TREMEI, SÉRIE A: O GIGANTE ESTÁ VOLTA !!!

“Caiu, mas se levantará. E rápido”.

Muito mais do que uma previsão, a frase que escrevemos no dia em que ficou decretada a queda do Palmeiras à Série B, em 2012, era uma constatação. Sabíamos de antemão que, por pior que pudesse vir a ser a nova diretoria, nem mesmo ela seria capaz de impedir nosso retorno imediato.

Obviamente, todos nós, palmeirenses, estamos aliviados. Afinal, o principal objetivo desta temporada, ainda que não passasse apenas de obrigação, foi atingido. Mas, se me permitem os amigos, tal alegria deve ir apenas até a página 2. Reconheço que disputar a Segundona não é fácil (eu que o diga, pois em 2003 passei por perrengues semelhantes aos que passaram agora os jogadores) e que se livrar dela é motivo de alívio, mas daí a se comemorar este acesso ou mesmo o título que certamente virá…

Wesley foi o melhor jogador do Palmeiras na Série B

Em síntese: creio que estas conquistas devam ser contabilizadas, computadas, mas não festejadas. Se começarmos a comemorar vitórias e feitos obtidos em divisões inferiores, correremos o risco de nos apequenarmos, de ficarmos satisfeitos com feitos de menor expressão.

Na verdade, quem deve comemorar é o futebol. O retorno do Palmeiras, maior campeão brasileiro em todos os tempos, devolve ao Campeonato Brasileiro o brilho que dele foi roubado assim que ficamos alijados de sua disputa. E isso não é apenas a opinião de um torcedor jornalista, mas sim uma inconteste constatação de um jornalista torcedor: a ausência do clube mais perseguido pela mídia, pela arbitragem e pelo STJD fez perder quase que totalmente a graça da competição. Sem o Verdão, o Brasileirão é, no máximo, um Brasileirinho.

Quando um gigante cai, ferido, normalmente se levanta com maior força, maior ímpeto e maior altivez. Derrotas, claro, virão, mas estas se limitarão às de dentro do campo – as de fora, é certo, já fazem parte do passado, pois não há de existir conselheiro, diretor ou presidente cuja vaidade seja maior do que a grandeza deste clube.  “Mordido” pela vergonha que passou – ou que o fizeram passar -, o Palmeiras certamente retornará no ano de seu centenário ainda mais imponente e ciente de que sua sina é sempre a de vencer.

Aos nossos tradicionais e, agora, novamente futuros adversários, minhas sinceras condolências.

Obs.: As fotos que ilustram esta matéria são de arquivo. Este site jamais inserirá fotos de jogadores do Palmeiras vestindo camisas que não tenham o verde ou o branco como cores predominantes.

27 Responses to TREMEI, SÉRIE A: O GIGANTE ESTÁ VOLTA !!!

  1. palestrino nato

    Eu tenho um sonho … de ver nossa famiglia palestra feliz e vitoriosa outra vez. Nosso lugar é no topo de qualquer competição. Somos fortes e se Deus desejar, serie B nunca mais. Já estou cansado de chorar por ti verdão, mas chorar de tristeza, pois de alegria posso chorar milhões de vezes até minha morte. EU TE AMO MEU PALESTRA QUERIDO.

  2. Vejo mistura critica à situação interna do Palmeiras com a avaliação técnica do elenco.
    Todo ano é a mesma coisa, a desmoralização dos jogadores que compõem nossos elencos passou a ser o discurso “politicamente correto” para mostrar coerência.
    Rotular times brasileiros se tornou modismo. Temos o imortal, o time de guerreiros, o time da fé, time da massa, time copeiro e o Palmeiras é sempre o limitado, não interessando quem esteja no elenco. A imprensa lança o rótulo e os próprios torcedores fazem a fixação. O Palmeiras viveu nos últimos tempos muitos problemas devido às diretorias fracas. Perdeu a representatividade na imprensa, nas federações e nos tribunais. Passou a ser a Geni do futebol, aquela que deve apanhar calada e nunca se manifestar.
    Imprensa e torcedores passaram a analisar o Palmeiras como se fosse uma ilha dentro do futebol brasileiro. Critérios de avaliação severos que não são aplicados aos demais clubes.
    O Palmeiras não enfrentará Barcelona, Real Madrid e outros da Europa, mas as equipes limitadas do futebol nacional!
    Não é o Palmeiras que é medíocre, não é o elenco do Palmeiras que é fraquíssimo, é o futebol brasileiro no seu todo. Não estamos mais nas décadas de 70 e 90. Hoje, jogador que se destaca já vai embora desde a base. Aqui fica quem sobrou.
    Nesta série A que muitos dizem ter nível muito superior ao time do Palmeiras notamos a maioria dos times formados por catados e refugos. Uma série A onde um Botafogo, famoso por abrigar jogadores que não servem para mais ninguém se destaca e chegar a brigar pelo título. Uma série A onde os nomes de destaques são jogadores que já deveriam ter parado com o futebol, mas voltaram para o Brasil para ser ídolos. Mas é só o Palmeiras é que não presta.
    Não resta dúvida de que pensando na história do Palmeiras o time precisa ser reforçado, precisa montar uma equipe muito superior aos concorrentes para ganhar algum título. Com times e elencos equivalentes aos demais, o Palmeiras será sempre coadjuvante. O elenco precisa ser muito acima da média para passar por cima da fraqueza dos bastidores, da ausência da sua diretoria preocupada apenas com os conflitos internos, das tocaias da imprensa e da influência negativa de parte da sua torcida. A mudança de mentalidade e o aprendizado com a queda para a série B em 2012 deve ser total, do porteiro ao presidente e também do palmeirense em geral.

