já disse o Marco, o exemplo da garra do Goiás,Botafogo e Atlético Paranaense;

        Parabéns Palmeiras e principalmente a grande Torcida por aguentar tanta provocação em 2013.

        Abs.

    • Caro Jair.

      Você pode até dizer que não, mas ficou evidente no seu comentário uma resposta aos comentários abaixo. Escreverei sobre o chamado “ufanismo”.

  4. Espero que os dirigentes saibam fazer boas contratações, mas sem loucuras salariais. Não aprovei o interesse em Loco Bielsa.ìmos netrar numa gelada. Lembra do Passarela no timão? Se temos ainda bons treinadores por aqui, por que ir fora do Pais buscar técnico. Só para pagar o que os caras querem? Marcio eu pergunto.Estariam os nossos cartolas observando criteriosamente alguns atletas que foram destaques nas últimas competições nacionais? Você que é um profissional bem informado, saberia dizer algo a respeito? Olha, eu prefiro acreditar na experiência do Brunoro. Só que infelizmente, até hoje não ouvi dizer nada, mas nada mesmo, a respeito de reforços. Você tem alguma novidade para nós? Um abraço. Carlos Rodrigues-Perobal Pr- Narrador esportivo,Radialista e publicitário-Umuarama Pr.

    • Márcio Trevisan

      Olá, Carlos.

      Brunoro é ótimo, mas com dinheiro no bolso. Sem grana, não difere muito de mim ou de você.

      Por ora, existem especulações, nada além disso. O que acredito, sinceramente, é que alguns reforços importantes chegarão, pois 2014 será o ano do nosso centenário e a vaidade não permitirá aos nossos dirigentes algo que não seja muito bom.

      Agradeço seu posto e lhe dou as boas-vindas.

      Abs.

  5. Robinson - Poços de Caldas

    Como sempre excelente texto!

    Enxergo nosso verdão como a ave mitológica Fenix, renascendo das cinzas, amenizando os estragos feitos pelos patetas da gestão anterior!

    Que venha 2014, recheado de glórias.

    Só um detalhe que me passou pela cabeça estes dias…

    Vejam só o Alex do Coritiba não veio para o verdadeiro verdão pois teria que jogar a série B. E agora?

    O Barcos não ficou pois achava que jogar em um time que disputa a 2a divisão traria prejuizos por uma eventual convocação! Que ironia, o verdão foi o time brasileiro que mais cedeu jogadores para suas respectivas seleções!

    O mais importante é que mesmo na humilde série B o gigante jamais perdeu seu brilho!

    Abraços

    • Boa observação.
      Nenhum clube brasileiro teve a quantidade de jogadores que o Palmeiras forneceu para seleções nacionais
      VALDÍVIA – Chile – classificado para a Copa
      EGUREN – Uruguai – praticamente classificado para a Copa
      HENRIQUE – Brasil
      LEANDRO – Brasil
      MENDIETA – Não convocado, mas na pré lista do Paraguai.

      O Palmeiras não é tão medíocre como querem impor.

    • Márcio Trevisan

      Oi, Robinson.

      Agradeço muito seus elogios.

      No caso de Barcos, a Série B foi apenas um dos fatores que o fizeram ir embora.

      No caso de Alex, não: ele queria morar em Curitiba/PR.

      Abs.

  6. Todo mundo que supervaloriza a série A deste ano e acha que o Palmeiras iria fracassar, ser rebaixado, deveria ter a mínima boa vontade de olhar quem está nessa divisão em 2013.
    Novamente, esquecemos que o Palmeiras é um time brasileiro, que disputa o campeonato brasileiro e não a Liga dos Campeões. Aqui, times de refugos disputam vaga para a Libertadores e aposentados da Europa voltam para ser destaque.
    A volta palmeirense ao lugar de onde nunca deveria ter saído deve ser marcada pela reconstrução do time e da mentalidade em torno do Palmeiras.
    Chega de menosprezar tudo o que temos para parecer coerente em imparcial.
    Não interessa quem sejam os jogadores que representarão nosso time em 2014, desde o início do ano o discurso que ouviremos será de que nosso time é fraco e nosso elenco não serve. Esse discurso será repetido a exaustão em toda a “mídia palestrina”.
    Neste final de semana foi publicada uma matéria em outro blog sobre o perfil dos jogadores contratados pelo Cruzeiro para 2013. Caso contratações com esse perfil fossem feitas pelo Palmeiras, a terceira guerra mundial teria sido declarada.
    Não resta a menor dúvida de que o Palmeiras vai se reforçar, que precisa desses reforços, mas para pedir reforços não é necessário desmoralizar quem vestiu nossa camisa. Pode ser que alguns desses que sejam desmoralizados pela nossa torcida saiam do Palmeiras para serem campeões com a camisa de algum rival.

  7. Bom dia! Para entendermos o comportamento de uma pessoa, ou mesmo de um grupo, é necessário se colocar no lugar em que se encontram para sabermos o por que dessa atitude. E talvez essa seja a razão da comemoração por parte dos jogadores, foram pagos para esse objetivo, e conquistaram o mesmo.
    O que me deixa com a pulga atrás da orelha é o planejamento que essa diretoria se gabou tanto que fez, e esse seria o tema ideal para uma crônica: será que a diretoria de marketing informou à presidência o que é visibilidade?

