CRITICADO, ATÉ MESMO ODIADO. MAS NA HISTÓRIA DO PALMEIRAS.

Márcio Araújo atinge hoje patamar obtido por apenas 3,4% dos jogadores que já atuaram pelo Verdão. 

De tempos em tempos, surge no Palmeiras um jogador escolhido pela torcida para ser o culpado de tudo o que de ruim acontece com o time. São inúmeros os exemplos disso, mas para me ater apenas a um dos mais recentes basta falar em Galeano. Apesar de ter disputado 470 partidas pelo time e ser o 12º a mais vezes ter vestido a nossa camisa, até hoje tem muita gente que torce o nariz para o esforçado Galha, que nunca foi craque mas também jamais chegou a ser o pereba que diziam que era.

A bola da vez é Márcio Araújo, coincidentemente um jogador que atua mais ou menos na mesma posição de Galeano. Todo mundo sabe que ele é escalado de forma equivocada pelos treinadores, que o transformam em cabeça-de-área quando, na verdade, ele é segundo volante ou, de repente, até mesmo um meia de armação. Porém, basta o time perder um jogo e o responsável, quase sempre, é o pacato meio-campista, titular absoluto do Palmeiras com todos os treinadores que já o comandaram em nosso clube.

Márcio Araújo: criticado. E histórico.

Sem entrar no mérito da justiça ou da injustiça em relação ao jogador, o fato é que o meu xará entra nesta noite de terça-feira para a história do Palmeiras. Assim que começar a partida contra o Figueirense/SC, ele atingirá a marca de 244 jogos pelo alviverde mais amado do mundo, ocupando assim um lugar entre os 50 que mais vezes atuaram pelo nosso time principal.

Pode parecer pouco, mas apenas 3,4% dentre todos os nossos jogadores conseguiram tal feito. Só para se ter uma ideia, Márcio Araújo já deixou pra trás (em termos de atuações, claro) gente do nível de Arce (241), Evair (240), Edmundo (233), Jorge Mendonça (219), Tupãzinho (205), Pierre (197), Roberto Carlos (187), Romeu Pellicciari (147), e por aí vai. E se tiver seu contrato renovado, certamente ultrapassará em breve ícones como Leivinha (267), Fedato (267), Julinho Botelho (267), etc.

Sei que muitos de vocês não gostaram desta matéria, mas minha isenção jornalística me obriga a dizer o seguinte: “Parabéns, xará!”.

8 Responses to CRITICADO, ATÉ MESMO ODIADO. MAS NA HISTÓRIA DO PALMEIRAS.

  1. Fábio P. R.

    Sem querer ofender a pessoa (que parece ser muito gente boa), é um absurdo que um clube com a grandeza e as glórias que tem o Palmeiras mantenha um jogador desse nível por tanto tempo como titular.

    Ele já fez um ou outro jogo como 2º volante, e o resultado não foi mais animador. Porque ele erra muitos passes (pelo menos os passes que poderiam dar em alguma coisa, não os toquinhos pra trás e para os lados).

    Juninho pode ser até pior que ele, mas isso não justifica a permanência do indivíduo no maior campeão do Brasil.

  2. Gleimar Rubio Luciano

    Ola Márcio, bom dia.

    Ao contrário de muita gente eu gosto do Marcio Araújo.

    Ele é um carregador de piano e um marcador muito bom,
    além de ser bastante esforçado, e o que é melhor,
    gosta do Palmeiras.

    É verdade que tem suas deficiências, mas supera tudo
    com a vontade de jogar, o que se confunde, ás vezes,
    com ser afoito demais.

    Somando os prós e os contras ele é um jogador útil ao
    time, ao contrário, por exemplo, do Valdívia que, apesar
    de ser grande jogador só joga quando quer.

    Merece, pois, parabéns o Marcio Araújo pela marca alcançada.

  3. Acho que o Palmeiras vai precisar de uma limpeza e tenho certeza que esta limpeza não deve começar pelo M.A., tem nêgo lá pior que ele. Eu não consigo ter raiva dele e olha que eu sou um Palmeirense exigente hem.

  4. Prezado Márcio,
    você cumpriu suas funções como jornalista, aproveitando o gancho do evento, e como historiador do Palmeiras. Portanto, uma matéria dentro da lógica do jornalismo.
    Agora, quanto ao personagem, com todo o respeito por sua figura como cidadão, acho-o uma das maiores aberrações que eu já vi com a camisa do nosso clube. E olha que eu acompanho o Palmeiras desde o comecinho de 1959 – o ano do super-campeonato.
    Abraços para você e para quem participa do seu site.
    Penna Filho.

    • Márcio Trevisan

      Oi, Penna.

      Se o Araújo for escalado em sua real posição, acredito que você e muitos mudarão de opinião a seu respeito.

      Abs.

      • Prezado Márcio,
        Quem sabe? A propósito, lembro uma das muitas pérolas do técnico Gentil Cardoso: “O futebol é uma caixinha de surpresas”…
        Meu prezado, na medida do possível, vou continuar acompanhando o trabalho do amigo, torcendo muito por você, que eu coloco entre o que de melhor colhi quando fiz o filme sobre Ademir da Guia.
        Dificilmente terei tempo para enviar as mal traçadas linhas que, quase sempre, criticam o futebol do nosso Palmeiras. Sou um velho palmeirense habituado com o futebol-arte e me sinto muito mal vendo o que aí está.
        Agora, além da questão particular que você conhece, preciso me dedicar totalmente ao trabalho de finalização do meu último longa, vencedor de um edital promovido pelo governo catarinense (um drama ficcional inspirado num forte e belo movimento do operariado da mineração carbonífera de Santa Catarina).
        Um grande abraço – que estendo a todos os palmeirenses que o acompanham -, e os meus votos para que o Palmeiras recupere a sua grandeza.
        Penna Filho

  5. Galeano = 470 jogos, ou 4.700 chutes da boca da área passando no minimo A 5.98 m de altura do travessão e o chute mais próximo da trave esquerda ou da direita a 3.67 m de distancia.
    REALMENTE UM CRACASSO!

    Marcio Araujo = um ótimo CARREGADOR DE PIANO, pena que nunca carregou piano nas casas bahia.

    Se, se e se o Paulo Nobre OUSAR renovar o contrato desta TRAGÉDIA, em todos os comentários sobre o nosso Presidente eu vou passar a chama-lo de “O PIOR PRESIDENTE DA HISTORIA DO PALMEIRAS”, OU SEJA:-

    Pior que Jordão Bruno Sacomani
    Pior que Mustapha Contursi
    Pior que Arnaldo Tironi

    Abraços Marcio

  6. Isso é uma infelicidade. Foi titular com todos os treinadores desde 2010 e somente quando o tiraram da equipe, o time ganhou alguma coisa.
    Em todas estas partidas se ele fez 5% de jornadas de médio para boa foi muito.
    É um jogador com cara de derrota. Pode ver nos jogos, o cara não tem atitude nenhuma.
    Aos que podem me cornetar me digam se ele sabe jogar de 1º ou 2º volante. É ruim em qualquer posição.
    Do jeito que joga, a profissão adequada para ele seria e de porteiro de qualquer coisa, pois em todos os jogos, os adversários passam por ele e o mesmo simplesmente diz: pode passar cavalheiro.
    Espero que estas 12 partidas sejam as últimas deste cara neste nosso grande Palmeiras.
    Márcio, você ouviu, viu alguma notícia de algum time interessado nele? Que seja de 5ª divisão, 10ª divisão? Ninguém quer ele. Só o incompetente do GK.
    Abs

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>