    Considerando a realidade do futebol brasileiro de hoje e o que decide campeonatos, esse elenco do Palmeiras em 2013, se tivesse jogado a série A teria como provável resultado:

    Jogando com a camisa do Palmeiras – seria rebaixado

    Representando qualquer clube mediano deste brasileirão, por exemplo, Goiás, Botafogo, Coritiba, Atlético PR, Vitória, Ponte Preta, Criciúma ou Bahia – Lutaria por vaga na Libertadores.

    Atuando com a camisa de um dos três favoritos da CBF e da Globo – Disputaria o título.

    Para nunca esquecer: Muito mais importante do que o treinador do time em 2014 e dos jogadores que devem ser contratados será o Palmeiras se prevenir contra o que causou o seu rebaixamento. Caso contrário será subir e descer. O Palmeiras não caiu em 2012, FOI DERRUBADO. Certamente, todos já se esqueceram do que aconteceu no primeiro turno do campeonato de PONTOS CORRIDOS de 2012.

  3. Guilherme Santos

    TREMEI, SÉRIE A: O GIGANTE ESTÁ VOLTA !!!

    Ps.: Sou a favor do Gilson Kleina, continuar…

    Só confirmar o título agora.

    Dá-lhe VERDÃO…

  4. Bom dia a todos, bom ano a todos, e agora sim, uma semana mais aliviada pois nosso objetivo foi conquistado, não vou escrever muito sobre nosso amado time pois apesar de tudo e de todos quererem nos destruir somos mais fortes que eles.

    A única coisa que pergunto é aquela palhaçada do “se movente”, árbitro da partida, já aconteceu quando Barcos fez o gol irregular com a mão, porém o árbitro validou o gol mas o quinto, sexto e sétimo árbitro anulou, fica minha pergunta, isto na história de outros clubes já aconteceu, marcar pênalti e depois o árbitro voltar a trás, isto é ridículo, isto é uma vergonha, por estas e outras é que espero que meus filhos fujam do futebol, está virando um circo uma palhaçada e claro principalmente contra nós palestrinos, que venha o titulo vou comemorar sim, pois é na alegria e na tristeza que canto e vibro com o verdão.

  5. Robinson - Poços de Caldas

    Bom Dia Amigos!

    Realmente Márcio, voce tem toda razão o futebol é cíclico, portanto fecha-se o ciclo de derrotas e vergonhas e inicia-se o ciclo de ORGULHO!

    Vejam só, os gambazinhos ja estão em crise, o jogo do verdão deu pico de audiencia no sábado, vemos hoje nas ruas varias pessoas vestindo o manto sagrado!

    É isso, acredito e estou fazendo minha parte, apoiando o Verdão, dando crédito para a atual diretoria!

    O GIGANTE VOLTOU!!!!!!!!!!

  6. Roberto Alfano

    Parabéns caro Trevisan pela bela matéria,tem quem não acredita, mais é esse Palmeiras que vai se reerguer e conquistar Títulos como sempre o fez.

    Parabéns Palmeiras por se levantar sem ajuda do apito,como vemos na série A!!!

    Tenho certeza que o Palmeiras é muito mais forte que muitos egos que existem no Futebol de hoje!!!!

    Vamos Palmeiras agora pensar grande em 2014, voce certamente merece.

    Abs.

  7. Marcio,
    Rapaz quero esquecer que caimos para serie b, e principalmente a partida que nos fez subir.
    Juninho e o imbecil, burro e falso jogador luis felipe devem pagar para jogar no verdão.
    Além disso, quero saber porque é tão dificil ganharmos para times da zona de rebaixamento? O palmeiras tem pena deles?

