O PALMEIRAS É VERDE E BRANCO, NÃO BRANCO E VERDE

Insistência em jogar com a camisa branca fere a tradição do alviverde mais amado do mundo.

Quando da minha passagem pela assessoria de Imprensa do Palmeiras, uma das várias sugestões que fiz é que o clube lançasse uma campanha intitulada “O Alviverde mais Amado do Mundo”. Afinal, talvez nem somando todas as torcidas de todos os demais alviverdes do planeta se chegaria aos mais de 16 milhões que amam o nosso Verdão. Obviamente, a ideia não foi implantada, pois como sabemos Marketing nunca foi o forte do nosso clube.

Contei esta pequena história pra vocês porque, confesso, me irrito muito quando vejo o time jogando com uma camisa que não seja a verde. Até mesmo a verde-limão, de fato bonita, me dava nojo, pois aquele não era o tom esmeralda pelo qual me apaixonei ainda no berço.

Camisa branca é bonita e tradicional, mas não pode e nem deve tomar o lugar da verde

Sei também que outras aberrações ainda piores existiram, como a camisa cinza de 2006 (erroneamente identificada como prata) e a azul com a faixa branca de 2009 que, segundo Belluzzo e afins, tinha sido a primeira da nossa história – grossa mentira: na verdade, em seus primeiros dias de vida o Palestra jogou com uma camisa branca com a faixa azul, ou seja, exatamente o inverso.

Toda esta história de terceira camisa ou de camisa de cor diferente da tradicional é apenas uma questão comercial, como sabemos. Daí as absurdas discrepâncias que vemos não apenas no Palmeiras, mas em vários outros clubes também. Contudo, neste ano e, sobretudo, neste segundo semestre nosso time tem jogado muitas vezes com o segundo uniforme sem ter a necessidade disso, já que ou é mandante ou, então, o clube que visitamos nada tem a ver com a cor verde. Claro que o motivo é, mais uma vez, grana.

Sei que a camisa branca é bonita e tradicional, mas não é ela que mais identifica o Palmeiras. Talvez seja esta a razão de que suas vendas não estejam atingindo os números esperados pelo clube e pela fornecedora.

Sei que vou pregar no deserto e que muitos de vocês discordarão de mim, mas a verdade é uma só: o Palmeiras é mundialmente conhecido como o time que joga de verde e branco, e não de branco e verde.

31 Responses to O PALMEIRAS É VERDE E BRANCO, NÃO BRANCO E VERDE

  1. Trevisan, foi só vc lançar a matéria sobre uniforme e olhe só…

    Putz é um absurdo!!! acabei de ver – vão lançar camisa verde e amarela do Palmeiras…. vai a pqp !!!!! daqui a pouco estamos jogando de preto e branco com o escudo do Palmeiras! tantas combinações lindas de se fazer com nosso uniforme e eles conseguem estragar tudo!!! e tem idiota que vai comprar!!!

    • Márcio Trevisan

      Olá, Francesco.

      Acho que esta camisa amarela será bem parecida com a verde-limão.

      De qualquer forma, continuo com minha opinião: é falta de respeito com a nossa tradição.

      Abs.

  2. Nenhum, nem outro. Vai ser verde e amarelo. Haja sac…..

  3. Tiago Henrique

    Márcio, vi algumas notícias de que a camiseta do Verão comemorativa para o centenário seria Verde e amarela como a da Seleção. Você tem alguma informação sobre isso.
    E se for verdade o que acha?

    • Márcio Trevisan

      Olá, Tiago.

      Lamentavelmente, é verdade. Não será utilizada em todos os jogos, mas mesmo assim é mais uma afronta à nossa história.

      E sabe o que é pior? Tem muito torcedor que irá comprá-la. Se compraram até aberrações como a cinza e a azul…

      Culpa de Brunoro, que quando chegou pela primeira vez, em 1993, também mudou a nossa camisa (e eu tive a chance de criticá-lo frente a frente e em público).

      Como eu disse neste texto: prego no deserto. Mas, juro: toda vez que o Palmeiras jogar com uma camisa que não seja a verde ou a branca eu serei uma voz, talvez a única voz, a repudiar tal ação.

      Abs.