  8. Caro Marcio, o Palmeiras, realmente, não fez mais que a obrigação. (ponto) Agora o que a mancha verde fez foi RIDÍCULO ao sair do estádio após o jogo. Quero ver se esses pseudos Palmeirense irão voltar para divisão especial do carnaval, eles caíram também… O Palmeiras já fez a sua parte, agora mancha faça a sua!

    • Márcio Trevisan

      Olá, Eli.

      Agradeço muito o seu comentários e lhe dou as boas-vindas à nossa página.

      Quanto ao que fizeram os integrantes desta facção, permito-me não comentar. Aliás, nem perco o meu tempo com nada que eles façam ou deixem de fazer.

      Abs e escreva sempre.

  9. palestrino nato

    FELIZ, MAS COM MEDO DO FANTASMA DO CENTENÁRIO. ESPERO QUE A PRESIDÊNCIA DO NOSSO AMADO VERDÃO ESTEJA REALMENTE CONSCIENTIZADA DO QUE É UM CENTENÁRIO PARA UM GRANDE CLUBE. DIVIDAS? TODO MUNDO TEM. PORTANTO, COLOCAR A MÃO NO BOLSO (NEM QUE POR EMPRÉSTIMO) SE FAZ NECESSÁRIO NESSE 2014. … AVANTE PALESTRA !!!!

    • Márcio Trevisan

      Olá, Bianco.

      Pois é: não se pode quebrar o clube, mas também não se deve esquecer a grandeza do Palmeiras e, claro, que 2014 é um ano diferente, no qual temos que conquistar pelo menos um dos três títulos que disputaremos.

      Assim, alguns reforços significativos terão de chegar. Nobre & Brunoro que se virem.

      Abs.

  10. Marcio.
    Parabéns!
    Concordo em 100 % com seu comentário.

    Análise do elenco pra 2.014.
    Jogadores para ser titular ou disputar a titularidade em 2.014:-
    Prass, Vilson, Henrique, Wesley, Valdivia, Leandro e Alan Kardec.
    Portanto precisamos de pelos menos 8 contratações de nível para ser titular ou disputar titularidade no time (perfazendo um total de 15 jogadores para vestir em caráter imediato nosso manto sagrado).
    Jogadores para reserva-
    Fabio (reserva do Prass), Ayrton, Andre Luis, Thiago Alves, Eguren, Mendieta, Serginho.
    Garotos da base para compor o elenco e adquirir experiencia visando o futuro tanto no time como em negociação:-
    3º goleiro, Bruno Oliveira, Luis Gustavo, Bruno Dybal, João Denoni, Patric Vieira, Edilson
    Não tenho convicção quanto a permanência do Charles e Marcelo Oliveira.

    O RESTO é R U A!
    Com o pseudo-aprendiz-de-estagiário de técnico de futebol puxando a fila!

    Um abraço!

    • Márcio Trevisan

      Oi, Jair.

      Muito obrigado pelos elogios.

      Quanto ao Kleina, já cravei que ele iria embora, mas…

      Algumas situações novas surgiram nos últimos dias e podem alterar o caso.

      Nesta semana trataremos do assunto por aqui.

      Abs.

  11. Na minha opinião, se estivéssemos na série A em 2013 iríamos amargar o centenário na série B. O nosso time é fraco, não temos laterias, não temos banco, não temos técnico. Se não mudar muito, 2015 vai ser triste novamente.

    • Márcio Trevisan

      Olá, Tadeu.

      Se tivéssemos disputado a Série A neste ano, o time seria bem diferente do que o que disputou a Série B.

      Assim, não dá pra comparar.

      Abs.

  12. Monica Frutuoso

    o palmeirense não só pode como deve comemorar sim. Até em respeito ao profissionais que foram à campo, aos adversários, à nova diretoria, ao futebol, ao desporto. Valeu Palmeiras, e que as próximas conquistas mostrem sua real dimensão mas sem nunca perder a humildade que forja os verdadeiros campeões. FIBRA DE CAMPEÃO, sempre!!

  13. Comemoração neste nosso caso, não é igual a de um título brasileiro de série A, mas é o sentimento oposto daquela tristeza e humilhação que sentimos no último semestre de 2012 até a queda ser decretada oficial. Falo por mim. Não vi o jogo, pq estava trabalhando. Pra ajudar estava sem internet e nem pelo celular… quando soube dos 3×0 não me empolguei, nem tive reação, a não ser aquele sentimento de “já sabia” e a preocupação em relação ao futuro: treinador, jogadores, centenário e administrações q nunca mais nos obriguem a passar por situações como estas que temos passado desde a saída da Parmalat. Isso passa a ser prioridade agora! Saudações AlviVerdes!

    • Márcio Trevisan

      Olá, Maurício.

      Sua reação foi exatamente igual à minha.

      Obrigado por seu depoimento e seja bem-vindo a este site.

      Abs.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>