    • Márcio Trevisan

      Olá, Antônio.

      O técnico do Azulão, Pintado, repetiu o esquema que armou há pouco tempo, quando dirigia o América/RN e também segurou um empate no Pacaembu: ou seja, fez uma retranca gigantesca.

      Eis a explicação.

      Abs.

  8. Caro amigo Márcio
    Tenho 65 anos e estive nas maiores conquistas do verdão. Sou daquele tempo em que vi a maior conquista de todas, o super campeonato de 59 em cima do galactico Santos de Pelé, através de meu radinho de pilha. Vi jogos memoraveis no Palestra e no Pacaembu. Sou daquele tempo anterior a 1977, ano da virada da torcida palmeirense, quando o Santos ou Botafogo os bam-bam da época não eram invejados pela nossa torcida. Não havia comparações. Comemoravamos até vice campeonato, taças de torneios de verão na espanha ou em qualquer pais como verdeiros campeonatos.
    A TUP organizada da época jogava junto até nas derrotas mais himilhantes.
    Mas tudo mudou em 1977. Os próprios campeonatos antes vencidos na bola, começaram a partir dai a serem vencidos nos BASTIDORES. Todos sabem a que me refiro. O fim da fila dos marginais.
    A partir dali nossa torcida tornou-se “invejosa”. Queria sempre ser melhor que eles (marginais ou bambis). Nosso time se estivesse atras deles, imediatamente nossos jogadores eram inferiores em seu conceito. Não aceitam em nenhuma hipótese estar por baixo deles, ou de quem quer que seja. Não levam em conta os bastidores, acham sempre que os adversários são de terceira divisão, seja ele quem for (até os próprios grandes brasileiroa)
    Enquanto os marginais comemoram até carnaval, bolinha de gude, etc, os nossos só querem comemorar o título do Brasileirão e só. O resto é obrigação ganhar.
    Quando será que verei novamente uma torcida apaixonada, que ama seus jogadores por mais imperfeitos que eles sejam, só pelo motivo de jogarem no verdão, como nos anos anteriores do advento da torcida invejosa.
    Sei que dirão que os de hoje não merecem vestir nossa camisa. Poderia inumerar dentro do conceito da torcida invejosa, centenas de perebas como dizem hoje, que jogaram nas nossas maiores conquistas ou perdas. Ferrari, Tonhão, Edu Bala, e tantos outros. Rosemiro amado na época, hoje seria um pereba a ser vendido imediatamente, pois nossos torcedores estão mais preocupados em analisar nossos jogadores com os perebas da seleção brasileira.
    Vamos torcer para 2014 ser o retorno da torcida apaixonada e verdadeira do Gigante Verde e Branco e não da invejosa que só vê o Verdão como um anão adormecido.

    • Márcio Trevisan

      Oi, Décio.

      O torcedor tem com o clube um relação de amor e ódio, e na mesma intensidade.

      Bastam algumas vitórias seguidas para todos creditarem ao Palmeiras o título de melhor time do Brasil. Da mesma forma, bastou subir com um empate – e não com uma vitória – para o feito ser relegado a segundo plano (se bem que não se poderia, ao meu ver, lhe dar mesmo muita importância).

      Outro detalhe: é importante saber separar as coisas. O torcedor palmeirense não é os poucos milhares que fazem parte das ditas torcidas uniformizadas. Estas, têm outros objetivos muito menos nobres do que apenas torcer pelo clube.

      Muito obrigado pelo seu depoimento e escreva sempre.

      Abs.

  9. Márcio, em 2003 quando voltamos, li em algum lugar algo parecido com o que vc escreveu hoje. Não me lembro se foi vc mesmo, mas, como mostra a historia, o gigante nunca consegui ser o mesmo e depois de muito tempo cambaleando, conquistando apenas um misero Campeonato Paulista e uma Copa do Brasil que não contava com vários times da Elite, caiu novamente. Não vou me aprofundar porque o amigo Jair praticamente disse tudo.Nesse momento a impressão que eu tenho é que o gigante “Envelheceu” e vive só de lembranças do passado.

    • Márcio Trevisan

      Oi, Walter.

      Quem não valoriza seu passado não conseguirá ter futuro.

      O futebol é cíclico e, embora o Palmeiras tenha inúmeros problemas internos, acredito que a partir de 2014 voltaremos a ser o que nunca deixamos de ser: os maiores.

      Abs.