  4. Ronaldo Laranjal Pta.

    Acabou de sair no site da G….o:

    A Sociedade Esportiva Palmeiras repudia veementemente as declarações do jogador Barcos referentes a sua transação, realizada há SETE meses.

    Em primeiro lugar, o clube não entende por que o atleta só resolveu atacar esta diretoria quando o Palmeiras caminha para atingir o objetivo de voltar ao seu verdadeiro lugar, a Série A.

    O presidente Paulo Nobre nega peremptoriamente que tenha forçado o jogador a deixar o clube. Jamais dissemos a Barcos ou a atleta algum que não honraríamos nossos compromissos. Ao contrário, é público e notório que esta diretoria cumpre todas as suas obrigações religiosamente em dia e se esforça ao máximo para honrar os atrasados herdados por gestões anteriores.

    Barcos deixou muito claro, à diretoria e aos jornalistas, que preferia se transferir por entender que não teria chance de defender a seleção de seu país disputando a Série B e por ter uma proposta salarial maior.

    O fato é que o Palmeiras é gigante, independentemente do campeonato que dispute. As convocações de Leandro, Henrique, Eguren e Valdivia são apenas mais uma comprovação do poder da gloriosa camisa alviverde.

    Por fim, a diretoria da SEP deseja boa sorte a Barcos na sequência de sua carreira e na realização de seus sonhos.

    PS. Me desculpe se estou sendo intrometido, mas não aguento mais esta parte da imprensa que querem nos estabilizar

    • Ronaldo Laranjal Pta.

      Corrigindo nos desestabilizar, acho que conseguiram comigo.

    • Márcio Trevisan

      Oi, Ronaldo.

      No caso do STJD, me responda: em qual clube joga o ex-palmeirense e ex-corintiano Elias? Respondeu? Então, você já tem também a explicação por mais este absurdo.

      No caso do mercenário, a explicação é simples: arrependimento e desespero ao perceber que dinheiro é, sim, muito importante, mas não é tudo na vida.

      Abs.

      • Ronaldo Laranjal Pta.

        Obrigado pela resposta, me desculpe de novo por desabafar em seu site, bom final de semana e rumo a mais uma vitória.

        • Márcio Trevisan

          Ronaldo: sempre digo, e repito, que o site não é meu, é nosso.

          Esteja sempre à vontade para escrever aqui.

          Abs.

  5. Márcio. Gostaria de ouvi-lo sobre a decisão do stjd (em letras minúsculas mesmo) no vergonhoso caso do Elias, com um peso e duas medidas. E sobre a comentário de Barcos, o pirta da cara de pau, ontem após o jogo contras o gâmbás. Abç.

  6. Boa tarde a todos, Marcio como vai?
    O Palmeiras hoje é refém da fornecedora do enxoval Alviverde, pois a cor da camisa deveria ser Verde Escura, com gola em V , com punhos brancos, simbolizando a tradicional CAMISA DE 1951, O PRIMEIRO TITULO MUNDIAL DO FUTEBOL BRASILEIRO, desta forma a camisa Branca, pode ser a solução para jogos na cancha vizinha, mesmo por obrigação, sendo que o terceiro uniforme na minha opinião não é necessário, pois a identidade única do Palmeiras é VERDE E BRANCO, qualquer cor diferente é blasfêmia!

    • Márcio Trevisan

      Olá, Cláudio.

      Que bom que esta matéria fez com que você voltasse a nos presentear com seus depoimentos.

      Sobre a terceira camisa, sou obrigado a me render ao nosso rival, SPFC: nos estatutos deste clube, é proibido o uso de uma terceira camisa de forma constante.

      Abs.

  7. Antonio o Verdão

    Olá Trevisan. bom dia!

    Só para relembrar mais algumas camisas que acho que também não foram condizentes com nosso Verdão: Branca, com manga vermelha de 2010?? Tres tons de verde com cadarço vermelho na gola de 1998, Listrada na vertical de 1993 a 1996 (esta deu sorte)e a estilo combat de 2003 a 2004( se fosse verde esmeralda seria a minha predileta)
    Obs: os periodos podem estar incorreto, quem lembrar melhor ai, me refresquem a memoria.

    Abraço

    • Márcio Trevisan

      Olá, Verdão.

      Mas a pior de todas, sem dúvida, foram as cinza (pela feiúra) e azul (pela mentira).

      Abs.

  8. Júnior Colletti

    Bom dia!

    Não tenho nada a escrever… Mas, só o faço, tendo em vista que sou “comentarista” assíduo do site, rs, para não parecer que discordo!

    Somos Verdão, poxa, e não Brancão!!!

    Que esta matéria chegue aos olhos da direção do Clube.

    Abraço!

    • Márcio Trevisan

      Oi, Colletti.

      Tudo o que escrevo aqui chega ao conhecimento da diretoria, já tive e continuo tendo “n” provas disso.

      Mas daí a nosso pedido ser atendido é outra conversa.

      Abs.

  9. Ricardo Santo André

    Prezado Trevisan e demais amigos:
    Eu endosso o coro: temos que jogar de Verde!
    Conforme bem ponderado em seu texto Trevisan, jogar com outras camisas atende a questões comerciais. Mas, futebol é paixão, e o torcedor Palmeirense tem identificação total com o uniforme Verde, até existem um milhão de outros times que também usam branco.
    Acho que o tom do nosso verde poderia ser um pouco mais escuro, tal qual a tonalidade da camisa usada em 2008.
    Palmeiras é Verde e Branco e não o contrário, como sabiamente disse o Trevisan.
    Um grande abraço verdealvi a todos,
    Ricardo

    • Márcio Trevisan

      Oi, Ricardo.

      Agradeço o apoio.

      Vamos ver se a diretoria se toca, mas não acredito nisso, não.

      Abs.

  10. Sérgio Monteiro Latorraca

    Concordo. Melhor uniforme: camisa verde, calção branco e meia verde! Assim que comecei a amar o Palmeiras e assim deve permanecer.

  11. Márcio você não vai pregar no deserto coisíssima nenhuma, quem vai pregar é quem concordar com essa idiotice, quem concordar que vá torcer para o Santos! Aqui é Verdão! abraços.

    • Márcio Trevisan

      Olá, Maciel.

      Obrigado pelo seu apoio.

      Minha esperança é que, daqui pra frente, nossa diretoria volte atrás nesta decisão. Afinal, corremos o risco de subirmos jogando de branco.

      Abs.

  12. A acamisa branca foi escolhida para registrar os 99 anos. Por um escudo a mais e números em dourado, seu preço passou de R$200,00 para R$250,00.

  13. Trevisan eu sempre comento isso com meu cunhado assistindo os jogos…sempre joga de branco…até a noite estão jogando de branco…tá certo que tem que divulgar mas toda hora não…é tão lindo o uniforme quando jogam de verde inteiro…camisa,calção e meiões…tem q jogar com o uniforme n 1. boa matéria!

    • Márcio Trevisan

      Olá, Francesco.

      Agradeço o elogio.

      No que se refere ao calção, a FIFA não obriga a troca quando o adversário mandante também tem o calção branco. A exigência é apenas para as meias.

      Quem exige calções de cores diferentes é a TV.

      Abs.

  14. Ary Héros Garcia

    Boa tarde Trevisan, como sempre vc está coberto de razão nosso time e conhecido mundialmente como : O ALVI VERDE IMPONENTE !!!!! ABRAÇOS, Ary.

    • Márcio Trevisan

      Olá, Ary.

      Agradeço seu elogio. Nem sempre estou certo, mas sempre sou sincero naquilo que escrevo.

      Abração.

  15. Na verdade, Trevisan, o Palmeiras tem jogado com a camisa branca por causa do calor das 16h20.

    • Márcio Trevisan

      Oi, Mauro.

      Esta é a explicação oficial. Mas, se fosse mesmo verdade, não teríamos jogado de branco à noite e nem em dias e locais com muito frio.

      Abs.

  16. acho essa camisa branca muito bonita, se as vendas da mesma estão aquém, que baixem o preço então, concordo que meu palmeiras é conhecido por verdão por jogar de verde, e que talvez estejam jogando muito mesmo ultimamente de branco, mas não vejo isso como algo ruim. Aliás, falando em verde, aquele verde da camisa do goiás sim, é que é esmeralda. Mas a nossa camisa atual tbm é bonita.

  17. Falou tudo o que eu penso, trevisan!!!! chega dessa camisa branca!! volta VERDÃO!!! fico desanimado quando vejo o Palmeiras entrar em campo de braco, branco, branco, branco….. Ja chega!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>