  10. Concordo em 99,99 % do seu ótimo texto. Parabéns!
    Mas então o que falta para os 100 % de concordância?

    1º) Melhor jogador do Palmeiras na série B = FERNANDO PRASS (com letras maiúsculas, pois é um dos raros jogadores DECENTES que temos neste FRAQUÍSSIMO elenco) salvando o Palmeiras de perder diversos jogos.
    2º) Felizmente disputamos a série B em 2013, pois com esse elenco FRAQUÍSSIMO iriamos para o SUPER-DIMENSIONADO, BLÁ-BLÁ-BLÁ, etc… ano do centenário na Série B.
    3º) Tenho seríssimas dúvidas que o 2º rebaixamento tenha servido de alerta para todas as MÚMIAS FARAÔNICAS que jazem nos sarcófagos (digo ALAMEDAS do PALESTRA).
    4º) Porque as MÚMIAS FARAÔNICAS não se importaram com a 2ª queda para a serie B?
    5º) Porque na realidade o que importa no Palmeiras é simplesmente continuar o processo de “ROUBAR, SAQUEAR, DILAPIDAR O PATRIMÔNIO DA SOCIEDADE ESPORTIVA PALMEIRAS, fato que vem acontecendo desde a metade dos anos 70 do século passado quando de forma MISTERIOSA desapareceu o valor ESTRATOSFÉRICO da venda do Leivinha e do Luis Pereira para o Atlético de Madri.
    6º) De lá para cá a única disputa dos ex-presidentes e/ou diretores de futebol é pra ver quem será o PIOR, quem vai DILAPIDAR mais o patrimônio da Instituição, quem vai fazer mais ACORDOS com empresários, quem vai pagar os salários mais ESTRATOSFÉRICOS para os Marcios Araujos da vida.
    7º) Me desculpe mas o que sobra para os dirigentes do Palmeiras não é VAIDADE como você sempre coloca, na realidade o que falta é HONESTIDADE!

    Um abraço!
    Desculpe pelo Desabafo

    • Concordo plenamente com voce jair, é exatamente isso que diz. Enquanto nós torcemos, a ralé que a anos se instalou no clube não estão nem ai.

    • Márcio Trevisan

      Oi, Jair.

      Não há por que se desculpar. É a sua opinião e eu a respeito.

      Agradeço os elogios.

      Abs.

  11. Olha Márcio já disse que não gosto do Práss, mas se não fosse ele hoje teríamos levados no minimo 2 gols, Com relação ao titulo desta matéria vai depender muito, porque de gigante este time não tem nada, é um time ridiculo, sem treinador, sem preparador fisico, sem Departamento Médico e outras coisas… Não conseguir vencer um time rebaixado para a terceira divisão é coisa para se pensar, não me iludo com as vitórias que aconteceram, mas foi um acesso a lá Kleína mesmo! (sem brilho) Abraços.

    • *Teríamos levado*

    • Márcio Trevisan

      Oi, Maciel.

      Você não entendeu o título desta matéria.

      Quando escrevo “gigante”, refiro-me ao clube, e obviamente não ao time – se assim eu o considerasse, seria uma prova inconteste de ignorância futebolística.

      Abração.

      • Márcio lógico que entendi o que você quis dizer, A entidade Palmeiras sempre foi e sempre será um gigante e uma potência, minha intenção foi provocar você mesmo, mas convenhamos o futebol apresentado por este time é ridículo, por isto da minha revolta. Abraços.

        • Márcio Trevisan

          Oi, Maciel.

          O palmeirense é, antes de tudo, um otimista.

          Daí minha certeza de 2014 será bem melhor do que 2013.

          Abs.

  12. Marcio agora estamos na série A oq ja era certo com a espinha dorçal q temos vc acha q o GK é o técnico ideal p um Centenário d pressão e desses 13 jogdores p renovação vc renovaria c quem… Abraços conheci seu site recente e tenho certeza pelas matérias legais e Palmeirense me sinto em casa e estarei sempre interagindo c pessoas assim como eu Fanaticas por futerbol ou Fanáticas pelo Palmeiras.

    • Márcio Trevisan

      Olá, Ricardo.

      Minha opinião sobre o elenco e o treinador para 2014 será inserida no decorrer desta semana.

      Agradeço seus elogios, lhe dou as boas-vindas e espero vê-lo sempre por aqui.

      Abs.

  13. Agora, só queremos um time de série A para o ano que vem. Sinceramente, se tivéssemos disputando a série A este ano, com esse time, iríamos amargar o centenário na série B. Precisamos de laterais dos dos lados, urgente, e mais do que isso precisamos de um técnico de futebol.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>